sábado, 17 de julho de 2010



                                       


EXPERIÊNCIAS QUE MARCAM

Leitura Bíblica
Lucas 2.8-9

______________________________

Como são belos nos montes
os pés daqueles que anunciam
boas novas
(Is 52-7)
_______________________________

   Entre 1960 e 1970 cooperei com a Cruzada Mundial de Literatura como supervisor, distribuindo de casa em casa dois folhetos sobre o evangelho. Estava atuando em Santana do Livramento (RS), na fronteira com o Uruguai. Certa manhã, cheguei a um lugar onde havia um casebre muito humilde. Vi uma panela pendurada sobre umas brasas, onde alguém cozinhava aipim (mandioca), mas não havia minguém por ali. Deixei os folhetos sobre o toco de árvore que servia de cadeira. Estava indo embora quando ouvi uma voz de uma mulher. Ela gritava, quase desesperada, repetindo:
   - Você é um anjo?
Parei e vi uma senhora de pequena estatura, toda enrugada, pálida, aguardando a minha resposta.
   - Porque a senhora perguntou se eu sou um anjo?
E ela contou a história:
   - Meu véio foi para cidade com um saco de mio para comprar uma caixa que fala do céu. A caixa diz  como a gente cai para o céu. Ele foi ontem e não voltou. Mas nesta noite eu sonhei que hoje vinha um anjo. Eu nunca vi um anjo, não sei como se parece. Eu vi você chegá e me escondi. O senhor é um anjo? Confesso, fiquei impressionado. Senti arrepios e não pude conter as lágrimas. Voltei com aquela senhora para o rancho. Como ela era analfabeta, li a mensagem dos folhetos e ela decidiu receber Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Quanto à caixa que falava do céu, tratava-se de uma aparelho de rádio distribuído por uma entidade missionária de Montividéu sintonizado numa emissora evangélica.
   Assim como os pastores do texto de hoje levaram adiante a mensagem que receberam, o "anjo! (mensageiro) do sonho daquela senhora chegou ao seu casebre com a mensagem do céu. Deus usa pessoas comuns, como eu e você, para fins muito maiores do que imaginamos. - HM


Deixe Deus usá-lo como mensageiro de sua Palavra

Pão Diário












Sexta-feira, 16 de julho de 2010

CRÉDITOS

Leitura Bíblica
João 20. 19-20

________________________________
"Disse-(lhe) Jesus:  "Eu sou a
ressurreição e a vida. Aquele que
crê em mim, ainda que morra, viverá;
e quem vive e crê em mim, não morrerá
eternamente. Você crê nisso?"
(Jo 11.25-26)
________________________________

    Quem concede crédito chama-se credor, ou seja, é alguém que crê que o outro honrará aquele crédito - em geral, quitando um empréstimo. Na prática, porém, não é bem assim. Já se disse que o bancos só concedem crédito a quem consiga antes provar que não precisa dele. Sobra, portanto, muito pouco em que crer. Pensando bem, sobra só o nome, a substância perdeu....bem, perdeu o crédito. Não critico os bancos. Eles precisam precaver-se contra calotes - e qualquer indivíduo prudente fará o mesmo. Isto, porém, e  mais as mentiras que ouvimos o tempo todo, criou em nós o hábito de não crer. Exigimos provas, e quem assume riscos tende a parecer irresponsável ou tolo. Temos bastante em comum com Tomé, de quem lemos hoje. Não é de admirar, então, que a fé cristã seja mal vista, e não é de hoje. Já nos primeiros anos da era cristã, Paulo reconheceu que sua mensagem parecia loucura (1 Co 1). Crer é fundamental para ser cristão, mas não se trata de admitir uma fábula qualquer. Os apóstolos Pedro e João atestam a veracidade do evangelho como testemunhas oculares (2 Pe 1.16; 1Jo 1.1). Com efeito, trata-se de crer na mensagem da Bíbllia, a saber, de que precisamos acertar nossa vida com Deus arrependendo-nos da nossa rebeldia contra ele e aceitando sua oferta de reconciliação por meio de Jesus. Significa dar crédito a Deus sem outra garantia além da  sua Palavra. Para quem sempre requer provas, é um desafio que parece abusivo, mas não há alternativa. Ou corremos esse risco, ou nada feito. A promessa para quem crê é uma completa restauração de vida. Posso atestar isso, mas assim como não posso provar que o mel é doce e você só o saberá se o experimentar, assim é com este desafio aparentemente abusivo, resumindo no versículo em destaque acima. Agora só falta responder a ele - RK



Crer, ver, entender -
é nesta ordem que se leva Deus a sério.



