segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Quando minha mente está normal? - Capítulo 8 - Continua


O ESPÍRITO E A MENTE


Que farei, pois? Orarei com o espírito [por meio do Espírito Santo que está dentro de mim], mas também orarei [inteligentemente] com a mente [ e com entendimento]...

1 Coríntios 14.15


Talvez a melhor forma de entender este princípio da "mente auxiliando o espírito" seja pensar sobre a oração. Nesse verso o apóstolo Paulo disse que ele orava ambos com seu espírito e com a sua mente.

Entendo o que Paulo está dizendo porque faço a mesma coisa. Frequentemente, oro no espírito (em língua desconhecida); depois de ter orado assim por algum tempo, frequentemente alguma coisa virá à minha mente para orar em inglês (minha própria língua). Creio que desta forma a mente auxilia o espírito. Elas trabalham juntas para obter o conhecimento e a sabedoria de Deus para mim de uma forma que eu possa entender.

Isso também funciona na outra direção. Há momentos em que quero orar, então me coloco à disposição de Deus para a oração. Se não há qualquer atividade em particular no meu espírito, simplesmente começo a orar na minha mente. Oro sobre os assuntos e situações a respeito dos quais tenho conhecimento.Algumas vezes essas orações parecem muito superficiais - não há nenhuma ajuda vinda do meu espírito. Pareço estar em luta, então continuo com alguma coisa da qual já tenho conhecimento.

Continuo assim até que o Espírito Santo tome conta de mim a respeito de certos assuntos. Quando ele faz isso, então sei que atingi um ponto sobre o qual Ele quer orar, não apenas alguma coisa sobre o que estou orando. Dessa forma, minha mente e o meu espírito trabalham juntos, auxiliando um ao outro para o cumprimento da vontade de Deus.


LÍNGUAS E INTERPRETAÇÕES


Pelo que, o que fala em outra língua [desconhecida] deve orar [para ter o poder] para que a possa interpretar [e explicar o que ele diz].

Porque, se eu orar em outra língua [desconhecida], o meu espírito [por meio do Espírito Santo que habita em mim] ora de fato, mas a minha mente fica infrutífera [não produz frutos nem ajuda ninguém].

1Coríntios 14.13-14


Outro exemplo da maneira pela qual o espírito e a mente trabalham juntos é o dom de línguas com interpretação.

Quando falo em línguas, minha mente fica infrutífera até que Deus me dê, ou a outra pessoa, a compreensão do que estou dizendo; então, minha mente se torna frutífera.

Por favor, lembre-se de que os dons não são línguas e tradução, Tradução é um relato da mensagem, palavra por palavra, enquanto na interpretação a pessoa dá uma compreensão sobre o que uma outra disse, mas no estilo próprio do intérprete expresso por intemédio de sua própria personalidade particular.]Dou-lhe um exemplo: a irmã Maria pode levanta-se na igreja e dar uma mensagem em uma língua desconhecida. Isso veio do seu espírito, e nem ela nem ninguém mais sabe o que ela disse. Deus pode fazer com que eu entenda a mensagem, mas talvez de maneira geral. Quando me levanto em fé e começo a interpretar o que foi dito, faço a mensagem compreensível a todos. Mas vem de mim, na minha forma única de expressão.

Orar no espírito (em língua desconhecida) e interpretar (essa língua desconhecida) são formas maravilhosas para entender o princípio da "mente auxiliando o espírito". O espírito está falando alguma coisa e a mente está dando o entendimento.

Agora pense nisso: Se a irmã Maria falar em uma ligua desconhecida e Deus estiver procurando alguém para trazer a interpretação, ele terá de me deixar de lado se a minha mente estiver em atividade frenética e ocupada para ouvir. Ainda que ele tente me dar interpretação, não a receberei.

Quando eu era jovem na fé e estava aprendendo sonre os dons espirituais, orava quase que exclusivamente em línguas, depois de um tempo razoável, comecei a me sentir entediada com minha vida de oração. Quando conversei com o Senhor sobre isso, Ele me fez saber que estava entediada porque não tinha compreensão daquilo sobre o que estava orando. Embora perceba que nem sempre tenho de entender o que estou dizendo quando oro no espírito, aprendi que esse tipo de oração está fora de equilíbrio e não é a mais frutífera se eu nunca tiver qualquer entendimento.


UMA MENTE ALERTA E PACÍFICA


Tu Senhor, conservarás [e guardarás] em perfeita [e constante] paz aquele cujo propósito [ambos sua inclinação e caráter] é firme [em ti]; porque ele confia em ti [descansa em ti e espera confiantemente em ti].

Isaías 26.3


Espero que, por meio desses exemplos, você consiga ver prontamente que sua mente e seu espírito certamente trabalham juntos. Portanto, é da mais alta importância que sua mente seja mantida em uma condição normal, caso contrário, ela não pode auxiliar seu espírito.

Satanás, com certeza, conhece esse fato, então ele ataca sua mente, deflagrando uma guerra contra você no campo de batalha da sua mente. Ele quer sobrecarregar e extenuar sua mente enchendo-a com todo tipo de pensamentos errados para que ela não esteja livre e disponível ao Espírito Santo trabalhando por intermédio do seu próprio espírito humano.

A mente deveria ser mantida em paz. Como nos diz o profeta Isaías, quando a mente está nas coisas certas, ela estará descansada.

Ainda assim, a mente deveria estar alerta. Isso se torna impossível quando ela está carregada com coisas que ela nunca pretendeu carregar.

Pense nisso : quanto tempo sua mente está normal?


O Campo de Batalha da Mente

Joyce Meyer

Continua.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.