sábado, 7 de agosto de 2010



SAL

Leitura Bíblica
Levítico 2. 1-16

_________________________________

Aproximem-se de Deus, e ele se
aproximará de vocês! Pecadores,
limpem as mãos, e vocês, que
têm a mente dividida,
o coração.
(Tg 4.8)
_________________________________

   A história do sal se confunde com a história da humanidade. Ele inicialmente utilizado para preservar o alimento da podridão, a fim de que pudesse ser guardado por mais tempo. Assim será possível estocar alimento para épocas de escassez. Por ser algo que preserva da corrupção, o sal simboliza a continuidade. Na época do Antigo Testamento, eram feitas "alianças de sal", inclusive com o próprio Deus (2Cr 13.5), seladas em uma refeição com sal. O texto de Ezequiel 16.4 sugere que as crianças, ao nascer, eram esfregadas com sal para purificação.
   Por ter este valor purificador, o v 13 do nosso texto repete três vezes que o sal não poderia ser esquecido na oferta de cereais. Ela somente seria aceita com este ingrediente. Isso era necessário porque a vida do ofertante estava ligada à oferta que ele trazia ao Senhor. O objetivo desse tipo de oferta era gratidão e também a aproximação de Deus. Isto seria possível somente com a purificação até mesmo da oferta, pois Deus é santo.
   Hoje ainda é assim. Que tipo de vida você oferta a Deus? Ela está purificada, tem um aroma agradável a ele, ou está cheirando mal por causa da corrupção, do pecado? Deus quer você perto dele, como amigo. Foi para isso que você foi criado. É como diz uma canção: " Não exite nada melhor do que ser amigo de Deus; caminhar seguro na luz, desfrutar do seu amor, ter a paz no coração, viver sempre em comunhão e assim perceber a grandeza do poder de Jesus, meu bom pastor". Viva exatamente assim! - DW

Purifique sua vida
para ser amigo de Deus

Pão Diário







 



Sexta-feira, 6 de agosto de 2010


MARKETING
DO MAL

Leitura Bíblica
Romanos 1.28-32

__________________________________

Contigo o mal não pode habitar.... odeias
todos os que praticam o mal
(Sl 5.4-5)
__________________________________

   É difícil ficar indiferente ao ver um pai sofrendo e chorando por causa do envolvimento de um filho com drogas. A famíllia de um viciado tem de conviver com a ruína que as drogas causam. Quanto um pai não daria, se fosse possível, para que o filho escapasse do vício e dos traficantes e se tornasse uma pessoa "do bem"?
   Quem passa por este sofrimento, que a cada dia atinge mais famílias, não admite os elogios e as declarações de pessoas famosas que defendem o uso de drogas como a maconha. Alegam que ela relaxa e causa menos danos que o álcool e o cigarro. Alguns fazem uso da droga junto com os filhos. Se a maconha relaxa, é preciso dizer também que muitos relaxaram tanto que, mortos, os familiares precisaram retirá-los no Instituto Médico Legal. Outros, desejando relaxar com a maconha, assaltaram, invadiram casa, roubaram, mataram os próprios pais ou foram assassinados.
   Por mais que se tente entender por que uma pessoa faz publicidade de uma droga que arruína, não será uma explicação humana que fará sentido. Deus, em sua Palavra, chama tais pessoas de inventores de maneiras de praticar o mal, ou seja, são "criadores de moda". Ainda que façam parte da mídia e sejam famosas, estas pessoas servem o mal. Portanto não fique espantado ao descobrir que o artista, o cantor ou escritou que você admira elogie as drogas. Quanto a você, não os leve a sério. Não creia na liberdade que eles defendem. Lembre-se: de suas bocas sai maldade, pois perderam a capacidade de distinguir o bem do mal. Não os siga, não os imite e não acredite que o elogio que eles preferirem sobre as drogas seja somente uso da liberdade de expressão. O mal que causa a ruína vem disfarçado de coisa sem importância. Deus o guarde! - MLN

Para que pagar por drogas,
se Jesus oferece amor, paz e alegria de graça?

Pão Diário





Quinta-feira, 6 de agosto de 2010



PROTETOR

Leitura Bíblica

Salmo 121

_______________________________

Cantarei louvores à tua força; de manhã
louvarei a tua fidelidade, pois tu és o
meu alto refúgio, abrigo seguro,
nos tempos difíceis
(Sl 59.16)
_______________________________

