quinta-feira, 29 de abril de 2010



AS PEDRAS


Leitura Bíblica
2Coríntios 1.3-6

_____________________

Na minha angustia clamei
ao Senhor; e o Senhor me
respondeu, dando-me
ampla liberdade
Sl 118.5
_____________________


                                                    Constantemente culpamos os problemas que passamos para justificar nosso mau humor, nossa preguiça, nossa tristeza. É certo que as pedras no caminho podem atrapalhar nossa
caminhada, mas também é certo que na maioria das vezes  essas mesmas pedras nos fazem mais fortes. Uma poesia chamada "A Pedra" (não conheço seu autor) diz o seguinte: - "O distraído nela tropeçou. O bruto a usou como projétil. O empreendedor, usando-a, construiu. O camponês, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Carlos Drumond a poetizou. Já Davi, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura. E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra , mas no homem". Não existe "pedra" no caminho que você não possa aproveitar para o seu próprio crescimento. O ser humano é extremamente sensível, por isso facilmente faz de pequenas pedras grandes muralhas. É preciso entender que, sejam quais forem as pedras que encontraremos em nossa caminhada,podemos viver felizes e alcançar grandes conquistas. "Alegrem-se sempre no Senhor" afirma o apóstolo Paulo (Fp 4.4). É o mesmo Paulo que em 2Co 11 usa quase todo o capítulo para descrever as dificuldades que já havia enfrentado, com naufrágios, prisões, espancamentos, fome, perigo de morte, etc. Paulo entende que os problemas tinham como objetivo distraí-lo de seu alvo, que era viver com simplicidade e pureza nos caminhos de Deus. Não importa o tamnho do problema que enfrentamos em nossas vidas: podemos sempre entender a vida como benção. Podemos sempre viver com gratidão e força se buscarmos a companhia de Deus em nossa caminhada. Ele nos conforta em toda a nossa tribulação. O caminho de todos  é bem parecido, o que difere é como nos comportamos na caminhada. O problema não está naquilo que estamos passando e sim no modo como passamos pelas dificuldades - HSG


         CONTE COM DEUS PARA FAZER DE SEUS
                                          PROBLEMAS UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Pão Diário
                                                    
                                                     

terça-feira, 27 de abril de 2010


PRATIQUE ORAÇÃO


Leitura Bíblica:
1Timóteo 2. 1-8
__________________

A oraçãõ de um justo é
poderosa e eficaz
(Tg 5.16b)
__________________

                                                        É comum todos nós ouvirmos críticas ao governo, críticas às autoridades, críticas às empresas em que trabalhamos e críticas até mesmo aos membros da nossa própria família.

                                                        As razões para todas essas críticas são muitas : corrupção, má gestão, imjustiças, maus comportamentos. mau exemplo, erros cometidos e por aí vai.... Infelizmente, esta é a tendência de toda pessoa humana.

                                                         O problema é que, enquanto ouvimos as críticas e continuamos criticando os outros, as coisas não mudam, e parece que vão ficando cada vez piores. E se não ficarem piores em torno de nós, pioram dentro de nós, seja porque nossa imaginação aumenta seu tamanho quando nos ocupamos com elas, seja porque cultivamos um rancor que envenena nosso espírito sem trazer nada de bom.

                                                           Diante de toda essa situação, você já pensou em orar para que Deus mude as circunstâncias? Se você ainda não pensou nisso e nem tentou orar, que tal começar?

                                                          No texto básico da meditação de  hoje está bem clara a recomendação divina: "Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade" ( v 1,2).

                                                           Pelo que lemos nesses versículos, se desejarmos viver uma vida tranquila e pacífica, com toda piedade e dignidade, não existe outro caminho a não ser a oração. Portanto, não adianta criticar, nem ficarmos ressentidos diante de corrupção, má gestão, injustiças ou maus comportamentos.

