sábado, 13 de fevereiro de 2010

Alguém faça para mim; não quero assumir a responsabilidade - Cap. 17




ESTEJA PREPARADO!

Vigiai, pois [dai muita atenção e sede cautelosos e ativos], porque não sabeis o dia nem a hora.
Mateus 25.13

Mateus 25 é um capítulo da Bíblia que nos ensina o que devemos estar fazendo enquanto esperamos a volta do Mestre.
Os primeiros doze versos mostram as dez virgens -, cinco que eram tolas e cinco que eram sábias.As tolas não queriam fazer nada de extra para estarem certas de que estavam preparadas para encontrar o noivo quando ele retornasse. Elas fizeram o estritamente necessário com o que poderiam passar; elas não queriam andar a milha extra, então levaram apenas a quantia de óleo que de precisavam para suas lâmpadas. As virgens sábias, entretanto, foram além do que elas absolutamente precisavam fazer. Elas levaram óleo extra para se assegurarem de que estavam preparadas para uma longa espera.
Quando o noivo veio, as tolas descobriram que suas lâmpadas estavam se apagando, e elas, claro, queriam que as sábias lhe dessem do óleos delas. É isso que geralmente acontece. Pessoas preguiçosas e procrastinadoras sempre querem que aqueles que trabalham duramente e assumem suas responsabilidades façam por eles o que eles mesmos deveriam estar fazendo.

USE O QUE LHE FOI DADO

....Servo mau e negligente!...
Mateus 25.26

Mateus 25, então, registra uma parábola que Jesus contou sobre três servos aos quais foram dados talentos que pertenciam ao mestre deles. O mestre então viajou para um país distante, esperando que seus servos tomassem conta de seus bens enquanto ele estava ausente.
O homem que recebeu cinco talentos usou-os. Ele os investiu e ganhou outros cinco. O homem a quem foram dados dois talentos fez o mesmo. Mas o homem a quem foi dado um talento o enterrou no solo, porque estava muito amedrontado. Ele estava com medo de sair e fazer qualquer coisa. Ele teve medo da responsabilidade.
Quando o mestre retornou, ele elogiou os dois servos que haviam tomado os talentos que ele lhes havia dado e tinham feito alguma coisa com isso. Mas ao homem que enterrou seu talento e nada tinha feito com ele o mestre lhe disse, "Servo mau e nigligente!" Ele, então, ordenou que seu único talento lhe fosse tirado e dado ao homem com os dez talentos, e que o servo preguiçoso e negligente fosse severamente punido.
Encorajo-o a responder à habilidade que Deus tem colocado em você fazendo tudo o que você poder com ela, para que quando o Mestre retornar você possa não apenas dar-lhe o que ele lhe deu, mas outro tanto.
A Bíblia claramente nos mostra que a vontade de Deus é que produzamos bons frutos.(João 15.16)

LANÇANDO O CUIDADO,
NÃO A RESPONSABILIDADE.

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
1 Pedro 5.6-7

Não tenha medo da responsabilidade. Aprenda a lançar seu cuidado, mas não sua responsabilidade. Algumas pessoas aprendem a não se preocupar com coisa alguma; tormando-se especialistas em "lançar seu cuidado", elas se tornam tão confortáveis que também lançam sua responsabilidade.
Ajuste sua mente para fazer o que está à sua frente e não fuja de nada só porque parece desafiador.
Lembre-se sempre de que, se Deus lhe dá tudo o que você pede, há uma responsabilidade que vem junto com a bênção. Se você tem uma casa ou um carro, Deus espera que você tome conta disso. Demônios da preguiça podem atacar sua mente e seus sentimentos, mas você tem a mente de Cristo. Você, certamente, pode reconhecer o engano do diabo e ir além dos seus sentimentos e fazer o que sabe que é certo. Pedir por alguma coisa fácil ..... ser responsável por ela é a parte que desenvolve o caráter.
Recordo-me de uma época em que fiquei tentando convencer meu marido a comprar uma casa perto de um lago - um lugar onde pudéssemos ir para descansar, orar e estudar. Um lugar para "fugir de tudo". Disse-lhe como seria maravilhoso, como nossos filhos e netos poderiam usufruí-la e mesmo como poderíamos levar nossa liderança para lá e ter encontros de negócios e tempos gloriosos em oração juntos.
Tudo parecia muito bom e era muito bom para meu emocional, mas Dave ficava me dizendo que tudo o que teríamos de fazer para cuidar dela. Ele me lembrou de como já éramos ocupados e que não tínhamos tempo para assumir a responsabilidade de outra casa. Ele me falou sobre o cuidado com a grama, a manutenção, os pagamentos, etc. Ele disse que seria melhor alugar um lugar quando precisássemos sair, e não assumir a responsabilidade de ter um.
Eu estava olhando para o lado emocional do assunto e ele, para o lado prático. Sempre que tomamos uma decisão devemos olhar para ambos os lados - não apenas o que será agradável, mas a responsabilidade que exigirá. Um lar junto a um lago é perfeitamente bom para aqueles que têm tempo para colocar nele, mas nós, realmente, não tínhamos. Bem no íntimo eu sabia disso, mas de vez enquando, durante um ano, tentei convencer Dave a comprar um.
Estou feliz porque ele se manteve firme. Se ele não tivesse, tenho certeza de que teríamos comprado a casa, a manteríamos por algum tempo e, provavelmente, acabaríamos por vendê-la,porque dava muito trabalho. Quando isso terminou, amigos nossos compraram uma casa junto ao lago e nos deixam usá-la quando a nossa agenda e a deles permitem.
Se você for sábio, descobrirá Deus satisfazendo suas necessidades. Qualquer um andando na mente de Cristo caminhará em sabedoria - não em emoções.
Seja responsável!

O Campo de batalha da mente

Joyce Meyer
Fim do capítulo 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.