terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma admirável mente divagante - Capítulo 9


Por isso, cingindo o vosso entendimento....

1Pedro 1.13


No capítulo anterior, afirmamos que uma mente muito ocupada é anormal. Outra condi ção anormal é ficar vagueando de um lado para o outro. A inabilidade de concentração indica ataque mental do diabo.

Muitas pessoas têm gastado anos permitindo que a mente delas vagueie, porque elas jamais aplicaram os princípios da disciplina à sua vida meditativa.

Muito frequentemente, as pessoas que parecem não poder se concentrar pensam que são mentalmente deficientes. Entretanto, a inabilidade de concentração pode ser o resultado de anos permitindo que a mente faça o que ela quer fazer, quando quer fazer. Falta de concentração pode ser também deficiência de vitamina. Certas vitaminas do complexo B fortalecem a concentração, portanto, se você tem inabilidade para concentrar-se, pergunte-se se você está se alimentando corretamente e se sua dieta está correta do ponto de vista nutricional.

Fadiga extrema também pode afetar a concentração. Descobri que, quando estou excessivamente cansada, Satanás

tenta atacar minha mente porque ele sabe que é mais difícil resistir-lhe durante esses períodos. O diabo quer que eu e você pensemos que somos mentalmente deficientes, então não tentaremos fazer nada para causar-lhe problemas. Ele quer que aceitemos passivamente qualquer mentira que ele nos diga.

Uma de nossas filhas tinha dificuldade para concentrar-se durante seus anos de infância. Para ela, era difícil ler, porque concentração e compreensão caminham de mãos dadas. Muitas crianças e mesmo alguns adultos não entendem o que lêem. Seus olhos enxergam as palavras na página, mas a mente, na verdade, não entende o que está sendo lido.

Frequentemente a falta de compreensão é resultado da falta de concentração. Sei, por mim mesma, que posso ler um capítulo da Bíblia ou de um livro e subitamente perceber que não tenho a mesma idéia do que li. Posso voltar a ler outra vez, e tudo parece novo para mim porque, ainda que meus olhos estivessem enxergando as palavras na página, minha mente tinha vagueado para outro lugar. Porque não estava concentrada no que estava fazendo, deixei de compreender o que estava lendo.

Frequentemente o problema real por trás da falta de comrpeensão é uma de atenção causada por uma mente divagante.


UMA MENTE DIVAGANTE


Quarda o teu pé [aplica a tua mente ao que estás fazendo].......

Eclesiates 5.1


Acredito que a expressão "guarda o teu pé" significa "não perca o equilíbrio ou não saia dos trilhos". A amplificação dessa frase indica que alguém se mantem nos trilhos mantendo a mente naquilo que está fazendo.

Eu tinha uma mente divagante e tive que treiná-la com disciplina. Não foi fácil, algumas vezes ainda tenho uma recaída. Enquanto estou tentando completar algum projeto, subitamente perceno que minha mente desviou-se para alguma coisa que não tem nada a ver com o assunto em pauta. Ainda não cheguei ao ponto da perfeita concentração, mas pelo menos entendo como é importante não permitir que a minha mente vá onde ela quer, quando desejar.

O discionário Webster define a palavra Wander(vaguear) como:

"1. Andar ao acaso, sem rumo.

2. Ir por uma rota indireta ou de forma incostante, a passo lento.

3. Seguir um curso ou ação irregular.

4. Pensar ou expressar-se de forma obscura ou incoerente".

Se você é como eu, você pode estar sentado em uma igreja ouvindo o pregador, realmente gostando e beneficiando-se do que está sendo dito, quando subitamente sua mente começa a divagar. Um pouco depois você "acorda" para se dar conta de que você não se recorda de coisa nenhuma do que aconteceu. Ainda que seu corpo estivesse na igreja, sua mente estava num shopping, passeando pelas lojas, ou em casa, preparando o jantar.