   Nestes tempos de terrorismo, segurança custa caro. Porém, os cristãos não precisam de guarda-costas, pois Deus protege o seu povo, seja no trabalho, nas viagens ou até mesmo em casa. Certa vez, eu e minha família estávamos viajando quando, numa curva, vi um carro que vinha do lado oposto da rodovia. O motorista aparentemente perdeu o controle do volante e passou para a pista onde estávamos. Naquele momento, senti apenas que alguém virou a minha direção. Instantaneamente nosso carro foi para o acostamento e não houve acidente. Parei o carro e orei junto com minha esposa e meus três filhos, dando graças a Deus por sua proteção.
   A Bíblia mostra que Deus esteve com o povo de Israel no passado. Por exemplo, quando saíram do Egito. Deus os guiou por meio de uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite (Êx 13.21-22). Hoje, mediante Jesus Cristo e o Espírito Santo, o Senhor está presente e nos protege de perigos, males, investidas de Satanás e diversas circunstâncias de nossa vida diária. Deus não dorme: está sempre alerta. Quando necessitamos do alívio de uma sombra no caminhar escaldante da vida, ele está presente.
   Meu neto de apenas dez anos me surpreendeu recentemente quando me mostrou o celular que sua mãe lhe comprou, que permite um contato instantâneo entre ele e os pais - especialmente em situações de perigo. Fiquei a pensar comigo mesmo que assim é o "celular" que nos liga a Deus. A comunicação é instantânea e há respostas quando clamamos por proteção  ou misericórdia ou falamos com ele pedindo ajuda em nosso perigoso caminho. No céu não existe secretária eletrônica ou recado encaminhado para a caixa de mensagens: Deus mesmo é quem responde quando chamamos - JG

Confiar na proteção de Deus é uma forma de honrá-lo

Pão diário




Quarta- feira, 4 de agosto de 2010



O MELHOR

Leitura Bíblica
Levítico
23.9-14

______________________________

Tudo o que fizerem, façam de coração,
como para o Senhor, e não
para os homens
(Cl 3.23)
______________________________

   Como de costume, dia desses levantei-me cedo e fui à padaria comprar alguns ingredientes para o café da manhã. Reparei como algumas pessoas à minha frente na fila faziam questão de escolher este ou aquele pãozinho. "Aquele mais moreninho ali em baixo", disse uma senhora. O Senhor que vinha logo atrás dela pediu "três pãezinhos não muito escuros. Podem ser estes aí da frente, que estão mais bonitinhos".
   Quando chegou a minha vez, também quiz expressar minha preferência e fui bem atendido pela moça atrás do balcão. Mas acontece que,se não sai uma nova fornada, quem chega depois tem de escolher entre os pãezinhos que sobraram. Como nem todos saem com uma boa aparência, acabando ficando por lá mesmo.
   Nossas escolhas normalmente se baseiam naquilo que pensamos que seja o melhor para nós, ou que nos agrade mais. No entanto, quando vamos oferecer algo de nós aos outros, nem sempre damos o nosso melhor. Infelizmente isso acontece também quando oferecemos algo a Deus, que é quem deveria receber o melhor do nosso melhor. Dele vêm todas as condições para que vivamos: dele vem a vida em si, os nossos talentos e dons, nossos sonhos. De que maneira estamos devolvendo tudo isso a ele?
   A ordem de Deus em Levítico foi bastante explícita; era um "decreto perpétuo" de que o melhor deveria ser dado a ele "onde quer que morassem" (v 14). Quantas vezes nos levantamos para ir trabalhar e, por causa de um mau patrão ou de uma empresa ruim, somos tentados a dar o nosso pior?
   Lembre-se que sua vida é uma oferta a Deus. Ele merece o seu melhor - IAO

Deus merece o nosso melhor,
mesmo nas piores circunstâncias

Pão Diário






Terça-feira, 3 de agosto de 2010




COMPANHIA

Leitura Bíblica
1Reis 12. 1-17
_______________________________

Duas pessoas andarão
juntas se não estiverem de acordo?
(Am 3.3)
________________________________

   Há um ditado popular que diz: "Dize-me com quem andas, e te direi quem és!" Quando tomamos a iniciativa de andar com pessoas íntegras de caráter, somos influenciados pelas suas atitudes e elas nos encorajam a agir também de maneira correta e honesta. A decisão de Roboão, filho do rei Salomão de dar ouvidos aos seus amigos jovens e sem experiência de governar trouxe-lhe a perda de poder e governo sobre as dez tribos do norte, povo esse que passou a chamar-se Reino do Norte ou Reino de Israel. O rei Roboão passou a governar apenas o Reino do Sul ou Reino de Judá. Roboão pensou estar tomando uma atitude ousada, mas sua decisão de ouvir seus jovens amigos pôs tudo a perder. Quando tomamos decisões baseadas em conselhos de alguém apenas porque é nosso amigo e não recorremos ao conselho de pessoas maduras e com experiência, corremos um risco desnecessário de nos arrependermos depois sem a possibilidade de retorno. Os dois reinos ficaram divididos e nunca mais foram unidos novamente. O povo de Israel aguarda ainda a vindo do Messias para governar sobre todo Israel na semelhança do trono de Davi. Na verdade ele já veio e não reconheceram, antes rejeitaram-no e desprezaram-no. Mas seu ministério de reconciliação foi estabelecido e seu propósito completado com êxito.
   Jesus veio para reconciliar o homem com Deus e nos propõe um acordo eterno de união. Se você ainda não uniu sua vida à dele, não perca tempo - ele tem um reino para compartilhar com você. Ele quer ser seu amigo e lhe dar bons conselhos que certamente lhe darão direção segura. Ele tem a experiência, porque foi provado em todas as coisas e venceu.
   Você pode andar na companhia certa, Jesus é a companhia ideal. Faça já o seu acordo com ele. - VK

Jesus é a companhia ideal!
Ande sempre com Ele!


