quarta-feira, 6 de abril de 2011

"Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a
fortaleza e vigiarei par ver o que Deus me
dirá e que resposta eu terei  à minha queixa.!
(Hc 2.1)

Nós só conhecemos o que é esperar em Deus e o que é receber auxílio de Deus, quando há uma expectação vigilante da nossa parte. Se aguma vez deixamos de receber dele força e proteção, é porque não estamos realmente contando com elas. Muitos socorros que nos são oferecidos do céu passam por nós  sem que os gozemos! Por que? Porque não estamos em torre de vigia para avistar, de longe, que eles vêm chegando, e escancarar as janelas do coração para recebê-los. Quem não está vigilante, à espera do auxílio, pouco receberá. Estejamos atentos à espera da intervenção de Deus nos acontecimentos da nossa vida.

Mananciais
no
Deserto
Lettie Cowman

________


"Buscai e achareis"
(Lc 11.9)


"Pedis, e não recebeis, porque pedis mal". Se você pede coisas à vida e não a Deus, está pedindo mal, ou seja, está pedindo movido por um desejo de auto-realização. Quanto mais você se realizar, menos buscará a Deus. "Buscai e achareis." Esforce-se para limitar seus interesses a isso. Você já buscou a Deus de todo o coração, ou lançou-lhe apenas um fraco gemido depois de uma pontada de nevralgia moral? Busque, concentre-se e encontrará.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman




-0-0-0-


   Tive de morar em uma cidade estranha para cursar a faculdade. Lá, tudo era novo e interessante e a "liberdade" era uma sensação nova. Imagino que a situação de Daniel, Hananias, Misael e Azarias não foi muito diferente (Daniel 1.1-7) - a não ser pelo fato de que sua mudança para a Babilônia não foi por vontade própria ( eram cativos). Eles foram escolhidos para participar de um treinamento que lhes dava a oportunidade de trabalhar na corte real e receberam o privilégio de serem servidos com a comida e o vinho do rei, além de estudar uma cultura fascinante. Até mesmo seus nomes foram mudados. Eles poderiam ter esquecido seu passado e assumido uma nova identidade. Porém, não quiseram experimentar a desobediência. As refeições na Babilônia não eram preparadas de acordo com a lei de Deus; por isso decidiram não se contaminar com elas (v 8) e mantiveram firme sua  fé no Senhor. Certa vez ouvi que o peixe vive no mar, mas não fica salgado por causa disso. Da mesmo forma, o mundo corrupto não precisa corromper nossa fé, se assim decidirmos. Podemos conhecer outras culturas, estilos musicais, filosofias e ciências e ter relacionamentos com pessoas que não compartilham a fé em Cristo - é até saudável compreender o contexto em que vivemos ao invés de buscar o isolamento com a desculpa de "ser diferente". No meu caso, as novas opções  contribuiram para o crescimento de minha fé. De fato, foi naquela cidade que escolhi ter uma fé autêntica em Deus não apenas ir à igreja por hábito. Foi preciso um contato com outras opções para que eu pudesse realmente escolher a vida com Deus.
   Ser cristão num mundo sem Deus não é fácil, mas isso não precisa abalar nossa fé. Precisamos examinar tudo e reter apenas o que é bom, afastando-nos de toda forma de mal  (1Ts 5.21-22). Que nossa fé seja firme o suficiente para que nada abale nossa confiança no Senhor e não nos evolvamos com nada que o desagrade - VWR

Seguir Jesus não é ser arrastado,
mas caminhar livremente por onde ele conduzir.

Pão Diário






TUDO BOM!

Deem graças ao Senhor porque ele é
bom; o seu amor dura para sempre
(Sl 106.1b)




   Em muitas regiões do Brasil você cumprimenta a pessoa dizendo "Tudo bom?". Mas será que está tudo sempre bom?" Claro que não. Mas a gente diz que está! Parece que a esperança e o otimisto estão arraigados em nossa cultura. Mesmo assim muitas pessoas estão presas à desesperança devido às aflições e tristezas. Para elas a vida não tem beleza - é apenas uma sucessão de perdas, dores e frustrações.
   Quando Davi escreveu o Salmo 34.4-8, Davi estava passando por sérios problemas (te convido a ler) Ameaçado de morte, fingiu-se de louco para escapar de seus inimigos. Refletindo sobre o que aconteceu, escreveu o salmo afirmando, entre outras coisas, que Deus é bom! Mas como pode ser assim se queriam matá-lo? Já pensou nisso? Como Deus pode ser bom se há tanto mal no mundo?



Muitos tem essa dúvida e não será aqui que poderemos dar a resposta completa, mas uma coisa é certa: Deus é bom mesmo quando a vida não é! Da mesma forma que o sol continua brilhando e emitindo calor até no dia mais cinzento e frio. Deus não muda - ele jamais abandona sua bondade. Por maiores que sejam as trevas da noite, haverá o rair de um novo dia e novas esperanças amanhã.


A bondade e o amor de Deus nunca falham, não importa o que a circunstância que nos envolva. Deus está conosco mesmo quando não percebemos sua ação - como o sol, escondido atrás das nuvens.


   Em vez de culpar a Deus por seus problemas, Davi clamou por ajuda. Em vez de se revoltar ou chorar, ele se refugiou em Deus, buscou nele forças para banir o medo paralizante e experimentou a sua bondade.



