segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Minha vida é ão miserável; tenho pena de mim mesmo porque minha vida é tão infeliz


MENTALIDADE DE DESERTO # 7
Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.
Todos os filhos de Israel murmuraram [e lamentaram]...
Os israelitas se sentiam extremamente com pena deles mesmos. Cada dificuldade se tornava uma nova desculpa para se afundarem em autopiedade.
Lembro-me do que o Senhor me falou durante uma das minhas "festas de autopiedade". Ele disse: "Joyce, você pode ser lamentável ou cheia de poder, mas você não pode ser as duas coisas".
Este é um capítulo pelo qual não quero passar rapidamente. É vitalmente importante entender que não podemos acolher certos demônios de autopiedade e também andar no poder de Deus!
CONSOLEM-SE E EDIFIQUEM-SE UNS AOS OUTROS
Consolai-vos [admoestai-vos e exortai-vos], pois, uns aos outros e edificai-vos [fortalecei-vos e sustenta-vos] reciprocamente, como também estais fazendo.
1 Tessalonicenses 5.11
Foi-me difícil abrir mão da pena; eu a havia usado por anos para me confortar quando estava sofrendo.
No instante em que alguém nos fere, em que experimentamos desapontamento, o diabo nomeia um demônio para nos cochichar mentiras sobre como fomos maltratados cruel e injustamente.
Tudo o que você precisa fazer é ouvir os pensamentos se precipitando em sua mente durante tais ocasiões e perceberá rapidamente como o inimigo usa a autopiedade para nos manter em escravidão.
A Bíblia, entretanto, não nos dá liberdade para sentir pena de nós mesmos. Em vez disso, devemos encorajar e edificar uns aos outros no Senhor.
Há um dom verdadeiro de compaixão, que é ter piedade divina por aqueles que estão sofrendo e gastar nossa vida aliviando o sofrimento deles. Mas a autopiedade é deturpada porque tomamos algo que Deus planejou para ser dado aos outros e o tomamos para nós.
O amor é da mesma maneira. Romanos 5.5 diz que o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo. Ele fez isso para que púdéssemos saber quanto Deus nos amou e para que sejamos capazes de amar os outros.
Quando tomamos o amor de Deus, que deve ser distribuido, e tomamos para nós mesmos, estamos sendo egoístas, o que na verdade nos destrói. Autopiedade é idolatria - voltarmo-nos para nós mesmos, concentrarmo-nos em nós e nos nossos sentimentos apenas nos faz cientes do nosso próprio eu e das próprias necessidades e interesses - e essa é certamente uma forma mesquinha de viver.
PENSE NOS OUTROS
Não tenha cada um em vista o que é propriamente [meramente] seu [interesse], senão também cada qual o que é [interesse] dos outros.
Filipenses 2.4
Recentemente, um dos nossos compromissos de palestras foi cancelado inesperadamente. Era o que eu estava aguardando com mais interesse e, inicialmente, fiquei um pouco desapontada. Houve um tempo em que um incidente como esse teria me atirado em uma crise de autopiedade, crítica e julgamento da outra parte e todos os tipos de pensamentos e ações negativos. Tenho, desde então, aprendido a, nesse tipo de situação, simplesmente ficar quieta; é melhor não dizer nada do que dizer a coisa errada.
Quando me sentei silenciosamente, Deus começou a me mostrar a situação do ponto de vista das outras pessoas envolvidas. Eles não tinham conseguido encontrar um local para realizar o encontro, e Deus me mostrou como isso lhe causou desapontamento. Eles estavam contando com o encontro, aguardando-o com grande expectativa, e agora não poderia, tê-lo.
É surpreendente como podemos nos manter fora da autopiedade se olhamos para o lado da outra pessoa e não apenas para o nosso. A autopiedade é alimentada ao pensarmos apenas em nós e em ninguém mais.
Nós, literalmente, exaurimo-nos algumas vezes tentando ganhar simpatia. Sim, a autopiedade é a maior armadilha e um dos instrumentos favoritos de Satanás para nos manter no deserto. Se não formos cuidadosos, poderemos, na verdade, nos tornar viciados nela.
Um vício é alguma feita como resposta automática a algum estímulo - um padrão de comportamento aprendido que se tornou habitual.
Quanto tempo você gasta em autopiedade? Como você responde aos seus desapontamentos?
Um cristão, tem o privilégio raro quando experimenta desapontamento - ele pode ser reapontado (isto é, redirecionado. Grifo da tradutora). Como Deus há sempre um novo começo à disposição. A autopiedade, entretanto, nos mantém presos ao passado.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Continua capítulo 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.