sábado, 4 de setembro de 2010






NAÇÃO SANTA

Leitura Bíblica
Esdras 7.1-10

______________________________

Como é feliz a nação que tem
o Senhor como Deus
(Sl 33.12a)
______________________________

   Após o retorno do auxílio Babilônico, o povo de Israel não recebeu plena autonomia política. A grande lição que aprenderam com o cativeiro foi espiritual. Esdras não era apenas um líder que conhecia a Palavra de Deus; ele também a praticava e ensinava o povo o que sabia. Um grande momento entre todos aqueles acontecimentos está registrado em Neemias 8. Esdras reuniu o povo na praça e, num púlpito improvisado, ensinou a Palavra de Deus (a lei de Moisés). O texto diz que todos os ouviram com muita atenção (Ne 8.3b) e receberam instrução espiritual por muitas horas.
   Mas importante que a independência política é o avivamento espiritual que uma nação pode receber. Nesta semana comemoramos a independência do Brasil - o dia em que o país conseguiu sua autonomia política em relação a Portugal. Nosso desejo é que nossa nação tenha também uma independência espiritual, pois ainda encontramos aqui muitas influências negativas. É preciso libertação da corrupção que existe em diversas áreas de nossa sociedade e da imoralidade que é divulgada e propagada das mais diversas formas. Precisamos que o Brasil seja mais comprometido com a Palavra e tenha Deus como seu único Senhor.
   Para isso é necessário que eu e você assumamos o compromisso de agir como Esdras. Ele se dispôs a buscaar a Lei do Senhor - não só conhecer, mas cumprir o que ela diz. E não parou por aí. Esdras não foi egoísta; ensinou o povo a Lei do Senhor. Nosso compromisso com a nação em que Deus nos colocou é de viver da melhor forma que pudermos, conforme os princípios bíblicos, e ensinar aos outros as verdade que conhecemos. HSG


Faça sua parte na construção
de uma nação santa.


Pão Diário




|Sexta-feira, 4 de setembro 2010



VENTO CONTRÁRIO

Leitura Bíblica
Salmo 139

__________________________________________

O barco já estava a considerável distância
da terra, fustigados pelas ondas, porque
o vento soprava contra ele
(Mt 14.24)
___________________________________________

   Uma senhora deixou uma mensagem em minha secretária eletrônica. Estava desesperada,pois nada corria bem em sua vida. Para ela era impossível que as coisas melhorassem. Os discípulos de Jesus passaram por uma situação idêntica. Já era noitinha e o vento começara a soprar mais forte. As ondas se levantavam. Estavam cansados de remar. O vento era contrário. Depois de multiplicar pães e peixes e alimentar uma multidão, Jesus fora orar. Ele sabia que os discípulos estavam no meio do lago passando por dificuldades, e então foi ao encontro deles andando sobre a água. Já pensou se alguém fizesse isso em nossos dias? Seria motivo de grandes reportagens nos jornais e televisões do mundo! Jesus andou sobre a água para ajudar seus discípulos, que estavam desesperados.
   Em meio às nossas lutas, quando o vento sopra contrário e as dificuldades aumentam, às vezes pensamos que Deus está muito distante. Mas ele está perto, bem perto, andando conosco. O salmo 139 nos ensina que ele conhece cada pessoa (v 1-3). Antes mesmo de você e eu termos nascido, ele já nos conhecia (v 13-16). Ele sabe quando o vento está soprando contrário em nossa vida. Então, Deus estende a sua mão para nos ajudar no meio do mar revolto. Os problemas são muitos, as doenças são tantas e às vezes temos a tendência de pensar que é impossível continuar. É nesse momento que ele entra no barco da nossa vida., como fez com seus discípulos, porque ele sabe o que estamos passando. Mesmo quando aparentemente a nossa fé é tão pequena, ele estende a mão para que nos seguremos nela. Ele acalma o vento e faz cessar,e com ele, você , assim como eu poderemos andar no mar da vida certo de que não seremos tragados por suas ondas bravias, pois Jesus está presente - JG

