sábado, 24 de julho de 2010




REALIDADE


Leitura Bíblica
Tiago 1.9-12

___________________________________

Sejam também pacientes e fortaleça, o seu
coração, pois a vinda do Senhor
está próxima
( Tg 5.8 )
___________________________________

    Deparei-me com um amigo que há muitos anos não tinha visto e surpreendi-me porque quase não o reconheci. Havia mudado com o passar do tempo, e por falta de contato não pude acompanhar essa transformação lenta. Talvez o amigo notasse o mesmo em mim. Na breve passagem que você leu. Tiago afirma que, por melhor que seja a situação material de alguém, não poderá evitar a realidade de "murchar em meio a seus afazeres" (v 11). Empolgado com  o seu sucesso na vida, esquece que está murchando. Vez por outra nota que suas forças diminuem, mas não se detém para considerar que sua vida marcha para o fim. Há quem evite a realidade de modo extremo, buscando o melhor cirurgião para lhe remover as rugas nas faces. Quando um irmão meu convidou alguns familiares a ajudarem na construção da sua casa, nosso pai também se apresentou. Trabalhou com afinco, mas um dia deu sinais de se prejudicar com os esforços. Meu irmão observou: "O problema é que o papai quer trabalhar à altura dos jovens." Na verdade não devemos pensar morbidamente na brevidade da vida, mas é bom sempre lembrar que "nossa cidadania está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo" (Fp 3.20).
   Esta é a nossa realidade positiva no versículo salientado hoje: a vinda de Cristo prestes a acontecer. Esta esperança deve orientar nossa atitude para que nossos alvos na vida não degenerem. Feliz o cristão que não se deixa empolgar demais com sua família e profissão e o progresso na vida, e que ao findar do dia eleva o coração a Cristo, pensando na sua vinda na expectativa: "Talvez hoje, Senhor!" Em meio às dificuldades e também das alegrias, anime-se lembrando que a qualquer momento Cristo pode aparecer para nos arrebatar com os milhões de seus seguidores, para servi-lo eternamente. Digamos com o final da Bíblia: "Vem, Senhor Jesus!" - TL

Nossa vida na terra se vai,
mas o nosso Senhor vem!

Pão Diário






Sexta-feira, 23 de julho de 2010


SERVIÇO

Leitura Bíblica
2 Timóteo 2.14-26

_______________________________

Deus não é injusto; ele não se esquecerá
do trabalho de vocês e do amor que
demonstraram por ele, pois ajudaram
os santos e continuam a ajudá-los
(Hb 6.10)
________________________________

   "No serviço do meu Rei eu sou feliz". diz um hino antigo, que porém, contém uma verdade atual. Ele nos faz pensar o quanto podemos ser felizes e satisfeitos servindo ao Rei Jesus. Então surge a pergunta: o que tenho feito por Jesus? Qual a minha participação no crescimento da igreja da qual sou membro? Faço ou apenas falo dos que fazem?
   Certa vez estávamos realizando um mutirão de limpeza em uma igreja após o término da sua contrução. Para isso, muitos membros foram convidados a ajudar, mas poucos apareceram. No final do dia, enquanto o trabalho terminava, íamos agradecendo às pessoas e desejando-lhes a bênção de Deus. Para surpresa nossa, uma irmã muito humilde disse: "não precisa agradecer, é a casa do meu Pai, logo deve estar bem arrumada". Certamente ela foi aprovada por Deus e é um exemplo para mim, já que a "casa de meu Pai" de que ela falou, também é minha.
   Por outro lado, muitas pessoas não gostam de servir na casa do Pai, e, por meio de falatórios inúteis, acabam se encaixando no texto lido. O texto é de uma carta escrita pelo apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo, enfatizando alguns itens sobre como ele deveria proceder na casa de Deus. Foi necessário ele dizer isso porque, enquanto alguns trabalham na obra de Deus, muitos servem de tropeço, como os citados Himeneu e Fileto. Por outro lado, "se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra". - Deus quer nossa purificação e santificação, pois há muita boa obra a ser realizada "no serviço de meu Rei". Muitas pessoas na igreja apenas criticam e criam atritos entre aqueles que estão servindo fielmente. O melhor que se tem a fazer é servir a Deus. Enquanto isso, ele cuida de quem serve. - VS

Seja alguém útil no serviço de Deus



Pão Díário




Quinta-feira, 22 de julho de 2010

VOLUNTÁRIOS

Leitura Bíblica
Romanos 16. 1-15

___________________________________

Nunca lhes falte o zelo, sejam
fervorosos no espírito,
sirvam ao Senhor
(Rm 12.11)
___________________________________

