sábado, 29 de janeiro de 2011




VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE LAMEQUE?

   Você já ouviu falar desse homem? Talvez não, o que é uma pena, pois podemos aprender algo com ele. Embora tenha se passado milhares de anos desde a época de Lameque, ele parece se encaixar totalmente na cultura moderna. Isso é que torna a Bíblia tão fascinante: ela é sempre atual.
   Lameque era descendente deCaim, o primeiro assasino. Ele tinha um caráter marcado pela independência e rebeldia, não se importava com Deus e seguia apenas seu próprio coração enganoso. Fica claro nesse vérsículo que ele sabia alguma coisa sobre Deus, em contraste com a maioria de peossas de hoje. ( e tomou Lameque para si duas mulheres...) (Gn 4.19, 23). Pela tradição oral, Lameque conhecia a história de sua família.
   Em primeiro lugar, esse homem brutal transgrediu  o princípio divino para o casamento. Até onde sabemos, foi o pioneiro no pecado da bigamia. Deus contemplou isso em silêncio, mas registrou  as atitudes de Lameque. Aprenda algo importante sobre Deus agora: o silêncio divino não significa Sua aprovação!
   Pessoas violentas às vezes são celebradas como heróis. Lameque era uma homem que facilmente se irava. Não suportava oposição , nem contrariedade; se era ferido, vingava-se; considerava a morte de seu oponente um grande feito. E para coroar isso tudo, ele compôs um poema exaltadno seus pecados e o recitou para suas esposas (...E disse Lameque a suas mulheres... eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar . (Gn 4.19-23). Ele glorificou a  sua violência. E Deus permaneceu em silêncio.
   Não existe aqui nenhum relato de punição, tragédia ou catástrofe que afetasse a vida desse homem. Tudo seguiu o seu curso normal: as pessoas comiam, bebiam, casavam. Então, sem aviso, veio o dilúvio, do qual a família de Lameque não escapou. Muitos prevalecem pela força, outros pelo dinheiro, outros ainda pela opressão. Mas virá um dia, e está mais próximo do que imaginamos, em que todos os ímpios serão eliminados da terra - o dia do Senhor -

DEVOCIONAL
BOA SEMENTE

** **


Lendo esse texto começo a ver o quanto eu era parecida com Lameque.... e talvez algumas vezes ainda hoje, me vejo como um Lameque... mas como assim? você me pergunta! Todas as vezes que tento impor as minhas opiniões como prioridade..."eu tenho razão" , ou mesmo no trânsito quando alguém faz algo que acho ser uma transgressão naquilo que eu "sei ser o certo". Em uma fila de banco ou em um supermecado, a impaciência nos tira  o bom humor, e esquecemos que o que nos é prioridade no mundo cristão é sermos como Jesus é....Ah! como tenho que ser transformada ainda... mesmo com meus 12 anos de conversão ao evangelho do Senhor Jesus e ter me arrependido de todos os meus atos pecaminosos do passado,  sabendo o tanto que o Senhor sofreu por mim naquela cruz, me vejo ser pega com atitudes iguais a deste homem que a Bíblia nos diz ser cruel. Meu Deus, quando aprenderei?
Quero hoje Senhor de todo o meu coração, guardar essa mensagem na minha mente para que quando vier a vontade de fazer o mal me lembre que o Senhor em silêncio vê o bom e o mal... e assim dará a recompensa por seus feitos...
Meu Deus, quero me aperfeiçoar no amor de seu Filho Jesus, aprender a cada dia que o importante é a obedecer à sua palavra e agradar a Ti , isso sim ,tem que ser a minha prioridade de vida hoje e sempre...
Maida





Sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

 

"Saulo, Saulo, por que me persegues?"
(At 26.14)

Será que estou teimosamente servindo a Deus à minha maneira? Nunca estaremos livres do risco dessa cilada enquanto não passarmos pela experiência do batismo com o Espírito Santo e com fogo. Nossa obstinação e teimosia sempre apunhalarão Jesus Cristo...Sempre que nos mostrarmos obstinados e teimosos e aferrados às nossas próprias ambições, estaremos magoando Jesus. Todas as vezes que fincarmos pé em nossos direitos e insistirmos em que é isso que pretendemos fazer, estaremos preseguindo  Jesus. Sempre que nos agarrarmos à nossa dignidade, invariavelmente estaremos aborrecendo e entristecendo o seu Espírito.

