segunda-feira, 28 de março de 2011




REFÚGIO
SEGURO

Gn 6.14 -14; 8.1-5

   Quando uma enchente atingiu minha cidade, fiquei tranquila porque morava num lugar alto. Porém, quanto mais vejo not ícias sobre tragédias tenho a convicção de que não há lugar seguro. Até as construções  mais sólidas podem desabar ou mesmo montanhas vir abaixo, levando consigo o que encontrarem pela frente.
   Hoje lemos sobre uma grande tragédia, o dilúvio. Deus não estava satisfeito com o rumo que a humanidade tinha tomado - sua depravação era tal que não havia outra saída senão destruir tudo. Ele decidiu salvar a família de Noé - gente que temia a Deus num mundo corrupto - e também casais de todas as espécies de animais. Todos se refugiaram dentro de um grande barco. E então veio a chuva, muita chuva. Quarenta dias seguidos. Toda terra ficou inundada - até mesmo as montanhas, potenciais refúgios, ficaram cobertas. Quando as águas baixaram, a arca "pousou" nas montanhas de Ararate. Ali os sobreviventes ficaram aguardando o momento de recomeçar a vida. Não havia risco de bater em outras montanhas. A arca encontrou um refúgio seguro, poderíamos pensar. Engano!
   Se colocarmos nossa confiança em lugares ou coisas, certamente nos decepcionaremos. Não são seguros o bastante. A confiança de Noé não estava na arca que contruiu nem no mento em que ela pousou. Estava no Deus que controlava o dilúvio. Aquela família viu a destruição de todo o planeta e foi salva porque acreditou na promessa do Senhor.
   Nosso socorro não está nos montes ou em qualquer outro lugar. Ele vem do Senhor, criador de tudo (121.2). Quando nossa confiança está em Deus, não precisamos ter medo - mesmo que os montes caiam, a terra trema, o vento ou as águas tragam destruição... Ele é o nosso refúgio seguro ! - VWR

Nosso mundo é perigoso,
mas nosso Deus o controla.

 







LEMBRANÇAS
DE DEUS

Números 13.9  -  14.9

   Depois que Móisés saiu do Egito com o povo de Israel e este chegou à fronteira de Canaã, o destino de sua viagem, ele enviou  12 homens com a missão de espiar a terra. Ao cabo de quarenta dias eles voltaram trazendo os seus relatórios. Dez dentre eles deram um parecer negativo apenas dois. Josué e Calebe, apresentaram um relatório favorável, baseado na sua confiança em Deus.
    Contudo, o povo seguiu a maioria e rebelou-se. Por isso teve de perigrinar no deserto por quarenta  anos até que toda a população adulta morresse, com exceção de Josué e Calebe, que conseguiriam entrar na Terra Prometida. Foram recompensados porque confiaram em Deus e creram que poderiam ter conquistado o objetivo, enquanto a maioria rebelde não conseguiu receber o prêmio. O apóstolo Paulo, comentando esse incidente, escreveu: "Deus não se agradou da maioria deles; por isso seus corpos ficaram espalhados no deserto. Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram" (1Co 10.5-6).
    Josué e Calebe são lembrados como homens de fé. Mas, e os outros? Dificilmente alguém se lembra dos nomes dos outros dez espiões que foram com Josué e Calebe espiar a Terra de Canaã. No entanto, os nomes de todos eles estão escritos na Bíblia, um pouco antes do texto que você leu hoje. (Nm 13.3-16).
    Se os nomes de todos estão aí, por que nos lembramos apenas de Josué e Calebe, e isso depois de bem mais que três mil anos? A razão é simples: somente Josué e Calebe perseveraram em servir a Deus, e para Deus é isso que importa - por isso perseverou sua memória de forma destacada.
   No entanto, mais importante do que ser lembrado pela sua posteridade é Deus mesmo se lembrar de nós por toda a eternidade, conforme diz o versículo em destaque hoje! ( Jamais apagarei o seu nome do livro da vida... Ap 3-5)- MM

Josué e Calabe - dois nomes que Deus não esquece
e que para nós vale a pena lembrar como exemplos.

