terça-feira, 5 de julho de 2011


JÁ VOU!

Leitura Bíblica
Mateus 21.28-32

   Durante minha infância e adolecência, quando meus pais me chamavam eles já sabiam que eu responderia "Já vou!". Minha mãe, em especial, detestava isso porque meu "já" não era tão logo como ela desejava, ainda mais quando era adolecente e demorava muito mais para mostrar que eles não mandavam em mim e que eu só iria se tivesse tempo... No texto de hoje, Jesus conta a história de dois filhos; um não queria ir mas obedecia depois, já o outro só prometia ir e não atendia o pai. Podemos comparar esta situação com nosso relacionamento com Deus. Quantas vezes dizemos que faremos tudo o que o Senhor mandar, mas quando ele manda, ficamos parados? Jesus estava falando sobre os fariseus, que diziam amar a Deus acima de todas as coisas, mas na hora de obedecer arranjavam boas desculpas "teológicas" para cumprir sua própria lei, e assim desobedeciam ao Pai. Por tudo isso não reconheceram em Jesus o Filho de Deus e o rejeitaram. Já aqueles desprezados por eles por serem "pecadores" obedeciam prontamente!. E você, como responde quando Deus fala ou mostra em sua Palavra algo que você precisa fazer? Diz "já vou" e não vai ou atende imediatamente?
   O Pai deseja que lhe obedeçamos sem pedir um tempo, sem pensar demais, sem ficar enrolando para ver se não há outra alternativa. Ter fé é confiar que o caminho apontado  por Deus é o melhor, então a melhor atitude é ir logo por este caminho. Rick Warren escreveu que "Todo pai sabe que, na verdade, obediência atrasada é desobediência". Só faz sentido afirmarmos que Cristo é Senhor da nossa vida se ele realmente o for - e isso implica obediência a ele. A palavra grega traduzida como Senhor também significa "dono de escravos". Um escravo não tem direito de contestar uma ordem de seu proprietário - se fizer isso, sofrerá consequências. Deus não nos trata como escravos, mas como filhos! Ele espera que obedeçamos não por obrigação, mas por amor! - VWR

A obediência vale mais
que promessas e intenções

Pão diário







REPUTAÇÃO

 A boa reputação vale mais que grandes
riquezas; desfrutar de boa estima vale
mais que prata e ouro.
Pv 22.1

   O autor começa versículo de Provérbios 3.1-4 chamando carinhosamente seu  leitor de "meu filho". Como um pai que quer o melhor para seus descendente, ele diz: "Não se esqueça dos meus ensinamentos, lembre-se sempre dos meus conselhos". A promessa é de vida longa para aqueles que seguem os caminhos do Senhor. O texto destaca duas coisas importantes da vida: amor e fidelidade. Estas nunca devem se distanciar de nós. Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo e demonstrar fidelidade por meio de nossas atitudes. Quando agimos assim, nosso caráter corresponde à nossa reputação.
   Alguém disse que "Reputação é o que os homens pensam que você é; caráter é o que Deus sabe que você é". Infelizmente, é mais fácil ter uma boa reputação do que um bom caráter. Elbert Hubbard afirmou que "A reputação de muitos homens não conheceria seu caráter se o encontrasse na rua". Para evitar esta diferença, é preciso buscar um caráter santo; este por sua vez, resultará em uma boa reputação diante dos homens.
  Ter uma boa reputação vale m uito (veja o versículo em destaque), mas um bom caráter é indispensável. Podemos até não ser reconhecidos pelos homens como deveríamos, mas ser um pouco despezado é melhor do que receber elogios que nunca merecemos. Quando Jesus assumiu a forma humana, ele, sendo Deus, esvaziou-se e humilhou-se para tomar a forma de servo (Fp 2.6-8) . Para muitos, sua reputação não era boa. Mas Jesus não se importou com sua aparência diminuída -  ele sabia quem era. Para nós, homens pecadores, não convém buscar uma reputação falsa, que discorde de nosso caráter. A finalidade de nossa vida não pode ser apenas uma boa aparência!
  Teremos um bom caráter e uma boa reputação quando seguirmos o conselho do texto que lemos  hoje. Se não abandonarmos o amor e a fidelidade, agradaremos a Deus (bom caráter) e também aos homens (boa reputação). - HSG


Devemos ser diante dos outros
o que somos aos olhos de Deus


Pão Diário

Sexta feira, 1 de julho de 2011




CONSTRUA PONTES

Leitura Bíblica
Neemias 2.1-20

A obra é grande e extensa e estamos separados, distante
uns dos outros, ao longo do muro. Do lugar de onde ouvirem o som da
trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós!
(Ne 4.19-20)

