sexta-feira, 19 de agosto de 2011



O MAL

Leitura Bíblica
Lucas 13. 1-5

"Ninguém pode ver o Reino de Deus
se não nascer de novo
(Jo 3.3b)

   Quando abrimos o jornal de manhã cedo e logo vemos uma quantidade de notícias ruins, nos perguntamos: "Por que existe o mal?" As causas são muitas: meus conterrâneos catarinenses se assusntam cada ano com a chegada de uma nova onda de chuvas, o povo brasileiro em geral se assusta com o retrocesso da moralidade na vida pública, e por aí vai.
   Qualquer tentativa de uma reposta para a pergunta sobre o que é o mal  e por que ele predomina tão amplamente sempre vai parecer pretensiosa; afinal,  ninguém deu uma resposta definitiva que convença a todos. Mas o que de fato importa não é saber de onde vem o mal, mas o que fazer diante dele. Como você se posiciona diante de uma situação inesperadamente ruim? Joga tudo para o ar ou para e pensa no que fazer? O texto que lemos relata que uma torre caiu sobre 18 pessoas em Jerusalém, matando todas.
   Alguns perguntaram a Jesus se aquelas vitímas eram mais pecadoras que os outros que não morreram. Ou ainda se era da vontade de Deus castigar aqueles desafortunados. Deus não tem prazer em ficar brincando com a vida das pessoas. Ele tem um plano de salvação para toda a humanidade. Por isso Jesus não quer responder sobre a origem do mal, mas deseja apresentar a oportunidade para todos nós. É a chance de sermos conscientes de quem somos. Jesus quer nos ensinar a reconhecer que somos pessoas incompletas, pecadoras, que tanto sofrem como também podem causar o mal. Quando temos um encontro pessoal com Jesus, ele nos conduz ao arrependimento e ao "novo nascimento", eliminando o mal que está dentro de nós porque ele próprio assumiu suas consequências. O mesmo vale para qualquer pessoas, e quem nasce de novo desta forma ganha de Deus a capacidade de encarar o mal praticado pelos outros com  a força do seu amor, perdoando-o e abrindo assim caminho para ir eliminando o mal do seu próprio ambiente - AS

Jesus venceu o poder do mal
para que você possa viver fazendo o bem

Pão Diário



Quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"...só..."
(Dt 32.12)

A ninguém mais eu vi, senão Jesus somente.
Porém, que horas sublimes, que doce companhia;
E conversou comigo, e trouxe-me confortos,
Exortações, ensinos, e abriu-me tais tesouros
De seu amor por mim.
Que todo o ser lhe abri, contando-lhe os meus ais
E dele fui bebendo; e mais, e mais e mais...
Então eu percebi meus passos tão mais leves
E que uma luz sem par cercava o meu caminho...
A luz que só nos vem de andarmos com o Senhor.
E fui andando mais...


 Mananciais
no
Deserto

Quarta-feira, 17 de agosto de 2011


SEJA PERSEVERANTE!

Leitura Bíblica:
Números 32.1-13

"O homem que observa atentamente a lei perfeita,
que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei,
não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz
naquilo que fizer (Tg 1.25)

   Anos atrás, um vizinho estava comendo morangos e me perguntou:"Será que esta sementinha aqui nasce?" Confesso que, para ser educado, disse que não sabia, mas que dava para fazer um teste. Na verdade,  pensava: "Claro que não" Que coisa mais descabida! Imagine se essa semente vai germinar depois de o mo rango passar por estufas e ficar confinado numa bandejinha plástica, refrigerada, por tanto tempo!". Algum tempo depois, fiquei surpreso quando vi que daquelas sementes brotaram duas ou três mudas. Daquelas plantinhas vieram mais e mais e em pouco tempo ele tinha uma grande plantação de morangos. Chegou a produzir cerca de 5 kg por dia. Como conseguiu isso? Com perseverança seguiu sua curiosidade e colocou em  prática seu sonho.
   Ao ler o texto de hoje, que relembra o episódio do relatório negativo da maioria dos espias que estiveram em Canaã (Nm 13-14), fiquei refletindo na atitude de Calebe e Josué - os únicos que acreditaram que Deus lhes daria a vitória. Apesar de todo o povo viver constantemente reclamanado e se rebelando contra o Senhor, eles permaneceram fiéis. Note que os dois passaram pelos mesmos desafios que os outros e ouviram as mesmas ordenanças que os demais. Porém, perseveraram em sua fé.
   Nosso problema ainda hoje não é a ausência de conhecimento bíblico em si, mas a falta de praticar com perseverança aquilo que aprendemos quando lemos a Palavra de Deus. Assim  como eu olhava para aquela sementinha de morango não via seu potencial, muitas pessoas olham para a Bíblia e não conseguem ver o grande valor que há em seus ensinos. Aprenda com Calebe e Josué e seja perseverante, mostrando sua fé em Deus pela obediência aos seus mandamentos. - RPM

Perseverança: fé que não muda,
Palavra em ação

Pão Diário




Terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Esperei com paciência no Senhor..."
(Sl 40.1)

Quando aprendemos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante. Muito de nós estamos sem o poder que tanto desejamos. Mas Deus nos concede  pleno poder para cada tarefa que ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é esperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus.

