sábado, 14 de agosto de 2010




CARPINTARIA

Leitura Biblica
Marcos 6.1-3

____________________________

Não é este o carpinteiro,
filho de Maria?
(Mc 6.3a)
____________________________

   Meu sogro era carpinteiro. Construía casas, pontes e carrocerias de madeira. O carpinteiro precisa ter uma noção segura de sua obra pronta para saber como criar suas diferentes peças e juntá-las corretamente entre si. Isso requer trabalho braçal pesado com vigas e pranchas de grande porte e precisão para combinar e encaixar com perfeição as muitas peças dos seus produtos. Meu sogro fazia isso muito bem. Já eu, não. Eu sei o que é um ângulo reto, mas reproduzí-lo numa táboa é difícil, que dirá executar obras de carpintaria. Por causa desses detalhes, muitas vezes dá-se o nome de carpintaria a outras atividades que requeiram habilidade. Por exemplo, a "carpintaria política" - as complicadas negociações entre diplomatas, pólíticos ou empresários para chegarem a um acordo entre interesses divergentes. Existe também a carpintaria social, familiar, conjugal, emocional (financeira, também!) necessária em nossa vida. O problema é executá-la quando percebemos que para isso não somos hábeis como o meu sogro com a madeira, mas desajeitados como eu. Essas idéias me ocorreram ao ouvir uma citação daquele ditado segundo o qual "pau que nasce torto, cresce torto e morre torto" - o que é bem ruim quando esse "pau torto" é o nosso modo de vida. Lemos hoje que Jesus também era carpinteiro, tal como meu sogro,mas seus ensinos e milagres revelam que ele era também mestre da carpintaria de vida. Ele sabe como deveria ser a nossa vida inteira e como encaixar cada detalhe no lugar certo. E, a propósito do "pau torto", a citação referia-se a um bandido da pereferia de São Paulo cuja vida deformada o Carpinteiro de Nazaré endireitou.
   Se, então, esse Carpinteiro foi capaz de tal arte de carpintaria, não tenha dúvida de que também saberá fazer os necessários ajustes na sua vida. Que tal levá-la à oficina espiritual de Cristo? - RK

Deixe Jesus trabalhar em sua vida -
ele fará uma grande obra.

Pão Diário





Sexta-feira, 13 de agosto de 2010



NATUREZA

Leitura Bíblica
Romanos 1.18-25
_____________________________

Os céus declaram a glória de Deus;
o firmamento proclama a obra
das suas mãos
(Sl 19.1)
_____________________________

   Na criação de tudo o que está à minha volta posso ver um poder maior do que eu, no qual reconheço Deus. Ninguém deve abolir Deus simplesmente porque não pode vê-lo com os seus olhos humanos. Pode-se percebê-lo por meio da natureza. Nela o seu poder se revela desde a criação do mundo. Um dia desses estava lendo em frente de casa. Um cardeal pousou num fio elétrico bem na minha frente. Fiquei observando e ouvindo o seu cantar. Um lindo passarinho todo vermelho com uma pena sobressaindo na sua cabecinha. Ficou ali por algum tempo cantando. Uma melodia maravilhosa! Jesus ensinou aos seus discípulos que Deus cuida dos passarinhos. Eles não se preocupam e são alimentados. Ele também apontou para os lírios do campo e disse que não há ninguém que possa vestir-se tão bem como eles. Na realidade, o que Jesus estava ensinando é que tanto os passarinhos como os lírios do campo são criação exclusiva de Deus.
   A criação, os pássaros, as flores, as fonte de águas cristalinas, a neve, a noite escura tão enfeitada com uma multiplicidade de estrelas, o mar, os peixes e o homem são manifestações  do poder de Deus. Paulo afirmou que não há desculpas para ignorá-lo, e o salmista exclamou o que lemos no versículo acima. Jó também descreveu a ordem da natureza criada por Deus (Jó 37). Essa é a revelação natural do poder de Deus.
   Quando rejeitamos o fato de que Deus é o Criador, rejeitamos a fonte da nossa própria vida - e quantas pessoas aboliram Deus de suas vidas! Afirmam que não precisam dele. Enganam-se: reconhecer Deus na natureza pode ser o primeiro passo para recuperar a verdadeira vida, que ele oferece por meio do seu Filho Jesus Cristo a todo aquele que nele crê - JG

A natureza manifesta o poder de Deus
e Jesus revela o seu amor por nós.