TUDO PARA ELE
OSWALD CHAMBERS

** **

 Quando era mocinha,  aos domingos íamos ao cinema,e sempre antes de me arrumar  perguntava para a mamãe: - "Com que roupa eu vou?" e ela me respondia: -"Vá com aquele vestido azul, você fica bem com ele, combina com os seus olhos" - aí eu respondia - "Ah! mas esse? esse não" - então ela respondia " Mas então porque pediu a minha opinião? Se não quer atender?" E quase todas as vezes era assim, perguntava a opinião dela, mas pouco , muito pouco eu acatava.... acho que a deixava triste, por não confiar no bom gosto que ela tinha....
Você pode imaginar então como deixamos Jesus triste? Eu mesmo posso afirmar que muitas vezes, pedi a opinião Dele e não acatei os seus conselhos que estão todos na Bíblia que é a Sua Palavra... acabo sendo teimosa, e querendo fazer do meu jeito! Mas seu Espírito mora dentro de mim e logo percebo que esse não é o caminho certo, pois o apóstolo Paulo nos diz que "devemos deixar que a paz de Cristo seja o árbitro ou o juiz do nosso coração" (Cl 3.15) - O nosso coração é enganoso , um centro de conflito...mas se buscarmos à Deus e a sua Palavra que e viva e eficaz sentiremos essa paz que o "mundo" não pode nos dar... Bem que tentei ser feliz sem Jesus...bem que tentei levar a vida pela força do meu braço... Mas caí e me machuquei toda.... Até hoje  Ele tem
 colocado o seu bálsamo em minhas feridas...
Obrigada Jesus por não desisitir de mim...
Maida 







Quinta feira, 28 de janeiro de 2011




"No amor não há temor, antes o perfeito amor
lança fora o temor  (1Jo 4.18)


Como superar o medo

O número de pessoas atormentadas pelo medo, ou até pelo pânico, é tão grande que ficaríamos surpresos se contássemos. Esses indivíduos jamais sentem paz interior. Nem mesmo a prosperidade é garantia contra tais temores; pelo contrário, quando tinha tudo o que precisava e desejava, Jó admitiu sentir muito medo: "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu" (Jó 3.25)
Existe uma resposta para a pergunta: "Como posso ficar livre do medo em um mundo cheio de insjustiça, conflitos e incertezas, no qual a luta pela existência é tão difícil? Como posso viver sem medo?"
Em uma noite de tempestade, uma criancinha acordou assustada com os barulhos do vento e gritou de medo. Seu pai a pegou no colo, e abraçou e logo ela dormiu novamente. A tempestade que a fez temer não diminuiu, mas a confiança da criança no amor e cuidado do pai lhe deu a segurança que precisava. A convicção de que o pai a amava e a protegia eliminou todo o medo.
Existe apenas uma maneira de vencer o medo: é pela completa confiança e fé no amor de Deus. Mas para experimentarmos isso, temos de conhecê-Lo como nosso Pai, construindo um relacionamento com Ele cotidianamente. Assim teremos a convicção de que o Todo-poderoso Deus está conosco, nos ama e nos diz: "Não temas...eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão" (Gênesis 15.1)

