quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Uma mente julgadora, crítica e desconfiada - Cap.13


ORGULHO : UM PROBLEMA DO "EU"





Digo a cada um dentre vós que não [se valorize nem] pense de si mesmo além do que convém [não tenha uma opinião exagerada de sua própria importância];antes, pense com moderação [avalie sua habilidade com julgamento sóbrio], segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Romanos 12.3







Julgamento e crítica são frutos de um problema mais profundo - orgulho. Quando o "eu" em nós é maior do que deveria ser, ele sempre causará os tipos de problemas que estamos discutindo. A Bíblia repetidamente nos adverte sobre sermos presunçosos.
Sempre que nos superamos em uma área é apenas porque Deus nos deu um presente de graça por isso. Se formos presunçosos ou tivermos uma opinião exagerada de nós mesmos, então isso nos levará a desprezar os outros e a avaliá-los como "menos" do que somos. Esse tipo de atitude ou pensamento é extremamente detestável ao Senhor e abre muitas portas ao inimigo em nossa vida.







TEMOR SANTO







Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falha [ou pecado de qualquer natureza], vós, que sois espirituais [que sois responsivos ao Espírito Santo e controlados por ele], corrigio-o [ e restaurai-o e reintegrai-o sem qualquer senso de superioridade e] com espírito de brandura; e guardai-vos [mantende um olho atento para vós mesmos] para que não sejais também tentados.

Levai [suportai, carregai] as cargas [ e as falhas morais e incômodas] uns dos outros e, assim, cumprireis [ e obsevareis perfeitamente] a lei de Cristo [o Messias e completareis o que está faltando em obediência a ele]

Porque, se alguém [qualquer pessoa] julga ser alguma coisa [muito importante para condescender em sustentar o fardo de outrem], não sendo nada, a si mesmo se engana [e se ilude].
Gálatas 6.1-3





Um exame cuidadoso dessa passagem revela-nos rapidamente como devemos agir em relação à fraqueza que obsrvamos nos outros. Ele demonstra a atitude mental que devemos manter dentro de nós mesmos. Devemos ter um "temor santo" do orgulho e devemos ser cuidados com o julgar os outros ou ser críticos com eles.







QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR?







Quem és tu que julgas [e censuras] o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé [e será sustentado, porque o Senhor [o mestre] é poderoso para o suster [e fazê-lo ficar em pé].
Romanos 14.4



Pense desta forma; digamos que sua vizinha viesse à sua porta e começasse a instruí-lo sobre o que seus filhos deveriam vestir para a escola e quais as matérias ela achava que eles deveriam fazer. Como você reagiria? Ou suponha que sua vizinha lhe dissesse que ela não gostava do jeito como sua empregada (com a qual você está muito satisfeita) limpava a casa. O que você diria à sua vizinha?
Esse é exatamente o ponto que esta passagem está assinalando.Cada um de nós pertence a Deus, e mesmo que tenhamos fraquezas ele é capaz de nos fazer ficarem em pé e nos justificar. Damos conta a Deus, não uns aos outros; portanto, não devemos julgar um ao outro de maneira crítica.
O daibo fica muito ocupado designando demônios para colocar pensamentos de julgamento e de crítica na mente das pessoas. Eu posso me lembrar de quando era divertido para mim sentar-me em um parque ou no shopping e simplesmente olhar todas as pessoas passarem enquanto eu formava uma opinião mental de cada uma delas: a roupa, o estilo de cabelo, a companhia, etc. Agora, não podemos nos impedir de ter opiniões, mas não precissamos expressá-las. Creio que podemos até mesmo crescer a ponto de não termos tantas opiniões, e aquelas que tivermos não sejam de natureza crítica.
Frequentemente digo a mim mesma: "Joyce, não é da sua conta". Um grande problema é tramar em sua mente quando você reflete sobre sua opinião até que ela se torne um julgamento. Quanto mais você pensa sonre o problema, mais ele cresce até que você começa a expressá-lo aos outros ou mesmo àquele que você está julgando. Então ele se tornou explosivo e tem a habilidade de fazer um enorme mal na área do realcionamento, como também na área espiritual. Você pode ser capaz de evitar problemas futuros para você mesmo simplesmente aprendendo a dizer "Não é da minha conta".
Julgamento e crítica eram desenfreados em minha família, então, "cresci com eles",por assim falar. Quando esse é caso - como pode ser com você -, é como tentar jogar bola com uma perna quebrada. Eu estava tentando "jogar bola" com Deus; eu queria fazer as coisas do jeito dEle, pensar e agir do jeito dEle,mas não podia. Levou anos de infelicidade até que eu aprendesse sobre as fortalezas em minha mente com as quais eu precisava lidar antes que meu comportamento pudesse mudar

.



Lembre-se suas ações não vão mudar até que sua mente mude.





Mateus 7.1-6 é uma passagem bíblica clássica sobre esse assunto de julgamento e crítica. Quando você estiver tendo problema com a sua mente nessa área, leia essas e outras passagens. Leia-as, leia-as de novo em voz alta e use-as como armas contra o diabo, que está tentnado construir uma fortaleza em sua mente. Ele pode estar operando por meio de uma fortaleza que já está lá por muitos anos.
Vamos estudar essa passagem, eu vou comentá-la parte por parte enquanto a percorremos.




O Campo de Batalha da Mente

Joyce Meyer

Continua o Capítulo 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.