quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Não mereço as bênçãos de Deus porque não sou digno - Cap.23


COMO VOCÊ SE VÊ?
Também vimos ali [Nefilins ou ] gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.
Números 13.33
Os israelitas tinham esse opróbrio sobre eles. O fato de que tinham uma opinião negativa a respeito deles mesmos e visto nesse versículo. Dez dos doze espias, que foram mandados para espiar a Terra Prometida antes que toda a nação cruzasse o Jordão, voltaram dizendo que a terra era habitada por gigantes que os viam como gafanhotos - e assim eles eram aos seus próprios olhos.
Isso nos permite saber claramente o que essas pessoas pensavam sobre si mesmas.
Por favor, tome cuidado porque Satanás tentará encher sua mente ( se lhe for permitido) com todos os tipos de pensamentos negativos sobre você mesmo. Ele começou cedo construindo fortalezas em sua mente, muitas delas negativas, sobre você e sobre como outras pessoas se sentem sobre você. Ele sempre arranja umas poucas situações nas quais você experimenta rejeição, então ele pode trazer a dor dela de volta à sua lembrança durante um tempo em que você está tentando fazer algum progresso.
O medo do fracasso e da rejeição mantém muitas pessoas no deserto. Os muitos anos sendo escravos no Egito e vivendo sob maus tratos extremos haviam deixado a vergonha sobre is israelitas. É interessante notar que quase ninguém da geração que inicialmente saiu com Moisés entrou na Terra Prometida. Seus filhos é que entraram. Apesar disso, Deus lhes disse que ele precisava tirar o opróbrio deles.
A maioria deles havia nascido no deserto, depois que seus pais deixaram o Egito. Como poderiam eles ter o opróbrio do Egito sobre eles, quando nem mesmo viveram lá?
Coisas que estavam sobre seus pais poder ser passadas a você. Atitudes, pensamentos e padrões de comportamento podem ser herdados. Uma mentalidade errada que seus pais tiveram pode se tornar sua mentalidade. A maneira como você pensa sobre determinado assunto pode lhe ser transmitida, e você nem mesmo sabe por que pensa dessa forma.
Um pai que tem uma auto-imagem pobre, uma atitude de inutilidade e uma mentalidade do tipo "não- mereço-as-bençãos- de-Deus" pode, definitivamente, transmitir essa mentalidade a seus filhos.
Embora tenha falado sobre isso neste livro, como é uma área tão importante, deixe-me mencionar outra vez que você precisa estar conciente do que se passa em sua mente em relação a si próprio. Deus está desejoso de lhe dar misericórdia pelas suas falhas se você estiver desejoso de recebê-la. Ele não recompensa o perfeito que não tem falhas e jamais comete erros, mas aqueles que põem sua fé e sua confiança nEle.
SUA FÉ EM DEUS LHE AGRADA
De fato, sem fé é impossível agradar [e satisfazer] a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia [necessariamente] que ele existe e que se torna galadoador dos que o buscam [sinceramente e diligentemente]
Hebreus 11.6
Por favor, note que sem fé você não pode agradar a Deus; portanto, sejam quantas forem as "boas obras" que você faz, isso não o agradará se forem feitas para "comprar" seu favor.
Qualquer coisa que façamos por Deus deveria ser porque O amamos, não porque estamos tentando conseguir alguma coisa dEle.
Essa passagem poderosa diz que Deus é um galardoador daqueles que O buscam diligentemente. Eu me regozijei quando finalmente vi isso! Sei que cometi muitos erros no passado, mas também sei que tenho buscado o Senhor diligentemente, com todo o meu coração. Isso significa que me qualifico para as recompensas. Decidi muito tempo atrás que receberia todas as bençãos que Deus quisesse me dar.
O Senhor queria levar os israelitas à Terra Prometida e abençoá-los além de seus sonhos mais extraordinários, mas primeiro Ele tinha de remover o opróbrio deles. Eles não poderiam receber dEle adequadamente enquanto estivessem oprimidos com vergonha, culpa e desgraça.
ACIMA DO OPRÓBRIO
Assim como [por seu a amor] nos escolheu [na verdade, ele nos tomou para si próprio como propriedade dele] nele [em Cristo] antes da fundação do mundo, para sermos santos [consagrados e separados para ele] e irrepreensíveis perante ele; e em amor.
Efésios 1.4
Essa é uma passagem maravilhosa! Nela o Senhor nos diz que somos dEle e estabelece o que Ele quer para nós - que saibamos que somos amados, especiais, valiosos e que deveríamos ser santos, irrepreensíveis e estar acima do opróbrio.
Naturalmente deveríamos fazer o possível para vivermos uma vida santa. Mas, graças a Deus, quando cometemos erros, podemos ser perdoados e restaurados à santidade, feitos outra vez irrepreensíveis e acima do opróbrio - tudo "nEle".
SEM OPRÓBRIO OU CENSURA
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes improspera [sem repreender nem censurar]; e ser-lhe-á concedida.
Tiago 1.5
Essa é outra grande passagem que nos ensina a receber de Deus livres de qualquer vergonha.
Tiago tinha estado falando a pessoas que estavam experimentando provações e agora ele está lhes dizendo que, se precisassem de sabedora na situação deles, deveriam pedia a Deus, Ele lhes assegura que não os repreenderá nem censurará - Ele simplesmente os ajudará.
Você jamais atravessará o deserto sem uma grande ajuda de Deus. Mas, se tiver uma atitude negativa sobre si mesmo, mesmo que Ele tente ajudá-lo, você não a receberá.
Se você desejat ter uma vida vitoriosa, poderosa e positiva, não pode ser negativo sobre si mesmo. Não olhe apaenas para quão longe terá de ir, mas para quão longe já chegou. Considere seu progresso e lembre-se de Filipenses 1.6:... Estou plenamente certo de que aquele que começou a boa obra em vós há de completá0la até ao Dia de Cristo Jesus.
Pense e fale positivamente sobre si mesmo!
O Campo de Batalha da MEnte
Joyce Meyer
Fim do Capítulo 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.