sábado, 18 de setembro de 2010



ABA, PAI

Leitura Bíblica

Romanos 8.10-17
___________________________________

Em amor nos predestinou para
sermos adotados como filhos,
por meio de Jesus Cristo,
conforme o bom propósito
da sua vontade
(Ef. 1.5)
___________________________________

   Muitas vezes pensamos em Deus como alguém distante, que por sua força e poder não pode estar pertinho de nós. Usando a expressão "Aba, Pai", Jesus quis deixar claro que isso é uma mentira. Aba é uma palavra aramaica cuja melhor tradução seria papai. Termo que as crianças judias usavam quando falavam com seus pais. Era um designativo profundamente pessoal e carinhoso. Para os religiosos daquela época. Deus, não poderia ser chamado por uma palavra que aparentemente diminua sua autoridade. Mas o significado que esta palavra enfatiza é a aproximação, a  lembrança de que somos filhos de Deus. Podemos chamá-lo de Aba, de papai, um termo comum que demonstra familiaridade e nos faz lembrar que somos da família de Deus.
   Não fomos criados para a insegurança e o medo, não recebemos um espírito de servidão, que nos escravize, que nos faça viver atemorizados, mas recebemos um espírito de adoção por meio do qual clamamos "Aba, Pai". A adoção traz um ganho imenso, que é nosso acesso a Deus como nosso Pai. Grande é a alegria de saber que somos filhos e herdeiros de Deus, que participamos de sua glória. Por ter uma visão equivocada da adoção, podemos pensar que ser filho adotivo de Deus implica algumas limitações. Mas ser adotado demonstra maior privilégio ainda. O ato de adotar é tornar legalmente filho aquele que não  o
é por natureza. Ser filho adotado significa que  fomos recebidos por Deus por seu amor e sua graça. Pela adoção Deus aceita, como menbros da sua família, os pecadores que se voltaram para ele com arrependimento e fé. O filho adotado tem os mesmos direitos e deveres do filho natural. Como filhos, desfrutamos do livre acesso ao Pai celestial e temos o desafio de agradá-lo com uma vida reta, guiados pelo seu Espírito - HSG

A intimidade com Deus
é um grande privilégio e responsabilidade

Pão Diário

Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Sexta-feira, 17 de agosto de 2010

               

PERDOADO


Leitura Bíblica
Levítico 4.27.35

__________________________________

Quando o conscientizarem do seu
pecado, trará como oferta pelo
pecado que cometeu uma cabra
sem defeito
(Lv 4.28)
__________________________________

   Imaginemos a seguinte cena: Pelo acampamento dos israelitas no deserto caminha um homem conduzindo uma cabra. Seu caminho segue em direção à tenda do encontro, local que o Senhor estabeleceu para encontrar-se com o seu povo. Chegando ao pátio, ele apresenta o animal ao sacerdote. Este o examina cuidadosamente e o conduz para o lugar onde são oferecidos os sacrifícios pelos pecados. No homem não se percebe nada de alegria. Na verdade, o seu sacrifício não é voluntário. Ele pecou e necessita de perdão. Segundo as ordenanças de Deus, ele precisa trazer aquele animal para o sacrifício. Agora ele põe sua mão sobre a cabeça do animal, que o olha de forma inocente. Então vem o momento em que ele, o culpado, tem que lhe desferir o golpe da morte. Assim o requer a determinação de Deus: Ele mesmo tem que imolar o animal. Ao ver a morte do animal  o seu coração é perpassado por uma pontada de dor. Afinal, este tem que morrer por causa de mim.
   O sacerdote toma o sangue e age conforme Deus havia ordenado. Após ter queimado toda a gordura do animal sobre o altar, ele confirma ao homem que o seu pecado está perdoado. Então aquele homem toma o caminho para casa. Sua volta é bem diferente do que quando veio. Alegre e grato que a sua questão com Deus está em ordem, ele não consegue, porém, esquecer o animal inocente que precisou morrer por causa de sua culpa. Assim acontece quando Deus nos revela o nosso pecado. Um grande peso oprime o nosso coração. Clamamos por perdão. Mas há uma grande diferença. Não precisamos mais carregar cabras ou ovelhas para o sacrifício. Deus enviou o seu Filho como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Ele foi imolado. Agora, quem se achega arrependido a Jesus ouve da sua Palavra: os seus pecados estão perdoados. Eu morri por você. Vá e não peques mais. - LS



Se o seu pecado o acusar, vá a Jesus
Ele espera por você para perdoá-lo.