                                                           Experimente a prática da oração; suplicando, intercedendo, como também dando graças por todos os homens. Fazendo assim. Deus agirá em nossa vida e também nas situações que nos cercam - MM

                    

                                                         A oração é a alavanca que faz mudar
                                                                     as situações difíceis.


Pão Diário




 

domingo, 25 de abril de 2010



ESTÁS VENDO?


Leitura Bíblica:
Números 22.21-35

_____________________

Quem tem meus manda-
mentos e lhes obedece,
esse é o que me ama.
Aquele que me ama será
amado por meu Pai e eu
também o amarei e me
revelarei a ele (Jo 14.21).
______________________

                                                              A Bíblia não é um livro de fábulas. Jesus contou algumas histórias que ilustravam alguma situação da vida real. Mas as demais situações descritas tanto no Antigo como no Novo Testamento de fato ocorreram. É isso que nós, cristãos, cremos. Assim, fico imaginando uma situação como a da leitura de hoje. Um sujeito gritando com uma mula que - pasme! - estava reclamando por ter apanhado já três vezes.

                                                              Deus realmente tem muito bom - humor. Balaão estava indo descaradamente desobedecer a uma ordem do Eterno quando viu  sua viagem interrompida por uma mula que, além de muito teimosa, era falante. Tudo porque via o Anjo do Senhor, a quem Balaão não conhecia enxergar. E para piorar, quando ele o enxergava, faz no versículo 34 como aquele motorista da piada que, ao passar o sinal vermellho foi parado por um guarda, que lhe perguntou: "O senhor não viu o sinal vermelho?". A resposta imediata foi: "O sinal eu vi. Não tinha visto o Senhor". Há pelo menos duas lições interessantes nesta história. A primeira diz a respeito ao próprio Balaão. Ele, por ganância, estava indo diretamente rumo à desobediência. Tão cego pelo ganho material que não conseguia ver o próprio Deus mudando seu caminho. Não é difícil nos deixarmos levar por nossas próprias convicções sem perceber a vontade de Deus. Por isso, precisamos estar atento à sua voz. A segunda vem da mula. Deus poderia ter usado qualquer coisa para falar com Balaão. Poderia ter aparecido diretamente a ele. Mas preferiu dar um choque no profeta ao fazer o animal falar. Significa dizer; não despreze ninguém. Às vezes o preconceito nos fecha os ouvidos a quem tem algo de Deus para nós. A história de Balaão nos ensina o que Jesus declara em João 14.21. Sejamos, pois, obedientes à voz de Deus para que ele se revele a nós. - IAO


                                                          Deus está sempre pronto a se revelar.              
                                                             Temos de estar prontos a ouvi-lo.

Pão Diário
http://www.transmundial.com.br/

sábado, 24 de abril de 2010

                        



                                                                 CONTAS


Leitura Bíblica:
Lucas 19.11.27
_________________

Então mandou chamar
os servos a quem de-
ra o dinheiro, a fim de
saber quanto tinham
lucrado (Lc 19.15)
_________________

                                                Durante seu ministério, Jesus contou muitas parábolas como resposta a alguma situação do cotidiano. Quando ele estava indo com seus discípulos para Jerusalém, as pessoas achavam que aquele seria o momento em que Jesus manisfestaria o Reino de Deus. Jesus contou, então, a parabóla das minhas, na qual deixa claro que ele se ausentaria por um tempo antes da manifestação final do Reino. Enquanto isso deixaria seus discípulos com uma missão neste mundo.

                                                  Com essa parábola Jesus ensinou algumas lições.
                                                 A primeira delas é que o rei deixou uma ordem para os servos: - "Negociai" (v 13). O verbo negociar está no imperativo, ou seja, é uma ordem, e portanto não havia outra opção para os servos.
                                                  Em segundo lugar, pode-se notar outra opção para os servos. Em segundo  lugar, pode-se notar uma certeza de que o rei voltaria:  "... até a minha volta" (v 13).
                                                  A terceira  lição é que o retorno do rei traz um acerto de contas com cada servo. Qualquer que fosse a vontade deles ou cada um fez, todos tiveram de prestar contas.