Pão Diário








Quinta- feira, 12 de agosto de 2010


                           


ATEÍSMO REPROVADO

Leitura Bíblica
Salmo 14

________________________

Diz o tolo em seu
coração: "Deus não existe"
(Sl 14.1a)
_________________________

   A estação de trem de Frankfurt estava lotada. De modo esbaforido, correndo muito depressa, entrei e logo encontrarei um lugar disponível, onde me assentei com cuidado. O percurso não seria longo. Em meia hora, eu desceria na hístórica cidade de Mainz. Um senhor de meia-idade guardava seus pertences ao meu lado. Num ato de coragem, resolvi puxar conversa. Logo descobri que o inglês seria o melhor canal de comunicação. Assim, pus-me a conhecer o executivo armênio que desceria em Amsterdã. Depois de nos identificarmos e falarmos sobre assuntos triviais, comentávamos sobre a secularização européia. Foi o momento quando resolvi interpelá-lo de modo pessoal e incisivo: "E o senhor, acredita em Deus?" Para minha surpresa, ouvi um retumbate sim, muito convicto. Atônito, perguntei a razão de tanta certeza. Calmamente, ele me contou que fizera uma viagem de Londres a Nova Iorque. No vôo, uma das turbinas do avião começou a pegar fogo. Os executivos engravatados, aos montes, começavam a ajoelhar-se, a orar e a fazer preces fervorosas. Naquela hora, disse ele, percebi que o ateísmo é uma farsa. Ele não subsiste nos momentos cruciais da vida. Não tem nada a oferecer e crece de esperança. O executivo armênio tinha certeza que muitos passageiros daquele vôo eram "ateus confessos", mas no fundo "crentes ocultos".
   O salmo 14 concorda com essa experiência. O texto diz categoricamente que só um tolo afirma a inexistência de Deus. Diante disso, é preciso tomar muito cuidado. Quando encontrarmos um ateu que nos confronte com indignação, não devemos discutir ou argumentar. Ao mostrar tranquilidade, equilíbrio e amor, o verniz ateu se derreterá, mostrando o verdadeiro coração humano, de Deus necessitado. LSa

Deus prova sua existência
até aos que não crêem nela.

Pão Diário





Quarta-feira, 11 de agosto de 2010





OLHO DO FURACÃO

Leitura Bíblica
Gênesis 15.1-6

_______________________________

Não tenha medo, Abrão!
Eu sou o seu escudo;
grande será a sua
recompensa!
(Gn 15.1)
_______________________________