Lembre-se: na batalha espiritual, a mente é o campo de batalha. É onde o inimigo faz seu ataque. Ele sabe muito bem que mesmo que uma pessoa vá à igreja, se ela não mantiver sua mente no que está sendo ensinado, ela não ganhará absolutamente nada por ter estado lá. O diabo sabe que a pessoa não pode se disciplinar para completar um projeto se ela não puder disciplinar sua mente para manter-se no que está fazendo.

Esse fenômeno de uma mente divagante também ocorre durante uma converssa. Às vezes, meu marido Dave está converssando comigo e escuto-o por um pouco de tempo; subtamente percebo que não ouvi uma palavra do que ele estava dizendo. Por quê? Porque permeti que minha mente divagasse para alguma outra coisa. Meu corpo estava lá, parecendo escutar, mas, apesar disso, minha mente não ouviu nada.

Por muitos anos, quando esse tipo de coisa acontecia, eu fingia que sabia exatamente o que dave estava dizendo. Agora paro e digo: "Você pode voltar e repetir isso? Deixei minha mente divagar e não ouvi uma palavra do que você disse".

Dessa forma, sinto que pelo menos estou tratando do problema. Enfretar os problemas é a única maneira de ficar do lado vitorioso deles!

Decidi que se o diabo teve trabalho de me atacar com uma mente divagante, então talvez estava sendo dita alguma coisa que precisava ouvir.

Uma forma de combater o inimigo nessa área é aproveitando as fitas de áudio ou CDs oferecidos em muitas igrejas. Se você ainda não aprendeu a disciplinar sua mente para se manter no que está sendo dito na igreja, então compre uma fita ou um CD do sermão cada semana e escute tantas vezes quantas forem necessárias para que você realmente ouça a mensagem.

O diabo desistirá quando ele vir que você não irá se render.

Lembre-se: Satanás que que você pense que é mentalmente deficiente - que há alguma coisa errada com você. Mas a verdade é que você precisa apenas começar disciplinando sua mente. Não a deixe correr pela cidade fazendo o que lhe agrada. Comece hoje a "guardar o seu pé" para manter a sua mente no que você está fazendo. Você precisará praticar por um pouco tempo. Quebrar velhos hábitos e formar novos sempre toma tempo, mas no final vale a pena.


UMA MENTE IMAGINATIVA


Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.

Por isso, vos digo que tudo em oração pedirdes, crede [tende fé e sede confiante] que recebeste, e será assim convosco [e vos será concedido e vós recebereis].

Marcos 11.23-24


Quando me defronto com uma coisa ou outra, frequentemente começo a dizer "Imagino...", "Estou imaginando...".Por exemplo:

"Imagino como será o tempo amanha..."

"Estou imaginando o que devo usar na festa..."

"Estou imaginando como serão as notas que o Danny (meu filho) terá no seu boletim escolar..."

"Estou imaginando quantas pessoas estarão presentes ao seminário..."

A palavra wonder é definida, parcialmente, como substantivo, como " um sentimento de perplexidade ou dúvida" e, em sua forma verbal, como "estar cheio de curiosidade ou dúvida".

Aprendi que tenho muito mais proveito fazendo alguma coisa positiva do que simplismente me perguntando o tempo todo sobre alguma coisa imaginável. Em vez de ficar imaginando quais serão as notas que o Danny vai c onseguir, posso acreditar que ele terá boas notas. Em vez de ficar imaginando o que deveria usar na festa, posso decidir o que usar. Em vez de ficar imaginando como estará o tempo ou quantas pessoas estarão em uma das minhas reuniões, posso simplesmente deixar o problema com o Senhor confiando Nele para fazer com que tudo coopere par ao bem independentemente do que acontecer.

Imaginar deixa uma pessoa na indecisão, e a indecisão causa confusão. Imaginação, indecisão e confusão impedem que um indivíduo receba de Deus, pela fé, a resposta de sua oração ou necessidade.

Note que em Marcos 11.23-24 Jesus não disse: "Tudo quanto você pedir em oração, imagine se você receberá". Em vez disso, ele disse: "Tudo quanto você pedir em oração, creia que receberá".!

Como cristãos, como crentes, devemos acreditar - não duvidar!


O Campo de Batalha da Mente

Joyce Meyer

Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.