   Neemias não foi somente o reconstrutor dos muros de Jerusalém, uma importante missão que recebera de Deus. Ele sabia que sozinho não seria capaz de realizar tal obra e assim tornou-se um grande construtor de "pontes" entre as pessoas, conforme vimos no texto de hoje. Sofreram oposição, alguns desanimaram e ainda havia a ameaça de uma batalha, mas ele uniu o povo para que a obra fosse terminada.
   Vivemos em um mundo contraditório. Enquanto as grandes empresas e nações tratam de se associar, a cada dia mais pessoas vão entrando em um processo de isolamento. Poucos são os motivos que levam as pessoas a sair de casa, menos ainda os que as fazem relacionar-se umas com as outras. As casas estão bem equipadas com televisores, DVDs, som de última geração, jogos ultramodernos e computadores que se conectam com o mundo. Tudo isso traz um sentimento de autossuficiência, a ponto de muitos pensarem que não precisam de mais ninguém. Essa situação já atingiu os cristãos - nem todos dão a devida atenção ao relacionamento com os irmãos, um dos grandes tesouros da vida cristã. O cristão vive num ambiente hostil e a união é o segredo que nos garantirá a vitória em Cristo Jesus. Portanto, ainda antes de iniciarmos a construção dos "muros" - uma tarefa ou alguma obra para o nosso Deus - deveríamos iniciar a reconstrução das pontes entre nós. Para isso, perdoe antigas ofensas ou peça perdão pelas que cometeu; gaste mais tempo conversando com as pessoas; visite-as; prepare um jantar e convide alguém que conhece há anos, mas só vê de vez em quando... Enfim, sejamos construtores de pontes - elas garantem nossa união e nos ajudam quando as adversidades abalam nossa vida. - CTK

Construir muros é mais fácil;
construir pontes é mais importante.

Pão Diário




Quarta-feira, 30 de junho de 2011



Não resolva por si mesmo lançar-se ao ministério; mas, se Deus colocar em seu coração o chamado, aí de você se se desviar para a direito ou para a esquerda. Não estamos aqui a trabalhar para Deus por decisão pessoal, mas porque Deus nos conquistou. Nunca devemos ter o pensamento:"Tudo bem, mas não estou capacitado para isso". O que temos de pregar é determinado por Deus, não pelas nossas próprias inclinações pessoais. Mantenha sua alma sempre bem relacionada com Deus, e lembre-se de que você é chamado, não apenas para dar testemunho, mas para pregar o evangelho.

Oswald Chambers


É TEMPO DE RECOMEÇAR

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz.
Eclesiastes 3.1-8


É tempo de recomeçar... tudo novamente.
É tempo de cessar a murmuração
É tempo de parar de lamentar.
É tempo de parar de perguntar: "Por que?"
É tempo de tirar o pó dos escombros.
Nem tudo está perdido!
No meio do entulho há material aproveitável!.
É tempo de separar as coisas.
É tempo de fazer triagem.
É tempo de jogar fora o que não serve.
É tempo de fazer levantamentos.
É tempo de ajuntar o que restou dos velhos sonhos e começar tudo outra vez.
Não desistir, mas continuar!
É tempo de tirar lições.
É tempo de agir, Ficar parado não ajundará.
É tempo de erguer a cabeça
É tempo de dizer: "Basta"!
É tempo de trabalhar.
É tempo de recomeçar!

(Paulo Solonca)





CRESCENDO EM ALEGRIA

FRUTA SABOROSA
Jo 15.5

Você já ouviu uma planta em crescimento resmungar e gemer à medida que está originando a colheita? Claro que não. O que elas produzem é o resultado de um bom lavrador, boa semente, bom solo e condições climáticas favoráveis.
Jesus tem algumas advertências práticas para todos que querem cultivar frutos espirituais em suas próprias vidas e na vida de todos o que estão em sua volta; família, amigos, vizinhos... Ele chama a si mesmo de videira e chama Deus, nosso Pai, de jardimeiro. O fruto descreve o que Deus fez através de nós. É impossível para nós sermos pessoas frutíferas - gotejando com a riqueza do amor, alegria, paz, paciência, benegnidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio - a menos  que obtenhamos nossa nutrição, energia, força e produtividade diretamente do próprio Senhor Jesus (Gl 5.22-23) Fique perto de Deus. Relacione-se. Passe tempo pensando sobre Jesus através da sua Palavra.
O Pai também olha para suas "plantas" - nós - e nos poda para nos tornarmos mais frutíferas. Quando estamos no meio de sua poda, por vezes dolorosa, a pergunta correta a fazer é: "Senhor, o que você está me ensinando?" Deus nos olha amavelmente e vê áreas que não são agradáveis a ele, onde o pecado reside. Seu propósito é sempre nos fazer frutíferas e capazes de alimentar a fome do coração daqueles que estão a nossa volta. Há poderosa recompensa para vivermos constantemente conectadas ao Pai "... e o vosso gozo seja completo" (Jo15.11)

(Desconheço o autor)



Segunda -feira, 27 de junho de 2011




VENDO A DEUS
(Jó 42.10-12)

No final da história, Jó tornou-se um dos homens mais ricos do mundo. Julgando pelas aparências,a alegria das novas bênçaos recebidas teria escondido seu doloroso passado embaixo das sombras.
Mas a comparação inspiradora de Jó da última parta da sua vida com a primeira, pouco teve a ver com prestígio e bens matariais. Era algo mais.
O sofrimento de Jó fez com que ele tivesse um entendimento mais profundo do caráter de Deus e um relacionamento mais profundo com o Criador. Agora, depois de ter experimentado Deus por meio de perdas terríveis e da dor, Jó diria que o preço que pagou pela visão que teve do Senhor valeu à pena.
"eu te conhecia só de ouvir", disse Jó fazendo um cuidadoso resumo de toda a sua vida, "mas agora os meus olhos te veem" (Jó 42,5)

Reflexão
(Bíblia da mamãe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.