sábado, 26 de novembro de 2011



 

"Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu
coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento
e de todas as tuas forças.... e ao próximo como a ti mesmo.
Não há outro mandamento maior do que estes."
(Mc 12.28-31)

   Na época de Jesus, os judeus haviam acumulado centenas de leis, 613, de acordo com um historiador. Alguns líderes religiosos tentavam estabelecer uma diferença entre as leis mais importantes e as menos importantes, enquanto outros ensinavam que todas era igualmente obrigatórias e que era perigoso fazer qualquer distinção. Essa questão apresentada pelo escriba poderia ter provocado alguma controvérsia entre esses dois grupos, mas a resposta de Jesus resumiu todas as leis de Deus.
   As leis de Deus não são difíceis de serem cumpridas, podem ser resumidas em dois princípios muito simples: amar a Deus e ao próximo. Estes mandamentos estão no AT(Dt 6.5; Lv 19.18) Quando você ama a Deus completamente e cuida do próximo como de si mesmo, está cumprindo os Dez Mandamentos e outras leis do AT. De acordo com Jesus, esses dois mandamentos resumem todas as leis de Deus. Deixe que elas governem seus pensamentos,  suas decisões e ações. Quando não tiver certeza do que deve fazer, pergunte a si mesmo o que demonstrará melhor seu amor por Deus e pelo próximo.

(Retirado da Bíblia de Estudo
Aplicação Pessoal)

Bom Final de Semana!
Forte abraço


Sexta-feira, 25 de novembro de 2011




Quinta-feira, 25 de novembro de 2011
 
"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..."
(Sl 46.10)

Aquele que pára de operar com as suas próprias mãos, encontra "a paz de Deus, que excede todo o entendimento"; há um "sossego e confiança" que é a fonte de toda a força; uma doce paz que nada pode abalar; um profundo descanso que o mundo não pode nem tampouco tirar. Há no mais profundo da al ma uma recâmera de paz onde Deus habita; e se entrarmos ali e afastarmos todos os outros sons, poderemos ouvir a sua voz mansa e delicada. Só há uma maneira de se conhecer a Deus: "Aquietai-vos e sabei"

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman









Quarta-feira, 23 de novembro de 2011


"Fizeste ver ao teu povo duras coisas..."
(Sl 60.3)
  


Eu sesmpre me alegro em que o salmista tenha dito a Deus que algumas coisas eram duras. Não há engano sobre isto; há coisas duras na vida. Neste verão ganhei umas flores cor-de-rosa muito bonitas, e assim que as peguei, perguntei: "Que flores são estas?" E a resposta foi: "São flores das rochas; crescem e florescem só nas rochas onde não se vê terra." Então pensei nas flores de Deus que crescem em lugares duros. E penso que de alguma forma ele deve ter para com as "flores das rochas" uma ternura particular, que talvez não tenha para com os seus lírios e rosas.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman




Terça-feira, 23 de novembro de 2011


"...Credes que eu possa fazer isso?..."
(Mt 9.28)

Tem sido dito muitas vezes, e com verdade, que o cristianismo é a única religião que pode resolver a questão do passado do homem. Deus pode "restituir...os anos que a locusta (gafanhoto) comeu" (Jl 2.25); e ele o fará, quando pusermos toda a situação, e a nós mesmos, confiantes e sem reservas, na sua mão. E isto, não por causa do que nós somos, mas do que ele é. Deus perdoa, e sara, e restaura. Ele é "o Deus de toda graça". Louvemos o seu nome, e  confiemos nele. Nós temos um Deus que se deleita nos impossíveis. Nada é difícil demais para ele.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman


Segunda-feira, 21 de novembro de 2011



CONSUMIDORES

Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai
em espírito e em verdade. São estes adoradores
que o Pai procura
(Jo 4.23)

