sábado, 30 de julho de 2011



APARÊNCIA

Leitura Bíblica
Mateus 23.23-28


"Assim como a água reflete o rosto,
o coração reflete quem somos nós"
(Pv 27.19)

   Em uma tribo africana existe um provérbio de apenas duas palavras: "Aananken ammah". Segundo um missionário que trabalhou naquele local, ele significa: "Não julgue a sabedoria de um homem pelos seus cabelos brancos, mas pela verdade em suas palavras". É interessante como duas palavras podem conter um frase tão grande e uma importante verdade. Não podemos mesmo dar crédito a alguém apenas pela sua aparência.
   Os fariseus eram respeitados como pessoas consagradas a Deus, pois cumpriam suas obrigações: ajudavam os pobres, faziam jejum, davam o dízimo. Eram bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de todo tipo de impureza. O coração deles estava tomado de maldade e arrogância. Jesus disse: "Vocês coam um mosquito e engolem um camelo", ou seja, cuidavam em cumprir os pequenos detalhes da Lei, mas não se importavam ao cometer grandes maldades, negligenciando os mandamentos mais importantes.
    Este é um perigo que todos nós corremos. Podemos ser diligentes em fazer algumas coisas com a maior perfeição e ao mesmo tempo esquecer outras muito importantes, como a justiça, a necessidade de ser fiel a Deus e a prática da misericórdia para com o próximo.
   Jesus também disse aos fariseus: "Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça". Com eles, também podemos ter um cuidado maior com a aparência esquecendo nosso verdadeiro interior. O ensimamento de Jesus é que a limpeza deve começar por dentro, na mente. Se estivermos puros internamente nossa aparência externa vai refletir isso e terá uma beleza real. É o cuidado com o nosso mundo interior que nos faz realmente sábios, pois nossa boca fala a verdade e promove a paz. É um remédio que faz até nosso corpo se tornar mais saudável: "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a vida e a sua vida (Pv 4.23) - HSG

Sua aparência reflete sua vida interior?

 Pão Diário


Sexta-feira, 29 de julho de 2011



De tudo e de todas as coisas que você aprendeu, fique com a fé  a esperança e o amor.
Mas a maior delas é o amor. Jesus continua amando-o, se tivesse que vir ao mundo para novamente morrer
na cruz só por você, ele com certeza viria.

(1Co 13.13)

Palavras de Sabedoria
R.Nascimento


Quinta-feira, 27 de julho de 2011

Se eu de ti me esquecer; ó Jerusalém, que se
resseque a minha mão direita
(Sl 137.5)
   Meu amado, tuas lutas têm sido inúteis. Teus esforços terminam em nada. Teus pensamentos não conseguem produzir soluções. Teus problemas continuam. A ansiedade te domina. Sabes que teus planos se frustaram. Olhas para frente e não consegues vislumbrar a esperança. Tudo é tão confuso, tão inquietante! Estás pertubado. Estás cansado... Por que continuar assim? Por que prolongar este sofrimento que te atormenta, que te tira o sono? Será que não percebes o que quero te dizer através de todas estas circuntâncias? Volta para MIm! Tenho te esperado ansiosamente! Meus olhos estão continuamente à tua espreita. Tenho tentado falar-te, mas tu tens preferido dar crédito às palavras dos homens. É chegado o momento de reagires.Tudo que precisas fazer é Me dar ouvidos. Abandona todo teu ser em Minhas mãos, então, poderei trabalhar dentro de ti e através de ti. Quero ajudar-te a resolver cada um de teus problemas. Colocarei todo Meu poder à tua disposição. Agirei na vida daqueles que estão te prejudicando. Despertarei a solidariedade de outros Meus filhos para te ajudarem. Se tu realmente Me confiares tuas lutas e ficares atento Às Minhas instruções, então verás o livramento. Conheço o caminho da vida. Vem! Não fiques aí parado. Segue-Me. O caminho é longo mas, em Minha companhia, não sentirás o tempo passar.

