sexta-feira, 16 de abril de 2010






SABER

Leitura Bíblica:
Jó 42. 1-6
_______________                                                                                                                                      
Sei em quem tenho
crido (2Tm 1.12)

_______________     


                                                Jó é conhecido por sua paciência, entretanto prefiro vê-lo como o homem que achava que sabia. Ele era rico e bem-sucedido, mas perdeu tudo, até a saúde. Quase todo o livro de Jó mostra um homem angustiado dizendo constantemente que queria ter um encontro com Deus, para cobrar-lhe explicações. Esse encontro aconteceu, mas foi Deus quem falou : - "Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras em conhecimento" (Jó 38.2). Após ouvir algumas perguntas, o engasgado Jó diz: - "Ponho a mão sobre a minha boca" (Jó 40.4).
                                                Embora sem ter nenhuma de suas perguntas respondida, a experiência diante da grandeza de Deus levou Jó a um novo patamar: "Meus ouvidos já tinham ouvido  a teu respeito, mas agora meus olhos te viram".
                                                 A ânsia do saber tem movido a humanidade em direção ao progresso, e uma das expressões que mais dificilmente usamos é: "Não sei". No entanto, poucas outras deveriam ser tão utilizadas. Afinal, não sei explicar Deus, a criação, a obra de Deus em Jesus Cristo e a atuação dp Espírito Santo. Creio que Deus é triúno, mas não sei explicar. Por que algumas vezes ele age, mas em outras parece cruzar os braços? Na verdade nem ao menos sei do que sou capaz, ou o que me vem pela frente.
                                                  Por outro lado, a palavra "saber" tem mais um significado o de experimentar os sabor. Por exemplo: saber chocolate é sentir o sabor do chocolate (algo como "saborear").
                                                    Talvez então possamos dizer que, se por um lado Jó continuou sem o conhecimento intelectual ("sem saber") das explicações a respeito do agir de Deus, passou a "saber"  Deus conhecendo como é experimentá-lo. Em outras palavras agora não dependia mais do conhecimento teológico sobre Deus, mas do que sabia por te experimentado sua presença.
                                                      Feliz aquele que sabea ( isto é, experimentou como é) aquele em quem tem crido. Quem assim o sabe, não tem necessidade de explicá-lo. - MHJ

                                               Conhecer Deus é mais importante do que saber
                                                            explicar fatos a respeito dele.






Pão Diário

www.transmundial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.