sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Uma mente ansiosa e preocupada - Capítulo 12 -



Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes.



Salmos 37.8






A ansiedade e a preocupação são ataques à mente que pretendem nos desviar a atenção de servir ao Senhor. O inimigo também usa esses tormentos para empurrar nossa fé para baixo; assim ela não pode aumentar e nos ajudar a viver em vitória.



Algumas pessoas têm tal problema com a preocupação que poderia até mesmo ser dito que elas são viciadas em preocupação. Se elas não têm alguma coisa pessoal com o que se preocupar, elas se preocurarão com a situação de outra pessoa. Eu tinha esse problema, por isso estou bem qualificada para descrevê-lo.



Como estava constantemente me preocupando a respeito de alguma coisa, jamais desfrutei a paz pela qual Jesus morreu para que a tivesse.



É absolutamente impossível preocupar-se e viver em paz ao mesmo tempo.



Paz não é alguma coisa que pode ser colocada em uma pessoa; é um fruto do Espírito (Gálatas 5.22), e fruto é o resultado de permanecer na videira (João15.4). Permanecer refere-se a entrar no "descanso de Deus", relatado no Capítulo 4 de Hebreus, como também em outros lugares da Palavra de Deus.



Há diversas palavras na Bíblia que se referem à preocupação, dependendo da tradução que você estiver lendo. A versão King James não usa a palavra "preocupação". Além de "não te impacientes" (Salmos 37.8), outras frases padrão usadas para nos advertir contra a preocupação são: "não andeis ansiosos" (Mateus 6.25), "não andeis ansiosos por coisa alguma" (Filipenses 4.6) e "lançando ...toda a vossa ansiedade" (1 Pedro 5.7). Geralmente uso a Amplified Bible, que inclui diversas versões diferentes e outras frases que se referem ao assunto. Para simplicficar o ensino restante deste capítulo, vou me referir a essa situação como "preocupação"






A PREOCUPAÇÃO DEFINIDA






O dicionário Webster define preocupação como se segue "- vi.1. Sentir-se apreensivo ou inquieto...- vt.1. Fazer alguém sentir-se ansioso, angustiado ou inquieto...-s.2. Uma fonte de inquietação contínua". Também ouvi essa palavra definida como atormentar-se com pensamentos pertubadores.



Quando vi a parte sobre atormentando-se com pensamentos pertubadores, decidi, imediatamente, que sou mais esperta do que isso. Acredito que cada cristão é. Penso que os crentes têm mais sabedoria além de sentar-se por aí e atormentar-se.



A preocupação, certamente, jamais torna qualquer coisa melhor, então por que não desistir dela?



Outra parte da definição também me esclareceu: "Agarrar pela garganta e com dentes e sacudir ou lacerar, como um animal faz a um outro, ou fustigar por meio de repetidas mordidas ou dentadas".



Refletindo nessa definição, fiz a seguinte correlação - o diabo usa a preocupação para fazer conosco presisamente o que está descrito acima. Quando temos uma luta com a preocupação, mesmo por umas poucas horas, é exatamente assim que nos sentimos - como se alguém nos tivesse apanhado pela garganta e nos sacudido até ficarmos completamente exaustos e dilacerados. A repetição de pensamentos que vêm e não nos deixam é como as repetidas mordidas e dentadas descritas na definição.



A preocupação é definitivamente um ataque de Satanás à mente. Há certas coisas que o crente é instruído a fazer com sua mente e que o inimigo quer se assegurar de que elas jamais sejam feitas. Consequentemente, o diabo tenta manter a arena mental suficientemente ocupada com os tipos errados de pensamentos de forma tal que a mente nunca se liberta para ser usada para o propósito para o qual Deus a planejou.



Discutiremos as coisas certas a fazer com a mente no próximo capítulo, mas agora deixe-me continuar nosso estudo sobre a preocupação até termos a revelação total de quão inútil ela realmente é.



Mateus 6.25-34 é uma exelente passagem para ler quando sentirmos um "ataque de preocupação" vindo. Vamos examinar cada um desses versos separadamente para ver o que o Senhor está nos dizendo sobre esse assunto vital.






O Campo de Batalha da Mente



Joyce Meyer



Continua o capítulo 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.