terça-feira, 2 de março de 2010

Vou fazer do meu jeito ou, então, não faço de jeito nenhum


DEUS QUER OBEDIÊNCIA, NÃO SACRIFÍCIO!

Porém Samuel disse (ao rei Saul): Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar (imagens domésticas de boa sorte). Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejais rei.

1 Samuel 15.22-23

Um exame da vida de Saul nos mostra vividamente que lhe foi dada uma oportunidade de ser rei. Ele não manteve a posição por muito tempo por causa da teimosia e rebeldia. Ele tinha suas próprias idéias sobre as coisas.

Certa vez, quando o profeta Samuel estava corrigindo Saul por não fazer o que havia instruído a fazer, a resposta de Saul foi: "Eu achei que...". Ele, então, continuou expressando sua idéia de como ele pensava que as coisas deveriam ser feitas (1Samuel 10.6-8; 13.8-14). A resposta de Samuel ao rei Saul foi que Deus desejava obediência, não sacrifício.

Frequentemente não queremos fazer o que Deus pede e, então, tentamos fazer alguma coisa para compensar nossa desobediência.

Quantos filhos de Deus deixam de "reinar como reis na vida" (Romanos 5.17; Apocalipse 1.6) por causa da sua teimosia e rebeldia!

A introdução ao livro de Eclesiastes na Bíblia Amplificada diz isto "O propósito deste livro é insvestigar a vida como um todo e ensinar que em ultima análise a vida é sem sentido sem o respeito e reverência apropriados a Deus".

Devemos nos lembrar de que sem obediência não há respeito e reverência apropriados. A rebeldia demonstrada por muitos filhos hoje é causada por falta de respeito e reverência aos pais. Isso geralmente é culpa dos pais, porque eles não viveram diante dos seus filhos uma vida que evocaria respeito e reverência.

A maioria dos estudiosos concorda que o livro de Eclesiastes foi escrito pelo rei Salomão, que recebeu mais sabedoria de Deus do que qualquer outro homem. Se Salomão tinha tanta sabedoria, como poderia ter cometido tantos erros tristes em sua vida? A resposta é simples: é possível ter alguma coisa e não usá-la. Nós temos a mente de Cristo, mas sempre a usamos? Jesus foi feito para nós sabedoria de Deus, mas sempre usamos sabedoria?

Salomão queria ir pelo seu próprio caminho e fazer as suas próprias coisas. Ele passou a sua vida tentando, primeiro, uma coisa e depois, outra. Ele teve toda e qualquer coisa que o dinheiro pode comprar - o melhor de cada prazer do mundo - e, entretanto, isto é o que ele disse na conclusão do seu livro:

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus [reverencia-o e presta-lhe culto, sabendo que ele é] guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem [o propósito pleno e original da criação de Deus, o objeto da providência de Deus, a raiz do caráter, o fundamento de toda felicidade, a adequação de todas as circustâncias e condições desarmoniosas debaixo do sol].

Eclesiastes 12.13

Deixe-me colocar com minhas próprias palavras o que entendo dessa passagem:

"O inteiro propósito da criação do homem é que ele reverencie e adore a Deus por meio da obediência a Ele. Todo caráter divino deve estar enraizado na obediência - é o fundamento de toda a felicidade. Ninguém pode ser verdadeiramente feliz sem ser obediente a Deus. Qualquer coisa em nossa vida que esteja fora de ordem será ajustada pela obediência. A obediência é obrigação total do homem."

No que me diz respeito, essa é uma passagem admirável e eu o encorajo a continuar estudando-a.

Obediência e deobediência:

Ambas têm consequências

Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.

Romanos 5.19

Nossa escolha para obedecer ou não obedecer não apenas afeta a nós, mas a multidões de outras pessoas. Apenas pense nisto: se os israelitas tivessem obedecido a Deus prontamente, a vida deles teria sido longa. Muitos deles e seus filhos morreram no deserto porque não se submeteram à vontade de Deus. Seus filhos foram afetados pelas suas decisões, e assim são os nossos.

Recentemente, meu filho mais velho disse: "Mamãe, tenho alguma coisa para lhe dizer e posso chorar, mas me escute". Então ele continuou dizendo: "Tenho pensado sobre você e o papai e os anos que vocês têm colocado neste ministério e em todas as vezes que vocês escolheram obedecer a Deus e como nem sempre foi fácil para vocês. Percebo, mamãe, que você e o papai passaram por coisas que ninguém sabe, e quero que você saiba que está manhã Deus me fez consciente de que estou sendo beneficiado com a obediência de vocês e agradeço-lhes por isso".

O que ele disse sgnificou muito para mim e lembrou-me de Romanos 5.19.

Sua decisão de obedecer a Deus afeta outras pessoas, e quando você decide desobedecer isso também afeta outros. Você pode desobedecer a Deus e escolher permanecer no deserto, mas, por favor, tenha em mente que se você agora tem ou terá filhos e sua decisão os manterá no deserto com você. Eles conseguirão sair quando crescerem, mas posso assegurar-lhe que pagarão um preço por sua desobediência.

Sua vida poderia estar em melhores condições se alguém em seu passado tivesse obedecido a Deus.

A obediência é uma coisa de longo alcance; ela fecha os portões do inferno e abre as janelas do céu.

Eu poderia escrever um livro inteiro sobre a obediência, mas por agora simplesmnte quero chamar a atenção para o fato de que uma vida de desobediência é fruto de pensamento ERRADO.

TRAGA TODO PENSAMENTO CATIVO A CRISTO

Porque as armas da nossa milícia não são carnais [armas de carne e sangue], e sim poderosas em Deus, para [demolir e] destruir fortalezas,

Anulando nós sofismas [teorias e questionamentos] e toda altivez [e coisa grandiosa] que se levante contra o [verdadeiro] conhecimento de Deus e levando cativo todo pensamento [ e propósito] à obediência de Cristo ( o Messias, o Ungido).

2 Corintios 10.4-5

São nossos pensamentos quem muito frequentementem nos colocam em problemas, Em Isaías 55.8, o Senhor diz: Porque meus pensamentos não são vossos pensamentos, nem vossos caminhos meus caminhos... Não importa o que eu ou você possamos pensar, Deus escreveu seus pensamentos para nós em seu livro chamado Bíblia. Devemos escolher examinar nossas pensamentos à luz da Palavra de Deus, sempre desejando submetê-los aos pensamentos de Deus, sabendo que os dEle são melhores.

Esse é exatamente o ponto central de 2Coríntios 10.4-5. Examine o que está em sua mente. Se concordar com os pensamentos de Deus (a Bíblia), então lace fora seus próprios pensamentos e pense os dEle.

As pessoas vivem na vaidade da sua própria mente não apenas destroem a sim mesmas, mas muito frequentemente trazem destruição aos outros à sua volta.

A mente é o campo de batalha!

É nessa esfera da mente que você vencerá ou perderá a guerra que Satanás deflagrou. É a minha sincera oração que este livro o ajude a lançar fora as imaginações e cada coisa elevada e altiva que se exalte contra o conhecimento de Deus, trazendo todo pensamento cativo à obediência de Jesus Cristo.

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.