sábado, 28 de novembro de 2009

Passagem obscura




Uma das minhas histórias preferidas no Evangelho encontra-se em Marcos 6.45-48. Eu a chamo de "passagem obscura" porque ressalta o fato de que Deus continua cuidando de nossas vidas mesmo quando não estamos cientes de Sua vigilância.

"Logo a seguir, compeliu Jesus os Seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão, E, tendo-o despedido, subiu ao monte para orar" (Vs 45-46)


Eu particulamente aprecio a descrição de Marcos desse incidente porque ele inclui um detalhe fundamental que os outros escritores nuncam mencionam.


" Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e Ele, sozinho em terra. E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhe era contrário" (Vs 47-48)


Marcos nos diz que Jesus viu os Seus homens no mar, forçando os remos, remando contra o vento. Ele os observou durante a noite enquanto lutavam com dificuldade do meio da tempestade. Ele nunca tirou os olhos deles.

A passagem co ntinua dizendo: "...por volta da quarta vigília, veio ter com eles, andando por sobre o mar" (vs 48). Devia estar perto das 3 horas da manhã. Estava escuro naquela noite de tempestade? Pode apostar! As nuvens revoltas teriam encoberto a lua, as estrelas e todas aquelas luzinhas da costa. O mar devia ser um grande vulto preto agitado, e o barco estava "no meio do mar".

O coração daqueles homens deve ter ficado cheio de desespero, forçando os remos. Você já tentou remar contra o vento? Um amigo me disse que é como tentar atravessar um lago com um bote enquanto o vento está levanado você para a direção oposta. Isso é que é trabalhar pesado! Para cada metro que ele conseguia remar, parecia ser levado dois metros para trás. No fim ele desistiu, voltou para a praia, esvaziou o barco e foi andando pela margem do lago até o acampamento.

Você pode estar enfrentando alguma circunstância da vida que é exatamente como aquela noite no Mar da Galiléia. Você esta se sentindo esmagado e derrotado. Está remando o mais forte que consegue, mas ainda está indo para trás. O céu está escuro e tempestuoso, e quem o vê trabalhando contra o vento? Quem o ouve chorar de angústia e desespero?

O Senhor vê.

O Senhor ouve.

Nas horas mais escuras da sua vida, quando você se sente engolido pela tempestade e pelas ondas agitadas, quando se sente engolido pela tempestade e pelas ondas agitadas, quando parece não haver socorro ou esperança, lembre-se que o Senhor está lhe observando. Ele vê você lutando contra as circunstâncias. Ele vê o medo que o envolve e o desespero que ameaça esmaga-lo.

E assim como Ele foi ao encontro de Seus discípulos naquela noite, fazendo um caminho impossível, andando sobre o mar, Ele irá ao seu encontro. Se Ele pode andar sobre as águas, meu amigo, não existe circuntância que possa impedi-Lo de ir até você quando precisar.


Texto tirado do livro

O que Deus sussura na Noite

Ron Mehl


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.