domingo, 21 de fevereiro de 2010

Meu comportamente pode estar errado, mas não é minha culpa Cap 21




A VERDADE NO ÍNTIMO
Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias [ e amável bondade], apaga as minhas transgressões.
Lava-me completamente [e repetidamente] da minha iniquidade e purifica-me ]e limpa-me e faze-me inteiramente puro] do meu pecado.
Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
Eu nasci na [em estado de] iniquidade, e em pecado me co ncebeu minha mãe [ e eu sou pecador também].
Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
Salmo 51.1-6
No salmo 51, o Rei Davi estava clamando a Deus por misericórdia e perdão porque o Senhor estava tratando com ele sobre seu pecado com Berseba e o assassinato de seu marido.
Acredite ou não, o pecado de Davi havia ocorrido um ano antes de esse salmo ser escrito, mas ele não o havia encarado nem reconhecido. Ele não estava enfrentando a verdade, mas, enquanto se recusasse a fazê-lo, não poderia se arrepender; e, enquanto não se arrependesse, Deus não poderia perdoá-lo
O verso 6 dessa passagem é um versículo poderoso. Ele diz que Deus deseja a verdade "no íntimo". Isso significa que se desejar receber as bênçãos de Deus, deveremos ser honestos com Ele sobre nós e sobre nossos pecados.
A CONFISSÃO PRECEDE O PERDÃO
Se dissermos que não temos pecado nenhum [recusando-nos a admitir que somos pecadores], a nós mesmos nos enganamos, e a verdade[ que o Evangelho apresenta] não está em nós [não habita em nossos corações]
Se [admitirmos de livre e espontânea vontade que somos pecadores e] confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo (fiel à sua própria natureza e promessas) para nos perdoar os pecados [repudiar a nossa ilegalidade) e nos purificar [continuamente] de toda injustiça [ de tudo que não está em conformidade com seu propósito, pensamento e ação].
Se dissermos [alegarmos] que não temos cometido pecado [contradizemos a sua Palavra e], fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós [ a mensagem divida do Evangelho não está em nossos corações].
1João 1.8-10
Deus é rápido para nos perdoar se nos arrependermos verdadeiramente, mas não podemos nos arrepender se não enfrentarmos e reconhecermos a verdade sobre o que fizemos.
Admitir que fizemos alguma coisa errada, mas, então, dar uma desculpa para o erro não é a maneira de Deus enfrentar a verdade. Naturalmente queremos nos justificar e às nossas ações mas a Bíblia diz que nossa justificação encontra-se somente em Jesus Cristo (Romanos 3. 20-24).
Eu e você somos justificados diante de Deus depois de pecarmos apenas pelo sangue de Jesus - não por desculpas.
Lembro-me de quando uma vizinha me telefonou um dia e me pediu para levá-la ao banco naquele momento, antes que ele fechasse, porque o carro dela não estava ligando. Eu estava ocupada fazendo "minhas coisas" e não queria parar, então fui rude e impaciente com ela. Assim que desliguei o telefone, senti que tinha agido muito mal e que precisava ligar-lhe, pedir-lhe desculpas e levá-la ao banco. Minha mente estava cheia de desculpas que lhe daria por ter reagido tão mal: "Não estava me sentindo bem..." "Estava ocupada...." "Eu mesma estava tendo um dia difícil..."
Mas lá no meu espírito podia sentir o Espírito Santo me dizendo para não dar nenhuma desculpa!
"Apenas telefone-lhe e diga-lhe que você estava errada, ponto final" Não diga nada alé de: 'Eu estava errada e não há desculpas para a forma como me comportei. Por favor, perdoe-me e deixe-me levá-la ao banco'."
Posso dizer-lhe que foi dífícil fazer isso. Minha carne estava sendo cortada! Podia sentir esta coisinha correndo em volta da minha alma desesperadamente, tentando encontrar um lugar para se esconder. Mas não há como esconder-se da verdade, porque a verdade é luz.
A VERDADE É LUZ
No princípio [antes de tudo] era o verbo (Cristo), e o Verbo estava Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava [presente] no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas [e vieram à existência] por intermédio dele, e sem ele, nada [nem mesmo uma coisa] do que foi feito se fez.
A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.
A luz resplandece nas trevas não prevaleceram contra ela [não a apagaram ou a absorveram nem se aproximaram dela nem foram receptivas a ela]
João 1. 1-5
A verdade é uma das mais poderosas armas contra o reino das trevas. A verdade é luz, e a Bíblia diz que a escuridão jamais subjugou a luz e jamais a subjugará.
Satanás quer manter as coisas escondidas na escuridão, mas o Espírito Santo quer trazê-las à luz e tratar delas, então podemos ser verdadeira e genuinamente livres.
Jesus disse que a verdade nos libertaria (João 8.32). Essa verdade é revelada pelo Espírito Santo.
O ESPÍRITO DA VERDADE
Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar [nem compreender] agora.
Quando vier, porém, o Espírito da verdade ( o Espírito que dá a verdade), ele vos guiará a toda a verdade ( a verdade total, completa)...
João 16. 12-13
Jesus poderia ter mostrado toda a verdade aos seus discípulos, mas ele sabia que eles não estavam prontos para isso. Ele lhes disse que eles teriam de esperar até que o Espírito Santo descesse do céu para ficar com eles e morar neles.
Depois que Jesus subiu ao céu. Ele enviou o Espírito Santo para trabalhar conosco, preparando-nos continuamente para que a glória de Deus fosse manifesta por nosso intermédio, em vários níveis.
Como podemos ter o Espírito Santo trabalhando em nossa vida se não enfrentarmos a verdade? Ele é chamado de "O Espírito da Verdade". A faceta principal do seu ministério a nós é nos ajudar a enfrentar a verdade - trazer-nos a um lugar de verdade, porque apenas a verdade nos libertará.
Alguma coisa em seu passado - uma pessoa, um acontecimento ou circunstância que o magoou - pode ser a causa de sua atitude e de seu comportamento errado, mas não permita que isso se torne uma desculpa para permanecer dessa forma.
Muitos dos meus problemas de comportamento foram causados por ter sido sexual, verbal e emocionalmente abusada por muitos anos - mas fiquei presa aos padrões de comportamento errado quando usei o abuso como desculpa para eles. Isto é como defender seu inimigo dizendo: " Eu odeio esta coisa, mas é por isso que a guardo".
Você pode experimentar uma gloriosa liberdade de cada escravidão definitivamente. Você não precisa gastar quarenta anos vagueando pelo deserto. Ou, se você já gastou quarenta anos ou mais lá porque não sabia que as "mentalidades de deserto" o estavam mantendo lá, hoje pode ser o seu dia de decisão.
Peça a Deus que comece a mostrar-lhe a verdade sobre você mesmo. Quando ele o fizer, suporte! Não será fácil, mas lembre-se de que Ele prometeu: "De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei" (Hebreus 13.5)
Você está a caminho da saída do deserto; desfrute a Terra Prometida!
O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer
Fim do Capítulo 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.