sexta-feira, 20 de agosto de 2010




NÃO SEI

Leitura Bíblica
Daniel 12. 8-12

______________________________

Sei em quem tenho crido
(2 Tm 1.12)
______________________________

   Com certeza você já ouviu alguém evitar uma resposta dizendo "não sei". Quando Deus perguntou a Caim onde estava Albel, pouco depois do seu crime, Caim respondeu assim numa tentativa frágil de escapar. Até Pedro, depois de andar três anos com Jesus, negou que o conhecia. Felizmente caiu em si, arrependeu-se e  continuou  como seguidor de Cristo e depois como seu apóstolo. Muitas são as ocasiões para dizermos "não sei". Diante de um problema sem solução aparente, o cristão confessa que não sabe como deve orar. Mas o Espírito de Deus toma o caso e o interpreta segundo a vontade de Deus (Rm 8.26-27). O sofredor Jó não sabia a razão das suas aflições, mas pôde declarar: "Sei que o meu Redentor vive" (Jó 19-25).
   Veja a leitura de hoje, em que o profeta Daniel encarou outra vez um mistério e perguntou o que seria o resultado do que acabara de ouvir. Depois de receber muitas revelações a respeito do futuro de Israel e das nações, queria saber do desfecho. Mas Deus ocultou o futuro naquele ponto e lhe deu o que precisava mais; assegurou-lhe a sua recompensa final. Dai em diante Daniel teria de contentar-se com um simples "não sei", sem acrescentar sua suposição. Para o cristão há o perígo do excesso de autoconfiança e de achar que sempre deve saber o que fazer e dizer, quando deveria de boa conciência dizer "não sei". Os "amigos" de Jó estavam seguros de que Jó sofria por ter cometido algum pecado, mas pelo seu julgamento arbitrário receberam a censura de Deus.
   Na verdade, quando se espera a nossa opinião diante de um caso difícil, podemos ceder à tentação de dar uma resposta positiva para agradar, mas se tivermos dúvidas, um "não sei" ou uma resposta sincera semelhante seria melhor. Realmente, nossa vida nos apresenta dúvidas a respeito de muitas coisas, mas quando aceitamos Cristo, a luz do mundo, podemos afimar: "Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!" (Jo 9.25) Você tem  essa certeza? - TL

É bom saber muito, mas melhor é saber que Deus
sabe o que não conseguimos saber.

Pão Diário








Quinta-feira, 19 de agosto de 2010


FÉ VIVA

Leitura Bíblica
Marcos 11. 22-24

________________________________

Os apóstolos disseram ao Senhor:
"Aumenta a nossa fé"
Lc 17.5
________________________________

    Você já fez alguma avaliação de sua situação espiritual? Você sabe em que medida confia em Deus quando enfrenta problemas difíceis do cotidiano? Com relação à sua saúde, você certamente tem o cuidado de procurar médicos e realizar exames e os tratamentos necessários. Mas, e quanto à vida espiritual? Como você enfrenta a incerteza, a amargura, a solidão e o desprezo que marcam a vida de tantos? Considere os quesitos seguintes:
    1 - Você tem conciência de que Deus examina a sua vida?
   2 - Pratica, com regra, a justiça e a verdade?
  3 - Reconhece que necessita de perdão para os pecados que comete?
4 - Deposita sua fé em Jesus ou submite entre dúvidas e sobressaltos?
   É conhecido o episódio da menina convocada para um culto de oração. Sua igreja iria rogar a Deus que enviasse chuvas  para salvar a plantação, submetida há muitos meses a uma seca sem precedentes. O notável dessa historieta é que, movida pela fé, a garota foi à reunião levando a sua Bíblia na mão direita e um guarda-chuva na esquerda.
   Nossa fé impulsiona a ação de Deus. O tempo da resposta divina é imprevisível, mas ela virá com certeza. Ora, a fé é um dom divino, mas ou menos como a memória, a saúde, a inteligência ou a vontade. Há períodos em que ela se mostra ativa e forte, mas pode também diminuir e gerar crises em nosso viver. Como obter o crescimento da fé? Ela precisa ser alimentada para ser viva e pujante. É preciso reconhecê-la como dádiva do Senhor, usá-la, viver sob sua influência, enriquecê-la na comunhão com Deus. Assim, chegaremos ao estágio espiritual que Paulo alcançou quando, convicto e dependente de Deus, afirmou: "...eu sei em quem tenho crido..." (2Tm 1.2).
   Os discípulos reconheceram sua fragilidade. Pediram mais fé a Jesus. Faça o mesmo. Abasteça sua vida espiritual na convivência diária com o Senhor. Ele responderá à sua ansiedade dando-lhe uma fé viva e poderosa. - CT

Só a comunhão com Cristo
acrescenta vida à nossa fé.