BOA SEMENTE
Devocional


** **
Eu já senti muito medo, confesso que ainda hoje aos 55 anos sinto medo de tempestade. Moro em um sobrado, e quando começa a "fechar o tempo" e começa a ventania, escuto aquele zunido do vento.... corro para o andar de cima e começo a fechar as janelas dos quartos e banheiros...e fico quieta...esperando passar.... pareço essa criança da história acima.... amedrontada....não tenho meu pai para correr em seus braços e me esconder da tempestade,nem sempre meu marido está aqui em casa para dizer que logo isso vai passaar.... aí me lembro de um dos versículos que estão gravados em minha memória: - "Não temas,porque sou contigo, não te assombres, porque  eu sou teu Deus, eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel"- (Is 41.10) - e assim minha alma vai sossegando e eu vou me acalmando, e como a menininha,  a tempestade ainda não parou mas eu já me sinto em paz...
Lancemos fora todo o medo... Deus nos dá prova que está conosco todos os dias....

Me ajude Jesus a vencer o medo...pois só assim vencerei a incredualidade em minha vida!
Pois o medo é sinal de que eu não confio em Ti.... e aconteça o que acontecer
o Senhor estára me segurando a  minha mão , e porque não me segurando no seu colo?

(Maida)


 



Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011



"Ora, se Deus veste assim a erva do campo...
quanto mais a vós outros?" (Mt 6.30)



Uma declaração simples de Jesus é sempre difícil de entender, quando não somos simples. Como poderemos ser simples, ter a mesma simplicidade de Jesus? Recebendo seu Espírito, reconhecendo-o confiando nele, obedecendo-lhe à medida que ele nos transmite a Palavra de Deus. Se fizermos isso, a vida  se tornará incrivilmente simples. "Considerai" diz Jesus, "como vosso Pai, que veste a erva do campo, muito mais vos vestirá, se vos mantiverdes num relacionamento certo com ele." Todas as vezes que regredimos na comunhão espiritual foi porque pretendemos impertinentemente saber mais do que Jesus Cristo, porque permitimos que as preocupações do mundo nos dominassem e esquecemo-nos do "quanto mais" de nosso Pai celestial.

TUDO PARA ELE

OSWALD CHAMBERS

**  **

   Para falar a verdade como  é difícil descansar nesta palavra, e muitas e muitas vezes nos tornamos incrédulos achando que Ele não cuidará de nós.... Ah! é só olharmos um pouco para tráz de nossas vidas e ver o que ELE fez....lembro-me do pézinho de alface que minha mãe me dera.... lavadinho...era so temperar e comer....
   Era um  dia quente de verão, estava começando a minha caminhada com Jesus, tinha feito muita coisa errada na vida, estava disposta a levar uma vida certa diante de Deus...era e é a minha busca até hoje.
   Naquele dia, estava com muita vontade de comer alface, mas não tinha dinheiro, tinha falido, morava na casa de minha irmã, que com o seu bom coração me emprestou, estava muito quente, e veio a minha lembrança de que quantas vezes eu fora ao restaurante e falava que alface eu comia na minha casa, com muita arrogância...e naquele dia estava eu lá sem dinheiro e sem comer a alface....aquilo me doeu tanto por minha falta de simplicidade, pela minha altivez...foi ali mesmo no chão da cozinha que me ajoelhei e pedi perdão para Deus de tudo aquilo que tinha feito e ali mesmo chorei....chorei .... Ao me dispertar a campanhia, levantei ,enxuguei as lágrimas e fui atender a porta, e para a minha admiração, era a mamãe com um pézinho de alface lavadinha para mim!!! Deus ouviu o meu pedido de perdão e não só me perdoou como me deu de presente aquilo que estava com vontade de comer... Benção que Deus nos dá e esquecemos por acharmos que podemos andar sozinhos....Esquecemos, assim como diz o autor do texto acima, do "quanto mais" Ele tem para nos dar.

Maida




Terça-feira, 27 de janeiro de 2011


"...o teu bordão e o teu cajado me consolam"

(Sl 23.4)



"Eu nunca teria compreendido", disse a esposa de Martinho Lutero, "o que significavam certas palavras de alguns salmos, as expressões de angústia de espírito, jamais entenderia a prática dos deveres cristãos, se Deus não me tivesse dado aflições." De fato, a vara de Deus é como o ponteiro do professor, que aponta a letra para que o aluno possa acompanhá-la melhor, com ela ele nos aponta muitas lições boas que de outra forma não aprenderíamos. Deus sempre envia, com a sua vara, o seu cajado.

Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman

**

   Muitas vezes achamos que a vara da disciplina de Deus nos é injusta.... e que sofremos tanto e parece que Ele nem liga...mas, o seu cajado nos traz para a realidade que se nos livrarmos dele seremos arremessados novamente para fora de seus cuidados.... e assim andaremos novamente na nossa vontade pelos caminhos que não são os Dele.
   Uma vez a minha irmã falou assim: - Deus parece mais uma padrasto do que um pai, não é? E eu falei "sim...parece que Ele não liga..."Mas depois nós duas conversando chegamos a conclusão de que ELE sempre sabe o que faz... e se eu não tivesse passado por tudo o que passei não teria hoje a certeza de que ELE é quem sabe de tudo e sempre está ao nosso lado querendo ajudarmos a prosseguir por essa vida que muitas vezes nos parece injusta...Ele quer nos dar a eternidade toda para vivermos com ELE
   O pastor nos falou no domingo em seu sermão que: o povo de Israel que saira do Egito estava há 11 dias da terra prometida, mas Ele não poderia dar a terra antes que eles conhecessem quem realmente era Deus (Êxodo 13.17), e eu tenho visto em minha vida...preciso buscar a Deus muito mais do que já busco, que ainda não é o suficiente para a minha vida cristã, que preciso muito do Espírito Santo me guie para lugares que ainda não conheço, que preciso ser ainda tratada com a sua vara e o seu cajado para que possa reconhecer o quanto sou pequena e o Senhor é grande e poderoso e que além das minhas falhas o Senhor sempre será um Pai amoroso e misericordioso...
    Perdoe-me  por as vezes achar que estou sozinha.... as vezes , ou muitas vezes preciso ser levada para o deserto e perceber que  o Senhor é Deus, e eu não sou nada...
(Maida)





 

Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
"Mas a pomba, não achando onde pousar o pé,
tornou a ele... À tarde, ela voltou a ele; trazia no
bico uma folha nova de oliveira..." (Gn 8.9.11)



    Deus sabe exatamente quando nos deve negar qualquer sinal de encorajamento e quando nos deve dar algum. Como é bom saber que sempre podemos confiar nele! A sua Palavra  e as suas promessas são muito mais sólidas e de confiança do que qualquer evidência fornecida pelos sentimentos,e o Senhor quer que aprendamos isso. Quando ele nos dá as evidências, muito bem; mas saberemos apreciá-las melhor depois de termos confiado sem elas. Os que estão prontos a confiar em Deus sem outra evidência senão a sua Palavra, sempre recebam o maior número de evidências da parte do seu amor