                                                  Estes três aspectos dizem respeito também a nós. Em primeiro lugar, todos recebemos muitas coisas do Senhor (tempo, bens, habilidades...) e também a ordem de "negociar", ou seja, fazer essas coisas render neste mundo. Como exemplo temos o imperativo de evangelizar o mundo (Mc 16.15) Em segundo lugar, podemos ter a certeza: Jesus voltará (Mt 24.27-30 , At 1.11). A Bíblia nos deixa seguros do retorno de Jesus. E por último, podemos estar certos de que na sua volta haverá um acerto de contas. No momento em que ele retornar, cada um dará contas daquilo que fez durante a sua vida, quisesse ou não fazê-lo.
                                                   O que você tem feito com o que Deus colocou em suas mãos? Você está ciente de que o retorno de Cristo está próximo e que você terá de prestar contas a ele? -  CK



                                            Você está pronto para o dia de
                                                           prestação de contas com Deus?

Pão Diário


sexta-feira, 23 de abril de 2010



NOVO DIA

Leitura Bíblica
Jeremias 7.23-26

___________________
Assim diz o Senhor, o
seu redentor, o Santo
de Israel: "Eu sou o
Senhor, o seu Deus, que
lhe ensina o que é melhor
para você, que o dirige
no caminho em que você
deve ir (Is 48.17)
____________________

                                                        Ter lembrança do que já passou é muito importante. Imagine não lembrar o nome das pessoas que conhecemos. Já pensou se nunca aprendêssemos os lugares aonde sempre vamos ou se esquecêssemos as coisas que dizemos?

                                                          Mas as lembranças do passado também podem ser uma influência ruim quando vivemos no presente pensando nas coisas negativas que já passaram, quando ficamos presos aos erros do passado, repetindo-os o tempo todo.

                                                            É preciso lembrar que em Deus temos uma nova vida e, a cada dia que nasce, podemos ter a esperança de que uma nova história pode ser escrita. Uma história diferente da que já passou, muito melhor do que aquela que já foi. Esqueça o que já passou, faça uma faxina na sua coleção de amarguras, ressentimentos, decepções, pecados e dores do passado. É preciso andar para a frente, continuar a caminhada. Para isso, lembranças boas vão ajudar. Se olharmos para trás, que seja para  o que fizemos de certo, para as vitórias e não para os erros, a não ser para tirar lições deles. Mas é preciso sempre lembrar que, muitomais importante do que qualquer motivação do passado , é olhar para a orientação de Deus no presente. Hoje é tempo que temos para, com a ajuda de Deus, fazermos o melhor de nossas vidas. Deus falou ao seu povo por meio de Jeremias dizendo que tudo iria bem em suas vidas se eles andassem no caminho que ele havia ordenado. O texto diz que preferiram andar para trás seguindo o raciocínio rebelde dos seus corações maus. É o que acontece quando nos deixamos levar pelos maus hábitos do passado, repetindo pecados antigos em lugar de olhar para Deus e andar em seus caminhos.

                                                            Para ter uma vida boa é preciso seguir em frente confiando em Deus, obedecendo a seu chamado.



                                                 OLHE PARA DEUS E ANDE PARA FRENTE


Pão Diário


quinta-feira, 22 de abril de 2010



GUERRA E PAZ



Leitura Bíblica:
Tiago 4.1-4
_________________

Vejam sobre os mon-
tes os pés do que
anuncia boas notícias
e proclama a paz!
(Na 1.15a)
_________________

                                                          No Rio de Janeiro, um aviso na entrada de uma favela informava "Por aqui ninguém passa. Estamos em guerra". Era uma referência à guerra das drogas, mas esse aviso também pode ser lido em muitas partes do mundo onde há guerra contínua. Todos os dias somos bombardeados com imagens dos soldados em guerra. Eles não expressam paz! É profundamente chocante ver o semblante das vítimas da guerra. A beleza desapareceu completamente dos seus rostos.

