domingo, 11 de julho de 2010






VIDA E MORTE

Leitura Bíblica
Deuteronômio 30.15-20

_______________________________

Coloquei diante de vocês a vida
e a morte
(Dt 30.10)
_______________________________


   Caryl Chessman foi um sentenciado famoso nos Estados Unidos. Frequentou o "corredor da morte" onde outros condenados esperavam a pena capital. Condenado à câmara de gás, obteve durante doze anos, por meio de recursos judiciais, o adiamento da execução de sua sentença. Autodidata, tornou-se escritor, deu entrevistas, afirmou sua inocência, despertou simpatia em diversos países, mas não logrou êxito e, em 2 de maio de 1960, ás 10 horas e 12 minutos, a morte ceifou-lhe a vida. Não escapou da justiça humana. Desde o princípio o homem tem se preocupado com seu destino final. Deus criou-nos para a vida, mas o nosso pecado deu origem à morte. Vida e morte são as duas realidades que todos devemos enfrentar. Por isso o Senhor falou ao povo escolhido: "Ponho diante de vocês vida e prosperidade ou morte e destruição". Disse mais: "...amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem seus mandamentos..." E hoje, como devemos agir? Obedecer aos preceitos divinos, submetendo-nos a Cristo. Afinal, há somente um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo. A vida eterna necessariamente passa por Jesus, elo entre Deus e os homens. A ausência dessa relação acarreta a morte espiritual separação definitiva de Deus.
   A pergunta que todos fazem é: Como ganhar a vida eterna? A maioria dos homens só pensa na vida física. Valores espirituais são relegados a um segundo plano. Corremos atrás de dinheiro, lazer e coisas mundanas. E a eternidade? Como encará-la? Qual a garantia de estarmos com Deus? Será que simples leituras da Bíblia, orações formais, assitência passiva a cultos são suficientes? É evidente que não. Deus requer muito mais que uma superficial religiosidade. Ele espera que nosso espírito, enriquecido pela sua graça, faça a escolha necessária: CRISTO. Só assim repetiremos com o apóstolo Paulo: Morte, onde está o teu aguilhão?( estímulo- a glória é um poderoso aguilhão  = Dicionário Aurélio)

Escolha Cristo, a vida, e vença a morte


Pão Diário










Sábado, 10 de julho de 2010
 


AGRADAR

Leitura Bíblica
Romanos 6.11-14

_____________________________
Onde aumentou o pecado, transbordou
a graça, a fim de que, assim como o
pecado reinou na morte, também a
graça reine pela justiça para conceder
a vida eterna, mediante a Jesus Cristo,
nosso Senhor.
(Rm 5.20b-21)
_____________________________


   Rasputin, o "monge gênio do mal", viveu na corte dos czares na Rússia durante a última fase da disnatia Romanov. Ele fazia parte de uma seita segundo a qual a salvação era o resultado de esperiências repetidas de pecar, arrepender-se, ter o perdão e a  graça de Deus. Assim, os que mais pecassem, mais precisariam do perdão e receberiam mais graça de Deus! Ele acreditava que este era o ensino de Rm 5.20 (versículo em destaque). Ao que parece, ele não leu o capítulo seguinte de Romanos, onde Paulo explica que não se justifica, de modo algum, pecar mais para ter mais da graça de Deus.
   Na verdade, para agradar a Deus é preciso abandonar o pecado. Ele não pode dominar a vida do cristão, pois não há como agradar a Deus e ao mesmo tempo viver pecando. Na leitura de hoje, Paulo explicou que os cristãos deveriam parar de apresentar seus corpos ao pecado. Em seguida, ele usa o mesmo verbo para dizer que, em vez disso, deveriam apresentar-se a Deus. A vida nos foi dada para que fosse dedicada a Jesus e, para agradá-lo, nela não deve haver lugar para experiências constantes de pecado.
   Essa é a essência do verdadeiro culto a Deus. Você se oferece, rende-se e apresenta-se a ele a fim de adorá-lo (Rm 12.1). Então você o adora e lhe agrada com tudo o que você é - seus olhos, mãos, pés, mente e personalidade. Assim como no sistema sacrificial do Antifo Testamento os animais precisavam ser perfeitos, sem mancha, para serem apresentados a Deus, também o cristão deve oferecer o seu corpo sem mancha, sem aquilo que o impede de adorar em espírito e em verdade. Deus quer a sua vida toda - noventa e nove por cento não é suficiente - JG

Agrade a Deus oferecendo sua vida a ele
e evitando o pecado.

Pão Diário




Sexta feira, 9 de julho de 2010

OPOSIÇÃO

Leitura Bíblica

Esdras 4. 1-6

________________________________

Neste mundo vocês terão aflições;
contudo, tenham ânimo!
Eu venci o mundo
(Jo 16.23)
________________________________