    Somente Cristo pode fazer de alguém o que este precisa ser. Ele transforma e dá nova vida. E quando isso se processa, a pessoa deseja adorar a Deus diariamente "em espírito e em verdade", ou seja, sem interesses materiais e com sinceridade de propósitos, através de Jesus Cristo. Entrentanto, muitos se comportam diante de Deus como consumidores à procura de um produto novo. Querem algo mais e pensam que podem comprá-lo - e nunca estão satisfeitos! Não se dão conta de que o verdadeiro valor da vida só pode ser encontrado na  presença de Deus, em adoração verdadeira. Certo missionário trabalhou vinte e cinco anos num país distante. Nunca tinha voltado à sua terra natal, nem para visitas. Quando um dia voltou, ficou assustado com tanto progresso. Ao entrar num supermercado, disse à sua esposa: "Quantas coisas de que não precisamos!". Infelizmente vivemos numa sociedade consumista, mas produtos não nos fazem felizes e nem nos levam à presença de Deus. Só podemos chegar a ele e dele receber bênçãos quando o adoramos em espírito e em verdade.
   Adoração não é buscar a presença de Deus somente de vez em quando. Sem cultivar todos os dias o contato com Deus, pouco adiantará ir à igreja adorá-lo. Há também aqueles que só gostam de ir aos cultosquando há algo diferente. Foi o que  ocorreu quando um líder famoso deveria ter pregado em determinada igreja, mas por um motivo qualquer não pôde ir.Quando foi anunciado que ele não estava presente, algumas pessoas começaram a sair. O pastor pediu então silêncio a todos e disse: "Aqueles que vieram para adorar o famoso lider estão convidadas a sair agora, os que vieram adorar a Deus permaneçam nos seus lugares". A adoração verdadeira buscará Deus onde, quando e como quer que seja - JP

A adoração em espírito e verdade busca Deus
e não a si mesmo ou objetos.

Pão Diário




Domingo, 20 de novembro de 2011


"Bem-aventurado o que espera..."
(Dn 12.12)

Esperar em quieta paciência. Não murmure contra a fonte aparente de adversidade, como fizeram os filhos de Israel contra Moisés. Aceite o caso como é, e ponha-se exatamente assim na mão do Deus do concerto - simplesmente, de todo o coração e sem a interferência da sua vontade - dizendo: "Agora, Senhor, não se faça a minha vontade, mas a tua. Eu não sei o que fazer; estou num ponto extremo; mas espararei até que tu abras as águas ou afastes os meus inimigos. Esperarei, ainda que me faças esperar muitos dias, pois meu coração, está firmado só em ti, ó Deus, e meu espírito espera por ti, na plena convicção de que ainda serás o meu gozo e a minha salvação, o meu refúgio e a minha torre forte".

Manancias
no
Deserto

Lettie Cowman

sexta-feira, 18 de novembro de 2011





"Bem-aventurado é aquele que não achar
em mim motivo de tropeço"
(Lc 7.23)

Eu tinha imaginado que dentro do seu aprisco nunca sentiria os ventos cortantes da tentação. Mas é melhor como es´ta, pois a sua graça é magnificada; o meu caráter é amadurecido; e o Repouso com ele será mais doce, no fim do dia. Dali olharei para as curvas e provas do caminho e cantarei os louvores do meu Guia!
Assim, venha o que vier, aceitarei sua vontade; e recusarei deixar-me tropeçar no meu amoroso Senhor.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman





Quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DELICADEZA NO FALAR

"A resposta branda desvia o furor,
mas a palavra dura suscita a ira"
(Pv 15.1)

Note que o texto do Livro de Provérbios começa com a palavra resposta. Pressupõe que alguém já proferiu uma palavra provocativa. E a maneira como você vai responder pode desviar o furor ou provocar a ira. Nossa reposta é responsável pela sequência dos acontecimentos. Através de nossas palavras temos a oportunidade da escolha de promover a paz ou instigar o ódio. Em casa, no trabalho, na faculdade, no meio do transito, somos sempre desafiados a responder de acordo com a instrução de Provérbios. Parece que todos os dias surge alguém em nosso caminho a fim de nos testar.
É preciso,pois, responder com calma e sabedoria. São comuns tragédias e crimes cometidos por causa de uma discussão tola, iniciada por uma resposta atravessada. Às vezes, como diz o ditato popular, a melhor resposta é o silêncio. Como o exemplo deixado por Jesus, o qual mesmo sendo "oprimido e humilhado, não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Is 53.7)