Pão Diário


Quinta-feira, 15 de julho de 2010

MINHA CIDADE

Leitura Bíblica
Salmo 87
_________________________

Procurai a paz da cidade,
para onde vos desterrei, e
orai por ela ao Senhor. Porque
nas sua paz vós tereis paz.
(Jr 29.7 ARA)
__________________________

   A Bíblia cita muitas cidades. Algumas delas existem até hoje, outra não mais. Gosto muito da cidade onde moro. Ela é maior que muitos países em populção, renda e, creio,que tem muitos problemas também: é violenta, poluída e atravancada, mas é onde Deus me fez nascer e viver. Não tive boas experiências ao mudar-me para outra cidade mais calma, mas como o Senhor é soberano, grandes lições foram tiradas dali. O melhor foi voltar e aprender a amar o lugar onde o Senhor me colocou, com oportunidade para criar meus filhos, exercer minha profissão, ganhar meu pão. Gosto do campo e amo a praia, mas vivo na cidade, ciente também dos estragos causados nela pela cultura e a ignorância, com conflitos e com a solidão.É  nesses ambientes caóticos que Deus trabalha e nos ensina.
   Deus agiu contra Sodoma e Gomorra quando ali a maldade passou do limite, Jericó caiu diante das trombetas de Israel, Jonas, por sua vez, pregou à cidade de Ninive e esta foi poupada pelo arrependimento de seu povo - e Jesus chorou diante de Jerusalém que o rejeitou.
   Um dia haverá novo céu e nova terra. Haverá uma nova Jerusalém, o que me faz pensar que encontraremos com o Criador. Por isso o versículo de hoje tem muito a nos dizer: orar pela cidade em que vivemos. Ore pelo governador, o prefeito, os vereadores. Ore pelos secretários. Que tenham sabedoria para com maturidade oferecer qualidade de vida. Ore pelos profissionais que ganham seu dia-a-dia com honestidade e para que, se não o fizerem, caiam em si. Ore pelas pessoas solitárias que pensam em suicídio. Pelas que estão em sala de espera nos hospitais e pelas internadas. Que Jesus nos dê ousadia de fazermos diferença na cidade em que ele nos colocou, dando dabedoria para transformar nossa vida - AP

A cidade em que vivemos necessita sempre de oração

Pão Diário





Quarta Feira, 14 de julho de 2010


PERGUNTAS

Leitura Bíblica
Salmo 10.1-12

_________________________________

Até quando Senhor?
(Sl 13.1a)
__________________________________


   Quem tem filhos pequenos sabe o que é ter de responder às suas muitas perguntas. Quem não sabe, pergunta : as dúvidas dos alunos aumentam o seu conhecimento; um inquérito apura as razões de um caso; um jovem questiona-se como pode formular uma proposta de casamento para receber a resposta que tanto deseja. No texto de hoje, vemos o salmista derramar seu sentimento perante Deus,perguntando por que o Senhor estava longe enquanto ele se via ameaçado e precisava do pronto-socorro divino. Descreveu a vida dos ímpios, como se Deus não os conhecesse, demonstrando que esperava a ação de Deus como resultado de sua oração: "Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados" (v 17). Nosso bondoso Deus gosta de ouvir o nosso coração se derramar na hora da crise, quando não sabemos a razão do sofrimento. Agimos como um bebê que chora quando sente que sua mãe não atende. Jesus também clamou ao Pai em sua agonia: " Por que me abandonaste?" (Mt 27.46). Apesar de saber que nossa salvação dependia de seu sofrimento, ele expressou o que sentia. Deus não nos ama menos quando espontaneamente externamos o que pesa sobre o nossos corações. Há horas em que Deus parece tardar demais para nos dar a resposta e perguntamos até quando ele ficará em silêncio. Isso acontece, por exemplo, quando um documento não fica pronto; um ente querido permanece doente; a promessa de emprego não dá certo; um amigo continua longe de Deus apesar de nossas orações....
   Em outra ocasião, descrito no salmo 13, Davi estava prestes a ser capturado e esperava a libertação, mas a resposta não vinha....e não vinha! Então ele clamou ao Senhor: "Até quando terei inquietações e tristeza no coração dia após dia?" (v 2). Deus retardou a resposta, pois queria a atenção e adoração do seu servo, de coração tranquilo e satisfeito, vindo a resposta logo ou mais tarde. Foi então que Davi cantou "Eu, porém, confio em teu amor" (v 5). Faça o mesmo : confie no Senhor! - TL

Apresente suas perguntas ao Senhor
e espere dele a resposta.


