ESPERANÇA
Leitura Bíblica
Ezequiel 37. 1-14
_____________________________
Porei o meu Espírito em vocês e
vocês viverão [...] então,
vocês saberão que eu,
o Senhor, falei e fiz
Ez 37.14
_____________________________
O que o povo de Judá, exilado na Babilônia, estava pensando? "Nossos ossos se secaram e nossas esperança desvaneceu-se; fomos exterminados" (v 11). Para eles, o exílio foi um golpe mortal, pois estavam longo de sua terra e convivendo com seus inimigos. Você pode imaginar o que eles sentiam?
Deus já decidira livrar o seu povo do cativeiro babilônico e levá-lo de volta à sua própria terra, promovendo uma restauração nacional: "Porei o meu Espírito em vocês e vocês viverão, e eu os estabelecerei em sua própria terra" (v14). Mas o povo ainda não sabia disso e, então, Deus usou o profeta para mostrar o que aconteceria. A visão da qual Ezequiel participou, de forma dramática e espetacular, era uma figura do milagre que o Senhor estava para realizar por intermédio de sua Palavra e de seu Espírito. Leia novamente o texto e observe, os ossos se ajuntando no esqueleto (v 7); a carne e a pele surgindo (v 8); a vida entrando nos corpos, resultados em um exército de seres vivos (v 10). Tudo isto sugere unidade, movimento crescimento, vida e poder, em lugar de isolamento, sequidão, desespero e submissão.
E você, como se sente? Deprimido, frustrado, decepcionado com o seu grupo cristão ou com o cristianismo mundial? Pode parecer que estamos em uma situação fatal, mas há esperança! Deus concedeu o Espírito Santo a todo aquele que aceita o sacrifício de Cristo e entrega sua vida a ele: "[Vocês] receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em [sua cidade] como em [todo o lugar] e até os confins da terra" (At 1.8). Seu Espírito nos vivifica e nos ajuda a viver conforme a vontade de Deus.
Que o Senhor, por meio de sua Palavra, abençõe a sua vida em cada uma de suas necessidades físicas e espirituais. - EOL
"Aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças"
Is 40.31a
Sexta-Feira, 31 de julho de 2010
ANUNCIAR
Leitura Bíblica
Ezequiel 2.1-10
__________________________________
Você lhe falará as minhas palavras,
quer ouçam quer deixem de ouvir,
pois são rebeldes
(Ez 2.7)
__________________________________
O profeta Ezequiel teve uma visão por meio da qual Deus o mandava anunciar a sua Palavra aos israelitas, povo rebelde que abandonou o Senhor por muitos anos. A missão de Ezequiel era falar a Deus a toda aquela nação, não importando se o ouviriam ou não, pois ele seria usado pelo Senhor.
Da mesma forma como Deus enviou o profeta para anunciar sua mensagem, ele também nos envia para isso. Em Mateus 28.19-20ª, Jesus diz: "Vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei". Muitas vezes não falamos de Deus a alguém justamente porque tememos não ser ouvidos ou chegamos a caracterizar determinada pessoa como um "caso perdido" até mesmo para Deus. Ai deixar de anunciar a mensagem divina, deixamos de cumprir um mandamento de Deus e esquecemos que a honra é dele e não nossa. Portanto,nosso dever é fazer a nossa parte sem medo e deixar que ele comece a agir.
Nos versículos 8 e 9 da leitura bíblica de hoje, vemos que Deus ofereceu um rolo de um livro para Ezequiel comer. Ao fazê-lo, ele ficou cheio da Palavra (assimilou a mensagem), preparando-se assim para a sua missão. Semelhantemente, Deus nos deu a sua Palavra por meio da Bíblia, que serve como nosso alimento espiritual diário e nos prepara para falar a respeito dele aos que estão ao nosso redor. Ele não nos deixa sozinhos e, se colocarmos à disposição, Deus pode usar-nos maravilhosamente pra transformar a vida até mesmo de pessoas que consideramos rebeldes - ACG
Divulgue suas esperiências com Deus!
Pão Diário
Quinta-feira, 29 de julho de 2010
AMIGO
Leitura Bíblica
Provérbios 3.27-32
__________________________________
O Senhor detesta o perverso, mas o
justo é seu grande amigo
(Pv 3.32)
___________________________________
Se nosso objetivo na vida é agradar a Deus, temos de lutar constantemente contra nós mesmos: nossa vontade, nossas convicções, preconceitos, idéias e interpretações, nossos gostos pessoais, nosso temperamento. A vida cristã é um sequência de aprendizados em razão das transformações operadas pelo Espírito Santo de Deus que, se permitirmos, vai moldando cada cristão de acordo com o caráter de Cristo. Mas infelizmente ainda erramos muito neste processo, quando nossa natureza carnal prevalece sobre a nova natureza que recebemos de Deus. O texto de hoje mostra cinco atitudes contrárias à natureza humana, mas necessárias para agradar a Deus e ter uma boa convivência com os outros:
1- Fazer o bem, sempre que possível - mas nossa tendência é praticar o mal ou então agradar apenas a nós mesmos. Há tantas pessoas necessitadas que parece mais fácil desviar o olhar e seguir o caminho.
