sábado, 13 de agosto de 2011







TOLERÂNCIA  OU
BENEVOLÊNCIA?

Na era atual, a tolerância é tida como uma das mais altas virtudes. É considerada um pré-requisito para a harmonia na vida em comunidade, um antídoto contra o fanatismo, preconceito e discriminação. Seu oposto, ou seja, a intolerância, certamente é a causa de discórdia nas famílias, na sociedade ou entre nações.
Temos de concordar em um ponto: somos propensos a sermos toletantes em assuntos que não nos dizem respeito, mas não naquilo que nos afeta diretamente. Além disso, n inguém gosta de ser somente "tolerado". Preferimos ver nossas convicções e estilo de vida legítimados e aceitos.
O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto? Ela nos ordena a demostrarmos um genuíno interesse pelo nosso próximo e a amá-lo como a nós mesmos. Isso inclui respeitar os demais, não impor nossas opiniões e permitir que cada um tome suas próprias decisões, sem , contudo, mostrar indiferença ao que os outros pensam ou dizem.
Tal interesse sincero nos compele, como cirstãos verdadeiros, a falarmos de nossa fé com o desejo de compartillhá-la com os demais. Deus não permitiu nenhum outro plano para a salvação que não seja a confissão de pecados e a fé nEle e em Seu Filho, Jesus Cristo. Essa é a mensagem de máxima importância que precisamos divulgar. E quanto a essa questão, Deus não é tolerante. Ele ordena e devemos obedecer, para seremos salvos. O único caminho é o Senhor Jesus Cristo. Nâo há outro!

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos"
(1 Timóteo 2.5-6)


Sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DEUS E AS FORMIGAS

Certo cientista já chegara à conclusão de que tudo o que descobria em suas pesquisas continha marcas do Criador. Mas o que ele não podia compreender era como o Deus que criou todas as maravilhas do univereso podia compreender era como o Deus que criou todas as maravilhas do universo podia também Se revelar à raça humana.
Um dia enquanto caminhava no campo, parou em frente a um formigueiro. Havia milhares de formigas que começaram a se mover incessantemente quando a sombra do cientista as cobriu. "Se essas formigas soubessem o quanto me interesso por elas, não ficariam tão agitadas com a minha presença", pensou.
Ele continuou nessa linha de pensamento e ficou imaginando que se alguém quisesse explicar seus sentimentos para as  formigas teria de se tornar uma delas. Como um relâmpago, a revelação o iluminou. "Foi exatamente isso que aconteceu conosco. O Deus que fez o mundo teve de Se tornar Homem, pra que pudéssemos conhecê-Lo e compartilhar de seus pensamentos e sentimentos."
Deus Se tornou Homem em Seu filho, Jesus Cristo, com o objetivo de Se comunicar em uma linguagem inteligível a nós. "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14.9) Seus ensinos, exemplos e Sua vida revelaram Deus de maneira perfeita à humanidade.

Boa Semente
Devocional


Quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Há um conceito mental de que a vida é feito só de coisas boas,
mas desde que nascemos trazemos dentro de nós os nossos
próprios conflitos, e eles se multiplicam no multiplicar dos
nossos dias. A vida em si é uma grande batalha, e, fomos
escolhidos para sermos os soldados da guerra.

(2 Tm 4.7)


Quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ETAPAS


Leitura Bíblica
2Co 11.22-33

Sei que é passar necessidade e sei o que é ter fatura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
situação, seja com fome, tendo muito ou passando
necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece
(Fp 4.12-13)

   Todos temos etapas a viver. Algumas vezes queremos saltá-las, ou porque estamos com pressa de ficar mais velhos, ou porque buscamos alguma promoção em nosso emprego, ou porque estamos sofrendo muito e ansiamos passar logo por aquilo, ou porque achamos que a próxima etapa da nossa vida será menos chata, etc. Mas a realidade não é esta. Cada etapa pela qual passamos em nossa vida nos ensina, nos faz crescer, nos faz mais sábios e nos prepara para a etapa seguinte.
   Paulo, de cujos sofrimentos lemos hoje uma boa parte, foi capaz de escrever o versículo ao lado em meio a eles. Paulo aprendeu a confiar no Senhor e a depender dele em todos os momentos da sua vida e não somente naqueles que ele achava por bem.
   Outro exemplo é o própiro Senhor Jesus. Sendo Deus, poderia ter saltado todas as etapas e se livrando de todo o sofrimento que passou. Ele nasceu como qualquer um de nós. viveu uma vida nada fácil: já como criancinha teve de fugir com os seus pais, imaginamos que tenha trabalhado duro, precisou treinar doze homens, dos quais um o negou, outro o traiu em na hora em que mais precisava deles, todos fugiram. Sofreu até morrer, ressuscitou e alcançou a grande vitória. Ele não precisava passar por tudo aquilo, mas o fez para identificar conosco, seres humanos. Não saltou nenhuma fase de sua vida.
   Também nós não devemos desejar livrar-nos de etapas da nossa vida, mas em cada uma confiar que o Senhor nos fará sair dela como vencedores. Não fique revoltado com as etapas de sua vida, mas confie que em  todas o Senhor estará com você e que, se obedecer à direção dele, o desfecho sempre será bom. HK

Deus reservou suas bênçãos para cada etapa da nossa vida -
seria uma perda saltá-las

Pão Diário




Terça-feira, 09 de agosto de 2011

DEPRESSÃO

Leitura Bíblica
Jó 7.1-10

Eu sei que o meu Redentor vive, e que
no fim se levantará sobre a terra
(Jó 19.25).