Pão Diário




                                                  
                                                    Terça-feira, 13 de julho de 2010




MARCAS

Leitura Bíblica
Mateus 5.13-16

__________________________

Para Deus somos aroma
de Cristo
(2Co 2.15)
__________________________

   Qual é a sua marca pessoal? Como os outros o percebe,? Que características sobressaem quando as pessoas se referem a você? Os profissionais de branding - construção da marca pessoal - costumam fazer essas perguntas aos seus clientes. Acho que podemos transferir essas perguntas para nossa marca pessoal como cristãos. Como somos vistos? Como nos vemos? Que características marcantes temos? No sermão da montanha Jesus afirmou que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo. E isso não é o que "devemos ser", mas o que "já somos" por definição - a nossa marca pessoal que define nossa ação! Todavia, se nosso sal não salga e se nossa luz não brilha, perdemos a identidade e a razão de ser, tornando-nos nulos em nossa essência e missão no mundo. Tal como o sal, cristãos exercem uma atitude positivamente subversiva, tornando melhor e mais agradável o ambiente onde estão, misturando-se ao todo, influenciando positivamente, impedindo a deterioração moral e ética e, isso tudo por vezes de maneira imperceptível. Assim é a ação do sal na comida: você sente que ele está lá mesmo que não o veja. E quando ele não está, faz a maior falta! Igualmente, tal com a luz que revela o que está oculto, mostra caminhos e possibilidades, temos essa ação também. Como a cidade que não consegue se ocultar, assim nosso caráter e compromisso real com Cristo, existindo, fica evidente diante das pessoas. Mas eu pergunto: é assim que os outros percebem você? Sua presença traz bem-estar e alegria a quem está à sua volta? Ou você é o tipo de pessoa que, quando chega, todo mundo muda de assunto porque "o general chegou"? Que tipo de imagem você transmite às pessoas quanto ao que significa ser cristão? Que tipo de imagem você observa nas pessoas que se denominam como cristãs? Que o próprio Deus construa uma nova realidade dentro do nosso ser para que sejamos sal e luz em meio a falta de gosto e escuridão. - WMJ

Um cristão verdadeiro é como um bom perfume:
deixa uma boa lembrança por onde passa.




  Segunda Feira, 12 de julho de 2010



ANSIEDADE

Leitura Bíblica
1 Pedro 5.6-7
_______________________________

Não se preocupem com o amanhã,
pois o amanhã trará as suas próprias
preocupações. Basta a cada dia
o seu próprio mal.
(Mt 6,34)
_______________________________

   Cada vez é mais comum vermos pessoas em constante ansiedade e grande irritação. Estar perfeitamente em paz em meio à rotina diária tumultuada é um grande desafio para a maioria das pessoas. No entanto, inquietar-se ou agitar-se não torna ninguém mais forte nem ajuda a escapar dos problemas; pelo contrário, estraga vidas que de outra forma seriam úteis e belas.
   A inquietação, a ansiedade e as preocupações na vida são até proibidas por Deus, como diz o versículo em destaque hoje. Por que Deus proibe a ansiedade? Porque ele sabe o quanto ela nos atrapalha. Por outro lado, a ansiedade não leva a lugar nenhum. Não conseguimos absulutamente nada tentando resolver hoje os problemas de amanhã. Não quer dizer que não devamos preparar-nos ou ter alvos e metas na vida; mas sim que não nos devemos inquietar com as coisas que estão fora do nosso alcance. Jesus pergunta: " Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?" (Mt 6.27). O que Jesus diz é que não devemos gastar as nossas energias com coisas que não levam a nada. Pesquisas constatam a maior parte (há quem fale em 90%) das coisas com as quais as pessoas se preocupam ( isto é; se "pré-ocupam", ou seja, ocupam-se ante do tempo) nunca vêm a acontecer. Portanto, 90% da energia jogada no lixo.
   O Cristão não tem nenhuma razão para ficar ansioso por qualquer coisa. Sua vida está nas mãos de Deus, pertence a ele, que toma conta dela. Pedro diz que devemos lançar nossas preocupações sobre Jesus, porque ele toma conta de nós. O verdadeiro cristão não tem nenhuma razão de viver preocupado ou ansioso, porque tem alguém que cuida de tudo muito melhor que ele: Jesus Cristo. E na hora certa, diz Pedro, Deus vai exaltá-lo. Você tem dificuldades com isso? Aprenda a confiar em  Jesus . - HS

Você nunca cairá mais fundo do que nas mãos de Deus

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.