   Quando algum problema nos aflige e não conseguimos ver a solução, começamos a olhar o vazio na busca do alívio, de conselhos, de palavras que possam resolver os problemas para os quais não enxergamos saída. De mãos atadas, sem conseguir sair do lugar, embranhamos as nossas mentes num redomoinho de idéias e, no meio disso, giramos em torno de nós mesmos. Formamos uma parede como escudo e destruímos o que se aproxima. Tornamo-nos insensíveis ao que está ao nosso redor e, como a agitação é grande, arrastamos o que estiver por perto, não exergamos o óbvio e não conseguimos sossegar. Temos medo da direção em que vamos, teimamos em querer entender e nos mantemos no centro de tudo sem saber para que lado seguir.
   Sempre há um momento no meio da dificuldade em que ficamos bem no centro, como se estivéssemos no olho de um furacão , e nesse momento percebemos o quanto somos frágeis, pequenos e desprotegidos. Percebemos a nossa insignificância e impotência, e aí pedimos socorro. Choramos, gritamos, sofremos, desesperamos. Endurecemos o corpo e o coração e deixamos até de ouvir o som suave do vento que no meio dessa tempestade sussurra a promessa que Deus tem para cada um de nós. Abrão estava cansado, velho e sem filhos, porém com ouvidos atentos escutou a voz de Deus que lhe deu a promessa de ânimo: " não tema, eu sou o seu escudo".
   Quando estamos cansados, passando por alguma dificuldade, sem esperança, geralmente o nosso pensamento se dispersa e os nossos ouvidos se fecham, quando na verdade deveríamos agir exatamente de forma oposta, ou seja, fixar o pensamento de Deus e sua Palavra, descansar nele e ouvir a sua voz. Se deixarmos de ser o centro e num momento dermos lugar à presença de Deus, poderemos desfrutar de suas promessas e consolos - basta olhar para ele - APS

Deus espera por nós no centro do nosso furacão.

Pão Díário
http://www.transmundial.com.br/









Terça-feira, 10 de agosto de 2010




MUDANÇAS

Leitura Bíblica
Atos 17. 29-34

__________________________________

Dêem frutos que mostrem
o arrependimento
(Lc 3.8a)
_________________________________

   "As mudanças nos fazem murchar!" - exclamou um amigo nosso quando recebeu uma nova colocação no trabalho e se mudou para outro Estado. Mudar a família e todos os pertences saiu mais caro do que pensavam, e assim tiveram de economizar por um tempo. Há quem não goste de mudanças, mas também há os que não suportam ficar parados.
   Na verdade, a vida é feita de mudanças, físicas, mentais, emocionais, de atitudes e tendências. Nosso planeta está em movimento constante, causando as mudanças de estações. Você já viu a lua cheia parar nessa fase? O Universo todo está em movimento constante pelo poder de Deus que tudo criou. Ao mesmo tempo, a força gravitacional evita que a Terra, por exemplo, se desloque para fora de sua órbita. Quem controla tanto a estabilidade quanto as mudanças no Universo é nosso eterno Deus.
   No entanto, há mudança que ele decidiu não controlar- a mudança de atitude para com ele. Na leitura de hoje vimos o povo grego completamente entregue à idolatria, somo se fosse possível o homem inventar sua própria dinvidade. Para mudar o pensamento do povo, Paulo precisava pregar a verdade sobre o único Deus salvador, clamando os ouvintes à decisão de crer. O Espírito Santo convence do pecado, mas o indíviduo tem de mudar a direção de sua vida e abandonar o pecado. Para quem se decide assim, o evangelho torna-se "o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.16a) Sem dúvida Paulo se lembrava de sua experiência pessoal: convicto do erro da sua rebelião contra Cristo,deu as costas ao seu zelo religioso e creu em Jesus como seu salvador (At 9). Com essa mudança radical, o perseguidor dos cristãos tornou-se servo de Cristo, muitas vezes perseguido por amor de Jesus. Leia em suas cartas os apelos aos cristãos para que cresçam pela obediência à Palavra de Deus, resultando em mudanças nas suas vidas e trazendo glória ao Senhor. - TL

Quem muda em direção a Deus não murcha - floresce!

Pão Diário








Segunda-feira, 9 de agosto de 2010




VOCÊ TEM
FÉ?