                                                           O mesmo acontece com uma pessoa que está em guerra dentro de si. Numa visita a certa casa encontrei um senhor com uma expressão de profunda tristeza. Contudo, ao saber que eu pertencia a uma igreja evangélica, saiu às pressas dizendo insultos. Descobri depois que ele estava com muitos conflitos internos e os problemas tinham tomado conta dele. Este era o resultado de ele nunca ter importado com Deus, embora já tivesse ouvido sobre Jesus.

                                                             Conta-se uma história sobre um quadro que teria sido  pintado para expressar a paz. O artista pintou ondas do mar impetuoso batendo sobre as rochas, retratando a força de uma tempestade violenta. A imagem não lembra a paz; ao contrário, demonstra uma grande guerra das forças da natureza. Mas se alguém observasse os detalhes do quadro veria, num cantinho junto às rochas, que o pintor acrescentou um passarinho em seu ninho, completamente alheio e despreocupado com a grande tempestade ao seu redor. Essa paz retratada no quadro é uma ilustração da paz real que somente Jesus pode produzir, mesmo quando vivemos em um mundo onde a tempestade esmagadora quer destruir tudo. Ele mesmo disse "Paz seja com vocês!" (Jo 20.26c). O cristão possui essa paz que ultrapassa todo o entendimento e que o mundo não pode oferecer , e com sua vida transmite esta paz aos outros. - JG


                                     Quem vive na paz de Cristo, irradia paz ao seu redor!

Pão Diário

quarta-feira, 21 de abril de 2010



FOI JUSTO?


Leitura Bíblica
Atos 2.22-24

____________________

Vocês, com a ajuda de
homens perversos, o mata-
ram, pregando-o na cruz.
(Atos 2.23b)
____________________

                                                     Certa ocasião recebi o pedido  de um ilustre desembargador, já aposentado, para conversar sobre o julgamento de Jesus Cristo. Ele admitia a inocência de Jesus, mas, como profundo conhecedor do direito romano, concluiu que o julgamento não estava bem contado. Segundo ele, não seria correto o justo sofrer pelo injusto. Cada um deve arcar com as consequências de seus próprios erros. Se Pilatos, representando o Império Romano, não achou culpa em Jesus, este não poderia ter sido condenado. O jurista concluiu que a narrativa do Novo Testamento não estava correta.
                                                       Apresentei diversos livros sobre o assunto, mas com muita habilidade ele refutava os argumentos dos escritores,  sempre defendendo que o registro bíblico não estava correto. Passaram-se meses. Um dia estudamos Romanos, na carta qual Paulo faz uma dissertação jurídica sobre a justificação e conclui que a lei não é suficiente para a salvação, mas sim a graça de Deus. Ao ler os versículos "Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Rm 5.8) e "amor é o cumprimento da lei" Rm 13.10b), o desembargador disse que rendia e aceitava o julgamento de Jesus. Depois foi mais fácil entender e aceitar o que o apóstolo Pedro registrou: "Cristo sofreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus" (1Pe 3.18a).
                                                        Recordei, então, a palavra que Deus fala pelo profeta Jeremias (23-29b): "Não é a minha palavra.......como um martelo que despedaça a rocha?" e também através de Paulo a Timóteo: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino; para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2Tm 3.16) Quando há dúvidas, procure na Palavra de Deus as respostas. -HM


       Toda a justiça de Deus cabe dentro de sua graça, e ainda sobra espaço para a nossa restauração.

