sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Não me faça esperar por nada; mereço tudo imediatamente - Cap 20

c

A PACIÊNCIA É REVELADA PELAS PROVAÇÕES

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o [enfrentardes ou] passardes por várias provações [de qualquer tipo, ou cairdes em várias tentações].
Sabendo [e entendendo] que a provação [e teste] da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança [constância e paciência].
Ora, a perseverança [e a constância e a paciência] deve ter ação completa [e fazer um trabalho completo], para que sejais [pessoas] perfeitas e íntegras [sem defeito], em nada deficientes.
Tiago 1.2-4

A paciência é fruto do Espírito (Gálatas 5.22) e é depositada no espírito de cada pessoa nascida de novo. A revelação ou a manisfestação da paciência pelo seu povo é muito importante para o Senhor. Ele quer que outras pessoas vejam seu caráter por meio dos seus filhos.
O capítulo 1 do livro de Tiago nos ensina que quando nos tornamos perfeitos não estaremos precisando de mais nada. O diabo não pode controlar um homem paciente.
Tiago 1 também nos ensina que deveríamos nos regozijar quando nos encontramos envolvidos em situações difíceis, sabendo que o método que Deus usa para revelar a paciência em nós é pelo que a versão New King James chama de "várias provações".
Tenho descoberto em minha própria vida que "várias provações", finalmente, revelaram a paciência em mim, mas primeiro me trouxeram uma porção de outras coisas que não era, características divinas:coisas como orgulho, ira, rebeldia, autopiedade, lamentação e muitas outras. Parece que essas outras coisas devem ser enfrentadas e trabalhadas antes que a paciência surja.

PROVAÇÕES OU DIFICULDADES?

Então partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente (deprimido, muito desencorajado) no caminho [por causa das provações].
Números 21.4

Se você se lembra, uma atitude impaciente foi uma das mentalidades de deserto que mantiveram os israelitas vagueando nele por quarenta anos.
Como poderiam essas pessoas estar prontas para entrar na Terra Prometida e expulsar os atuais ocupantes para que pudessem possuir a terra se eles não podiam nem mesmo permanecer pacientes e imperturbáveis durante uma pequena dificuldade?
Realmente, encorajo-o a trabalhar com o Espírito Santo enquanto ele desenvolve o fruto da paciência em você. Quando mais você lhe resistir, mais longo será o processo. Aprenda a responder pacientemente a todos os tipos de provações e você se descobrirá vivendo uma qualidade de vida que não é apenas suportada, mas desfrutada em sua plenitude.

A IMPORTÂNCIA DA PACIÊNCIA E DA PERSISTÊNCIA

Com efeito, tendes necessidade de [paciência e ] perseverança, para que, havendo feito [e realizado inteiramente] a vontade de Deus, [e portanto recebais e] alcanceis [e desfruteis plenamente] a promessa.
Hebreus 10.36

Essa passagem nos diz que sem paciência e perseverança não receberemos as promessas de Deus. E Hebreus 6.12 nos diz que é apenas por meio da fé e da paciência que herdamos as promessas.
O homem orgulhoso corre na força da sua própria carne e tenta fazer as coisas acontecerem no seu tempo. O orgulho diz: "Estou pronto agora"! A humildade diz: "Deus sabe melhor e ele não se atrasará"!
Um homem humilde espera pacientemente; na verdade, ele tem um "temor reverencial" de se mover na força da sua própria carne. Mas um homem orgulhoso tenta uma coisa após a outra, todas sem sucesso.

UMA LINHA RETA NEM SEMPRE
É A DISTÂNCIA MAIS CURTA PARA UM OBJETIVO


Há caminhos que parece direito ao homem [e parece reto a ele], mas afinal são caminhos de morte.
Provérbios 16.25

Precisamos aprender que no mundo espiritual, às vezes, uma linha reta não é menor distância entre nós e onde queremos estar. Pode ser apenas a distância mais curta para a destruição.
Devemos aprender a ser pacientes e esperar no Senhor, mesmo que pareça que Ele esteja nos levando por um caminho de círculos para chegarmos ao nosso destino almejado.
Há multidões de cristãos infelizes, vazios no mundo, simplesmente porque eles estão tentando fazer alguma coisa acontecer em vez de esperar pacientemente que Deus faça com que as coisas aconteçam em Seu próprio tempo e da Sua própria maneira.
Quando você estiver tentando esperar em Deus, o diabo aprisionará sua mente continuamente, exigindo que você "faça alguma coisa". Ele quer movê-lo em zelo carnal porque sabe que a carne não lucra nada (João 6.63; Romanos 13.14)
Como vimos, a impaciência é sinal de orgulho, e a única resposta ao orgulho é a humildade.

HUMILHE-SE E ESPERE NO SENHOR

Humilhai-vos [minimizai-vos, diminui-vos em vosso próprio conceito], portanto, sob a poderosa não de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.
1 Pedro 5.6

A frase "Diminua-se em sua própria estima" não significa que você deve pensar mal a seu respeito. Ela simplesmente significa "Não pense que você pode resolver todos os seus problemas sozinho".
Em vez de tomarmos os problemas orgulhosamente em nossas próprias mãos, devemos aprender a nos humilharmos debaixo da poderosa mão de Deus. Quando Ele souber que o tempo está correto, nos exaltará e nos levantará.
Quando esperamos em Deus e nos recusamos a nos mover no zelo da carne, acontece um "morrer para o eu". Começamos a morrer para nossos próprios caminhos e para nosso próprio tempo e a viver para a vontade e o caminho de Deus para nós.
Deveríamos estar sempre prontamente obedientes para fazer qualquer coisa que Deus nos pedisse, mas deveríamos também ter um temor piedoso do orgulho carnal. Lembre-se: é o orgulho que está a raiz da nossa impaciência. O homem orgulhoso diz: "Por favor, não me faça esperar por nada; mereço tudo imediatamente".
Quando você for tentado a se tornar frustrado e impaciente, recomendo-lhe que comece a dizer: "Senhor, quero a Tua vontade e o Teu tempo. Não quero estar na Tua frente, enm quero estar atrás de Ti. Ajuda-me, Pai, a esperar pacientemente em Ti".

O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer

Fim do capítulo 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.