sexta-feira, 26 de agosto de 2011



ABENÇOADOS

Leitura Bíblica
Deuteronômio 16.16.19

Vocês são o povo que é somente dele, e ele
manda que vocês obedeçam a todos os
mandamentos. Assim ele vai abençoá-los
(Dt 26.18b-19a NTLH)

   Você quer ser abençoado? Certamente todos queremos receber boas coisas de Deus, e ele quer dá-las. Porém, muitas vezes não experimentamos tudo o que Deus tem para nós. Isso acontece quando ainda não decidimos seguir o caminho de Deus ou se não estamos sendo obedientes a ele. Se esta é a sua situação, você precisa buscar Deus!
   O ser humano foi criado para ter um relacionamento com Deus, mas a desobediência de Adão e Eva resultou em uma separação entre os homens e o Senhor. Por amor, Deus sempre buscou meios para que o homem voltasse a se relacionar com ele. Isto aconteceu de várias maneiras, até que Deus chegou ao ponto máximo e enviou seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer pelos verdadeiros culpados (nós) Com sua morte, Jesus pagou o preço pelos erros de toda a humanidade e acabou com a separação causada por eles. Por isso, Jesus é o único meio de o homem voltar a se relacionar com Deus. Para isso, é preciso crer no Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo e no que eles fizeram para restaurar seu relacionamento com o ser humano e dar a ele a vida eterna.
   Depois disso, é necessário andar de acordo com a sua Palavra, praticando o que ela ensina. Lemos isso no texto de hoje, que contém uma promessa ao povo de Israel válida para nós também. Quem é obediente ao Senhor faz parte de seu povo e é abençodo. Isto não quer dizer ter dinheiro, não viver de aluguel ou de favor, ter um carro novo e outras coisas neste sentido. Ser abençoado significa estar em paz com Deus por meio de Jesus Cristo, ter uma vida cristã sadia e pura diante de Deus e dos homens, receber forças para viver dignamente e também se alegrar no Senhor constantemente, qualquer que seja a situação. HK

Para ter as bençãos de Deus é preciso antes
reconciliar-se com o Deus das bençãos

Pão Diário




Quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IRREPREENSÍVEIS

Leitura Bíblica
Filipenses 2.14-16

...para que venham a tornar-se
puros e irreprensíveis
(Fp 2.15a)

   "Vida irrepreensível" significa viver de modo a não dar motivo de repreensão, ou seja; uma vida totalmente isenta de culpa.
    É possível alguém viver assim? A Bíblia diz acerca de Daniel na corte da Babilônia: "Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente...disseram: 'Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele'" (Dn 6.4b-5). Daniel era um dos ministros do rei Dario e conseguiu viver uma vida irrepreensível no meio de pessoas corruptas e perversas. O apóstolo Paulo, escrevendo ao seu cooperador Tito, disse: "Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós" (Tt 2.7-8). No entanto, mesmo quando se consegue ser irrepreensível diante dos homens, a Bíblia vai mais além: "Deus nos escolheu... para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença" (Ef 1.4). Percebeu bem? Trata-se de sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (de Deus). Diante disso, como viver uma vida pura e irrepreensível? O texto básico da nossa meditação requer para isso abrir mão de queixas e discussões, como filhos de Deus puros em meio à depravação que nos cerca, para assim brilhar como estrelas no universo. Filhos de Deus nos tornamos quando reconhecemos o sacrifício de Jesus em nosso favor e lhe entregamos nossa vida (confira em João 1.12). E então? Será que temos procurado viver uma vida pura e irrepreensível diante das pessoas e também diante de Deus? Se temos falhado, o caminho é o arrependimento de todas as nossas falhas, sua confissão a Deus e um recomeço irrepreensível graças ao seu perdão - MM

A vida irrepreensível só é possível pela graça de Deus
e a submissão a ele

Pão Diário




Quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O CORPO

Leitura Bíblica
1 Tessalonicenses
5.22-23

Vocês foram comprados por alto preço.
Portanto, glorifiquem a Deus com o seu
próprio corpo
(1Co 6.20)