Jesus conhece as suas dificuldades
e acalma o vento contrário

Pão Diário



Quinta- feira, 2 de setembro de 2010

DURMA BEM

Leitura Bíblica
Provérbios 3.21-26

_______________________________________

Em paz me deito e logo adormeço,
pois só tu, Senhor, me fazes
viver em segurança.
(Sl 4.8)
_______________________________________

    Há dias em que o sono não vem de jeito nenhum. Rolamos na cama, olhamos para o teto, e nada. Começamos a pensar nos problemas e decisões a tomar, e aí sim, nem adianta contar carneirinhos que o sono não virá tão cedo. Dormir mal prejudica nosso dia seguinte, pois afeta o rendimento do trabalho, a concentração, disposição e também o nosso humor - e acabamos descontando nos outros a nossa noite mal dormida. Quando isso acontece de vez em quando até que é suportável, mas e se a insônia é constante, quem aguenta? Muitas vezes, o que nos tira o sono foi causado por nós mesmos: dívidas, conflitos com familiares, atitudes que prejudicam outras pessoas e trazem remorso, adiar decisões importantes... o que fazemos durante o dia influencia nossa noite. O texto de hoje mostra como ter segurança e sono tranquilo: buscar a sensatez e o equilíbrio. Quando agimos com sabedoria, buscando em Deus a orientação correta, e também conseguimos controlar nossos impulsos e tendências, é provável que cometeremos menos erros. Se Deus é a nossa segurança, não precisamos temer; venha o que vier, ele estará conosco. Quer dizer que os cristãos não têm problemas, temores e dúvidas? Claro que têm, mas a diferença é em quem está nossa confiança: no Senhor! Se um problema ameaça nosso sono, é preciso entregá-lo a Deus, ou seja, orar, deixar de preocupar-se com ele e seguir a orientação divina quando ela vier. Também não precisamos temer, pois nossa vida pertence a Deus. Se perdermos todos os nosso bens, ainda assim Deus nos dará forças para recomeçar, assim como para enfrentar uma doença ou o que vier. Peça a Deus que lhe dê essa sensatez e equilíbrio, e busque ter uma vida correta - que os problemas tenham causas externas, e não sejam causados por você. Deixe que Deus controle sua vida e busque fazer a vontade dele. Assim, você terá noites tranquilas e dias felizes. - VWR

Nossa segurança está no Senhor;
não precisamos ter medo


Pão Diário



Quarta-feira, 1 de setembro de 2010



"MEU
FILHO!"

Leitura Bíblica
Lucas 4.14-21

____________________________________

Se o Filho os libertar, vocês de
fato serão livres
(Jo 8.36)
____________________________________

   Com o rosto emoldurado por cabelos grisalhos e marcado por rugas  resultantes do tempo e do sofrimento, a mulher apressou o passo quando percebeu uma pequena multidão diante das portas da prisão. Todos aguardavam ansiosos a visita semanal aos detentos. Ela, mais uma vez, sentiu o coração opresso diante da expectativa de ver seu filho - motivo de suas preocupações e insônia. Já há três longos anos essa rotina se repetia: de quinze em quinze dias, ela deixava seu lar para visitá-lo. Ainda não conseguira apagar da lembrança o  momento angustiante em que soube que ele fora condenado a seis anos de reclusão. Aguardando que abrissem as portas, alguém lhe disse:
   - Como vai? E o seu filho? Faz tempo que não o visita? Virou-se e viu outra mãe que também viera visitar o filho condenado. Viviam o mesmo drama.
   - Vou bem. Estou aflita para vê-lo. A outra senhora viu que ela trazia uma sacola a tiracolo e perguntou: - O que trouxe para ele?
   - O de sempre: balas, chocolate, roupa de baixo lavada e...também isto. Neste instante um brilho se fez notar no seu olhar e um largo sorriso denunciou a esperança que animou o seu coração - O que é?
   - Este livro! É a Palavra de Deus! Espero que ele leia e conheça a verdade que pode libertá-lo para sempre. Aconteceu comigo. Alguém me entregou uma Bíblia e comecei a lê-la. No começo procurei resistir, mas, pouco a pouco, passei a compreender a imensidão do meu pecado e, por fim, rendi-me à graça de Jesus Cristo. Entreguei-lhe a minha vida e oro para que o meu filho siga o mesmo caminho. Logo depois, ela correu para abraçar o filho, com lágrimas nos olhos e a voz cheia de emoção.
   - Meu filho, meu filho! Você será livre desta prisão quando cumprir sua pena, mas somente será livre da condenação do pecado se abrir o seu coração a Jesus! CT

