segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

PARTE 3 - MENTALIDADES DE DESERTO -




INTRODUÇÃO


[É apenas] jornada de onze dias há desde Horebe, pelo caminho da montanha de Seir, até Cades- Barnéia [na fronteira de Canãa; ainda assim Israel levou quarenta anos para atravessá-la]
Deuteronômio 1.2

O povo da nação de Israel vagou sem rumo no deserto por quarenta anos fazendo uma jornada que era, na realidade, de onze dias. Por que? Foram seus inimigos, suas circunstâncias, as provações ao longo do caminho ou algo inteiramente diferente que os impeliu de chegar ao destino?
Quando eu refletia sobre essa situação, Deus me deu uma revelação poderosa que tem ajudado tanto a mim como também a milhares de outras pessoas. O Senhor me disse: "Os filhos de Israel gastaram anos no deserto fazendo uma jornada de onze dias porque eles tinham uma 'mente de deserto'".

VOCÊ FICOU AQUI POR MUITO TEMPO

O Senhor nosso Deus, nos falou em Horebe, dizendo: Tempo bastante haveis estado neste monte.
Deuteronômio 1.6

Realmente não deveríamos olhar para os israelitas com tanta surpresa porque a maioria de nós faz a mesma coisa que eles fizeram. Nós nos mantemos andando em volta da mesma montanha, em vez de fazer progresso. O resultado é que levamos anos para experimentar vitória sobre alguma coisa com a qual poderíamos e deveríamos ter lidado rapidamente.
Penso que o Senhor está nos dizendo a mesma coisa que ele disse aos filhos de Israel no tempo deles:

Tempo bastante haveis estado neste monte; é hora de continuar.

FIXE SUA MENTE E MANTENHA-A FIXA

[Fixai as vossas mentes e ] pensais nas coisas lá do alto (as coisas mais altas), não nas que são aqui da terra.
Colossenses 3.2

Deus me mostrou dez "mentalidades de deserto" que os israelitas tinham e que os mantiveram no deserto. Esse é um tipo errado de mentalidade.
Podemos ter mentalidades certas ou erradas. As certas nos beneficiam e as erradas nos machucam e atrasam nosso progresso. Colossenses 3.2 nos ensina a fixar nossa mente e a mantê-la fixa. Precisamos fixar nossa mente na direção correta. Mentalidades erradas não apenas as afetam nossas circunstâncias, mas também nossa vida interior.
Algumas pessoas vivem em um deserto, enquanto outras são um deserto.
Houve um tempo em que minhas circunstâncias não eram realmente ruins, mas eu não podia desfrutar qualquer coisa em minha vida porque era um "deserto" por dentro. Eu e Dave tinhamos uma ótima casa, três filhos adoráveis, bons empregos e dinheiro suficiente para vivermos confortavelmente. Eu não podia desfrutar nossas bençãos porque eu tinha diversas mentalidades de deserto. Minha vida me parecia ser um deserto porque era assim que eu enxergava tudo.
Algumas pessoas vêem as coisas negativamente porque experimentaram circunstâncias infelizes em toda a vida e não conseguem imaginar nada melhor. Há algumas pessoas que vêem tudo como mau e negativo simplesmente porque essa é a maneira que elas são por dentro. Seja qual for a causa, uma perperctiva negativa deixa uma pessoa infeliz e sem probalidade de fazer qualquer progresso em direção à Terra Prometida.
Deus havia tirado os filhos de Israel da escravidão do Egito para irem à terra que ele havia prometido dar-lhe como herança eterna - uma terra da qual manava leite e mel e todas as coisas boas que eles podiam imaginar: uma terra onde não haveria escassez de qualquer coisa de que eles precisassem, uma terra de prosperidade em todos os aspectos da existência deles.
A maior parte da geração que o Senhor tirou do Egito jamais entrou na Terra Prometida; em vez disso, morreram no deserto. Para mim, essa é uma das coisas mais tristes que pode acontecer a um filho de Deus - ter tanto à disposição e, apesar disso, jamais ser capaz de usufruir nada.
Fui uma dessas pessoas por muitos anos da minha vida cristã. Estava a caminho da Terra Prometida (o céu), mas não estava desfrutando a viagem. Estava morrendo no deserto. Mas, graças a misericórdia de Deus, uma luz brilhou na minha escuridão, e Ele me conduziu para fora.
Oro para que esra parte do livro seja uma luz para você e o prepare para sair do seu deserto para a gloriosa luz do maraavilhoso Reino de Deus.

O CAMPO DE BATALHA DA MENTE
JOYCE MEYER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.