Pão Diário

                                                                                  
                                  
                  

     Image du Blog perolascraps.centerblog.net
 



                                                  Quinta-feira, 16 de setembro de 2010

                       

DESESPERO

Leitura Bíblica
Isaías 38.14-20

____________________________________

    Quando vem o desespero, uma igreja não basta, uma palavra não basta, um conselho não basta. Abrimos a Bíblia, mas queremos que Deus fale audivelmente. Precisamos da resposta. Nossos porquês são urgentes, são desesperados. A necessidade de estar consolado, alimentado, aquietado é gigantesca. Tudo o mais é estéril. Queremos apenas ouvir, ouvir, ouvir e crer. Deus mesmo tem de aquietar-nos nesses momentos, agindo em toda sua plenitude para caminharmos com as misericórdias renovadas como o clarear de um novo dia, quando os primeiros raios de sol deixam distantes as trevas. Muitas vezes me senti assim. E sei que pessoas que perderam filho também, assim como aquelas que aguardam o resultado de um exame de cujo prognóstico já se tem noção. Olhando armários vazios de roupas de maridos, esposas, filhos, mães e pais que partiram. São horas de desespero. Queremos mais. Ansiamos pela mão graciosa do Senhor Jesus nos indicando o caminho e percorrendo-o passo a passo conosco. Ansiamos pelo consolo do Espírito que enxuga nossas lágrimas que teimosamente não nos abandonam. Ansiamos pelo Deus todo-poderoso com suas hastes celestial executando justiça. Tudo é muito difícil quando a crise chega, invade e derruba. Só erguemos lamentos, e Deus, mais do que ninguém, compreende. Feito homem, soube o que foi padecer e  sentir dores. Nessa hora, se existe algo a fazer, é lembrar que quanto mais profunda a ferida, maior é a mão curadora de Deus. Maior a mão que enxuga as lágrimas. Maior o colo onde nos resta o descanso. O sentimento desse instante é falho. Vai passar. O amor de Deus e sua paz excedem todo o entendimento e agirão daqui a pouco. Não sou eu, que escrevo. Não é você, que lê. É Jesus que está tomando conta de tudo a partir de agora - AP

Jesus é o fim de todo desespero

Pão Diário

                                                                              



Quarta-feira, 15 de setembro de 2010



ROCHA

Leitura Bíblica
Jeremias 18. 1-10

__________________________________

Não é a minha palavra como o fogo,
pergunta o SENHOR, e como um
martelo que despedaça a rocha?
(Jr 23-29)
___________________________________

   Muito tempo atrás estive observando um pedreiro. Ele quebrava uma grande pedra que estava em um terreno da Mata Atlântica, logo abaixo de uma nascente de água cristalina. O pedreiro tirava lascas da pedra, batendo com um martelo. Ele iria fazer ali um tanque, talhado na própria rocha, para tornar-se um depósito daquela água. Por entre a floresta densa ecoavam as ritmadas batidas do seu martelo.
   A grande pedra, que há milhares de anos ali estava, ia sendo despedaçada. A cada martelada perdia um pouco de si mesma e tomava a forma que o pedreiro desejava.
   Nosso versículo de hoje diz que a Palavra de Deus é como um martelo que despedaça a rocha. Assim como aquele pedreiro tabalhava sozinho na floresta, assim é a Palavra do Senhor! ela bate certeira nos veios do nosso coração endurecido. Martelada depois de martelada ela tira pedaços da rocha que o compõe. Desfaz o bloco insensível e vai fazendo de cada um de nós um receptáculo da bondade de Deus.
   Se permitirmos que isso aconteça, poderemos servir a Deus. Um coração amoroso, sensível à sua presença, capaz de amar e guardar os seus mandamentos, é o que ele deseja de mim e de você!
   Você quer se colocar nas mãos desse poderoso "pedreiro"?
Você receberá golpes certeiros na leitura da Palavra de Deus. Seu orgulho será quebrado, sua vaidade, sua ignorância das coisas celestiais, enfim, a rocha do seu coração será despedaçada!
  Então, quando o quebrantamento tiver chegado ao seu espírito, poderá sentir que as águas que trazem vida e alegria começarão a jorrar abundantemente através de você. - LMS

Cada palavra de Deus ajuda a abrir mais espaço
para o seu amor em nossa vida.

Pão Diário
                                                                         

                                       Image du Blog perolascraps.centerblog.net



                                                       Terça-feira, 14 de setembro de 2010
                 


CONFIRA!