Pão diário








ESCONDIDOS

JUÍZES 6.11-16


   Levei meu carro a uma oficina para fazer reparos. Andando por lá, ouvi alguém debaixo de um carro em conserto assobiando a música de um hino conhecido. Eu não esperava a presença de um cristão naquele lugar. Para não interromper seu serviço, não falei com ele. Era como muitos que passam ocultos aos outros mas são conhecidos por Deus. O texto que lemos hoje apresenta um caso semelhante. Gideão era conhecido como um simples agricultor,mas visto por Deus como o futuro líder do povo em guerras vitoriosas contra seus inimigos. No versículo ("
Certamente ninguém teme a Deus neste lugar" Gn 20.11b), vemos que Abraão julgou que não houvesse um só homem temente a Deus entre o povo de Abimeleque. Porém, o próprio rei, enganado num momento de fraqueza de Abrão, temeu e obedeceu a Deus. Será que Abraão não ficou envergonhado?
   Quantos cristãos, passam desapercebidos por nós - até porque há muitos ambientes em que não esperamos encontrar pessoas fiéis a Deus. Porém, Deus sabe exatamente o lugar de cada um dos que creem no Senhor Jesus Cristo. Uma rádio evangélica no Oriente Médio recebeu uma carta de alguém que vivia em um ambiente hostil mas declarou ser seguidor de Cristo. Se a Bíblia nada falasse do casal cristão Príscila e Áquila, não saberíamos como contribuíram na igreja (At 18), assim como tantos outros que desconhecemos, mas que servem a Deus e buscam agradá-lo com a vida. Sabedor de todas as coisas, Deus guarda os milhões de seguidores de Cristo que nunca conheceremos nesta vida. "Escondidos", ignorados pelo mundo afora, na vinda de Cristo subiremos com eles e os encontraremos no céu. Será um evento glorioso, da "grande multidão que ninguém poderá contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé, diante do trono e do Cordeiro" (Ap 7.9). Você fará parte desta multidão e viverá eternamente feliz com Deus e com todas as pessoas que decidiram obedecer a ele? - TL

Deus nos encontra em qualquer lugar ou situação
- dele nunca estamos escondidos.

Pão Díário










MALDADE

    Em 2 Cr 33. 1-20, fala-nos sobre as atrocidades cometidas por Manassés em seu reinado, (vale a pena ler),e talvez fique chocado com tanta maldade. Tais fatos realmente são fortes, mas precisamos lembrar que diante de Deus todo erro é erro e não há um mais grave que outro, e sim consequências diferentes. No caso do rei Manassés seus erros não afetaram apenas sua vida. Ele foi levado cativo e sua maldade fez com que todo povo se desviasse dos retos caminhos do  senhor por muitos anos, de tal forma que Manassés não conseguiu alterar a situação, embora após voltar ao Senhor tenha ordenado muitas mudanças.
   A maldade e desobediência de Manassés causam revolta a quem lê sobre sua vida. Provavelmente nenhum ser humano diria que ele deveria ter sido perdoado por Deus. Mas que bom que diante de Deus as coisas são diferentes e ele restaura até mesmo as piores pessoas. Foi isso o que aconteceu com esse rei. Após cometer tantos erros, em um momento de angústia ele se voltou ao Senhor e foi ouvido: "Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido" (v.13a). Infelizmente Manassés demorou para reconhecer que estava errado e para voltar-se a Deus. Isso nos serve de lição.

