sábado, 28 de agosto de 2010





OBEDECER

Leitura Bíblica
Esdras 1.1-4

__________________________________

Quer seja favorável ou não, obedeceremos
ao Senhor, o nosso Deus, a quem o
enviamos, para que tudo vá bem
conosco, pois obedeceremos
ao Senhor, o nosso Deus
(Jr 42.6)
_________________________________

   Em 538 a.C Ciro conquistou a Babilônia, e um dos seus primeiros ato foi permitir que todos os povos cativos que ali encontrou regressassem aos seus países de origem. Assim se cumpriu a profecia que Jeremias havia proclamado em nome de Deus (Jr 25.11.12). Por mais de 70 anos o povo judeu ficara cativo. A causa do cativeiro foi a desobediência a Deus.
    A desobediência é algo muito comum. Sempre temos uma desculpa para explicar nossas falhas, quando, na verdade, a desobediência é uma reação contrária à vontade de Deus, um pecado grave comparado na Bíblia com a idolatria e a feitiçaria (1Sm 15.23). Isso pode causar sérios prejuízos à nossa vida. Um pricípio da obediência que devemos lembrar é que a verdade deve ter sempre autoridade sobre a nossa vontade.
   O versículo em destaque fala em obedecer ao Senhor quer seja favorável ou não. Devemos obedecer mesmo se não gostarmos do que ele nos manda fazer. O que Deus quer que façamos é sempre bom, mesmo que não pareça.Um filho nem sempre se agrada daquilo que seus pais querem que ele faça, mas o pai quer o bem do seu filho e o guia para o caminho melhor para ele. Se obedecermos a Deus, tudo vai ficar bem.
   Geralmente cumprir nosso dever também requer esforço. Quem quiser comer um alimento gostoso, terá de prepará-lo ou de pagar por ele. Quem quer passar de ano, precisa estudar. Quem trabalha, precisa seguir várias regras e produzir conforme a sua profissão exige. Isso não quer dizer que a obediência a Deus sempre é difícil. Quanto mais amadurecemos, mais percebemos ser bom o que Deus nos pede, e mais agradável se torna andar nos caminhos do Senhor. Sua vontade se torna a nossa. Portanto, para se ter uma vida que valha a pena, é preciso viver de forma a agradar a Deus - HSG

Quando obedecemos a Deus tudo termina bem

Pão Díário





Sexta-feira, 28 de agosto de 2010



DISCUTINDO?

Leitura Bíblica
Marcos 9.2-4; 14-27; 33-37

________________________________

O que vocês estavam discutindo
no caminho?
(Lc 9.33)
_________________________________

   Nosso texto fala sobre a transfiguração de Jesus, quando a glória do Filho de Deus foi vista por três dos seus discípulos. Ouviram a voz de Deus, atestando que Jesus era o Filho de Deus e que só a ele deveriam ouvir e obedecer.
Ao descerem do monte, os discípulos viram ainda Jesus manifestar o seu poder, ao libertar um jovem possesso de espírito malígno. Depois daqueles acontecimentos sobrenaturais, Jesus e seus discípulos foram para casa, em Carfanaum. Aqueles homens tinham muitos motivos para conversar sobre a glória e o poder de seu Mestre. Aquele dia junto ao Senhor tinha sido muito especial.
   Ao chegarem à casa, Jesus lhes fez uma pergunta: "O que vocês estavam discutindo no caminho?"
   Eles não tiveram coragem de expor ao Senhor o assunto de sua conversa, porque falavam sobre si mesmos em vez de honrar Jesus pela sua glória e poder. Será que nós sempre teríamos coragem de dizer a Jesus o assunto de nossas conversas? Se ele nos perguntasse a mesma coisa, nós lhe diríamos a verdade? Então Jesus mostrou-lhes quem era o maior, tomando uma criança nos braços, e dizendo: "Se alguém quiser ser o  primeiro, será o último e servo de todos". Quem contou ao mestre o assunto da discussão dos discípulos? Jesus sempre sabe o que conversamos, mesmo que seja entre quatro paredes. Ele sabe todas as coisas. Conhece o interior de cada um. Não podemos esconder-lhe nada. Antes que a palavra chegue aos nossos lábios ele já a conhece. Precisamos arrepender-nos de conversas que não honram Jesus durante a nossa caminhada pela vida. Se confessarmos a ele este pecado, seremos perdoados. Usemos nossos lábios para confessar nossa fé no Senhor Jesus Cristo e dar a ele o louvor e a adoração que só ele merece. - LMS

De toda palavra que sai  dos nossos lábios
daremos conta ao Senhor.