2- Ajudar hoje - costumamos adiar atitudes que beneficiarão outros para não perder nosso precioso tempo.Mas e se a pessoa não voltar amanhã?
3- Não planejar o mal - exibimos nossos bens para que os outros tenham inveja; buscamos nosso próprio benefício sem considerar a necessidade dos outros, dizemos as piores ofensas quando queremos machucar alguém - muitas vezes, conscientemente.
4 - Não acusar - como é fácil julgar alguém precipidamente! Pior é quando as acusações são resultado do ódio, raiva ou vingança - ou seja, não necessariamente o que pensamos da pessoa.
5 - Não invejar o violento - temos a impressão de que apenas os maus se dão bem na vida e queremos ser como eles. Nossa natureza pecaminosa nos torna perversos e nosso pecado faz com que Deus se afaste de nós. Mas podemos tornar-nos amigos de Deus, crendo no sacrifício de seu Filho por nós e permitindo que o Espírito Santo transforme nossas características para que possamos fazer o bem. Você já tomou essa decisão? - VWR
Só quem é amigo de Deus;
consegue realmente praticar o bem
Pão Diário
Quarta-feira, 28 de julho de 2010
SEMELHANTE
Leitura Bíblica
Efésios 4.1-16
_______________________________
Aqueles que de antemão conheceu,
também os predestinou para
serem à imagem de seu
Filho, a fim de que
Ele seja o primogênito
entre muitos irmãos
(Rm 8.29)
_______________________________
No momento em que uma pessoa aceita Jesus como o seu Salvador, ela se torna sua seguidora e deve buscar viver de tal maneira que se torne semelhante a Jesus. Este é um propósito eterno de Deus: que o cristão seja como seu Filho, e isso se processa aqui e agora. A igreja de Éfeso, a quem Paulo escreveu a carta da qual lemos hoje, era formada de pessoas que se haviam convertido do paganismo. Naquela cidade havia um grande templo à deusa Diana, onde se realizavam as mais esquisitas adorações. Paulo escreve a esses irmãos que, se realmente aceitaram Jesus e nele foram instruídos, deveriam abandonar a maneira pela qual viviam antes (Ef 4.21-24). As pessoas sem Cristo passam a vida pensando nos prazeres que o mundo oferece. Às vezes essa procura por prazer chega ao ridículo. Na época das compras de Natal, uma loja fez uma grande liquidação de DVDs. Uma mulher chegou muito cedo e foi a primeira da fila. Quando a porta da loja foi aberta, ela foi atropelada pela multidão que correu apressada para a banca de DVDs. Ela caiu no chão e ficou inconciênte até ambulância chegar. Apenas uma ou duas pessoas tentaram ajudá-la, todas as outras estavam ao redor da mesa de DVDs escolhendo os saldos! Para elas o mais importante, o assunto urgente e prioritário, era a compra de um DVD mais barato que lhes ofereceria um prazer passageiro. O cristão deve pensar que é um representante de Jesus onde estiver e como tal desejar ser como ele.
Os prazeres do mundo são abandonados para dar lugar somente ao Senhor Jesus, porque um dia você o verá como ele é (1Jo 3.2) - JG
Conheça Jesus e copie seu estilo de vida!
Pão Diário
Terça-feira, 27 de julho de 2010
AROMA AGRADÁVEL
Leitura Bíblica
Levítico 1. 1-9
____________________________
Cristo nos amou e se entregou por
nós como oferta e sacrifício de
aroma agradável a Deus
(Ef 5.2)
____________________________
O holocausto era um dos tipos de sacrifício que o povo de Israel deveria trazer ao tabernáculo e, mais tarde, ao templo. Ele consistia em entregar um animal sem defeito para ser morto e colocado sobre o altar, a fim de que fosse inteiramente consumido pelo fogo. Era uma oferta voluntária, de adoração e para buscar o favor de Deus. Poderia alguém dizer que este tempo passou, pois sacrifícios não são mais necessários. Isso é verdade, mas precisamos entender o significado daqueles sacrifícios.
No Novo Testamento, este tipo de sacrifício foi realizado por nosso Senhor Jesus Cristo que se entregou voluntariamente para sofrer e morrer pelos pecados da humanidade e,sendo assim obediente, obteve a reconcialiação do homem com Deus. Deus o aceitou de forma definitiva, de modo que nunca mais precisará ser repetido. Desde a morte de Cristo, ninguém mais precisava permanecer sem o perdão para os seus pecados e sem a salvação,pois Jesus já pagou o preço: estendeu-se sobre o "altar" da cruz e se entregou por amor a nós.
Creio que aquele sacrifício tem a ver também com a nossa vida, pois Deus quer que sejamos um aroma agradável a ele. Isto quer dizer que precisamos consagrar nossa vida a Jesus, colocando-a sobre o seu altar. O apóstolo Paulo recomenda: "Irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês" (Rm 12.1). Para ter uma vida consagrada e agradável a Deus é preciso entregar tudo a ele, como expressa um hino. "Tudo, ó Cristo, a ti entrego, tudo, sim, por ti darei! Resoluto, mas submisso, sempre, sempre seguirei!"