1) Deus restaura o ser humano. Não importa quantos e quais erros tenha cometido, basta que haja disposição de cada um em chegar-se ao Senhor e humilhar-se perante ele. (v 12).
     2)  não há idade para mundanças. Não sabemos quantos anos tinha Manassés quando foi restaurado, mas o que importa é que ele percebeu que a ainda havia tempo para buscar a Deus;
3) finalmente, vemos que a incrível bondade do Senhor e seu grande amor é a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22). Seja qual for a sua hiustória de vida, a misericórdia inesgotável de Deus se manifesta a todo ser humano que dele se aproxima, da maesma forma que aocnteceu com o tão temível e depois restaurado rei Manassés. - VK/ZK

Nunca é tarde demais para buscar a Deus
e mudar de vida.

Pão Diário



HERDEIROS

Leitura Bíblica
Gênesis 25.27-34

**-**

Se somos filhos, então somos herdeiros;
herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo
(Rm 8.17a)

   Como foi  fácil para Jacó, personagem do texto de hoje, conseguir o direito de filho mais velho! Saiba que Esaú, o primogênito, era vulnerável: poderia saciar sua fome a qualquer preço. Dito e feito! Por um prato de comida, Esaú vendeu sua primogetinura a Jacó. Quando chegou o tempo de Isaque confirmar o direito a Esaú, Rebeca ajudou espertamente para que na ausência do outro filho, Jacó o recebesse (Gn 27). No entanto, ele teve de fugir para distanciar-se de Esaú, que prometera matá-lo. Ainda hoje se levantam questões em torno de herdeiros e heranças. Como no caso dos filhos de Isaque, quantos sofrimentos não resultam de ambicionar vantagens!
    Em contraste, o versículo em destaque declara você, sendo cristão, vai receber mais do que um milionário tem! Pois quando você entregou sua vida a Cristo, tornou-se herdeiro de Deus, o criador de tudo. Você sabia que era co-herdeiro com Cristo desde quando recebeu o direito de ser filho de Deus? (Jo 1.12). Pela vítória na sua morte e ressurreição, Cristo  herdou tudo do Pai e incluiu todos os seus na herança: "Tudo é de vocês [cristãos], e vocês são de Cristo, e Cristo de Deus" (1Co  3.22b-23).Não há, porém, razão para pensar que o cristão possa esperar que Deus lhe dê riquezas materiais,(Ele pode até dar o material) pois trata-se da relação exclusivamente espiritual de Cristo com o seus seguidores. O melhor caminho é seguirmos os fiéis do passado, que avistavam pela fé a cidade celestial, cujo arquiteto é Deus mesmo (Hb11). No fim dos tempos, Deus proprocionará aos que permaceram na sua fé em Cristo um entrada triunfal na cidade gloriosa a Nova Jerusalém (Ap21). Somente naquele dia veremos o quando herdamos de Deus e com Cristo por sermos filhos dele. Habitando os "muitos aposentos" prometidos por Jesus em Joao14, o serviremos para sempre num plano que hoje é impesável! - Tl

Nenhuma herança material se compara
com o que Deus tem para seus filhos.

Pão Díário




** **







Há dias em que a última coisa que queremos é nos alegrar, festejar. Nosso humor está em baixa, nossa situação está fora do controle, nossa tristeza ou culpa parece esmagadora. Podemos identicar-nos com os salmistas que frequentemente se sentiram desse modo. Porém, a despeito de quão abatidos eles se sentissem, sempre eram honestos com Deus. Quando falavam com o Senhor, suas orações terminavam em louvor.
Quando você não sentir vontade de alegrar-se ou festejar pelo dia que está tendo.... fale com Deus...fale como realmente você está. Verá que Deus lhe dará uma razão para  se alegrar.
Deus nos deu esse dia para que possamos servi-Lo...
Alegremo-nos.... Regozigemo-os
Quantas pessoas queriam estar onde estamos...
Pense nisso.

Maida





LEVANTE-SE!