Sabedoria: um farol na escuridão
Milton Ribeiro






Quarta-feira, 16 de novembro de 2011


"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do
Cordeiro e... mesmo em face da morte, não
amaram a própria vida."
(Ap 12.11)

Não fique esperando uma situação ideal, por alguma dificuldade romântica, por alguma emergência distante. Levante-se para enfrentar as condições que a providência de Deus colocou à sua volta hoje. A sua coroa de glória está engastada no centro dessas coisas; dessas dificuldades e provas que o estão apertando neste momento, nesta semana, neste mês da sua vida. As coisas mais difíceis não são as que o mundo vê. Lá no fundo da sua alma, invisíveis a todos, menos a Jesus, há uma certa provação que você não se atreveria a mencionar, e que para você é mais difícil de suportar do que o martírio. Ali, amado(a), está a sua coroa.
Deus o (a) ajude a vencer e a usá-la um dia.

Manaciais
no
Deserto

Lettie Cowman





Terça-feira, 15 de novembro de 2011



HIPÓCRITAS
(Tg 1.26)

"Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a lingua, antes,
enganando o próprio coração, a sua religião é vã"

A Igreja está cheia de fraudes, pessoas como você e eu, alguém que "supõe se religioso, deixando de refrear a língua". Na verdade, não conheço muitas mulheres que não lutam com isso todos os dias. Quando leio essas palavras, meu rosto fica ruborizado e meus dedos formigam com uma sensação de que sei do que se trata. Sou uma dessas que lutam com um coração dividido.
A maravilha sobre a graça de Deus é que ela é para mulheres como nós. Mulheres que verdadeiramente querem ser seguidoras de Cristo. Mulheres que desejam ser esposas e mães exemplares. Mas somos mulheres que cometem erros porque falhamos em ter um coração puro. Mulheres que, por causa dos seus pecados, agarram-se ao perdão e à misericórdia de Deus. É quando podemos humildemente orar por perdão e reconhecer; "Bem sei meu Deus, que tu provas os corações e que da sinceridade te agradas" (1Cr 29.17)

(Desconheço a autoria)






Segunda Feira, 14 de novembro de 2011
MULHERES QUE EDICIFAM

"A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata,
com as próprias mãos, a derriba"
(Pv 14.1)

Os valores se invertem e a instituição que mais sofrfre é a família. O propósito de Deus é que
tenhamos uma casa abençoada, regada de paz, amor e perdão. Entretanto, o que se vê é um cenário de guerra, traição, ódio, indiferença e desobediência. A mulher tem um papel fundamental para a construção de um lar feliz. Em Provérbios 14 destacam-se dois tipos de mulheres. Uma sábia e outra insensata. Uma tem a habilidade de edificar a casa; a outra, o poder de destruí-la.
Muitas famílias são compostas de uma mulher e filhos, e mesmo sem a atuação de um marido responsável, a família sobrevive. O oposto não é verdadeiro. Quando uma mulher enlouquece, sua família se extingue. "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Pv 21.19). O segredo da mulher sábia não está em sua beleza, intelectualidade ou habilidades físicas, mas no temor do Senhor. A mulher que ama a Deus será louvada (Pv 31.30). Essa será companheira do marido, mãe delicada, mulher consagrada e embaixadora da paz em seu lar.