Que tipo de aroma você tem sido? Seja aroma agradável! Diga: "Tudo entregarei! Sim, por ti, Jesus bendito, tudo deixarei!" -LS
Torne sua vida agradável a Deus
entregando tudo a ele
Pão Diário
Segunda-feira, 26 de julho de 2010
CARTAS
Leitura Bíblica
Romanos 1. 1-7
_________________________________
Este evangelho do Reino será pregado
em todo o mundo como testemunho
a todas as nações, e então
virá o fim
(Mt 24-14)
_________________________________
Nestes primeiros versículos de Romanos, Paulo se apresenta como servo de Cristo. Ele diz que o único propósito de sua vida era anunciar a boa notícia do evangelho. A mensagem de Paulo era que Jesus, o filho de Deus, veio a este mundo por seu grande amor; foi morto, mas ressuscitou, demonstrando seu grande poder para salvar o homem pecador. O desejo de Paulo era levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.
Uma notícia importante pode fazer grande diferença. Rejeitar a verdade, acreditando em informações mentirosas, pode nos destruir. Como Paulo, existem muitos mensageiros verdadeiros no mundo. Na Bíblia encontramos caminhos de paz.
Quando a poetisa inglesa Elizabeth Barret se casou com o poeta Robert Browning, seus pais a deserdaram. Quando os recém-casados se estabeleceram na distante Florença, na Itália, ela amava tanto seus pais que lhes escrevia diversas vezes por mês. Dez anos mais tarde, ela finalmente recebeu um pacote em casa. Sua alegria se foi quando descobriu que o pacote continha suas cartas, devolvidas sem abrir. Elas têm sido consideradas algumas das mais belas e expressivas em toda a literatura inglesa. Seus pais nunca as leram. Se ficamos impressionados com a frieza dos pais de Elizabeth, pensamos como eles perderam a oportunidade de ler as palavras amáveis da filha, imagine o que nós estamos fazendo quando não lemos a Bíblia, que traz notícias importantes para nossa vida. Precisamos receber sua mensagem, ler as cartas que Deus escreveu para nós. Podemos viver muitos anos empacotando as cartas de Deus e por isso os nossos dias angustiados, separados de quem nos ama. Mas podemos também receber o evangelho do reino de Deus através da leitura da Bíblia e de sua mensagem. Ter a partir daí a alegria que é proporcionada a quem recebe a boa notícia de Deus. HSG
Leia a Bíblia, a grande mensagem de salvação
Pão Diário
Domingo, 25 de julho de 2010
BOA NOTÍCIA
Leitura Bíblica
1Reis 22.1-28
____________________________________
(O Justo) não temerá más notícias; seu
coração está firme, confiante
no Senhor.
(Sl 112.7)
_____________________________________
Muitos reclamam que os meios de comunicação só trazem más notícias. Todo dia somos informados de tragédias, violência, previsões alarmantes quanto ao planeta, guerras e mortes. Ninguém gosta de só receber este tipo de informação. Acabe, rei de Israel, odiava um profeta porque este nunca trazia boas notícias. Quatrocentos profetas disseram que o rei deveria ir à gruerra e apenas Micaías foi contrário, sendo assim desprezado por todos. Apesar de ser minoria absoluta, foi a profecia dele que se cumpriu e acabe morreu naquela guerra. Em sua agonia, o rei deve ter lembrado do conselho que não ouviu, pois preferiu as profecias favoráveis a ele. A Bíblia diz que Acabe usou sua vida para fazer o que o Senhor reprova, influenciado por sua esposa idólatra (1Reis 21-25), e nem mesmo quando Deus avisou que ele morreria, deu atenção ao Senhor. Esta história nos ensina que não podemos desprezar as más notícias simplesmente porque não nos agradam. Por exemplo, precisamos admitir que a vida cristã não é o "mar de rosas", que alguns pregam por aí: bençãos, saúde, prosperidade.... Seguir Cristo inclui sofrimentos, renúncias, desprezo, ser tachado de ignorante ou ingênio por crer em algo que não se pode ver ou provar cientificamente. Além disso, quem não teme a Deus constantemente nos lembra de que não estamos "aproveitando a vida". Não é muito fácil ser minoria neste mundo e resistir aos apelos de fazer "o que todo mundo faz".
Mas também há boas notícias para os cristãos. O fiel ganhará sua recompensa na vida eterna e também nesta vida: a benção de viver debaixo da proteção do Senhor, ser moldado e usado por ele, receber seu perdão e sutento, além de tantas provas de seu amor que recebemos a cada dia. Pare de seguir o mundo e ouça o que Deus diz. Se as notícias forem boas ou más não precisamos temer, pois ele estará conosco. - VWR
Nenhuma notícia supera esta:
Deus está no controle de tudo e nos ama.
Pão Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.