Entregue sua vida a Jesus e você será
livre da prisão ao pecado.

Pão Díário



Terça feira. 31 de agosto de 2010



ÁRVORE

Leitura Bíblica
Jeremias 17.5-9

________________________________

Como é feliz quem teme o Senhor,
quem anda em seus caminhos!
(Sl 128.1)
_________________________________

   Quando depositamos nossa confiança em pessoas, cedo ou tarde nos decepcionam, simplesmente  porque são humanas. Por isso, quem se afasta de Deus e não quer confiar NELE é como um arbusto solitário vivendo no deserto, diz o profeta Jeremias. Pior, na sua situação, ele não consegue ver as coisas boas que Deus tem feito, só vê a imensidão do deserto, onde encontra apenas dificuldades para sobreviver a terra é salgada, o  lugar seco e inabalável. Mas o profeta também faz outra comparação, nos versículos 7 e 8. Que diferença! Ele não fala agora de um simples arbusto, mas de uma árvore! Uma árvore que é forte o suficiente para suportar as adversidades climáticas e tem tudo de que precisa perto de si, pois foi plantada junto às águas. Assim é o homem que confia no Senhor, pois Deus não lhe deixa faltar o que ele precisa - nem mesmo a força para enfrentar os problemas.
   O ser humano tem a tendência de buscar solução dos problemas do seu modo. Quando algo está complicado, ele procura a ajuda de outros homens ou baseia-se em sua própria sabedoria e experiência, e aí se desespera porque nada funciona. É comum cristãos buscarem a Deus somente se todas outras alternativas falharem. Isso não é confiança! Ter fé significa crer que Deus existe e está no controle de tudo, e colocar fé em prática é deixar que ele controle sua vida.
   Deus sabe do que precisamos, pois nos conhece. Podemos buscar ajuda nas pessoas, em nossas próprias forças ou em qualquer outra coisa, mas só em Deus encontraremos a resposta, pois na realidade só ele pode nos ajudar de verdade. Confiar no Senhor é abandonar o meu modo de solucionar os problemas e entregá-los a Deus, para que ele faça a sua vontade. Quando nossa vida é consagrada a Deus, ele nos torna felizes e supre todas as nossas necessidades - VWR

Quem confia em Deus
não tem motivos para temer!

Pão Diário


Segunda-feira, 31 de agosto de 2010


SE...

Leitura Bíblica
2 Reis 5. 1-3

_____________________________________

Se o meu senhor procurasse o profeta...
ele o curaria da lepra
(2Rs 5.3)
______________________________________