Pão Diário



Segunda-feira, 2 de agosto de 2010


FUNDO
DO
POÇO


Leitura Bíblica
Jonas 1.1-17

___________________________

Dentro do peixe, Jonas orou
ao Senhor, o seu Deus
(Jn 2.1)
___________________________

   Aprendi que quando a pessoa  não aceita o chamado e a eleição de Deus pelo amor, quase sempre ele fala por meio de dor. É o caso do profeta Jonas. Embora sua fuga pecaminosa tenha concorrido para uma exelente vitória, ela serviu de mau exemplo para nós, os posteriores leitores da inspirada história. Enquanto nos tempos de Jonas outros profetas ameaçavam as nações pagãs,ele relata a conversão do povo de Ninive, capital da Assíria, e a misericórdia justamente a um dos povos mais odiados por Israel. Esse livro mostra que o Deus Eterno não era nacional, ou seja de Israel e Judá somente, mas de toda a humanidade. Ele quer que todos se convertam para que tenham vida.
   É importante notar quantas descidas Jonas teve quando desobedeceu ao chamado do Senhor : 1) Desceu a Jope para um navio de alguma nação estrangeira, afastando-se da presença do Senhor. 2) Desceu para o porão do navio, o lugar mais imprestável para permanecer, afim de dormir - era a descida da indiferença, enquanto todos estavam aflitos e desesperados com o vento forte do mar. 3) Quando descoberto e identificado como culpado pela tragédia, a descida para   o ventre de um peixe, onde Deus  providenciou sua última chance de vida. Foi exatamente ali, no fim de todos os recursos, que Jonas ora e clama para o perdão. Deus o atende e lhe devolve a vida e a esperança. Foi terrível descer, porém foi essencial para orar de forma bem mais real. Olhemos para possíveis descidas nossas e oremos ao Senhor,  único capaz de libertar e restaurar a vida. - EA

A oração, mesmo no fundo do poço,
muda a situação

Pão Diário






TERRÍVEL
E
BONSOSO


Jó 26.7-14
Leitura Bíblica

____________________________

Um suave sussurro é o
que ouvimos dele
(Jó 26.14)
______________ ______________

   É uma ilusão pensar que em levar uma vida cristã perfeita é que daria ao interessado o direito de tornar posse de Deus. É uma visão errada da soberania divina e da condição do ser humano. Em primeiro lugar, quem consegue levar uma vida cristã que o justifique, que o torne merecedor da benção de Deus? Se porventura alguém se sentir  merecedor da bênção, tornou-se desmerecedor por causa da arrogância. Em segundo lugar, os verdadeiros cristãos se empenham por uma alta qualidade de sua vida cristã porque é a maneira de expressar adoração e louvor, e para assim transmitir o anúncio do evangelho da maravilhosa graça de Deus. Autojustificação é tentar a Deus.
   O autor do Salmo 100 mostra-nos a razão pela qual a benção de Deus nos é favorável, dizendo: "O Senhor é bom e o seu amor leal é eterno;  a sua fidelidade permanece por todas as gerações" (Sl 100.5). Deus é bom, é essa bondade que nos assegura sua benção! Isto não  quer dizer que está tudo garantido e que podemos viver como quisermos. Essa noção é comum em que nunca tremeu com a santidade de Deus e não se reconhece pecador e indigno. Deus é tremendo e bondoso. É implacável com o pecado, mas generoso com o pecador. Deus é fogo consumidor contra a injustiça. mas perdoa o injusto arrependido. A ira de Deus não pode ser detida ou enfrentada, mas a graça de Deus no Senhor Jesus é salvação para os que ouvem o chamado. Deus lançará no inferno quem teima contra ele, mas levará o rebelde perdoado à sua casa. Não focalize Deus  apenas por um aspecto: se a presença de Deus derrete as montanhas e transtorna os mares, a graça e a misericórdia o procede. Se olharmos para Deus enxergando estas duas realidades, teremos temor, tremor, alegria, paz e segurança para viver em submissão ao seu Filho Jesus Cristo. Essa é a maior benção do mundo! - MLN

A presença de Deus causa terremotos, trovões e raios,
mas é na quietude, na suavidade e na tranquila brisa
que se ouve a sua voz.

Pão diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.