   O voluntariado está em alta. Muitas pessoas estão procurando desenvolver estas atividades, sem remuneração nem vínculo empregatício, porque isto conta pontos na seleção para um emprego. Os especialistas em recursos humanos identificam no voluntário responsabilidade, iniciativa, habilidade para administrar o tempo e capacidade para trabalhar em equipe. Além disso, é um modo de ajudar as outras pessoas e instituições. O texto que lemos hoje é uma lista de pessoas que trabalhavam na igreja no tempo do apostólo Paulo. É uma lista de voluntários. Paulo enviou saudações àqueles servos de Deus. O serviço cristão é voluntário porque depende de vontade e iniciativa de quem o faz. Ensinar a Bíblia, arrumar  as cadeiras antes de um reunião, receber visitantes na igreja - não há recompensa financeira por isso, somente o prazer de servir ao Senhor e de contribuir para o bem-estar de seus irmãos. Muitas vezes esse serviço não é reconhecido, e há sempre alguém disposto a reclamar se algo não está perfeito. Porém, quando é feito para agradar somente a Deus, é o reconhecimento de nosso Senhor que basta.
   De acordo com Pedro, aqueles que buscam servir a Deus não devem fazê-lo por seu próprio esforço, mas na força dada por Deus, para que tudo o que for feito glorifique a Deus (1Pe 4.11) - e não a quem serve. Portanto, lembre-se de que o serviço cristão é algo que você oferece a Deus para agradá-lo, nunca um meio de obter benefício próprio.
   Então, com a força que Deus dá, sirva-o de coração voluntário, não por obrigação ou esperando recompensas ou elogios. Use os talentos e dons que você recebeu de Deus para ajudar as pessoas em sua igreja, sua comunidade, seu país. Você serve a Deus quando serve às pessoas que ele ama! VWR

Para fugir do serviço, as razões são muitas;
para prestá-lo, basta uma: O AMOR

Pão Díário





Quarta-feira, 21 de julho de 2010


FONTE DE PAZ

Leitura Bíblica
Números 6.22-27

______________________________

O Senhor volte para ti o seu rosto
e te dê a paz
(Num 6.26)
______________________________

   O poeta Carlos Drummond de Andrare, em seu poema Apelo a meus dessemelhantes em favor da paz, quase que em desabafo deixou claro que ansiava por um pouco de paz, mas não conseguia obtê-la. Em um raro momento, pois foi sempre muito reservado em relação a seu sentimentos, abriu o coração, utilizando a ferramenta poética, e se declarou desencantado com a fama e descontente com o assédio dos fãs e da imprensa. Enfadado com as destas e bajulações, autodenominou-se "Velho Cansado", pediu respeito e declarou que desejava paz. Ele queria a paz das estepes, a paz dos descampados, a paz do Pico de Itabira, a paz de cima das Agulhas Negras, a paz que pensava encontrar muito abaixo da mina mais funda de  Morro Velho. Enfim, queria "a paz da paz", como disse encerrando o poema. Assim como esse poeta, a maioria das pessoas vive uma busca desesperada por paz. Alguns pensam que podem encontrá-la na fama, onde o poeta não a encontrou, outros imaginam poder vê-la no sucesso, onte o poeta não a viu, alguns imaginam que ela está no isolamento, como parece que o poeta também imaginou, mas não a encontraram. Não a encontraram porque a paz só pode ser encontrada em Deus e não por aí.
    O texto de hoje apresenta a bênção sacerdotal, Mostra que é Deus quem pode dar a paz a seu povo, pois é a fonte da paz. Por isso os sacerdotes, por orientação divina, abençoavam o israelitas invocando a paz de Deus sobre eles.
   Não adianta busca a paz onde não há. Ela não está em lugares, pessoas ou situações especiais. Só Deus é quem pode concedê-la. Se você está inquieto neste dia, ansioso, com falta de paz, quero lembra-lhe: coloque seus temores diante de Deus, em oração, e aguarde a promessa bíbllica se cumprir em sua vida - a paz de Deus, que ultrapassa o nosso entendimento, há de guardar seu coração (Fp 4.7), seja qual dor a situação em que você se encontra - ARG