   Imagine a matéria-prima do primiero corpo: o pó da terra! Deus criou Adão e soprou nele o fôlego da vida, mas ao desobedecer a Deus a humanidade recebeu a sentença de morte. O amor sem medida de Deus fez com que enviasse seu Filho, Jesus, para que as pessoas pudessem escolher a vida eterna. Ele nasce da linhagem humana (Mt 1), viveu como homem entre os homens e mais tarde morreu, dando seu sangue para reverter a sentença de morte eterna da humanidade. Quem nele crê é santificado "por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas" (Hb 10.10).
   No texto de hoje, veja que Deus quer que o cristão separe sua vida para ele e que seu corpo seja conservado para a glória de Deus. viver para Deus é guardar-se de quaisquer excessos físicos, como os  que resultam de hábitos prejudiciais, sedentarismo, alimentação nada saudável, uso de drogas ou outros vícios, por exemplo. Precisamos controlar nosso corpo "de maneira santa e honrosa" (1Ts 4.4), não permitindo que o padrão das pessoas sem Deus moldem nossa mente, mas transformando nossos pensamentos e agindo conforme a Palavra de Deus (Rm 12.1). Quando uma pessoa tem sua vida transformada por Cristo, o Espírito Santo passa a morar em seu corpo. Coloque o versículo em destaque como alvo na sua vida: glorificar a Deus com seu corpo , pois foi comprado pelo precioso sangue de Cristo. E respeite o corpo das outras pessoas também, dando-lhe seus devidos direitos (por exemplo, no namoro). Orando e lendo a Bíblia diariamente você receberá a orientação e a ajuda do Senhor para viver de modo digno em seu corpo mortal. Quando Cristo voltar, ele será transformado e você receberá a "herança guardada nos céus para [aqueles] que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo" (1Pe 1.4-5) - TL

Glorifique a Deus cuidando de seu corpo
- lugar onde o Espírito Santo mora.

Pão Diário





Terça-feira, 23 de agosto de 2011

"...e partiu sem saber aonde ia".
(Hb 11.8)

Muitos de nós queremos ver o fim do caminho antes de nos lançarmos na nova empresa. Se pudéssemos ver, e víssemos, como iríamos desenvolver as nossas graças cristãs? A fé, a esperança e o amor não são colhidos de árvores, como as maçãs. Temos que dar o primeiro passo, e o pimeiro passo é a chave que liberta a corrente do poder de Deus, E não é verdade somente que Deus ajuda a quem se ajuda, mas também que ele ajuda aqueles que não podem ajudar-se. Podemos depender dele o tempo todo. "Esperar em Deus leva-nos ao fim da nossa jornada muito mais depressa do que os nossos pés"

Mananciais
no
Deserto



Segunda-feira, 22 de agosto de 2011




TALENTOS

Leitura Bíblica
(Mateus 25.14.30)

O que se equer destes encarregados
é que sejam fiéis
(1Co 4.2)

   Esta é uma das mais conhecidas parábolas (histórias que Jesus contou para ensinar algo) e, assim mesmo nem todos a entendem. Há quem ache injusto o Senhor ter tirado o talento daquele que só tinha um e dado ao que já tinha dez. Outros acham injusto um ter recebido cinco talentos, outro dois e o terceiro apenas um.
   Mas o que, afinal de contas, é um talento? Originalmente talento era uma unidade de peso; depois passou a ser uma unidade monetária, ou seja, seis mil denários. Um denário, por sua vez, era o salário de um dia de um trabalhador. Um talento, portanto, equivalia ao trabalho de um homem por mais ou menos 18 anos.
   O que, no entando, Jesus queria ensinar com esta parábola? - Uns entendem que ele se referia às habilidades com que servimos a Deus, sejam naturais ou espirituais. Outros crêem que se trata de oportunidades que Deus nos dá para serví-lo. Seja como for, a vida humana é muito dinâmica, e cada um recebe habilidades e oportunidades diferentes na vida. O mais importante não é o que significam os talentos na parábola, mas a lição que está por trás, o que Jesus queria ensinar aos seus discípulos por meio dela.
   Percebemos claramente que o importante não é quantos talentos uma pessoa recebeu, mas o que fez com eles. Para nós isso significa que vamos ter de prestar contas a Deus pela forma como lidamos com os talentos que ele nos confia. Ou seja, quando Jesus voltar, todos terão de prestar contas da sua vida a ele. A uns o Senhor dirá: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor". A outros, infelizmentes, dirá: "Servo mau e nigligente... você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros... tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez".
   O primeiro e maior "talento" que Deus nos deu é a própria vida, e é essencial dedicá-la a ele, que a criou e a quem ela pertence. - HM

Não importa quanto Deus nos deu.
Importa servir a ele com o que temos

Pão Diário


 


Domingo, 21 de agosto de 2011


Posso
perdoar?