Pão Díário



Quarta- feira, 18 de agosto de 2010



POR AMOR

Leitura Biblica
Deuteronômio 7.1-11

_________________________________

O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os
escolheu por serem mais numerosos....
mas foi porque o Senhor
os amou
(Dt 7.7-8)
__________________________________

    Um pastor que atuava numa região de minas de carvão foi fazer visitas. O seu caminho o levou para um alojamento onde moravam três jovens. Estavam descansando do seu trabalho duro. O pastor bateu à porta, um dos jovens abriu e, ao apresentar-se, um deles, que estava se barbeando, foi taxativo ao ouví-lo: "Não interessa!" "Meu jovem, o que não lhe interessa?", perguntou o pastor. "Não me interesso por Deus, ora!". "Homem", respondeu o pastor, "a questão não é se você se interessa por Deus. A questão fundamental é: Deus ainda se interessa por um jovem tão pobre como você? E eu posso dizer-lhe que sim!" Então aconteceu o inusitado. Assustado, o jovem encarou o pastor e disse: "Ninguém se interessa por mim! E Deus deveria...? De onde o senhor sabe disso?" Ele havia estendido o inexplicável da mensagem de que Deus  - como nos é dito nos evangelhos -  procura o perdido. O pastor simplesmente lhe respondeu com a palavra de João 3.16 "'Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito'- só isso eu queria lhe dizer" - e despediu-se. Ao dar alguns passos em direção à porta, os três jovens o seguiram e um deles disse: "Acerca disso o senhor precisa nos falar mais". E seguiu-se um diálogo esclarecedor. Quantos vivem neste mundo como aqueles jovens! Não se interessam por Deus e ignoram que na verdade é Deus quem se interessa por eles. É aquele Deus que procura por amor. É aquele Deus que sofre com a perdição do pecador. Ele não olha para a aparência. Não lhe interessa se somos alguém de renome ou não. Não importa o quanto já destruímos por causa dos nossos caminhos errados. Ele continua nos procurando. Por puro amor! Jesus procura também por você, caro leitor. Ele que restaurar o que está destruído. Ele que dar-lhe uma nova vida. Você já conhece isso? - LS

A cruz de Jesus Cristo representa a maior ação de resgate
que o mundo já conheceu . Tudo por amor!

Pão Diário






Terça-feira, 17 de agosto de 2010



SAÍDA

Leitura Bíblica
2 Crônicas 20. 1-15

_______________________________

Não sabemos o que fazer, mas os
nossos olhos se voltam para ti
(2Cr 20.12b)
________________________________

   Participei de uma brincadeira em que alunos veteranos vendaram os olhos dos novatos e os conduziram para um local onde tinham de seguir uma corda até encontrar a saída. Enquanto isso, ficamos perto deles, oferecendo ajuda. Muitos iam seguindo a corda, que na verdade estava cruzada de tal forma que não havia saída alguma. Cansados, alguns pediram ajuda e foram simplesmente retirados dali. A moral da brincadeira era pedir ajuda para encontrar a solução daquele problema.
     Muitas vezes nos sentimos com os olhos vendados, pois não conseguimos enxergar a saída para as situações da vida. O medo nos paralisa, ao mesmo tempo em que buscamos resolver tudo sozinhos - os alunos mais "persistentes" deram muitas voltas segurando a corda, afirmando que encontrariam a saída de qualquer jeito. A questão é que nem sempre há uma saída. Como o rei Josafá, precisamos confessar que não sabemos o que fazer. Nosso conhecimento ou qualificação parece não fazer a mínima diferença nesses impasses. Mas, como o rei completou, precisamos ter os olhos no Senhor. Mesmo que não consigamos enxergar nenhuma possibilidade, não podemos ignorar a presença de Deus em nossa vida.
    Ele está ao nosso lado, acompanhando nossa tragetória pela "corda" e oferecendo ajuda. Por que somos tão teimosos em recusá-la? Dificultamos tudo porque queremos "chegar lá" sozinhos! Enfim, quando cansamos de procurar soluções e pedimos ajuda de Deus, ele mostra a solução claramente, tira "a venda" que atrapalha a nossa visão ou, até mesmo, milagrosamente faz com que o problema deixe de existir - os inimigos de Judá foram mortos pelo Senhor antes mesmo de a guerra começar. Peça a ajuda de Deus assim que surgir um problema, e aguarde a solução. Não tente resolvê-lo só por você mesmo. Adimita que você precisa de Deus e busque nele as melhores decisões - VWR

Deus conhece a saída e nos levará a ela
se prestarmos a atenção a ele.