Pão Diário


terça-feira, 20 de abril de 2010



SACRIFÍCIO VIVO


Leitura Bíblica
Gênesis 22.1-19

____________________

Isto é o meu sangue da
aliança, que é derramado
em favor de muitos,
para perdão de pecados
(Mt 26.28)
_____________________

                                                    Há muito tempo o sangue tem valor único para a vida do homem, tanto a física como a espiritual. No passado, um dos  métodos largamente utilizados no tratamento de doenças erea a sangria através de cortes e sanguessugas. A crença era de que o "mal" podia estar no sangue e deveria ser extraído dessa forma. No Antigo Testamento vemos  que o sacerdote usava o sangue de animais sacrificados para a expiação dos pecados. Era a maneira que Deus havia determinado para que o homem fosse purificado e reconciliado com ele.
                                                    No texto de hoje, é notável a total reverência de Abraão a Deus em sua disposição de oferecer seu único filho e sua confiança na preservação da vida de Isaque (v 5). Em vez do sacrifício do menino. Deus, em sua fidelidade e bondade, providenciou um cordeiro substituto. Com isso, Abraão teve uma ilustração do que hoje celebramos: o sacrifício substitutivo do Cordeiro de Deus ( Jo 1.29 ). Muito tempo  depois haveria um dia quando sacrifícios, rituais e sacerdotes não seriam mais necessários para nos reconciliar com o Pai. Esse dia chegou quando Cristo derramou seu sangue na cruz por nossos pecados!
                                                    O sacrifício de Cristo aplacou a ira de Deus sobre o pecado, definitivamente. Como um juíz que desce de sua posição para pagar a pena imputada ao réu. Jesus veio até nós, e por seu sacrifício fomos santificados (Hb 10.10). Por amor, ele fez expiação por nossos pecados e restaurou  nosso relacionamento com Deus. Você pode demonstrar seu amor e gratidão a Deus oferecendo sua vida como um sacrifício vivo, santo e agradável a ele (Rm 12.1) Disponha-se ainda hoje a "sangrar" (retirar)  o pecado de sua vida e a "sacrificar" suas pretensas prioridades para permitir que Jesus seja seu Senhor. - CE

                            VOCÊ JÁ ACEITOU O SACRIFÍCIO DE JESUS NA CRUZ?
                      ELE DERRAMOU SEU PRÓPRIO SANGUE PARA SALVAR SUA VIDA!


Pão Diário

segunda-feira, 19 de abril de 2010



DESCARTÁVEL?



Leitura Bíblica:
2 Samuel 11.2-5, 14-17

____________________

Seja a atitude de vocês
a mesma de Cristo Jesus
Fp. 2.5
____________________

                                                                       Parece incrível que alguém julgue seu próximo como sendo descartável. Não criou Deus o ser humano à sua imagem? Não mandou que amemos o próximo (Lv.19.18), dando-lhe o mesmo valor de todos? Como foi, para o rei Davi cometer tamanho crime de arranjar a morte do marido daquela que ele desejava? Lemos hoje sobre o pecado de alguém que julgavam ser um homem de Deus, o que mostra que é possível o mais sincero cometer os piores erros. Um homem conhecido como cristão esteve casado por mais de vinte anos e então pediu o divórcio. Deixou aquela que dizia amar e casou-se com outra. Depois de outros vinte anos, com a ajuda de um advogado "forte", a segunda  é que pediu o divórcio quando ele já estava idoso, deixando-o com poucos recursos. Ele descartou e também foi descartado!
                                                                     
                                                                        Quanta dor é causada quando o próximo não é valorizado! Desgostos, calúnias, desavenças familiares, discriminação, negócios desonestos e muitas outras situações em que as pessoas sofrem por serem diminuídas. Tais atitudes nascem da natureza pecaminosa do homem, e até podem levar a crimes, como quando o primeiro filho nascido no mundo matou seu próprio irmão. (Gn.4.8)
                                                                        
                                                                         Aquele que se julga superior ao outro, facilmente o despreza. Paulo alertou: "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos " (Fp 2.3). Se esta regra fosse praticada, seriam evitados muitos dissabores e problemas nas famílias, na sociedade e na igreja. O homicídio que Davi cometeu começou no seu coração. pois "quem odeia seu irmão é assassino" (1Jo 3.15a).
                                                      
