quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Não mereço as bênçãos de Deus porque não sou digno - Cap.23





MENTALIDADE DE DESERTO # 8
Disse mais o Senhor a Josué: Hoje, removi de vós o opróbrio do Egito; pelo que o nome daquele lugar se chamou Gilgal [removendo] até o dia de hoje.
Josué 5.9
Depois de Josué ter conduzido os israelitas através do Jordão para a Terra Prometida, havia laguma coisa que Deus precisava fazer antes que estivessem prontos para ocupar sua primeira cidade, que era Jericó.
O Senhor ordenou a todos os israelitas do sexo masculino que fossem circuscidados, uma vez que isso não havia sido feito durante todos os quarenta anos que eles haviam vagueado pelo deserto. Depois que isso foi feito, o Senhor disse a Josué que ele havia removido do seu povo o opróbrio do Egito.
Alguns versos à frente, no capítulo 6, o relato começa com a forma como Deus conduziu sesus filhos para dominar e conquistar Jericó. Por que o opróbrio precisava ser retirado deles antes? o que é um opróbrio?
O OPRÓBRIO DEFINIDO
A palavra opróbrio significa "culpa...desgraça: vergonha." Quando Deus disse que ele iria "remover" dos israelitas o opróbrio do Egito, ele estava enfatizando algo. O Egito representa o mundo. Depois de estarmos alguns anos no mundo e nos termos tornado mundanos, é preciso que a vergonha seja removida.
Por causa das coisas que eu tinha feito e que tinham sido feitas a mim, eu tinha uma natureza baseada na vergonha. Culpava-me pelo que tinha acontecido comigo (ainda que a maior parte tivesse acontecido na minha infância e não houvesse nada que eu pudesse ter feito para evitar).
Eu disse que graça é o poder de Deus vindo a nós, como um dom gratuito, para nos ajudar a fazer com facilidade o que nós mesmos não podemos fazer. Deus quer nos dar graça, e Satanás que nos dar desgraça, que é outra palavra para opróbrio.
A desgraça me disse que eu não era boa - não merecia o amor ou a ajuda de Deus. A vergonha havia envenenado meu íntimo. Eu estava não apenas envergonhada do que me tinha sido feito, mas estava envergonhada de mim mesma. Bem lá no fundo não gostava de mim.
O fato de Deus remover de nós a vergonha significa que cada um de nós deve receber por si mesmo o perdão que Ele está oderecendo por todos os nossos pecados passados.
Você deve perceber que jamais pode merecer as bênçãos de Deus - você jamais pode ser merecedor delas. Você pode apenas, humildimente, aceitá-las e apreciá-las e reverenciar a Deus pelo quanto Ele é bom e pelo quanto o ama.
Auto-aversão, auto-rejeição, recusa em aceitar o perdão de Deus (perdoando-se a si próprio), incompreensão da justificação por meio do sangue de Jesus e todos os problemas semelhantes o manterão vagueando pelo deserto. Sua mente deve ser renovada no que diz respeito ao posicionamento correto diante de Deus por intermédio de Jesus - e não de nossas próprias obras.
Estou convencida, depois de muitos anos de ministério, que 85 por cento dos nossos problemas originam-se da maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmos. Qualquer pessoa que você sabe que está andando em vitória está também andando em retidão.
Sei que não mereço as bençãos de Deus, mas as recebo assim mesmo porque sou co-herdeira com Cristo (Romanos 8.17). Ele as ganhou e as recebo colocando minha fé nEle.
HERDEIRA OU OPERÁRIA?
De sorte que já não és escravo [empregado doméstico], porém filho; e, sendo filho [segue-se que és], também herdeiro por Deus.
Gálatas 4.7
Vocé é um filho ou um escravo? Um herdeiro ou um servo? Um herdeiro é alguém que recebe alguma coisa não por mérito, como quando uma propriedade é passada de uma pessoa para outra por meio de um testamento. Um servo ou operário, no sentido bíblico, é alguém que está cansado de tentar seguir a Lei. O termo denota trabalho penoso e problemas.
Vagueei pelo deserto por anos como uma operária, tentando ser suficientemente boa para merecer o que Deus queria me dar gratuitamente pela sua graça. Eu tinha uma mentalidade errada.
Primeiro, pensava que tudo precisava ser ganho pelo trabalho e merecido; "Ninguém faz nada para você em troca de nada". Ensinaram-me esse princípio por anos. Por vezes seguidas tinha ouvido essa frase enquanto crescia. Diziam-me que qualquer pessoa que agisse como se quisesse fazer algo para mim estava mentindo e se aproveitaria de mim no final.
A experiência com o mundo nos ensina que devemos merecer tudo o que conseguimos. Se queremos amigos, dizem-nos, devemos mantê-los felizes o tempo todo, ou eles nos rejeitarão. Se quizermos uma promoção no nosso emprego, todos dizem, devemos conhecer as pessoas certas, tratá-las de certa maneira, e talvez um dia consigamos uma chance de ir adiante. Quando, afinal, terminamos com o mundo, o opróprio dele pesa sobre nós e precisa ser definitivamente removido.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Capítulo 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.