   Depressão é um estado de espírito oscilante em que a pessoa é tomada por tristeza, melancolia e desesperança. Clinicamente a depressão já foi descrita por Hipócrates, no 5º séculos antes de Cristo. Em termos modernos, a depressão pode ser mais um bem descrita como um sentimento de total desesperança, abatimento, desgosto de si mesmo, perda de perpectiva, melancolia, tristeza, apatia, desânimo e desespero.
Em algum ponto ou período da vida, quase todos ficam deprimidos. A depressão não respeita ninguém ela anda livremente entre ricos e pobres, entre os instruídos e os sem instrução, entre pessoas e todas as raças e religiões. Estudos demonstram que ela é mais frequente entre as mulheres.
   As causas da depressão podem ser f ísicas, pscológicas ou espirituais. Praticamente todos os tipos de depressão têm em comum alguma perda. Na área física, pode ser perda de eficiência física, da saúde, de um órgão ou membro do corpo, etc. Na área psicológica, pode ser perda de identidade pessoal, de um ente querido, um amigo, perda do casamento, do emprego, etc. Na área espiritual, pode ser perda do contato com Deus, de convicções religiosas, etc. Portanto, na maioria das depressções existe algum tipo de perda. E, em muitos casos, não é tanto a perda real, mas a imaginária.
   Jó perdeu quase tudo que se pode perder. Perdeu a riqueza, perdeu seus meios de sobrevivência, seus empregados e até seus filhos. Finalmente perdeu a saúde. Como resultado, imergiu nas profundezas da depressão. Confira a história na Bíblia, nos primeiros capítulos do livro de Jó) O fato mais comovente na história de Jó é que, a despeito de sua depressão, ele se apegou a fé em Deus. Ele reconheceu que Deus estava no controle da sua vida (Jó 13.15 e 19.25). Por isso, quando a depressão bater à sua porta, busque ajuda qualificada, mas acima de tudo refugie-se em Deus. - HS

Mais profundo que a depressão é o amor de Deus

Pão Diário


Segunda-feira, 8 de agosto de 2011



A arte de conviver

   "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas...". Com estas palavras, o Meste convida seus ouvintes a fazerem uma reflexão sobre a vida, na dimensão dos seus relacionamentos e das convivências, inclusive as que nos são hostis.
   Conviver é uma arte. É desafiador, dia após dia, cominhar lado a lado (e trabalhar também), com pessoas cujos sentimentos são obscuros, cujas atitudes nos inspiram insegurança, e em cujas palavras não conseguimos confiar. É desafiador e incômodo. Os nossos relacionamentos têm um custo-benefício. Têm,portanto, um preço a ser pago. Há uma pergunta que emerge da consciência dos que querem uma vida melhor. Quanto custa viver em paz? Qual ó preço que devemos pagar por uma convivência salutar?
   Três atitudes do espírito humano amenizam os custos das convivências desgastantes e geram beneficios incalculáveis no contexto dos nossos relacionamentos. São elas: a humildade, a resignação e o perdão. Nenhuma teoria psicológica sobre relacionamentos humanos pode prescindir destas virtudes espirituais.
   Por que a humildade? Porque ninguém é nada nesta vida. É a bondade de Deus que nos mantém vivos. Só os humildes são realmente grandes, exatamente porque jamais se sentem como tais. É a humildade que enobrece a natureza humana e lhe confere dignidade plena. Jesus Cristo desafiou:
"Quem quiser ser o maior, seja o menor..." Na maratona da vida a humildade é o primeiro passo para segunda milha, que é a trajetória dos vencedores. É caminhar sem pisotear outros. Crescer, e deixar que outros cresçam também.
   Na maratona da vida, a segunda milha é também o desafio da convivência com aqueles aos quais não podemos mudar, e, contudo estão em nosso caminho. Por isso, um segundo preço a ser pago será a resignação. Ela é a ciência do espírito que nos ensina a lidar com o imutável e com o inevitável. Há pessoas que jamais mudarão, por nossa causa. Há situações que são irreversíveis. Nesses casos, o segredo é aceitar o que não pode ser mudado para possibilitar uma convivência sadia, sem o veneno da revolta e da rejeição.
  Finalmente, o percurso da segunda milha exige a experiência do perdão. Sem o perdão, os relacionamentos não progridem e a vida fica estagnada nos impasses que se formam ao longo do caminho. Perdoar é, antes de tudo, uma decisaõ do espírito. Só os fracos não perdoam. A soberba e o orgulho nada mais são do que sintomas de fraqueza, disfarçados numa vã presunção de força. Não perdoar é negar à vida aquilo que ela tem de mais significativo: a arte de construir relacionamentos, fazer amizades e plantar a paz.
   A vida pode ser comparada a uma grande maratona com muitas milhas a serem percorridas. A segunda milha será sempre aquele momento necessário para se retomar o fôlego da vitória, que será alimentado pela humildade, a resignação e o perdão. Por isso, a segunda milha é o percurso dos vencedores. Ninguém se perde nesta rota!

Pr. Estevam Fernandes de Oliveira
Primeira Igreja Batista de João Pessoa - PB





"Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos;
todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com
intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Com
grande poder, os apóstolos davam testemunho
da ressurreição do Senhor Jesus"
(At. 4.31,33)

A maior pergunta que pode ser feita a quem já nasceu de novo é:
"Recebeste o Espírito Santo, quando creste?"

Como é bom vivermos
 A Vida de Cristo,
Gozando o que é nosso!
Enche, pois,
Espírito Santo,
O meu ser,
Teu e meu direito!
Há razões para louvar-te,
Senhor!
Mesmo em tempos de luta
E nas horas de dor:
És socorro presente!
E é constante e fiel
Teu amor!

Manancias
no
Deserto
Lettie Cowman


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.