                                                                           Quando desprezamos nosso próximo, consideramos que ele tem um "valor reduzido". Mas como se sente bem qualquer pessoa a quem damos aceitação e acolhimento! Deus nos ajude a sempre valorizar o próximo em amor - assim como Cristo fez. - TL


                                                  CRISTO MORREU POR TODOS NÓS;
                                                       NÃO DESCARTOU NINGUÉM

Pão Diário

domingo, 18 de abril de 2010


LENÇOL


Leitura Bíblica
Marcos 14. 43.51
________________________

[Quem] não tem raiz em
si mesmo, permanece pouco
tempo. Quando surge alguma
tribulação ou perseguição por
causa da palavra, logo a
abandona (Mt 13.21)
________________________

                                                     Na leitura de hoje, lemos que uma multidão estava ao redor de Jesus quando ele foi injustamente capturado. Mesmo sendo inocente, em nenhum momento ele reagiu contra a prisão, muito pelo contrário, até curou o inimigo colocando sua orelha de volta ao lugar. Aquela situação não foi nada fácil, pois ele sofreu injustiça, abandono, vergonha e a perda da liberdade. Sem ter nenhuma culpa, ele se sujeitou a tudo isso para obedecer ao Pai e cumprir as Escrituras.
                                                     Nós ainda não passamos por situações tão cruciais como aquela. Hoje temos outros tipos de dificuldades, como solidão, desemprego e problemas de saúde. Estamos sujeitos a estas circunstâncias: e Deus permite que seja assim. Não conseguimos entender o propósito, mas são situações que acontecem sob o poder e controle de Deus.
                                                      Falta-nos a confiança suficiente para crer que, apesar das aflições, Deus cumpre a sua promessa e está conosco. Jesus era o único que não precisava passar por isso, pois não tinha nenhuma culpa, mas abriu mão de si mesmo e se entregou aos algozes. Muitas vezes proclamamos a nossa fé no Salvador,falamos com alegria sobre o plano de salvação, seguimos os ensinos de Jesus, mas na hora da aflição reagimos como o jovem do versículo 51. Na hora da pressão e angústia, do teste da fé, ele se desesperou e fugiu, deixando para trás até o simples lençol que lhe protegia o corpo. O rapaz mostrou como realmente era: fraco, nu e covarde. Precisava ter segurança e, quando se viu ameaçado, fugiu, como nós muitas vezes também fazemos diante das circunstâncias.
                                                       Que não sejamos como esse rapaz que vestia só um lençol para esconder as fraquezas, mas que estejamos cientes de nossa fragilidade e do quanto dependemos da proteção do nosso Senhor Jesus! - APS

                                   Não fuja! enfrente as dificuldades confiando em Cristo.


Pão Diário




      

sábado, 17 de abril de 2010


DOME A SUA LINGUA

Leitura Bíblica:
Tiago 3, 2-8

_____________________

Quando são muitas as
palavras, o pecado está
presente, mas quem
controla a lingua é sensato
(Pv 10.19)
_____________________

                                                                 Você já viu alguém domesticando um animal xucro? Por exemplo, um cavalo?  Aquele animal tem um grande potencial para o trabalho no campo e até para uma corrida, mas para isso precisa antes ser controlado. Domado. É um trabalho lento, que exige paciência e dedicação, mas o resultado vale o esforço: um animal que antes galopava por onde queria agora deixa que lhe ponham selas e o levem a qualquer lugar.

