quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Uma mente confusa - Capítulo 10


Se, porém, algum de vós necessida de sabedoria, peça-a Deus que a todos dá liberalmente [livremente] e nada lhes improspera [sem criticar, nem censurar]; e ser-lhe-a concedida.

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando [sem hesitação e sem iquietação]; pois o que duvida [hesita, fica inquieto], é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.

Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa [pela qual ele pedir]

[Porque sendo homem de ânimo dobre [de duas mentes, hesitante, duvidoso, indeciso], [ele é] inconstante [instável, incerto, duvidoso] em todos os seus caminhos [em tudo o que pensa, sente e decide].

Tiago 1.5-8


Descobrimos que imaginação e confusão são parentas. Imaginar em vez de definir um pensamento pode causar - e certamente causa - dúvidas e confusão.

Tiago 1.5-8 é uma exelente passagem que nos ajuda a entender como podemos superar a imaginação, a dúvida e a confusão, e receber aquilo de que precisamos de Deus. Para mim, o "homem de duas mentes" (a versão King James da Bíblia o chama de "homem de ânimo dobre") é o retrato da confusão, porque ele vai constantemente para a frente e para trás, jamais se decidindo sobre qualquer coisa. Assim ele pensa que toma uma decisão, já vem a imaginação, a dúvida e a confusão para levá-lo a operar outra vez entre duas mentes. Ele é inseguro a respeito de tudo.

Vivi muito da minha vida assim, sem perceber que o diabo tinha declarado guerra contra mim e que a minha mente era o campo de batalha. Estava inteiramente confusa sobre tudo e não sabia o porquê.


A RACIONALIZAÇÃO CONDUZ CONFUSÃO


Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé? [...]

Mateus 16.8


Até aqui temos falado sobre a imaginação e falaremos mais sobre a dúvida no próximo capítulo. Neste ponto gostaria de discorrer um pouco mais sobre a confusão.

Uma grande porcentagem do povo de Deus é admitidamente confusa. Por que? Como vimos, uma razão é a imaginação. A outra é a racionalização. O dicionário define a palavra razão, em sua forma de substantivo , como um "fato ou motivo fundamental que fornece sentido lógico para uma premissa ou acontecimento " e na sua forma verbal, como "usar a faculdade da razão: pensar logicamente".

Uma maneira simples de dizer isso é: racionalizar acontece quando a pessoa tenta imaginar o "porque" por trás de alguma coisa. A racionalização faz com que a mente se resolva em torno de uma situação, assunto ou evento, tentando entender todas as complicadas partes que a compõem. Nós estamos raciocinando quando examinamos uma afirmação, ou ensinamento, para ver se é lógica e a desprezarmos se não for.

Satanás frequentemente nos rouba a vontade de Deus para nós por causa do raciocínio. O Senhor pode nos direcionar a fazer alguma coisa, mas, se ela não fizer sentido - se não for lógica -, poderemos ser tentados a desconsiderá-la. O que Deus direciona um pessoa a fazer nem sempre tem sentido lógico para a sua mente. Seu espírito pode confirmá-lo e sua mente rejeitá-lo, especialmente se for algo extraordinário ou desagradável ou se demandar sacrífício ou desconforto pessoal.


O Campo de Batalha da Mente

Joyce Meyer


Continua


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.