domingo, 24 de janeiro de 2010

Uma mente julgadora, crítica e desconfiada - Cap.13


GUARDE O SEU CORAÇÃO
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda [e cuida com toda a vigilância] o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Provérbios 4.23
Se você quer vida fluindo para você e de você, guarde seu coração.
Certos tipos de pensamentos são "impensáveis" para um crente - julgamento e crítica entre eles. Todas as coisas que Deus tenta nos ensinar são para nosso próprio bem e felicidade. Seguir o caminho de Deus traz fecundidade; seguir o caminho do diabo traz decadência.
SUSPEITE DA SUSPEITA
[O amor][...] tudo suporta[sob qualquer coisa e tudo que venha, está sempre pronto a acreditar no melhor de cada pessoa].
1 Coríntios 13.7
Posso dizer honestamente que a obediência a esta passagem tem sempre sido um desafio para mim. Fui criada para ser desconfiada. Na verdade, fui ensinada a desconfiar de todos, especialmente se eles fingissem ser bons, porque devem estar querendo alguma coisa.
Além de ser ensinada a desconfiar dos outros e dos seus motivos, tive várias experiências desapontadoras com pessoas não apenas antes de ter me tornado uma cristã ativa, mas depois disso também. Meditar nos componentes do amor e perceber que o amor sempre espera o melhor tem me ajudado grandemente a desenvolver uma nova forma de pensar.
Quando a sua mente for envenenada ou quando Satanás ganhar fortalezas em sua mente, ele precisa ser renovada de acordo com a Palavra de Deus. Isso é feito aprendendo-se a Palavra e meditando (refletindo sobre ela, murmurando-a para você mesmo, pensando) nela.
Nós temos o maravilhoso Espírito Santo em nós para nos lembrar quando nossos pensamentos estiverem inda na direção errada. Deus faz isso por mim quando estou tendo pensamentos de desconfiança em vez de pensamentos amorosos. O homem natural pensa: "Se eu confiar nas pessoas, elas se aproveitarão de mim". Talvez, mas os benefícios superam de longe quaiquer experiências negativas.
Confiança e fé trazem alegria à vida e ajudam os relacionamentos a crescer até seu potencial máximo.
A suspeita mutila um relacionamento e geralmente o destrói.
A coisa mais importante a considerar é esta - os caminhos de Deus funcionam; os caminhos do homem, não. Deus condena o julgamento, a crítica e a suspeita, e da mesma maneira nós deveríamos fazê-lo. Ame o que Deus ama, odeie o que Deus odeia. Permita o que ele permite e rejeite o que ele rejeite.
Uma atitude equilibrada é sempre a melhor política. Isso não significa que não devemos usar sabedoria e discernimento em nossa conduta com os outros. Não precisamos abri nossa vida a cada pessoa que encontrarmos, danda a cada uma a chance de nos triturar. Por outro lado, não precisamos olhar para todo mundo com um olhar negativo e suspeito, sempre esperando que os outros se aproveitarão de nós.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Continua o Capítulo 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.