domingo, 3 de janeiro de 2010

Quando a minha mente está normal? - capítulo 8 -




[Eu sempre oro] para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação [de discernimento de mistérios e de segredos] no pleno conhecimento dele.



[Tendo] iluminados [inundados de luz] os olhos do vosso coração, para saberdes [e entenderdes] qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herença nos santos ( os seus separados).



Efésios 1.17-18






Note que Paulo ora para que ganhemos sabedoria tendo "os olhos do (nosso) coração" iluminados. Baseada em diversas coisas que tenho estudado, descrevo "olhos do coração" como a mente.



Como cristãos, em que condições deveria estar nossa mente? Em outras palavras, qual deveria ser o estado normal da mente do crente? Para responderemos a essa pergunta, devemos examinar as diferentes funções da mento e do espírito.



De acordo com a Palavra de Deus, a mente e o Espírito trabalham juntos: isso é o que chamo de princípio da "mente auxiliando o espírito".



Para entendermos melhor esse princípio, vejamos como ele funciona na vida do crente.






O PRINCÍPIO MENTE-ESPÍRITO






Porque qual dos homens sabe (conhecee entende) as coisas [que se passam nos pensamentos] do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece (sabe e compreende), senão o Espírito de Deus.


1 Coríntios 2.11




Quando uma pessoa recebe a Cristo como seu Salvador pessoal, o Espírito Santo vem morar nela. A Bíblia nos ensina que o Espírito Santo conhece a mente de Deus. Da mesma maneira que apenas o próprio espírito dentro de uma pessoa é o único que conhece seus pensamentos, o Espírito de Deus é o único que conhece a mente de Deus.


Uma vez que o Espírito Santo habita em nós e uma vez que Ele conhece a mente de Deus, um dos seus propósitos é nos dar a conhecer a sabedoria e revelação de Deus. Essa sabedoria e essa revelação são concedidas ao nosso espírito e nosso espírito, então ,ilumina os olhos do nosso coração, que é a mente. O Espírito Santo faz isso para que possamos entender em um nível prático o que está sendo ministrado a nós espiritualmente.




NORMAL OU ANORMAL?




Como crentes, somos espirituais e somos também naturais. O natural nem sempre entende o espiritual; portanto, é vitalmente necessário que nossa mente seja iluminada no que diz respeito ao que está acontecendo em nosso espírito. O Espírito Santo deseja nos trazer esta iluminação, mas a mente frequentemente deixa de perceber o que o espírito está tentando revelar, porque ela está muito ocupada. Uma mente muito acupada é anormal. A mente normal quando está em descanso - não vazia, mas em descanso.


A mente não deveria estar cheia de questionamento, preocupação, ansiedade, medo e outras coisas como essas. Ela deveria estar calma , quieta e serena. À medida que avançarmos nesta segunda parte do livro, você obeservará diversas condições anormais da mente e, provavelmente, as reconhecerá como condições frequentes da sua própria mente.


É importante entender que a mente precisa ser mantida na condição "normal" descrita neste capítulo. Compare-a com as condições usuais da nossa mente e você verá por que frequentemente temos tão pouca revelação do Espírito Santo e por que muito frequentemente sentimos falta de sabedoria e revelação.


Lembre-se: o Espírito Santo tenta iluminar a mente do crente. O Espírito Santo dá informção de deus ao espírito da pessoa e se o espírito e a mente estiverem se auxiliando mutualmente, então eles poderão andar em sabedoria e revelação. Mas se a sua mente estiver muito ocupada, ela perderá o que o Senhor está tentando revelar-lhe por meio do espirito.




O SUSSURO TRANQUILO E SUAVE




Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto.


Depois do terremoto, um fogo,mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.


1Reis 19.11-12




Por anos orei pedindo a Deus para me revelar coisas por meio do seu Espírito que vivia em mim. Eu sabia que esse pedido era bíblico. Eu confiava na Palavra e me sentia segura de que deveria pedir e receber. Apesar disso, na maior parte do tempo, sentia-me uma "ignorante espiritual". Então, aprendi que não estava recebendo muito do que o Espírito Santo desejava me revelar simplesmente porque minha mente estava tão frenética e ocupada que eu estava perdendo a informação que me estava sendo oferecida.


Imagine duas pessoas juntas em uma sala , uma tentando cochichar um segredo para a outra. Se a sala estiver cheia de ruídos altos, embora a mensagem esteja sendo transmitida, aquela que está esperando pela informação secreta a perderá, simplesmente porque a sala está tão barulhenta que ela não pode ouvir. A menos que ela esteja prestando muita atenção, ela pode até nem mesmo perceber que alguém esteja falando.


A comunicação entre o Espírito de Deus e o nosso espírito se dá dessa forma. Os modos do Espírito Santo são gentis; na maioria das vezes Ele fala conosco como o fez com o profeta nesta passagem - em um "cicio tranquilo e suave". Portanto, é vital que aprendamos a nos manter em uma condição propícia para ouvir.






O Campo de Batalha da Mente




Joyce Meyer




Continua.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.