Sabedoria: um farol na escuridão
Milton Ribeiro






"Seja ele como chuva que desce sobre a
campina ceifada..."
(Sl 72.6)

Não há método de se obter um gramado aveludado, senão através de repetidas aparas; e não há maneira de se desenvolver um espírito tenro, equilibrado e compassivo senão através das aparas de Deus. Quantas vezes a Palavra compara a homem à erva, e a sua glória à flor da erva! Mas quando a erva é ceifada e seus tenros brotos estão sangrando, e onde havia flores há desolação, temos a melhor hora para cairem as chuvas suaves e mornas. Ó alma, você foi tosada! O Rei vem a você com sua afiada segadeira! Não tema a segadeira - depois dela virá a chuva de bênçãos.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman

terça-feira, 8 de novembro de 2011




"... tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com
propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a
aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes
resplandeceram de brancura... viram a sua glória..."
(Lc 9.28-32)

"... se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças
saber neste momento o teu caminho..."
(Êx 33.13)

O servo de Deus Dr. Joseph Parker disse certa vez: "Se não voltarmos às visões, aos vislumbres do Céu, à consciência da glória mais elevada e da vida plena, perderemos a nossa espiritualidade; nosso altar se tornará uma simples pedra, se não tiver a bênção de visitas do Céu".  Eis a necessidade do mundo de hoje: homens que vejam a face do seu Senhor.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman



Segunda-feira, 07 de novembro de 2011


Encorajando Aos Que Sofrem

"[...] alegrai-vos na medida em que sois
cooparticipantes dos sofrimentos de Cristo..."
(1Pe 4.13)

No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). Três verdades nesta declaração de Jesus. Primeiro, que enquanto vivermos neste mundo estaremos vulneráveis às aflições. Viver é enfrentar dificuldades e resolver problemas. Segundo, assim como a vida passa o mundo passa, também as aflições  são passageiras. Não ficamos em aflições, mas passamos por aflições. Terceiro, que as aflições que nos abatem são diversas na sua quantidade, origem e natureza. Somos bomnardeados com toda sorte de aflição.
Mas o que devo fazer  ao passar por aflições? Peça a Deus discernimento para entender o motivo do seu sofrimento. Viver é sofrer. Ser cristão é vivem num mundo que nos odeia. Você deve ter bom ânimo no sofimento. A razão teológica é que Cristo venceu o mundo e ele nos transmite a sua vitória pela fé. (1 Jo. 5.4). Há também uma razão escatológica pela qual devamos ter bom ânimo: "Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós" (Rm 8.18)

Arival Dias Casimiro
Devocional
CADA DIA

sexta-feira, 4 de novembro de 2011





Não de mais Mancadas!




“... e se deslocou a juntura da coxa de Jacó...” (Gênesis 32:25)

   Deus usa pessoas como Jacó que, espiritualmente falando, andava mancando. Depois de anos lutando contra sua própria teimosia, elas foram radicalmente transformadas pelo poder de Deus, e agora podem ministrar àqueles que antes não conseguiriam alcançar. Deus também usa pessoas como Paulo, que disse: “... foi-me dado um espinho na carne... para me atormentar” (2 Coríntios 12:7). Quando Paulo pediu a Deus para retirar o espinho, Ele respondeu: “[Não], a Minha graça é suficiente, pois o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza...” (2 Coríntios 12:9). Sem dúvida, essa era a última coisa que Paulo queria ouvir. Entenda isto: Deus ama usar pessoas que andam mancando, ou que estão presas em situações espinhosas das quais não podem fugir. Por quê? Porque quando elas são abençoadas, não se tornam arrogantes como alguns, que acham que mereceram a benção. Elas se tornam mais amorosas, e dispostas a estender a mão e abraçar outras pessoas. Hoje, Deus está procurando alguém que tenha compaixão suficiente para perguntar “como vai você?” e que depois pare por tempo suficiente para ouvir a resposta! Quando as pessoas foram feridas, elas precisam do dobro de amor e atenção. Elas precisam ser abraçadas com um pouco mais de força e precisam receber oração por um pouco mais de tempo. Afinal, foi isso que Deus fez por você; agora é a sua vez de fazer isso por alguém. E, sim, você precisará ser paciente para vencer a relutância dessas pessoas em confiar. Por se sentirem traídas e “usadas”, elas têm dúvidas e ressentimentos. Mas não desista delas: “O amor nunca falha...” (1 Coríntios 13:8). Se continuar a amá-las, Deus usará você para lhes trazer cura e esperança.