"Levante-se e venha para o meio!"
(Mc 3.3)

   Quantas pessoas estão deixando de ser abandonadas por causa da timidez ou por receio do que as outras vão pensar! Vivem "em cima do muro" e não se animam a tomar a decisão de en tregar-se a Deus. Lembro-me de que, quando comecei a ir com minha esposa `igreja, eu me disfarçava para que nenhum conhecido me
visse entrar pois muitos deles diziam que igreja era o lugar de fracos. Hoje discordo desse raciocínio: tomar posição não é nehuma fraqueza, mas é superar preconceitos e timidez, não se importanto com o que os outros vão dizer. Já é uma vítória. Jesus nos dá o exemplo disso. Sempre estava na asinagoga falando abertamente e trazendo ensimamentos que muitas vezes desagradavam aos líderes religiosos de então. Embora soubesse que estes queriam matá-lo por causa disso, o Senhor não acovardou. No episódio que lemos hoje  havia no local um homem de mão aleijada, que Jesus desafiou dizendo "Levante-se e venha para o meio!" Este atendeu e foi um que saiu "de cima do muro", enfrentando os preconceitos da época com sua deficiência. Expôs-se à atenção de todos os presentes - e o Senhor Jesus disse ao homem: "Estenda sua mão!" Quando ele fez isso, a mão foi totalmente restaurada. O que importava nessa hora a opinião dos outros? O público certamente não trará a solusão para o que nos aflige. Já quando o pecado de Jesus nos alcança, quando ele chama, ele quer e verdadeiramente pode restaurar nossa vida - e nós sabemos muito bem o quanto essa restauração é necessária. odavia, é preciso atender ao chamado e expor-se diante dele. Este é o apelo de hoje; levante-se, mostre seu problema ao Senhor e deixe-o agir e resolvê-lo! - ETS

Jesus não busca heróis,
mas quem responde ao seu chamado.


Pão diário







OPOSIÇÃO

Neste mundo vocês terão aflições; contudo,
tenham ânimo!
Eu venci o mundo.
(Jo 16.33b)

   Os primeiros cristãos foram perseguidos pelo governo, pelas autoridades religiosas judaícas e também, de um modo geral, pelo povo. A maioria das pessoas não conseguia entender que alguém acreditasse na ressurreição de Jesus e o adorasse. O Senhor, que sofrera a mesma oposição, disse aos seus discípulos que as pessoas agiam porque não conheciam o Pai. Por isso, elas apontavam para os cristãos como  causadores da divisão de famílias, entre outras acusações. Na realidade, isso acontecia quando alguém compreendia o significado da vinda de Jesus e o outro se opunha. Sem dúvida, nesse caso a divisão se tornava uma realidade. Cristo já tinha advertido seus seguidores de que sua vinda traria dificuldades na família e que os inimigos do homem seria seus próprios parentes (Mt 10.36, citando Mq 7.6). Isso é realidade ainda hoje. Conheci uma senhora que começou a frequentar a igreja e estudar a Bíblia. Sua vida mudou, mas a família não aprovou sua decisão. Também conversei com um senhor que pedira à sua filha para sair de casa porque ela tinha se tornado cristã. Por mais que eu tentasse fazê-lo entender que era algo maravilhoso que ela estivesse estudando a Palavra de Deus, ele simplesmente rejeitou  minha palavra.
   Em nossos dias há muitas pessoas que ainda não conhecem a Deus. Elas não vivem muito distantes - na rua de nossa casa. Talvez trabalhem ao nosso lado. Quando perceberem que somos seguidores de Jesus, sofreremos oposição. Não há como escapar dela, pois sempre encontraremos aqueles que pensam diferente de nós e agirão conosco da mesma maneira que os contemporâneos de Jesus. Apesar disso, devemos continuar fiéis a Deus, estudando e praticando sua Palavra e buscando nele nosso refúgio. Não podemos desanimar por causa das dificuldades, mas estabelecer o alvo de servir ao Senhor até o fim da nossa vida. Fazendo isso, seremos vitoriosos. JG

Quem segue Jesus sofre oposições e ganha sua companhia.

Pão diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.