Mananciais
no
Deserto



Segunda-feira, 15 de agosto de 2011


INTENSIDADE

Leitura Bíblica
Hebreus 5.7-10

"[Procures] a sabedoria como se
procura a prata e [busque-a]
como quem busca um tesouro
escondido"
(Pv 2.4)

   Alguém me afirmou que a razão pela qual alguns cristãos não crescem na fé é a falta de um desejo forte de que isso aconteça. Se quisessem a todo o custo conhecer melhor a Deus, teriam um relacionamento mais profundo com ele.
   Deus não despreza um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17b). Depois de cantar o hino "O chorar não salva",  um cristão disse: "Mas ajuda muito se as lágrimas forem de arrependimento por seus erros". Jesus não precisava se arrepender, mas chorou por outras razões. Ele desejou intensamente fazer a vontade do Pai até o último momento, mesmo sabendo que isso incluia sofrimento: "Vim para fazer a tua vontade, ó Deus" (Hb 10.7). Enquanto isso,  seus discípulos cochilavam (Mt 26.42). Não é de admirar que muitos deles fugissem na hora da crucificação.
   Conta-se que um fruticultor viu uma de suas árvores deixou de dar frutas. Lembrou-se então de um remédio antigo. Buscou  seu martelo e um prego e fincou-o no tronco da árvore. Admirou-se quando, no próximo ano, a árvore produziu. Em nossa vida, talvez tenhamos permitido um lapso na nossa dedicação a Cristo, e então um "prego" nos despertou - pode ser um problema, uma aflição. Ainda bem que Deus com amor nos ensina: "aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês" (Tg 4.8). Ele concede o tesouro (a sabedorai) a quem manifestar um desejo intenso, como vemos no versículo em destaque.. Precisamos "cavar" de novo na Bíblia e descobrir um nova intimidade com Deus. A começar, ele espera que você confesse os seus erros, para dele receber o perdão e a purificação (1Jo 1.9). Depois, almeja levar você passo a passo a crescer na vida cristã. mantenha sempre seu relacionamento com ele, e ainda que outros se contentem com pouco, procure conhecê-lo mais e mais todos os dias e será recompensado - Tl

A vida cristã é uma busca intensa por Deus,
todos os dias

Pão Diário




Domingo 14 de agosto de 2011



JOSÉ

Ao acordar, José fez o que o anjo
do Senhor lhe havia ordenado
(Mt 1.24a)

   A Bíblia não tem muitas referências a José, o pai adotivo de Jesus. Quem foi o homem que criou o Salvador do mundo?
   Os dois primeiros capítulos de Mateus mostram um pouco de seu caráter e da sua fidelidade a Deus. Quando soube da gravidez de Maria, decidiu romper o compromisso com ela secretamente para que ela não fosse humilhada diante de todos - desse modo, obedeceria a Deus e demostraria compaixão por Maria. Mas nem precisou fazer isso, pois um anjo apareceu em seu sonho e forneceu explicações e orientações de que ele precisava. José obedeceu, tanto naquela ocasião como nas situações relatadas em (Mt 2.13-23), em que protegeu a família levando-a ao Egito e depois para Nazaré, na Galiléia, segindo a orientação divina. José era um homem comum e seus vizinhos não sabiam que ele estava cuidando do Messias e da sua educação. Às vezes ele tinha medo e hesitava, mas recebia a orientação de Deus e obedecia sem fazer perguntas. Este homem de princípios foi, ao que parece, um marido e pai exemplar, um modelo de fidelidade ao garoto que criou como seu próprio filho e a quem ensinou sua profissão, a carpintaria - como todo bom pai fazia naquela época.
   Pensando na vida de José, o que você faria em seu lugar? Teria dado atenção a mensagens angelicais em sonhos? Teria obedecido sem contestar ou tomaria decisões baseadas em seus próprios conceitos e vontades?
   Hoje não precisamos de mensagens em sonhos, pois a Bíblia contém registro da vontade de Deus e orientações práticas para a vida cristã.  Além disso, o Espírito Santo oreinta quem deseja cumprir os propósitos de Deus. Você tem seguido essas orientações? Tem buscado fazer o que Deus quer, não importando sua própria vontade? Permita que Deus guie sua vida assim como ele fez com José. Ele tinha motivos para duvidar das orientações que recebeu, mas teve fé suficiente para segui-las. VWR

Confiar em Deus e obedecer-lhe -
é o que dá valor à vida.

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.