Danilo SaSo & Dayane
“...Uma Grande Mancada é: Se achar mais importante do que se é e estimar alguém menos do que se vale...”



MANÁ® é uma reflexão diária, sem fins lucrativos, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com toda a rede social. A sua reprodução não requer prévia autorização. Hoje milhares de correios eletrônicos já são alcançados por este veículo. Divulgue e ore por ele!




Quinta-feira, 03 de novembro de 2011



"... em todos os altos desnudos
terão o seu pasto."
(Is 49.9)

Os mais altos valores da vida e do caráter não são assoprados para o nosso caminho por ventos casuais. As grandes almas têm grandes dores. Quando Deus nos coloca em circunstâncias difíceis, que nos obrigam a exercitar a fé, nossa capacidade de conhecer a Deus é aumentada. Assim, quando muitas dificuldades assediarem o nosso caminho, demos graças a Deus por ele estar se ocupando de nós, e descansemos completamente nele.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman




Quarta-feira, 2 de novembro de 2011


"...mas havia oração.."
(At 12.5)

A oração é o elo que nos põe em contato com Deus. É a ponte que liga quaisquer distâncias, e nos carrega por sobre qualquer abismo de perigo ou necessidade. Conhecemos o poder da nossa arma espiritual? Atrevemo-nos a usá-la com a autoridade de uma fe´que não só pede, mas reclama o que é seu? Deus nos batize com uma santa ousadia e divina certeza! Ele não está esperando por grandes homens, mas por homens que ousem pôr a prova a grandeza do seu Deus. Sim, Deus! Sim, a oração!

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman

Terça-feira, 1 de novembro de 2011


"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste
em nossa fraqueza, porque não sabemos orar como
convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós
sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações sabe qual é a
mente do Espírito, porque segundo a vontade de
Deus é que ele intercede pelos santos."
(Rm 8.26.27)

Não é necessário estar sempre falando com Deus e ouvindo sua voz, para estarmos em comunhão com ele. Há uma comunhão inarticulada, mais doce do que palavras. Então, quando pressionados por fardos e dificuldades complicados demais para serem postos em palavras, ou misteriosos demais para serem expressos ou compreendidos, como é bom cair nos seus braços de amor e simplesmente soluçar ali a tristeza que não podemos exprimir!

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman






Segunda-feira, 31 de outubro de 2011


"Fé como um grão de mostarda."
(Mt 17.20)

A própria natureza da fé exige que ela seja provada, não porque achemos difícil confiar em Deus, mas é necessário que tiremos de nossa mente todas as dúvidas em relação ao caráter dele. É essencial ao desenvolvimento da fé que ela passe por períodos de isolamento pelo silêncio. Nunca confundamos as provas impostas à nossa fé com a disciplina comum da vida; grande parte do que dizemos ser provas de fé, é resultado inevitável de entarmos vivos. Crer na Bíblia é crer em Deus... é manter confiança no caráter de Deus, faça ele o que fizer, "Ainda que ele me mate, nele esperarei." essa é mais sublime declaração de fé de toda a Bíblia.

Oswald Chambers


Domingo, 30 de outubro de 2011


"...corramos com paciência..."
(Hb 12.1)

Correr com paciência é muito difícil. Correr sugere imediatamente ausência de paciência, desejo de alcançar rapidamente o alvo. Há uma paciência que eu creio ser mais difícil - a paciência capaz de correr. Deitar-se no tempo da dor, estar quieto sob o golpe da hora difícil, exige grande força; mas eu sei de uma coisa que exige uma força ainda maior: é o poder de trabalhar debaixo de um golpe; ter um grande peso sobre o coração, e ainda correr, ter uma profunda angústia no espírito, e ainda executar a tarefa diária. É uma semelhança a  Cristo

Mananciais
no
Deserto
Lettie Cowman