Leitura Bíblica
Hebreus 11.1-6
_____________________________

Sem fé é impossível agradar a Deus,
pois quem dele se aproxima
precisa crer que ele existe e
que recompensa aqueles
que o buscam
(Hb11.6)
______________________________

   É fácil responder a essa pergunta sem analisar o que realmente estamos dizendo. Muitos têm fé, mas neles mesmos. Outros têm  fé nas coisas que possuem. Na verdade, a fé é confiar em Deus e depositar a vida toda nele. A Bíblia diz que devemos viver pela fé. Isto significa buscar a cada dia comunhão com Deus, vivendo conforme a sua vontade, tendo em Deus nossa satisfação pessoal.
Ter fé é acreditar que Deus existe e que ele se revelou na Bíblia. É muito comum se dizer: "Só acredito vendo" Tomé disse mais ou menos isso quando lhe disseram que Jesus havia ressucitado. Jesus então apareceu e lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". (Jo20.29). Ter fé pe crer que Deus existe e nos ama. Ter fé é crer que Jesus veio a este mundo para nos salvar, mesmo sem nunca o ter visto. Ter fé é crer na promessa de que um dia viveremos com ele nos céus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois passaríamos a viver de acordo com o que nós pensamos ser melhor, não respeitando os princípios importantes da Palavra de Deus. Começamos a pensar como a maioria das pessoas, acreditando que cada um deve fazer o que acha certo, quando na verdade só existe um caminho certo: o que é apresentado por Deus aos nossos corações. É impossível agradar a Deus quando dizemos que confiamos nele enquanto na verdade confiamos em nós mesmos. Isso acontece quando nossas decisões são baseadas na nossa vontade, quando a autoconfiaça é maior que a nossa dependência de Deus pela fé. Todavia, a maior prova de que realmente temos fé pode ser vista em nosso relacionamento com as coisas materiais. Quem tem fé vive contente em todas as circunstâncias. Isso acontece porque a satisfação para a vida está em Deus e não nas coisas que possuímos - HSG

A fé é um grande presente de Deus,
disponível para quem quiser.

Pão Diário







Domingo, 8 de agosto de 2010




CONSELHO
DE PAI

Leitura Bíblica
1Cr 28.1-10

_____________________________
Não tenha medo nem desanime,
pois Deus, o Senhor, o meu
Deus, está com você
(1Cr 28.20)
_____________________________

   Se você pudesse dar apenas um conselho a seu filho, qual seria? "Estude bastante para ganhar bastante dinheiro", ou "Cuide bem de sua saúde", ou ainda "Aproveite a vida enquanto é jovem"? Que tipo de ensino e exemplo você tem deixado aos seus descendentes? Eles vão desejar seguir seus passos ou não?
   Davi foi um grande rei em Israel. Quando seu reinado chegava ao fim, chamou seu filho Salomão assumiria seu lugar e também a tarefa de construir um templo para o Senhor. Naquele dia tão importante para o futuro rei, diante do povo que ele governaria. Davi instruiu o filho com o conselho mais importante de todos: que ele reconhecesse o Deus de Davi e o servisse de todo o coração. Salomão assim o fez, e Deus exaltou-o em seu reinado (1Cr 29.25). Infelizmente ele só atentou para parte do conselho e no fim de sua vida abandonou a Deus, adorando outros deuses, sendo também rejeitado pelo Senhor (1Rs 11).
   Mesmo que o filho tenha feito escolhas incorretas, não esqueçamos o conselho de seu pai. Davi cometeu erros em sua vida, como nós também fazemos, mas seu relacionamento com Deus é um exemplo para nós. Você acha que Salomão teria seguido o conselho se não tivesse visto na vida de seu pai o resultado de sua fé? E você, pode far o mesmo conselho a seus filhos, ou a quem o cerca? Você teme a Deus de tal forma que possa recomendar tal atitude a outros?
   Você tem encorajado sua família a seguir e temer o seu Deus? Ou eles estão cada vez mais distantes do Senhor devido ao seu mau exemplo como cristão? Não esqueça que a melhor herança que podemos deixar para os nossos filhos não é composta de bens, prestígio ou dinheiro: é fé em Deus! Portanto, viva de tal forma que eles queiram imitar a sua fé e seguir o seu Deus. - VWR

Incentive sua família a seguir a sua fé

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.