sábado, 20 de fevereiro de 2010

Meu comportamento pode estar errado, mas não é minha culpa - Cap 21




MENTALIDADE DE DESERTO # 6

Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu [do fruto] da árvore, e eu comi.
....Respondeu a mulher: A serpente me enganou (me iludiu, levou a melhor e me ludibriou), e eu comi.
Gênesis 3.12-13

A relutância de alguém em assumir responsabilidade pelas próprias ações, colocando a culpa de tudo o que está errado ou sai errado em outra pessoa é um motivo muito sério para uma vida de deserto.
Vemos o problema se manifestando desde o início dos tempos. Quando confrontados pelo seu pecado no Jardim do Éden, Adão e Eva culparam um ao outro, a Deus e ao diabo, evadindo-se, portanto, da responsabilidade pessoal pelas ações deles.

É TUDO CULPA SUA!

Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar.
Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
Então, Saraí, mulher de Abrão, tomou Agar; egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuires; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o Senhor entre mim e ti.
Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e la fugiu de sua presença.
Gênesis 16. 1-6

A mesma cena representada por Adão e Eva é vista aqui na disputa entre Abrão e Sara. Eles estavam consados de esperar que Deus cumprisse sua promessa de uma criança nascida deles, então apelaram para a carne e "fizeram do jeito deles". Quando as coisas saíram erradas e começaram a causar problemas, eles começaram a culpar um ao outro.
No passado, observei esse mesmo tipo de cena inúmeras vezes, em meu próprio lar, entre Dave e eu. Parecia que estávamos continuamente nos evadindo dos problemas reais da vida, jamais querendo enfrentar a realidade.
Recordo-me vivamente de ter orado para que Dave mudasse. Eu estava lendo a Bíblia e via mais e mais is defeitos dele e como ele precisava ser diferente! Enquanto orava, o Senhor flou comigo:" Joyce, Dave não é o problema....Você é o problema."
Fiquei desolada. Chorei e chorei. Chorei por tres dias por que Deus estava me mostrando com era viver na mesma casa comigo. Ele me mostrou como eu tentava controlar tudo o que acontecia, como resmungava e me queixava - e por aí afora. Foi uma bofetada chocante no meu orgulho, mas foi também o início da minha recuperação com o Senhor.
Como a maioria das pessoas, eu colocava a culpa de tudo em alguém mais ou em alguma circunstância além do meu controle. Pensava que estava agindo mal porque havia sido abusada, mas Deus me disse: "O abuso pode ser a razão de você agir dessa forma, mas não o use como desculpa para permanecer assim"!
Satanás trabalha com afinco em nossa mente - construindo fortalezas que nos impedem de enfrentar a verdade. A verdade nos libertará, e ele sabe disso!
Não creio que exista algo mais penoso emocionalmente do que enfrentar a verdade sobre nós mesmos e nosso comportamento. Como é penoso! A maioria das pessoas foge disso. É razoávelmente fácil enfrentar a verdade sobre alguma outra pessoa - mas quando precisamos nos enfrentar, achamos muito difícil.

SE...

E o povo falou contra Deus e contra Móises: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil (despresível, insubstancial).
Números 21.5

Como você deve se lembrar, os israelitas queixavam-se de que todos os seus problemas eram por culpa de Deus e de Moisés. Eles se eximiram com sucesso de qualquer responsabilidade pessoal por estarem no deserto por um tempo tão longo. Deus me mostrou que esta foi uma das principais mentalidades de deserto que os manteve lá por quarenta anos.
Foi também uma das principais razões por que gastei tantos anos caminhando em volta das mesmas montanhas em minha vida. Minha lista de desculpas porque estava agindo mal era infindável:
"Se não tivesse sido abusada quando criança, eu não seria mal-humorada"
"Se meus filhos me ajudassem mais, eu agiria melhor".
"Se Dave não jogasse golfe aos sábados, eu não seria tão solitária".
"Se Dave me comprasse mais presentes, eu não seria tão negativa".
"Se eu não tivesse de trabalhar, não estaria tão cansada e irritável." (Então deixei o emprego, e então...)
"Se pudesse sair mais de casa, eu não ficaria tão aborrecida!"
"Se apenas tivesse mais dinheiro".
"Se nós tivessemos nossa própria casa..." (Então compramos uma e...)
"Se pelo menos não tivéssemos tantas contas..."
"Se tivéssemos vizinhos melhores ou amigos diferentes."
Se! Se! Se! Se! Se! Se! Se! Se! Se!

MAS...

Disse o Senhor a Moisés:
Envia homens que espiem [vós mesmos] a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual princípe entre eles.
Enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo o mandado do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel...
Ao cabo de quarenta dias, voltaram de espiar a terra.
Caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-çhes conta, a eles e a toda congregação e mostraram-lhe o fruto da terra.
Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vicos ali os filhos de Anaque [de grande estatura e coragem]
Números 13.1-2, 25-28

"Se" e "mas" são as duas palavras mais enganosas que Satanás planta em nossa mente. Os doze espias que foram enviados à Terra Prometida como patrulha de reconhecimento voltaram com um cacho de uvas tão grande que tinha de ser carregado em uma estaca por dois homens, mas o relatório que deram a Moisés e ao povo foi negativo.
Foi o "mas" que os derrotou! Eles deveriam ter mantido os olhos em Deus, e não no problema em potencial.
Uma das razões de nossos problemas nos derrotarem é porque pensamos que eles são maiores do que Deus. Essa pode ser também a razão por que temos dificuldade em enfrentar a verdade. Não estamos certos de que Deus pode nos mudar, então nos escondemos de nós mesmos, em vez de nos encararmos como realmente somos.
Agora não me é tão difícil encarar a verdade sobre mim mesma quando Deus está tratando de mim, porque sei que Ele pode me mudar. E já vi o que Ele pode fazer e confio nEle. Entretanto, no início da minha caminhada com Ele, era difícil. Tinha passado a maior parte da minha vida me escondendo de uma coisa ou de outra. Tinha vivido na escuridão por um tempo tão longo que sair para a luz não foi fácil.

O Campo de Batalha da Mente
Joyce Meyer

Continua o Cap. 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.