quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Alguém faça para mim; não quero assumir a responsabilidade - Cap. 17


Mentalidade de deserto #2
Tomou Tera a Abrão, seu filho, e a Ló , filho de Harã, filho de seu filho, e Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.
Gênesis 11.31
A responsabilidade é frequentemente definida como nossa resposta à habilidade de Deus. Ser responsável é responder às oportunidades que Deus tem colocado diante de nós.
Deus deu ao pai de Abrão uma responsabilidade. Deus colocou diante dele a oportunidade de ir à Canãa. Mas, em vez de ir ao caminho todo com o Senhor, ele escolher parar e se estabelecer em Harã.
É bastante fácil ficarmos entusiasmados quando Deus fala conosco e nos dá uma oportunidade para fazer alguma coisa. Mas, como Tera, muitas vezes jamais terminamos o que começamos porque entramos e percebemos que há mais que arrepios e entusiamos.
A maioria dos novos empreendimentos é estimulantes simplesmente porque são novos. O exitamento carregará uma pessoa por um pouco de tempo, mas ele não a levará a cruzar a linha de chegada.
Muitos crentes fazem o que a Bíblia diz que Tera fez. Eles partem para um lugar e se estabelecem em algum outro ao longo do caminho. Eles ficam cansados e exautos; eles gostariam de terminar o seu trajeto, mas realmente não querem a responsabilidade que vem com isso. Se alguém o fizesse por eles, eles adorariam colher a glória, mas isso simplesmente não funciona.
RESPONSABILIDADE PESSOAL NÃO
PODE SER DELEGADA.
No dia seguinte, disse Moisés ao povo: Vós cometestes grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado.
Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro.
Agora, pois, perdoa-lhe o pecado, ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste.
Êxodo 32.30-32
Em minha leitura e estudo, notei que os israelitas não queriam assumir responsabilidade por nada. Moisés fazia as orações deles; ele buscava a Deus por eles. Ele até mesmo se arrependeu por eles quando se envolveram em problemas. (Êxodo 32. 1-14).
Um bebê não tem nunhuma responsabilidade, mas, à medida que a criança cresce, espera-se que assuma mais e mais responsabilidades. Um dos principais papéis de um pai é ensinar seus filhos a aceitar a responsabilidade. Deus deseja ensinar a mesma coisa aos seus filhos.
O Senhor me deu uma oportunidade para ser ministra em tempo integral - para ensinar sua Palavra no rádio e na televisão nacional -, para pregar o Evangelho em todos os Estados Unidos e em outros países. Mas asseguro que há do lado da responsabilidade desse chamado do qual muitos nada sabem. Muitas pessoas dizem que querem ser ministros porque pensam que isso é um evento espiritual contínuo.
Muitas vezes as pessoas se inscrevem para um emprego em nossa organização pensando que a maior coisa que poderia acontecer com elas seria tornar-se uma parte de um ministério cristão. Mais tarde descobrem que têm de trabalhar lá o mesmo que em qualquer outro lugar, têm de se levantar e chegar lá na hora, submeter-se à autoridade, seguir uma rotina diária, etc. Quando as pessoas dizem que querem vir trabalhar conosco, digo-lhes que não flutuamos em torno de uma nuvem o dia inteiro cantandno "Aleluia" - trabalhamos, e trabalhamos muito. Caminhamos em integridade e fazemos o que fazemos com exelência.
Claro, é um privilégio trabalhar em um ministério, mas tento mostrar aos novos candidatos que, quando os arrepios e a exitação tiverem diminuidos, eles nos encontratão esperando deles altos níveis de responsabilidade.
VAI TER COM A FORMIGA!
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera seus caminhos e sê sábio.
Não tendo ela chefe, ne oficial, nem comandante,
No estio, prepara o pão, na sega, ajunta o seu mantimento.
Ó preguisoço, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?
Um pouco para dormir , um pouco para tosquejar, um pouco para encruzar os braços em repouso,
Assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão [ ou um que viaja com passos vagarosos mas com certeza que se aproximam], e a tua necessidade, como um homem armado [tornando-o desamparado].
Provérbios 6.6-11
Essa mentalidade preguiçosa que os israelitas tinham era uma das coisas que os mantiveram por quarenta anos no deserto fazendo uma viagem de 11 dias.
Gosto de ler essa passagem de Provérbios na qual nossa atenção é chamada para a formiga que, sem ter qualquer supervisor ou capataz, supre a si própria e à sua família.
Pessoas que sempre têm de ter alguém empurrando-as, realmente, jamais farão qualquer coisa grande. Aquelas que apenas fazem o que é certo quando alguém está olhando também não irão longe. Devemos ser motivados de dentro para fora, não de fora para dentro. Devemos viver nossa vida diante de Deus sabendo que ele vê tudo e que nossa recompensa virá dEle se persistirmos em fazer o que Ele nos pediu.
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Continua capítulo 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.