Você busca paz? Então, procure a fonte: Deus

Pão Diário










Terça-feira, 20 de julho de 2010

O ÚNICO

Leitura Bíblica
Números 17.1-13

________________________________

Não há salvação
em nenhum outro
(At 4.12a)
_________________________________

   Naquela manhã, todo o povo estava curioso para ver o que havia acontecido com as doze varas colocadas por Moisés na Tenda. Tiveram uma grande surpresa quando viram que uma delas florecera e até frutificara! Deus fez o milagre para mostrar que escolhera somente Arão e seus descendentes para exercer o sacerdócio. O sinal fez calar os rebeldes, que haviam exigido que as doze tribos fossem reconhecidas como absolutamente iguais e com o direito de servir a Deus na Tenda.
   Você já notou que hoje há quem pense que todas as religiões levam o homem a Deus? Será verdade? No Antigo Testamento lemos as profecias sobre a vinda do Messias, palavra que significa " o ungido", ou seja, aquele que é consagrado por Deus. Não seriam vários Messias, mas apenas um. Assim, quando chegou o tempo determinado, Jesus tornou-se carne e viveu entre os homens. (Jo 1.14).
   Observe que Deus fez a vara que reprensentava Arão florescer, marcando-a como sendo a única escolhida por ele, para mostrar a quem seria permitido servi-lo na Tenda, e mandou que a guardassem como um sinal da escolha divina e uma advertência aos rebeldes. Quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, foi como aquela vara que reviveu, e assim como ela foi guardada viva, o Messias, subiu ao Pai e vive para sempre como o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5).
   Segundo Paulo, Jesus  "foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressureição dentre os mortos" (Rm 1.4). Qual outra figura histórica recebeu tal distinção como único salvador? E mais: Deus lhe deu o nome que está acima de todo nome para ser universal e eternamente homenageado como o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp 2.9-11). Jesus é único, e por isso, você pode segui-lo com toda a confiança e firmeza. Para agradá-lo, ame-o sinceramente, siga sua Palavra e converse com ele diariamente. Tenha-o sempre como seu amado e único Senhor! - TL



Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus

Pão Diário







                                     


                                               

                                                   Segunda-feira, 19 de julho de 2010


  


SÓ UM POUCO?

Leitura Bíblica
Provérbios 4. 10-19

________________________________

O caminho dos ímpios é como
densas trevas, nem se quer
sabem em que tropeçam
Pv 4:19
________________________________

   São dois caminhos; o do justo e o do ímpio. "Justo" é quem entendeu que não dá para viver à revelia de Deus, entregou sua vida a ele e o busca de coração obediente. Sabe que o caminho de Deus é melhor. Porém o texto adverte: não ande pelo caminho do ímpio (pessoa sem Deus). Mas então seria possível ao justo andar em caminhos errados?
   Acho que não estou só quando admito que muitas vezes agi como um menino que tem de ficar em casa, mas olha pela janela os outros brincando no frio e na chuva diz: "Ah,  seu eu pudesse..." O "departamento de propaganda" do mau caminho é tão eficiente que o faz parecer muito melhor do que jamais poderá ser.
   Não raro, justos tropeçam no caminho dos ímpios.Dentre os casos lamentáveis que conheci, inclusive entre alguns líderes da igreja, todos começaram com "só um pouquinho" - talvez apenas uma ligeira permissão à mente para fantasiar.
   Uma das causas de grandes ruínas morais é alguém acreditar ser mais forte do que é, achar que  terá forças para andar "só um pouco" pela estrada tortuosa e dela sair quando quiser. Mas quando lá se pisa, a escuridão é tão densa que nem dá para saber no que se tropeçou. Se alguém acostumado a andar na luz resolve dar uma volta em um lugar muito escuro, seguramente tropeçará com muito mais facilidade do que outro que lá já estava.. Certa madame queria contratar um motorista; como teste, perguntou aos diferentes candidatos: "A que distância você passaria do muro com a minha limusine?" Sabiamente, ela contratou o que respondeu: "O mais longe possível!".
   O caminho da justiça não tem lugar para trevas, mas brilha cada vez mais até chegar à plena claridade do dia (v18). A propaganda enganosa diz que o caminho do ímpio é agradável, mas o sábio se afasta das trevas,pois sabe que é muito melhor ter a semelhança daquele que é a Luz, Cristo. - MHJ

"Só um pouco" pode fazê-lo perder o caminho e tropeçar.

Pão Diário






Domingo, 18 de julho de 2010
                                     



A VIDA EXEMPLAR CRISTÃ
O AMOR FRATERNAL

"Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes pelo contrário, bendizendo,pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
Pois
quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a lingua do mal
e evite que os seus lábios falem dolosamente;
aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e
empenhe-se por alacançá-la.
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males"
1 Pedro 3. 8-12

    Muitos relacionamentos desenvolvem um padrão de interação, pagando o "mal com mal" ou insulto com insulto. Pedro percebeu que, para alcançar intimidade, ambas as partes devem cultivar o padrão de Cristo de retribuir com bênção mesmo depois de receberem tratamento que provoque mágoa ou seja injusto. Essa reação  é característica distintiva da ética cristã (veja Mt 5.43-46; Rm 12. 17-21). Pedro citou três razões para essa reação incomum à mágoa; aquele que abençoa outras pessoas receberá bençãos em retribuição (v 9); reações positivas produzem uma atitude de satisfação e amor pela vida (v 10); e Deus ouve as orações dos que seguem esse padrão e volta sua face contra os que não seguem o mesmo (v.12) . Buscar a paz, preseguí-la e disciplinar a lingua traz recompensas práticas.

É sábio aquele que procura esses objetivos
em todos os relacionamentos.

"À lingua é úmida e é mais propícia a escorregões"

"Os dentes podem ser postíços, mas a lingua não"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.