                                                                   Nossa lingua parece um animal xucro que precisamos controlar. muitas vezes, falamos o que não queremos e causamos mágoas e conflitos. Gostamos muito de observar e apontar os defeitos dos outros, mas aí de quem apontar um defeito nosso.... Somos traídos por nossa língua, que mostra aquilo que sentimos e pensamos realmente - " a boca fala do que está cheio o coração" (Mt 12.34b). Quando se trata de machucar quem amamos, então, conseguimos o máximo resultado porque sabemos muito bem como ferir aqueles a quem melhor conhecemos. A língua é um orgão muito pequeno, diz Tiago, mas pode causar grandes danos! Uma só palavra pode destruir uma vida inteira - alguém pode acreditar que é mesmo burro se só ouve isso, e nunca vai desenvolver todo seu potencial. Quantos relacionamentos acabam por palavras duras e explosões de raiva? Sim, a língua é pequena, mas os danos que causa são grandes e até irreversíveis. Não há dúvida: precisamos domá-la! É preciso colocar freios em nossa boca antes que ela provoque mais estragos. Como fazer isso? Enchendo nossa mente com a Palavra de Deus, tentando ver as virtudes e não os defeitos das pessoas, evitando o julgamento precipitado; falando a verdade, mas com amor e no lugar e momento apropriados; falando algo sobre alguém apenas se for necessário. Não esqueça: - "QUEM É CUIDADOSO NO QUE FALA EVITA MUITO SOFRIMENTO" (Pv 21.23)
VWR -

                                   Domar a língua é uma forma de demonstrar amor!




sexta-feira, 16 de abril de 2010






SABER

Leitura Bíblica:
Jó 42. 1-6
_______________                                                                                                                                      
Sei em quem tenho
crido (2Tm 1.12)

_______________     


                                                Jó é conhecido por sua paciência, entretanto prefiro vê-lo como o homem que achava que sabia. Ele era rico e bem-sucedido, mas perdeu tudo, até a saúde. Quase todo o livro de Jó mostra um homem angustiado dizendo constantemente que queria ter um encontro com Deus, para cobrar-lhe explicações. Esse encontro aconteceu, mas foi Deus quem falou : - "Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras em conhecimento" (Jó 38.2). Após ouvir algumas perguntas, o engasgado Jó diz: - "Ponho a mão sobre a minha boca" (Jó 40.4).
                                                Embora sem ter nenhuma de suas perguntas respondida, a experiência diante da grandeza de Deus levou Jó a um novo patamar: "Meus ouvidos já tinham ouvido  a teu respeito, mas agora meus olhos te viram".
                                                 A ânsia do saber tem movido a humanidade em direção ao progresso, e uma das expressões que mais dificilmente usamos é: "Não sei". No entanto, poucas outras deveriam ser tão utilizadas. Afinal, não sei explicar Deus, a criação, a obra de Deus em Jesus Cristo e a atuação dp Espírito Santo. Creio que Deus é triúno, mas não sei explicar. Por que algumas vezes ele age, mas em outras parece cruzar os braços? Na verdade nem ao menos sei do que sou capaz, ou o que me vem pela frente.
                                                  Por outro lado, a palavra "saber" tem mais um significado o de experimentar os sabor. Por exemplo: saber chocolate é sentir o sabor do chocolate (algo como "saborear").
                                                    Talvez então possamos dizer que, se por um lado Jó continuou sem o conhecimento intelectual ("sem saber") das explicações a respeito do agir de Deus, passou a "saber"  Deus conhecendo como é experimentá-lo. Em outras palavras agora não dependia mais do conhecimento teológico sobre Deus, mas do que sabia por te experimentado sua presença.
                                                      Feliz aquele que sabea ( isto é, experimentou como é) aquele em quem tem crido. Quem assim o sabe, não tem necessidade de explicá-lo. - MHJ

                                               Conhecer Deus é mais importante do que saber
                                                            explicar fatos a respeito dele.






Pão Diário

www.transmundial.com.br

quinta-feira, 15 de abril de 2010





DEUS ERRA?
                                                                 


  Leitura Bíblica:
Salmo 33. 1-22

___________________

Tú es a minha es a minha
esperança, ó Soberano
Senhor, em ti está a
minha confiança desde
a juventude. (Sl 71.5)
___________________