   Na casa de Naamã as coisas caíam na vista. Quem vivesse por alguns dias ali, logo perceberia o que estava acontecendo. O uniforme de general com todas as suas distinções de repente não importava mais. A triste realidade se desmascarava. Aquele homem, orgulho da nação, era profundamente infeliz. Sua doença incurável o atormentava. Tudo ele havia feito, mas a ajuda esperada não vinha. Logo até a pequena escrava trazida de Israel percebeu tudo. Nem precisou entender bem o idioma para notar que seu patrão tinha problemas. Então ela começou a imaginar como poderia ajudá-lo. Ela sabia de um Deus vivo. Conhecia o profeta Eliseu. Sabia que para o Deus de Israel, vivo e verdadeiro, não havia impossíveis. Mas, como dizer isso a um general? Como ela - uma escrava - ousaria lhe falar do Deus de Israel? Os dias iam passando. Cada vez que via o seu patrão, ela sentia uma grande tristeza no seu coração. Ela pensava: este homem tem tudo, mas é infeliz. Este homem é tão poderoso, mas não tem paz. Este homem sabe de tudo, mas não sabe do agir de Deus. Isso a fez orar e clamar so Senhor. Então chegou o dia em que ela chamou a sua patroa e disse: sinto muito pela situação do seu esposo. Eu vejo toda a angústia de vocês. Eu também sei onde ele poderia encontrar ajuda. Se ele fosse ao homem de Deus, o profeta em Samaria, ele o curaria. - Não foi uma grande pregação. Foi um simples testemunho. Não foram palavras impressionantes, mas era tudo o que Naamã precisava saber: existe um Deus que pode curar e salvar. Mas ele tinha de ir a ele. Ele tinha de ir ao profeta. Ele tinha de ouvir a mensagem do profeta. Ele tinha de ser confrontado com o que o Senhor esperava dele.
   Quando Deus necessita de testemunhas assim! Quem sabe, você há tempo sente que deveria falar a alguém acerca de Jesus e da sua salvação. Comece hoje e se deixe surpreender pelo que o Senhor fará - LS

Por mais que uma pessoa possa ter ou ser
sem Jesus ela no fundo não tem nada!

Pão Diário



Domingo, 29 de agosto de 2010




PERSONALIDADE

Leitura Bíblica
Ester 7. 1-10

_____________________________________

Se posso contar com o favor do rei e se isso
lhe agrada, poupe a minha vida e a vida
do meu povo;este é o meu pedido
e o meu desejo
(Et 7.3)
_____________________________________

   Ester nos apresenta qualidades que ilustram o fruto do Espírito, que Deus deseja ver em cada cristão, conforme escreveu o apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas; amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gl 5.22)
   A crise que Ester enfrentava precisava ser resolvida com precisão e urgência. Mas ela, com sabedoria, mostrou-se sensível, atendendo primeiro às necessidades do seu marido e escolhendo o momento exato para fazer o seu pedido, depois de ter demonstrado o seu amor de forma que, ela sabia, lhe traria prazer (Et 5-8)
   Ela também se mostrou paciente e, ao apresentar a notícia terrível de que ela, junto com seu povo Israel, estava para morrer, não gritou de forma histérica ou cheia de ódio, mas com personalidade apresentou-lhe os fatos de maneira singela e calma. Além disso, foi corajosa, porque estava acusando uma pessoa importante que gozava da estima do rei.Assim, quando surgiu a oportunidade de revelar o culpado, ela não teve medo de citá-lo pelo nome: Hamã, Ester  havia mostrado tanta integridade que o rei nem pensou em duvidar ou questionar as  suas palavras. A lista de virtudes dessa mulher ainda continua no capítulo 8, onde vemos a sua lealdade a Mordecai (8.1) e sua generosidade (8.2) e preocupação com o seu povo (8.6), pois mesmo depois da morte de Hamã a ameaça sobre os judeus ainda persistia.
   Assim, veja bem, é nos momentos de crise que a nossa personalidade se mostra, revelando se o Espírito Santo teve a oportunidade de tranformá-la a ponto de confiarmos em que Deus exercerá seu poder mesmo através da nossa fraqueza, porém respeitando aquilo que somos verdadeiramente. EOL

Deus usa nossas crises para desenvolver o fruto
do seu Espírito em nós.

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.