Mananciais
no
Deserto

Lettie Cowman








 Domingo, 23 de janeiro de 2011 



ENVIADOS

ATOS 13.1-3

**
"Depois de jejuar e orar
impuseram-lhes as
mãos e os enviaram
(At 13.3)

**
    Numa pequena comunidade cristã da cidade de Antioquia, há quase dois mil anos, um grupo de pessoas reuniu-se para adorar a Deus. Nessa reunião, o Espírito Santo falou com eles para que separassem Saulo e Barnabé e os enviassem como mensageiros do evangelho. Pela pregação deles, em especial de Saulo ( o apóstolo Paulo), a mensagem de Jesus Cristo atravessou gerações e chegou aos nossos dias. Ao longo dos séculos, milhões de pessoas conheceram Jesus e receberam a vida eterna. Na leitura de hoje podemos aprender algumas lições. A primeira delas é a necessidade de adorar e buscar a Deus - quando fazemos isso, ele nos mostra a sua vontade para nossa vida. A próxima lição refere-se à sensibilidade daqueles homens para ouvir o Espírito Santo e a disposição em obececer-lhe. Quando oramos, não basta apenas ouvir a voz de Deus; precisamos agir de acordo com ela. Também creio que aqueles homens estavam preocupados com a necessidade de a Palavra de Deus ser pregada no mundo. Eles já possuíam uma igreja estruturada, mas não se contentaram com isso. Queriam espalhar a mensagem de Cristo por todo o Império Romano! Então, quando Deus mostrou quem deviam enviar para isso, prontamente obedeceram. Quando estamos preocupados com  aqueles que ainda não ouviram falar de Cristo pelo mundo afora e nos dispomos a enviar quem o Senhor escolheu para pregar a  eles, Deus produz grandes resultados por meio de nossa atitude. Aqueles homens não sabiam, mas sua decisão naquele dia ajudou a mudar o mundo para sempre. Ao obedecer, tiveram o privilégio de fazer parte da grande obra divina. Ainda hoje a mensagem de Deus se espalha no mundo quando muitos orar e enviam; outros vão aos locais designados por Deus e outros ainda sustentam o  trabalho (seja em oração ou financeiramente). Saulo e Barnabé foram chamados para ir. A igreja de Antioquia foi chamada para apoiar. Qual é a sua parte na missão de Deus? EB

A obediência a Deus muda a nossa história
e ajuda a construir um mundo melhor


 Pão Diário






Sábado, 22 de janeiro de 2011






"Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a
tristeza do rosto se faz melhor  o coração"
(Ec 7.3)

**

Cada pessoa e cada nação tem que aprender na escola da adversidade, na escola de Deus.'Podemos dizer: "Bendita é a noite, pois nos faz ver as estrelas'. Do mesmo modo podemos dizer: 'Bendito é o sofrimento, pois nos faz ver as consolações de Deus'. As enchentes levaram-lhe a casa e o moinho, tudo o que o pobre homem possuia na vida. Mas enquanto contemplava a cena de sua miséria depois de baixadas as águas, com o coração partido e desanimado, ele viu alguma coisa brilhando nos barrancos desnudados pelas águas.'Parece ouro', disse. E era ouro. A enchente que o havia deixado pobre o fazia rico. assim acontece muitas vezes na vida.

Manancias
no
Deserto

Lettie Cowman
**

Como poderia imaginar que hoje poderia ver o meu passado e entender que Deus tinha ouro para me dar..
Por muito tempo lamentei por ter perdido os meus bens materiais...e confesso que quando fui para a igreja, pensava em restituição financeira, mas Deus queria me dar mais....queria me dar ouro...queria me dar a salvação.... Hoje eu entendo que perdi tudo para ganhar TUDO...Jesus é o meu tudo...isso me basta!
(Maida)




Sexta-feira. 21 de janeiro de 2011





TEIMOSIA
X
OBEDIÊNCIA


Por que vocês me chamam "Senhor, Senhor"
e não fazem o que eu digo?
(Lc 6.46)

**
   Como é difícil ter de conviver e trabalhar com pessoas teimosas! Elas não aceitam sugestões, nem mesmo quando toda a equipe não concorda com elas. Esta atitude é uma forma de egoísmo e orgulho que pode atrapalhar o bom andamento do trabalho, acabar com amizades e projetos. Quem é tão inflexível não demonstra humildade e não é bem-visto pelos outros, já que ignora o siginificado de união, perdão, bem comum. A teimosia tem cheiro de insensatez e de rebeldia, enquanto a obediência lembra prudência luta, trabalho, dedicação e vitória. Quantos são teimosos, sofrendo e fazendo com que os outros sofram, tornando-se pessoas arrogantes, chatas, indesejáveis - e sozinhas. Deveriam ouvir mais e obedecer!.
   Há também aqueles que são teimosos em relação a Deus. Conhecem sua Palavra e sabaem o que seria correto, mas preferem fazer as coisas do seu jeito. Agem como aquele que constrói sua casa na areia, - como será grande a sua queda! O homem só será sábio se temer a Deus e for obediente à sua Palavra. Assim, agirá como quem constrói sua casa sobre a rocha e não precisa se preocupar com a força do vento e as tempestades, pois ela não cairá. Quem age assim reconhece sua dependência de Deus e assume seus erros perante o próximo, sem teimar.
  Não devemos ser teimosos, seja em nosso relacionamento com as pessoas, seja como em nossa vida espiritual. Deus espera que sejamos obedientes a ele, não obstinados. Enquanto isistimos em nosso caminho, estaremos longe do Senhor e de tudo o que uma vida de obediência e amor pode nos dar - no final, a vida eterna!
Se você tem agido com teimosia, mude de atitude! Se tem de co nviver com pessoas teimosas, ore por elas, para que compreendam que o melhor caminho a seguir é o de Deus! - ETS