Leitura Bíblica
Mateus 18.21-35

Tu és bondoso e perdoador,
Senhor, rico em graça
(Sl 86.5)

    Claro que pode! Tenho escutado muitas pessoas, tanto celebridades como aquelas com quem convivo, dizer: Quem sou eu para perdoar? E ainda completam: Quem perdoa é Deus. Que conversa vazia, sem sabedoria. Como é triste ouvir coisas desse tipo de gente inclusive bem instruída. Na leitura de hoje, Pedro, um dos discípulos de Jesus, mostra que também tinha dúvidas, só que em relação aos limites de perdão. O Senhor contou-lhe então uma históra para ajudar Pedro - e nós! - a compreender melhor. Oferecer perdão é uma ordem divina e Deus nos dá capacidade para perdoar a quem quer que seja porque ele mesmo também nos perdoou. Esse perdão, porém precisa vir realmente do coração para restabelecer uma verdadeira convivência, pois quem não perdoa de fato vive preso a lembranças que continuam a envenenar a vida. Perdoar significa também querer continuar caminhando o mesmo caminho, receber e dar novamente o mesmo carinho, do mesmo modo, e saber viver com a cicatriz ferida. Ela não vai atrapalhar nosso relacionamento, nem impedir-nos de amar e de sermos felizes. Esquecer é difícil, mas nem por isso vou deixar de oferecer perdão, nem permitir que o ocorrido me persiga. todos querem o perdão de Deus, mas este só teremos se também praticarmos o perdão uns com os outros (Mt 6.14-15). Quando não conhecia Jesus, eu sofria com aborrecimentos e decepções por não conseguir perdoar ou por só fazê-lo de boca para fora, e então o ocorrido me perseguia e irritava. A prática do perdão também é um exercício para a santidade, ou seja, ela mantém desimpedido nosso acesso a Deus e a um crescente aprimoramento da nossa vida. A guerras,  contendas, mortes e muitos outros males cometidos pelos homens acontecem pela falta de oferecerem o perdão. Perdoe sempre, para que Deus também venha a perdoá-lo - ETS

Perdoar enriquece muito mais quem dá
do que quem recebe

Pão Diário



Sábado. 20 de agosto de 2011



Leitura Bíblica
Salmo 118.1-29

Deem graças em todas as circunstâncias,
pois esta é a vontade de Deus
para vocês em Cristo Jesus
(1 Ts 5.18)

   Quem frequentemente demonstra sua gratidão com atitudes e palavras não acumula mágoas, é muito simpático com as pessoas e feliz com Deus. É também alguém que sabe dizer aos outros: "Muito obrigado" e "Estou agradecido pelo que você fez". Estas expressões tornam os relacionamentos mais agradáveis e mostram boa educação, já que não deixam a impressção de que os outros têm a obrigação de fazer as coisas para nós. Aliás, mesmo quando alguém é pago para executar uma tarefa, cabe um agradecimento.
   É verdade que devemos demonstrar nossa gratidão às pessoas, mas também precismaos agir assim em relação a Deus. Em toda a Bíblia somos incentivados a dar graças ao Senhor. Ele fez e faz tantas coisas por nós - e nem sempre percebemos todas as suas dádivas. Devemos agradecer a Deus por tudo, inclusive quando passamos por problemas e chegamos a pensar que ele nos abandonou. Talvez você pergunte: "Devemos agradecer a Deus também pelas coisas ruins que me acontecem?" A resposta é sim. No versículo em destaque, o apóstolo Paulo ensina que em todas as circustâncias devemos ser agradecidos a Deus. Paulo passou por situações boas e más e escreveu que a gratidão "é a vontade de Deus em Cristo Jesus" para cada um de nós. Comece a dar graças a Deus por tudo em sua vida e ela se tornará bem mais "leve". Eu sei como é difícil ser agradecido a  Deus e louvá-lo quando na verdade você que xingar, explodir e se livrar de situações ou pessoas. Mas quando somos gratos a Deus por tudo, nossa atitude faz com que a situação mude ou então transforma a nossa visão quanto a ela. Portanto, agradeça a Deus em todas as circunstâncias de seu dia a dia e sinta a diferença que isto faz - HK

Agradeça a Deus por
todas as coisas e situações

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.