quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Meu futuro é determinado pelo meu passado e pelo meu presente





QUAL É O PROBLEMA?


Todos os filhos de Israel murmuraram contra Móises e contra Arão [e se quixaram da sua situação]; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto!

E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito?


Números 14.2-3


Encorajo-o a estudar essas passagens cuidadosamente. Obseve como esse povo era negativo - queixoso, pronto para desistir com facilidade, preferindo voltar à escravidão a continuar através do deserto até a Terra Prometida.

Na verdade, eles não tinham um problema, eles eram o problema.


MAUS PENSAMENTOS PRODUZEM MÁS ATUTUDES


Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão.

E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos [pela praga] perante o Senhor!

Por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para morrermos aí, nós e os nossos animais?

Números 20. 2-4

´

É fácil ver, por meio de suas palavras, que os israelitas não estavam confiando em Deus de maneira alguma. Eles tinham uma atitude negativa, de fracasso. Eles decidiram que iriam fracassar antes mesmo que tivessem realmente começado, simplesmente porque cada circunstância não era perfeita. Eles exibiram uma atitude que veio de uma mentalidade errada.

Más atitudes são fruto de maus pensamentos.


FALTA DE ATITUDE E DE GRATIDÃO


Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente [deprimido, muito desencorajado] no caminho.

E o povo falou contra Deus e contra Moisés; Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil [deprezível, insubstancial].

Números 21.4-5


Juntamente com as outras atudes más que já vimos nos versículos anteriores, nessa passagem nós vemos evidência nos israelitas de uma tremenda falta de gratidão. Os filhos de Israel simplesmente não poderiam deixar de pensar sobre o lugar de onde tinham vindo e onde haviam ficado por tempo suficentemente longo para chegarem onde eles estavam indo.

Teria ajudado se eles levassem em consideração seu patriarca Abraão. Ele passou por algumas experiências desapontadoras em sua vida, mas não permitiu que elas afetassem seu futuro negativamente.


COM CONTENDAS NÃO HÁ VIDA


Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra [tornando mais difícil se obter forragem].

Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.

Acaso, não está diante de ti toda a terra? Peço-te que te apartes de mim; se fores para a esquerda, irei para a direita; se fores para a direita irei para a esquerda.

Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar.

Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e [ele] partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.

Gênesis 13.7-11


Abraão conhecia os perigos de viver em luta; portanto , ele disse a Ló que eles precisavam se separar. Para andar em amor e assegurar-se de que não haveria luta entre eles no futuro, Abraão permitiu que seu sobrinho escolhesse o vale que queria primeiro. Ló escolheu o melhor - o Vale do Jordão -, e eles se separaram.

Devemos nos lembrar de que Ló nada tinha até que Abraão o abençoasse. Pense na atitude que Abraão poderia ter tido, mas escolheu não ter! Ele sabia que se agisse adequadamente Deus tomaria conta dele.


LEVANTE OS OLHOS E VEJA


Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se separou dele. Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;

Porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.

Gênesis 13.14-15


Essa passagem revela claramente que Deus queria que Abraão "olhasse para cima" do lugar onde ele estava para o lugar que Deus queria levá-lo, mesmo que ele se encontrasse em circunstâncias menos desejáveis depois da sua separação do seu sobrinho.

Abraão teve um atitude correta sobre sua situação,e como resultado o diabo não poderia impedir as bênçãos de Deus para ele.

Deus lhe deu ainda mais possessões do que ele tinha antes da separação e o abençoou poderosamente de todas as maneiras.

Encorajo-o a olhar positivamente as possibilidades do futuro e começar a chamar à existência as coisas que não existem [como se existissem] - (Romanos 4.17)


Pense e fale sobre o seu futuro de forma positiva, de acordo com o que Deus tem colocado em seu coração, e não de acordo com o que você viu no passado ou até mesmo está vendo no presente.


O Campo de Batalha da Mente

Joyce Meyer

fim do capítulo 16

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.