sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Por que eu não deveria ser ciumento e invejoso quando todo mundo está em melhor situação do que eu? Cap 24


MENTALIDADE DE DESERTO # 9
Vendo-o (João), pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este?
Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça (sobreviva, viva) até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.
João 21. 21-22
Em João 21 Jesus estava conversando com Pedro a respeito das dificuldades que ele teria de suportar para servi-lo e glorificá-lo. Assim que Jesus lhe disse essas coisas, Pedro se voltou, viu João e, imediatamente, perguntou a Jesus qual era Sua vontade para ele. Pedro queria ter certeza de que se ele ia passar por tempos difíceis, então, João também iria.
Como resposta, Jesus, polidamente, disse a Pedro que cuidasse da sua vida.
Tomar conta (ter nossa mente em) da vida dos outros nos manterá no deserto. O ciúme, a inveja e acomparação mental de nós mesmos e nossas circunstâncias com os outros é uma mentalidade de deserto.
TOME CUIDADO COM O CIÚME E A INVEJA
O ânimo sereno [uma mente e um coração calmos e imperturbáveis] é a vida do corpo, mas a inveja [o ciúme e a ira] é a podridão dos ossos.
Provérbios 14.30
A inveja levará uma pessoa a se comportar de forma insensível e áspera - às vezes até animalesca. A inveja levou os irmãos de José a vendê-lo como escravo. Eles o odiavam porque o pai deles o amava muito.
Se há alguém em sua família que parece receber mais atenção do que você, não o odeie. Confie em Deus! Faça o que Ele lhe pedir para fazer - descanse nEle para receber favor - e você terminará como José - extremamente abençoado.
O Dicionário Expositivo das Palavras do Novo Testamento, de Vine, define a palavra grega traduzida como inveja como "o sentimento de descontentamento produzido ao se testemunhar ou ouvir sobre a vantagem ou prosperidade de outros."
Ciúme é definido pelo Webster como "sentimento de inveja, apreensão ou amargura". Interpreto essa definição como o temor de perder o que se tem para outra pessoa; ressentimento do sucesso de outra pessoa, que nasce de sentimentos de inveja.
NÃO COMPARAR NEM COMPETIR
Suscitaram também entre si uma discussão [acirrada] sobre qual deles parecia ser [ e era considerado] o maior.
Mas Jesus lhe disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e o que exercem autoridade ´sobre eles reinando como imperadores-deuses sobre eles] são chamados benfeitores [e praticantes do bem].
Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige [e lidera] seja como o que serve.
Lucas 22.24-26
Quando eu era jovem, tinha muitas lutas com o ciúme, a inveja e a comparação. Essa é uma característica dos inseguros. Se não estivermos seguros com relação ao nosso próprio valor e importância como um indivíduo único, nos acharemos competindo com qualquer um que pareça ser bem-sucedido e estar se dando bem.
Aprender que eu era um indivíduo (que Deus tem um plano único e pessoal para minha vida) tem sido, com certeza, uma das mais valiosas e preciosas liberdades que o Senhor me deu. Estou segura de que não preciso comparar-me (ou comparar meu ministério) com ninguém.
Sou sempre encorajada de que há esperança para mim quando olho para os discípulos de Jesus e percebo que eles lutaram com muitas das mesmas coisas com as quais luto. Em Lucas 22, encontramos os discípulos discutindo sobre qual deles era o maior. Jesus lhes respondeu dizendo que o maior era, na verdade, aquele que desejava ser o menor ou aquele que desejava ser um servo. Nosso Senhor gastou grande parte do seu tempo para ensinar seus discípulos que a vida no Reino de Deus é geralmente o oposto da forma do mundo ou da carne.
Jesus ensinou-lhes coisas como: "Muitos que são os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros" (Marcos 10.31); "Regozijem-se com aqueles que são abençoados" (Lucas 15.6-9); "Ore por seus inimigos e abençõe aqueles que o maltratam" (Mateus 5.44). O mundo diria que isso é tolice - mas Jesus diz que é o poder real.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Capitulo 24 continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.