   Enfim, após um longo cativeiro, o restante do povo de Israel voltava para casa, cumprindo ordens do rei da persa e sob a direção de Deus. Nada poderia dar errado. Mas deu. No texto de hoje, vemos que eles enfrentaram a oposição de seus inimigos, os samaritanos. Para frustrar a reconstrução de Jerusalém e do templo, eles tentaram provocar medo e desânimo nos construtores. Também se quixaram aos governantes, alegando que, por questões econômicas e políticas, os judeus eram uma ameaça ao reino. Foram tão insistentes que conseguiram provocar a interrupção da obra.
   Este episódio nos lembra que, mesmo que estejamos completamente dentro da vontade de Deus e cumprindo suas ordens, enfrentaremos oposição e teremos dificuldades. Jesus alertou que o mundo nos odiaria (Jo 17.14), e hoje percebemos isso com clareza, pois quando alguém diz que é cristão muitas vezes é ridicularizado ou desprezado. As dificuldades vêm para testar a nossa fé. Diante delas, muitos questionam a Deus, outros desistem e partem para outros projetos mais tranquilos. Há também os que persistem em realizar a obra, apesar de todos os obstáculos. São estes que experimentam a companhia e fidelidade de Deus na realização de seus propósitos.
   E você, como tem agido diante dos que se opõem à obra de Deus? Você dá ouvidos a eles ou continua seu trabalho, apesar das constantes investidas inimigas?
   Apesar da oposição, aqueles judeus concluíram sua tarefa, com a proteção e até financiamento do estado. Não há nada que possa frustar os planos de Deus (Is 14.27), pois ele é soberano e governa todo o Universo. A questão é se a obra de Deus será realizada com o seu trabalho ou se este privilégio caberá a outros. Devido ao medo ou desânimo, você pode perder a oportunidade de experimentar a bênção da fidelidade do Senhor. E então, como você vai enfrentar a oposição? Terá medo ou confiará e, Deus? - VWR

Muitas vezes, obedecer a Deus inclui desafios e oposição.

Pão Diário



                                         Quinta-feira, 8 de julho de 2010


A HORA

Leitura  Biblica

Atos 4 .1-20
__________________________

Enquanto é dia, precisamos
realizar a obra daquele que
me enviou. A noite se aproxima,
quando ninguém pode
trabalhar
(Jo 9.4)
___________________________


    Tive o privilégio de visitar Cuba várias vezes. Em todas as igrejas e missões que visitei e onde preguei, vi um cartaz afixado na parede, bem visível, que dizia: "El tiempo es ahora", cuja tradução é " A hora é agora". Nossos irmãos em Cuba referem-se com isso às palavras de Jesus registradas em João 9.4 (veja em destaque). Deus está levantando jovens missionários cubanos para anunciar o Evangelho porque a hora é agora. Há grupos de quinze pessoas que se reúnem semanalmente em casas a fim de estudarem a Biblia. Centenas de jovens agora têm uma esperança concreta e real. Fiquei emocionado quando aqueles irmãos, em circunstâncias difíceis, disseram-me: "Irmão, pregamos o amor de Cristo".
    Pedro e João sabiam que o tempo em que viviam era a hora certa para proclamar Jesus e sua ressureição. A cura do homem aleijado era a demonstração do poder de Jesus Cristo, o Nazareno ( 10). Sabiam que a qualquer momento as autoridades tentariam fazer com que se calassem, mas mesmo que os prendessem não podiam deixar de falar sobre o que tinham visto e ouvido. Durante três anos caminharam com JEsus e sabiam de obedecer a Deus e não  aos homens (v19). Foram firmes e corajosos.
    O que mais me impressionou naqueles jovens cubanos foi a ousadia na proclamação da Palavra. Eles sabem em quem crêem e têm a coragem de se deixarem usar por Deus, mesmo numa situação adversa. É exatamente essa mensagem que somos chamados a pregar como cristãos. Há um ditado popular segundo o qual não devemos deixar para amanhã o que podemos realizar hoje. É urgente, pois, anunciar que Jesus está vivo. Aleluia! Ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê - JG

O que você está esperando
para anunciar o Evangelho?

Pão Diário







CIÚME

Leitura Bíblica
Hebreus 13. 15-21

___________________________

Sujeitem-se uns aos outros,
por temos a Cristo
(Ef 5.21)
___________________________


   Uma jovem cristã pedia oração pela sua supervisora, que dificultava o trabalho de todas no setor. Queria ver uma mudança nessa pessoa de atitude difícil. Ao mesmo tempo, precisava ter cuidado constantemente para não reagir os abusos. Como funcionária, tinha de sujeitar-se para não comprometer o seu testemunho cristão. Todas as colegas sentiam que a chefe temia perder sua posição para uma delas e sofriam as consequências do seu ciúme. Entretanto, sabiam que, se ela deisxasse de dominar as funcionárias, poderia melhorar a qualidade do trabalho de todas e assim, sem outra medida, tornar mais segura a sua própria posição como supervisora.
   O temor de perder o controle cria dificuldades em qualquer área da vida. Até no lar, quando o marido esquece que a esposa é co-herdeira da graça da vida (1Pe 3.7), criam-se tensões e estresses desnecessários. Um pastor da Polônia relata como conhece a colaboração de sua esposa no trabalho de Deus; sendo ela de índole mais calma que ele, com suas boas observações ajuda para que alguma decisão impensada  do marido não prejudique seu ministério.
   Nossa leitura é uma amostra das relações em que a simples submissão ao Senhor Jesus e aos membros do seu corpo evitará problemas que possivelmente surjam do valor exagerado que alguém atribua à sua pessoa e habilidades. Volte ao texo lido para achar as possíveis relações e medite nelas. Ore ao Senhor para que lhe revel em que sentido deva aplicar essas observações na sua vida cotidiana, na profissão, no lar e na igreja. O grande Pastor das ovelhas quer aperfeiçoar-nos em todo o bem para que lhe agrademos, inclusive agradando às outras pessoas com que tratamos. Certamente desejaremos apresentar-nos irrepreensíveis quando ele vier. E quando encotramos dificuldades em seguir essas instruções, contemos com a graça de Deus, que é sempre suficiente. "Tudo posso naquele que me fortalece" ( Fp 4.13) = TL

Faça o amor de Jesus transparecer no seu procedimento

Pão Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.