Leitura Bíblica
2 João 7.11

_______________________________

Apliquem-se a fazer tudo o que
eu lhes ordeno; não acrescentem
nem tire coisa alguma
(Dt 12.32)
_______________________________

   Quando você ouve ou lê uma pregação, tem um livro, um conselho, você confere na Palavra de Deus o que foi dito? Buscar esta comprovação não é duvidar de quem falou, falta de respeito ou algo assim, e sim uma atitude saudável. Era assim que agiam os bereanos elogiados em Atos 17.11 como mais nobres por conferir nas Escrituras o que Paulo pregava, para ver se era assim mesmo. As pessoas são falhas e podem, inconciente ou de propósito, dizer que é bíblica uma mensagem que não veio de Deus. João alerta quanto aos enganadores, chamando-os de anticristos, pois pregavam mentiras sobre Jesus. Hoje, há vários deles, espalhando heresias através dos meios de comunicação e também dentro das igrejas. João diz que não devemos receber estas pessoas em casa (v 10), ou seja, não devemos dar-lhes atenção, para que não nos enganem com sua falsa mensagem cheia de especulações. Essas pessoas vão além do ensino de Deus, apelando para novas revelações, novas explicações, novos mandamentos. Mas a Bíblia não é uma obra aberta para que admita estes acréscimos. Deus nos deixou Sua Palavra assim como ela está, e nada deve ser acrescentado ou retirado. É preciso que conheçamos profundamente a Palavra de Deus e permaneçamos nela. O que a Bíblia diz é necessário e suficiente, por isso não preciso buscar "novidades teológicas" aqui e ali.
   Diante de tantas opções religiosas, escolha a Palavra de Deus! Não ouça nem siga palavras humanas, mas sim a divina, que transforma vidas e orienta os fiéis há milênios. Assim como João alertou no v. 8, tenha cuidado para não estragar o grande trabalho que já foi feito por Deus com palavras que não procedem dele. Baseia na Palavra suas convicções, atitudes, conselhos, enfim, toda a sua vida, para que você não se torne participante, colaborador, cúmplice do trabalho destes engandores, ou até mesmo se torne um deles - VWR

Confira tudo na Palavra e rejeite
o que não vem de Deus.


Pão diário

    Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Segunda- feira, 13 de setembro de 2010



CONFIE!

Leitura Bíblica
Esdras 8.21-32

_____________________________

Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se
decepcionaram.
(Sl 22.5)
_______________________________

   Esdras liderou um grupo de judeus no retorno a Jerusalém após a libertação do cativeiro na Babilônia. Antes de partirem, jejuaram e oraram. Esdras ficou envergonhado de pedir ao rei alguns soldados para protegê-los dos perigos do caminho, pois tinha dito que Deus protege todos os que confiam nele. Então, clamaram pela proteção divina; pediram que Deus abençoasse aquela viagem e desse segurança para suas famílias e as muitas posses que estavam tansportando. A viagem de aproximadamente 1.500 quilômetros levou quatro meses . Deus atendeu à oração e eles chegaram em paz. Como é importante ter confiança em Deus! Esdras sempre dizia que o sucesso deles era resultado da ajuda que recebiam da boa mão de Deus. Por isso, quando estava diante de algum perigo, ele recorria ao Senhor. Se buscarmos a Deus com confiança, nossa vida pode ser abençoada e protegida mesmo que nos faltem alguns recursos ou amigos.
    A confiança de Esdras estava baseada na força do Senhor e no que ele já tinha visto realizar na vida deles.Muitas vezes, nós, mesmo já tendo passado por várias experiências em que o Senhor nos ajudou, ainda temos dificuldade de confiar nele.
   É preciso acreditar, Deus pode nos livrar dos maiores perigos que tivermos de enfrentar. Um grande exemplo bíblico  disto foi quando o rei Nabucodonozor fez uma estátua de ouro e ordenou que todos se curvassem a ela. Sadraque. Mesaque e Abede-Nego desafiaram a ordem do rei e preferiram arriscar a sua própria vida a adorar outro deus. Fizeram isso porque confiaram em Deus. Eles disseram ao rei que Deus poderia livrá-los da morte da fornalha quente e confiavam nisso, mas mesmo se Deus não fizesse o que esperavam eles seriam fiéis e não adorariam a imagem (Dn 3.17-18). Como o grupo de Esdras, eles também não foram decepcionados. - HSG


Deus não decepciona quem nele confia

Pão Díário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.