Por isso, mesmo que não esteja nada bem e nada de bom estaja acontecendo, inspire-se na experiência de Davi e deixe que a bondade de Deus gere em você a esperança e a confiança para prossegir até poder dizer: "Está tudo bom, finalmente". WMJ

Tudo se torna bom quando estamos perto de Deus.


Pão diário






"Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria lingua, pois é mentiroso e pai da mentira. No entanto, vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade!"
(João 8.44)


Jesus falava para os lideres pois as atitudes deles os identificavam claramente como seguidores de Satanás. Não podiam ter consciência disto, mas o seu ódio em relação à verdade, as suas mentiras e as suas intenções assassinas identificavam o controle que o malígno tinha sobre eles. Foram instrumentos do malígno para levar a cabo os seus planos, falavam a mesma linguagem que dos mentirosos. Satanás ainda usa pessoas para obstruir a obra de Deus.
Portanto, a verdade sempre prevalece e com ela a luz de Jesus em sua vida.
Escolha falar sempre a verdade assim estará agradando a Deus.










"...o vento era contrário."

 Mt 14.24)



A tempestade do luto é dolorosa; mas, não é uma forma de o Pai me atrair a si mesmo, para que, no ministério da sua presença, a sua voz mansa e delicada possa falar ao meu coração? Há um aspecto da glória do Mestre que só pode ser visto quando o vento é contrário e o barco é agitado pelas ondas. "Jesus Cristo não é um refúgio perfeito no temporal, ele é um refúgio perfeito no temporal. Ele nunca nos prometeu uma viagem fácil, somente uma chegada certa."

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman







CONFIÁVEL

Números 12. 1-15

   Ele não esperava tanto! Um cristão que conheço esperava ser admitido num emprego, mas não que recebesse logo tão alto cargo - e aos 32 anos de idade. Depois conseguiu entender a razão da demora no processo de seleção, os documentos exigidos e os dias de entrevista intercalados com vários dias de tensa espera. Enfim, a empresa, umas das maiores fábricas de locomotivas do mundo, confiou-lhe a chefia dos programas de montagem desses "gigantes" diesel-elétricos. Foi admitido - mas que crivo fino enfrentou!
   A aprovação sempre segue a provas. Os livros de Êxodo e Números relatam os sofrimentos de Moisés durante vários anos: difamação, ferrenha oposião do faraó, descrença e revolta do povo de Israel. Mas em tudo que se passou, desenvolveu um relacionamento íntimo com Deus (v 8). No texto de hoje, lemos que foi criticado por seus irmãos Miriã e Arão, mas Deus o defendeu. Séculos depois foi citado pelo escritor de Hebreus, no Novo Testamento, para ilustrar a exímia fidelidade de Cristo (Hb 3.1-6).
   Durante sua vida terrana, Jesus ensinou a necessidade de ser confiável - demonstrar isso numa tarefa mais simples torna a pessoa apta a um cargo maior.  Em Lc 19.17, : "Muito bem, meu bom servo!, respondeu o seu senhor. Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades",este versículo  apresenta alguém nesta situação - seu caráter só poderia ser visto pelo seu comportamento numa área menor. Tornou-se confiável e foi recompensado. Se você é de confiança, não precisa  jurar; o seu sim será sim, e não será não perante todos. Penso que não há qualidade melhor para um homem ganhar o consentimento dos pais duma jovem para o casamento. Antigamente dispensava-se a documentação nos negócios: era suficiente um aperto de mão ou outro gesto reconhecido como sinal de confiança. Havia uma consciência geral da verdadade, a base do bom entendimento. Hoje, num mundo tão corrompido, faça a diferença sendo confiável!. TL

Ser forte é bom, ser inteligente é melhor,
ser confiável é essencial.

Pão Diário









AO SEU LADO

Sl 77.1-20


   Muitas são as qualidades ou características particulares de Deus: grande, poderoso, amoroso, intangível, imutável, eterno, invensível. Há ainda mais atributos, porém estes são suficientes para demonstrar como é limitada a nossa capacidade de descrever e compreender quem é Deus. Nem mesmo os escritores da Bíblia conseguiram explicar completamente como Deus é e age. Mesmo assim, a Palavra de Deus é um testemunho da ação divina e quem a lê pode responder com fé e louvor.
    No texto de hoje, percebemos que seu autor não estava sentindo o agir de Deus (v 10) - não via mais milagres e sentia-se rejeitado. Também nós, em algumas situações , não conseguimos perceber que Deus está conosco e só sentimos um vazio e solidão. Ainda assim, sabemos que Deus está em todos os lugares, tudo vê, tudo sabe e é poderoso. Mas por que então não conseguimos sentir sua presença ao nosso lado?
   Este é um mistério sem resposta!Porém, uma coisa Deus fez por nós: deixou registrados testemunhos de que ele age, sim, e de forma poderosa. A Bíblia é repleta de histórias e relatos que mostram que, de forma bem concreta e milagrosa, Deus demonstrou todo o seu amor por nós. Ainda hoje age continuamente na vida de muitas pessoas - e na sua também! Quando relembramos todas as grandes obras de Deus só temos motivos para louvar o Criador.
   Nossa fé não pode ser orientada pelo que vemos e sentimos, mas deve estar baseada no fato concreto e histórico de que Deus agiu e continua agindo em nosso favor. Quando você pensar que Deus não está ao seu lado, relembre o que Jesus fez pela humanidade na cruz e da promessa de que ele estaria com você até o fim dos tempos!

Mesmo quando não sinto sua presença,
Deus está ao meu lado.

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.