                                                       Deus erra? Às vezes achamos que sim, principalmente quando as coisas não acontecem da maneira como gostaríamos que acontecessem.
                                                        Eu não sei o quanto você confia em Deus, se  é que confia, mas precisamos entender que Deus tem um propósito para tudo o que ocorre em nossa vida.
                                                        Muitas vezes, humanamente falando, é difícil aceitar determinados fatos que ocorrem em nossa vida, e a tendência natural é nos revoltarmos contra Deus. Mas aí entra uma pergunta. Antes de as coisas acontecerem, em que medida temos buscado a vontade de Deus para a nossa vida? O quanto temos orado, pedindo orientação de Deus sobre cada passo que queremos dar em nossa vida? Muitas vezes andamos por nossa própria vontade, fazemos as coisas da maneira como nós queremos, e então, quando "quebramos a cara", culpamos a Deus. Aliás, é simples tentar livrar-se da culpa dos próprios erros dessa forma! Busque a vontade de Deus para a sua vida e faça isso diariamente, para não acontecer de você andar por caminhos inconvenientes. Ande conforme o desejo de Deus para a sua vida! Esta é a grande luta para cada um de nós, uma luta diária: viver conforme nosso próprio desejo ou conforme a vontade de Deus. Esta luta vem desde a criação do mundo, pois Deus desejava que Adão e Eva e toda a criação vivessem em paz e desfrutassem de tudo tranquilamente, porém o diabo tentou e Adão e Eva cederam início à desgraça da humanidade. Paulo escreveu para o pessoal da sua época, e também para nós hoje, que devemos viver no Espírito , crucificar a nossa carne e satisfazer os desejos de Deus e não os nossos (Rm 6.6). Ele sabe o que é melhor para nós e por isso mesmo muitas vezes diz "não" às nossas vontades. Confie em Deus, ele quer aquilo que é melhor para a sua vida! - HK

                     Seja abençoado e abençõe! Ande conforme a vontade de Deus para a sua vida.


Pão Diário
http://www.transmundial.com.br/






quarta-feira, 14 de abril de 2010



                          A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO


Leitura Bíblica:
Romanos 12. 17-21

__________________
Perdoem com o Senhor
lhes perdoou.
(Cl 3.13)
__________________        


                                                   Cremos que todos nós tivemos ocasiões em que pessoas nos ofenderam. Quem sabe você foi alvo de calúnia, foi agredido por alguém, foi violentado, ou ainda: alguém lhe pediu dinheiro emprestado e nunca devolveu nem deu satisfação alguma. Pode ser ainda que alguém tenha praticado uma injustiça e acabou provocando um grande prejuízo para você.
                                                   Enfim, são diversas as situações em que ficamos profundamente ofendidos e com isto acabamos guardando ódio e ressentimentos, passando a assumir atitudes negativas e amarguradas. Além disso, as pessoas ofendidas procuram oportunidades para se vingarem, de acordo com o lema "Você me paga me paga, nem que seja a última coisa da minha vida!".
                                                   Quando a pessoa guarda ódio e ressentimento, isso pode desenvolver doenças psicossomáticas, como gastrite ou até úlcera gástrica, além de outros distúrbios físicos e emocionais, inclusive envelhecimento precose.
                                                    Diante disso, a melhor saída está na Bíblia, justamente no texto que lemos  hoje. Você pode acabar com o seu inimigo tornando-se amigo dele, procurando pagar sempre o mal com o bem. Só que com a nossa capacidade humana é difícil praticarmos essa instrução: precisamos fazê-lo com a graça de Jesus Cristo para sermos perdoados diante de Deus.
                                                    Portanto, o perdão de Deus só é possível na medida em que perdoamos também aqueles que nos ofenderam.
                                                    Por isso, se você deseja desfrutar de plena liberdade espiritual, se deseja ter saúde física e emocional, perdoe todos os seus ofensores. Isto não é uma opção, é um mandamento de Deus - e Ele mesmo nos deu o exemplo, oderecendo-nos o perdão da nossa injustiça por meu de Jesus Cristo!  - MM

         Da mesma forma como Deus nos perdoou em Cristo,
                    devemos perdoar os que nos ofendem



Pão Diário