sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma mente confusa - Capítulo 10 - Continua


SEJA UM PRATICANTE DA PALAVRA


Tornai-vos, pois, praticantes [obedecei à mensagem] da palavra e não sómente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos [levando-vos ao engano pelo questionamento contrário à verdade].

Tiago 1.22


A qualquer tempo que virmos o que a Palavra disser e nos recusarmos a cumpri-la, o questionamento tem, de alguma forma, se envolvido e nos enganado para que acreditemos em alguma coisa que não a verdade. Não podemos gastar tempo exessivo tentando entender (mentalmente) tudo o que a Palavra diz. Se testemunharmos no espírito, podemos ir em frente e fazer o que deve ser feito.

Descobri que Deus quer que eu Lhe obedeça, quer tenha vontade, queira ou ache que é uma boa idéia, que não.

Quando Deus fala por meio da sua Palavra ou do nosso homem interior, não devemos arrazoar, debater ou nos perguntar se o que Ele disse é lógico.

Quando Deus fala, devemos nos mobilizar - não racionalizar.


CONFIE EM DEUS, NÃO NA RAZÃO HUMANA


[Descansa e tem fé e] confia no Senhor de todo o teu coração [e mente] e não te estribes no teu próprio entendimento [ou perspectiva]

Provérbios 3.5


Em outras palavras, não confie em racionalização. A racionalização abre a porta para a decepção e traz muita confusão.

Certa vez perguntei ao Senhor por que tantas pessoas estavam confusas, e Ele me disse: "Diga-lhes que parem de tentar imaginar tudo e eles deixarão de ser confusos". Descobri que isso é absulutamente verdade. A racionalização e a confusão caminham juntas.

Eu e você podemos ponderar uma coisa em nosso coração, colocá-las diante do Senhor e ver se Ele deseja nos dar a compreensão a tal respeito, mas, no instante em que começarmos a nos sentir confusos, teremos ido longe demais.

A racionalização é perigosa por muitas razões, mas uma delas é esta: podemos racionalizar e imaginar alguma coisa que parece fazer sentido para nós. Mas o que podemos ter racionalizado como correto pode estar errado.

A mente humana gosta de lógica, de ordem e de razão. Ela gosta de lidaar com aquilo que entende. Portanto, temos a tendência de colocar as coisas em caixinhas limpas nos departamentos da nossa mente , pensando: "Isto deve ser assim, porque se encaixa tão bem aqui". Podemos encontrar alguma coisa com a qual nossa mente se sente confortável e ainda assim estarmos totalmente errados.

O apóstolo Paullo disse em Romanos 9.1: Digo a verdade, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria conciência [iluminada e preparada pelo Espírito Santo]. Paulo sabia que estava fazendo a coisa certa não porque seu raciocínio disse que estava certo, mas porque ele testemunhou no seu espírito.

Como temos visto, a mente algumas vezes ajuda o espírito. A mente e o espírito trabalham juntos, mas o espírito é o orgão mais nobre e deveria sempre ser honrado acima da mente.

Se soubermos, em nosso espírito, que uma coisa está errada, não devemos permitir que nosso raciocínio nos convença a fazê-lo. Por outro lado, se soubermos que uma coisa é certa, não deveremos permitir que nosso raciocínio nos convença a não fazê-lo.

Deus nos dá entendimento em muitos assuntos, mas nós não precisamos entender tudo para andarmos com o Senhor e em obediência a sua vontade. Há momentos em que Deus deixa enormes pontos de interrogação em nossa vida para aumentar a nossa fé. Perguntas não respondidas crucificam a vida da carne. É difícil aos seres humanos desistir da racionalização e simplesmente confiar em Deus, mas, quando o processo é finalizado, a mente entra em um lugar de descanso.

Racionalizar é uma das "atividades ativas" na qual a mente se engaja e que impede o discernimento e o conhecimento da revelação. Há uma grande diferença entre o conhecimento que vem da cabeça e o conhecimento por revelação.

Não sei sobre você, mas quero que Deus me revele as coisas de tal maneira que saiba em meu espírito que o que foi revelado à minha mente está correto. Não quero racionalizar, imaginar e ser lógica revolvendo minha mente em torno de um assunto até ficar exausta e confusa. Quero experimentar a paz de mente e de coração que vem da confiança em Deus, não do meu próprio discernimento humano e entendimento.

Eu e você devemos crescer até o ponto de ficarmos satisfeitos por conhecer o Único que sabe, ainda que não sabemos.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Continua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.