**


Desobedecer a Deus faz mal;
desobedecer com teimosia arruína a vida.

Pão Diário



Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011




"Se alguém não nascer de novo. não pode ver o
reino de Deus" (Jo 3.3)


Nascer de novo, do Espírito, é obra inconfundível de Deus, tão misteriosa quanto vento, tão surpreendente quanto o próprio Deus. Não sabemos onde ele começa; está oculta nas profundezas de nossa vida pessoal. Nascer do alto é eterno, perene(eterno) e perpétuo reínicio; é um renovar-se o tempo todo, no pensamento, no falar e no viver; uma contínua surpresa da vida  de Deus... A vida nova não vem da obediência, mas do Espírito Santo; a obediência nos mantém na luz como Deus está na luz. Nascer do Espírito significa muito mais do que aquilo que geralmente supomos. Dá-nos uma nova visão e mantém-nos totalmente dispostos a tudo, mediante um perene(eterno) suprimento da vida de Deus.


TUDO PARA ELE
OSWALD CHAMBERS








Quarta-feira, 20 de janeiro de 2011



-Numa camiseta que ganhei estava escrito "No Stress" (sem estresse) - e saí de férias para curtir a indiscritível sensação de não ter com que me preocupar. Mas normalmente não vivemos em férias, mas em situações que desafiam nossa fé e nossa tranquilidade. Quando Davi escreveu o Salmo 62, certamemente enfrentava algo assim. Ele era rei, mas seu poder era constantemente posto em xeque pela realidade. Todos nós incomodamos por não podermos controlar tudo. Isso irrita, especialmente quando não podemos fazer nada! e então?



-Antes de tudo, silencie! " Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa" (Sl 62.6) - Pausas para Deus poder falar, ainda que no mais profundo silêncio. Precisamos habituar-nos ao silêncio e, por vezes, à ausência de respostas. Precisamos aprofundar nosso relacionamento com Deus por meio do silêncio: tanto no nosso diante dele, quanto do dele diante de nós. Falamos demais, ouvimos de menos e é raro silenciarmos.Mas além de silenciar, o salmo nos convida a esperar. E como é difícil esperar no século XXI. Se não temos paciência até o computador ligar ou a internet carregar, como vamos tê-la para esperar Deus agir? Deus não depende de nossa urgência e loucura pela rapidez. Ele tem sua própria agenda e não precisa alterá-la por nossa causa. Mas ele age - no tempo dele. E no coração de Davi a espera por isso era de quem descansa. Esperar apenas- sem pressa nem angústia! Tal espera desemboca em outra atitude: a confiança! Confiar é fruto do conhecimento que temos de Deus por meio de sua Palavra e de suas ações em nossa vida, pois ele não muda e é sempre fiel e amoroso. Confiar em Deus é como assentar-se no banco de trás do veículo e deixar que ele guie, porque quem está ao volante sabe o que faz.


-Para que tanto stress então? Se Deus está no controle daquilo que eu não domino, sei que tudo caminhará para o bem, segundo o que ELE quiser. - WMJ






Sem estresse -Deus está agindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.