PÃO DIÁRIO






Segunda-feira, 16 de agosto de 2010




PES

Leitura Bíblica
Hebreus 11. 11-31

__________________________________

A fé é a certeza daquilo que
esperamos e a prova das coisas
que não vemos
(Hb 11.1)
___________________________________

    PES é a sigla para "percepção extra-sensorial". "Sensorial" refere-se aos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Normalmente dependemos deles para entender o ambiente ao nosso redor, mas é claro que não captam tudo que existe; por exemplo, estou rodeado de imagens e sons que não consigo captar sem ajuda de uma aparelho de TV.
    Veja o caso de Moisés. Ele havia sido adotado pela filha do faraó e era príncipe da nação mais adiantada e rica da época. Vivia cercado de vantagens, mas preferiu "ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo" (v 25). Viu alguma coisa que olhos físicos não conseguem enxergar e escolheu de forma aparentemente ilógica.
    Em nossa sociedade, a lógica vigente é a busca de satisfação imediata. O que importa é "ser feliz". Mas o cristão é chamado para ver além do óbvio.
Na verdade, só chamei isto de "PES" para atrair sua atenção- o nome é outro, bem conhecido : fé.  
    Esta pequena palavra tem sido muito maltratada. Virou crendice, crença, sei lá mais o quê, mas não fé. A genuína fé abre os olhos, faz com que se possa esperar o que não se vê - e porque esperamos o que outros não vêem, parece que agimos sem lógica. Posicionamo-nos contra a cultura vigente e assim somos criticados e tachados de doidos. Mas persistimos. Isso não vem de hoje, e no passado foi pior; cristãos foram presos, torturados e mortos - e ainda o são em alguns lugares. Mas vale a pena. Vivemos como vivemos por enxergar além dos cinco sentidos - pela fé contemplamos as promessas de Jesus. Ainda não podemos compreender completamente, mas sabemos que a sua vontade é boa, agradável e perfeita, e que a seu tempo ceifaremos o que estamos plantando. - MHJ

Creia em Jesus e persista em obedecer-
mesmo que não pareça lógico.

Pão Diário






Domingo, 15 de agosto de 2010




SILENCIAR

Leitura Bíblica
Jó 2. 11-13

_________________________________

Os três se assentaram no chão com ele,
durante sete dias e sete noites.
Ninguém lhe disse uma só palavra, pois
viam como era grande o seu
sofrimento.
(Jó 2.13)
_________________________________

"Silenciem, se vocês não tiverem nada para dizer. Por favor silenciem"! Estas palavras foram escritas por um jovem com AIDS na cabeceira de sua cama. Ela já tinha recebido muitas visitas, e cada um que chegava dizia qualquer coisa. Ela cansou disso. Isso me faz pensar aem muitas visitas feitas a doentes, a pessoas enlutadas e que estão sofrendo. Fala-se sem parar, pois cada um tem a sua receita, a melhor saída. Todos se esforçam em dizer alguma coisa, e muitas vezes falam muito, mas não dizem nada, Falam por falar, mas as palavras vazias , superficiais e muitas vezes impensadas. Em determinados momentos, o que uma pessoa mais necessita é a companhia de pessoas que saibam calar. O simples fato de estar presente muitas coisas diz muito mais do que palavras. Há outras maneiras de falar. Num simples aperto de mão, num olhar, num abraço ou num gesto de amor ocorre comunicação sem palavras. No silenciar é possível assimilar melhor a dor do outro, e só então se pode compartilhar do que ele está sentindo.
   Quão sábia foi atitude dos amigos de Jó! O diabo o tinha afligido terrivelmente e ele perdeu seus filhos e bens. Tornou-se um homem pobre, e sua fé estava sendo provada de maneira dura e impiedosa. Sua própria esposa se revoltou,  incitando-o a amaldiçoar a Deus e morrer (v 9). Ele sentia uma profunda dor e não entendia o que de repente lhe sobreveio. Nesta situação ele recebeu a visita dos seus amigos. Quando o viram, quase não o reconheceram. O que fizeram? Começaram a chorar em alta voz. Durante uma semana inteira estiveram com ele sem dizer uma só palavra. Que solidariedade! É o que temos a aprender. Há pessoas que anseiam por nossa presença. Querem se sentir amadas e confortadas. Esse é o melhor gesto do amor de Jesus que podemos expressar. - LS

Senhor, ensina-me a estar presente e silenciar
quando o meu próximo sofre.

Pão Diário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.