Raio de Esperança
Paulo Solonca



Quarta-feira, 27 de julho de 2011


Ajuda em
Oração

Leitura Bíblica:
Daniel 2.14-23

"Pediu que rogassem ao Deus dos céus
que tivesse midericórdia acerca desse mistério..."
(Dn 2.18a)

   Era uma situação muito grave que Daniel e seus três amigos estavam enfrentando. Eles iriam ser mortos sem saber por que e sem terem culpa. O rei Nabucodonosor teve sonhos que o deixaram preocupado. Mandou então chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos de seu reino para lhe dizerem o que seus sonhos siginificavam. E é claro que não conseguiram interpretá-los, pois nem conseguiram revelar ao rei o que ele havia sonhado - e ainda disseram que na terra não haveria ninguém capaz de fazer isto. Por isso Nabucodonosor mandou  matá-los, e Daniel e seus amigos também foram buscados para serem mortos, mas nem sabiam o que estava ocorrendo. Quando Daniel soube, foi procurar o rei, pedindo um tempo para buscar a revelação do sonho e interpretá-lo. Foi para casa, pediu ajuda em oração com seus amigos para que pudesse atender ao desejo do rei. A oração deles foi ouvida e eles louvaram a Deus por isso. Quando os homens sem Deus não são capazes, aqueles cuja vida Deus dirige fazem a diferença positiva, principalmente quando em conjunto oram entregando tudo a Deus.
  Você tem pedido ajuda a outros para orarem por você e por problemas que você está enfrentando? Por que não? É interessante que algumas pessoas têm medo de pedir a outros cristãos ajuda em oração. Não sei se é orgulho, ou por quererem se mostrar pessoas sem problemas, ou ainda por não acharem que as orações dos outros têm algum valor. Para mim, qualquer uma dessas idéias acima é ridícula e, diria, até antibíblica, pois a Bíblia nos instrui a orarmos uns pelos outros: até o próprio Senhor Jesus pediu a seus discípulos ajuda em oração. - HK

A oração é a grande arma
para vencer batalhas espirituais

Pão Diário



Segunda-feira, 26 de julho de 2011


"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai
uns pelos outros, para que sareis, a oração feita
por um justo pode muito em seus efeitos"
(Tg 5.16)

Cristo tornou possível irmos diretamente a Deus para recebermos perdão. Mas confessar nossos pecados uns aos outros ainda é algo importante na vida da igreja. (1) Se tivermos pecado contra um indivíduo, devemos pedir que ele  nos perdoe. (2) Se o nosso pecado afetou a igreja, devemos confessá-lo publicamente à igreja. (3) Se precisamos de um apoio amoroso, ao lutarmos contra determinado pecado, devemos confessá-lo àqueles que podem nos dar este apoio. (4) Se depois de confessarmos determinado pecado a Deus, e de sermos perdoados por Ele, ainda assim poderemos desejar confessar este pecado a um irmão em Cristo, com a finalidade de nos sentirmos bem psicologicamente. No reino de Deus, todos nós somos um sacerdote para os demais irmãos em Cristo (1Pe 2.9)

Domingo, 25 de julho de 2011



TÁRSIS
Leitura Bíblica
(Jonas 1.1-3)
_____________________________

...embarcou para Társis, para
fugir do Senhor
(Jn 1.3)
_____________________________

   Você já reparou que quando se fala de Jonas, a primeira coisa de que a gente se lembra é de sua "carona" no peixe? Mas há muito mais que isso.
Sempre li relatos a respeito de Deus falando por sonhos e visões, e não poucas vezes desejei que ele me falasse tão diretamente, dando instruções claras sobre o que queria que eu fizesse. Achava que, se assim fosse, eu certamente obedeceria, pois saberia sua vontade. Mas meditando na história de Jonas e lembrando que ele, embora tenha ouvido clara e explicitamente, mesmo assim foi tratar de achar um lugar para fugir de Deus, começo a duvidar de mim mesmo e se eu seria assim tão obediente.
   Aliás, falando em obediência e vontade explícita de Deus, não pude  deixar de me lembrar que, embora ele não fale sempre de forma tão direta como narrado no texto de hoje, há muitas ordens diretas e claras na Palavra que requerem minha obediência - e que entendo muito bem. Mas vivo tentando ir para Társis, achar um lugar onde me sinta confortável para deixar cumprir a ordem de Deus. Não é o tempo todo (porém muito mais frequente do que seria aceitável), mas há momentos em que a minha rebeldia teima em fazer prevalecer a minha vontade sobre a divina. O que moveu Jonas e move a mim é uma desconfiança não confessada ( e geralmente inconsciente) de que Deus não seria assim tão bom e sábio, que seria eu quem sabe o que é melhor para mim - não por acaso é o que aconteceu no Éden. Por isso o apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que para experimentar que a vontade de  Deus é de fato boa, agradável e perfeita, eu preciso de transformação desta minha mente viciada.
   Társis pode estar em muitos lugares e ocasiões, mas para mim é sinônimo de rebeldia, isto é, pecado. E rebelar-me contra o Absoluto que sabe e pode todas as coisas, é perfeito em amor e só que o melhor para mim, é uma imensa tolice. - MHJ 

Que Deus me livre da tolice de
fugir para Társis.


Pão díário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.