Pão Diário






Quinta-feira, 27 de agosto de 2010




ÁGUA VIVA

Leitura Bíblica
Ezequiel 47.1-12

________________________________

Se alguém tem sede, venha a mim
e beba. Quem crer em mim,
como diz a Escritura, do seu
interior fluirão rios de
agua viva.
(Jo 7.37b-38)
_______________________________

   O frio é sinal da ausência de calor, a escuridão, de luz; o mal, de Deus, origem de todo bem; comida insossa, de sal; a seca significa falta de água, e uma vida em desespero é sinal da falta de fé...esperança.
Como está sua vida? Está completa ou falta alguma coisa? Deus faz parte dela?
   Hoje lemos a visão dada ao profeta Ezequiel para mostrar a restauração do povo de Israel (que estava exilado na Babilônia) e de Deus sendo a fonte de todas as bênçãos. É uma imagem bonita: a água saindo de debaixo da soleira do templo (v1) e, conforme ela vai descendo, aumentando e ficando cada vez mais larga e profunda (v3-5). O rio torna a terra fértil: existem árvores de todos os tipos e finalidades em ambas as margens do rio(v7,12). O texto descreve também a transformação do Mar Morto; as águas salgadas ficarão saudáveis (v8). Haverá vida e cura por onde passar este rio(v9), e também muito trabalho para os pescadores, pois haverá muito peixe (v10).
   Mas não é apenas uma figura. Deus quer operar uma restauração assim e derramar bênçãos na vida das pessoas. Qualquer um pode receber isto em sua vida, basta buscar o Senhor. Se você sente que algo falta em sua vida, busque a restauração em Deus e tenha sua vida transformada. Se você acha que a sua vida está um deserto e sem graça, vá até Jesus Cristo e ele lhe dará a água viva, uma água que sacia toda a sede espiritual. A água viva é uma água corrente - não é parada ou sem oxigênio. Ela traz transformação e melhora todo o ambiente por onde passa (seu primeiro benefício é em que "bebe", depois benefícia também as pessoas ao seu redor). Se você quer ter uma vida restaurada e transformada, então beba da água que Jesus Cristo lhe dá: creia nele! - HK

Beba da água viva.
Ela só traz benefícios!

Pão Diário



Quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ATÉ QUANDO?

Leitura Bíblica
Salmo 13. 1-6

______________________________

O Senhor espera o momento
de ser bondoso
com vocês
(Isaías 30.28)
______________________________

   Muitos personagens bíblicos passaram boa parte de sua vida esperando para ver a promessa de Deus acontecer. Alguns esperam 15 anos. Outros, 40. A lista desses homens de fé é imensa e é fácil imaginar que em muitos momentos eles agiram como o salmista Davi, indagando a Deus e exigindo respostas. Às vezes nos encontramos na mesma situação. Perguntamos "por quê?", "quando chegará?", "o que faremos até lá?", e por aí vai. As indagações são as mais diversas. Pensamos que Deus nos esqueceu e não ouve nossa oração ou que está ocupado demais resolvendo os problemas do mundo e não tem tempo para gastar conosco. Então, questionamos. Batemos o pé e queremos entender tudo o que  acontece. Esmurramos a porta. E nada. Nesse deserto, há dias em que oramos como o salmista: "Lembra-te da tua palavra ao teu servo, pela qual me deste esperança" (Sl 119.49), e nos sentimos mais confiantes. Tornamo-nos gigantes e podemos conquistar tudo. Em outros momentos, porém, somos meninos indefesos. Enquanto nosso mundo parece desabar, gritamos: "Pai, para sempre te esquecerás de mim?" A verdade é que gostaríamos de ser mais pacientes (agora mesmo!) e esperar pelo momento de Deus, mas não conseguimos ficar quietos. Queremos conquistar a terra prometida, custe o que custar. Já esperamos demais! E se Deus não fez nada, então é nossa vez de trabalhar! Nesse meio tempo, Deus olha dos céus e espera. Espera até entendermos sua vontade, até compreendermos que o tempo dele é perfeito; não o nosso. Espera para ver se vamos nos aquietar e deixá-lo ser bondoso. A cada dia temos uma escolha entre fazer as coisas do nosso jeito ou relaxar e receber de Deus quando chegar a hora certa. Enquanto Deus espera para nos abençoar, o que faremos? Que nossa oração possa ser como a de Davi: "Eu porém, confio em teu amor" (Sl 13.5). Senhor ensina-me a confiar! - EB

Nós temos pressa. Deus espera pelo momento certo.

Pão Diário



Terça-feira, 24 de agosto de 2010



IMPERDOÁVEL

Leitura Bíblica
2 Cr 22.1-20

_________________________________

Quando ele orou, o Senhor o ouviu e
atendeu o seu pedido e o trouxe
de volta a Jerusalém e a seu reino.
E assim Manassés reconheceu
que o Senhor é Deus
(2Cr 33.13)
_________________________________

   É muito difícil acreditar na reabilitação de algumas pessoas. Como acreditar que pode haver recuperação de quem praticou homicídios, tráfico de drogas ou  outros crimes hediondos? Mas será que existe uma linha que separa o crime tolerável de um crime imperdoável? Será que existe um limite para a possivel recuperação de alguém?
   A história de Manassés demonstra que não há limites para a ação de Deus na transformação de vidas.
   Ele começou a reinar com apenas 12 anos e foi um rei muito mau. Praticou o que encontrou de pior nas nações de sua época. O texto bíblico relata que ele reconstruiu altares idólatras, adorou as estrelas, queimou seus filhos em sacrifício, fez advinhações, feitiçarias e magias, consultava espíritos, fez tudo o que o Senhor reprovava. O povo também se corrompeu pelo exemplo do rei. Não deram ouvidos a Deus e foram atacados pelo exército assírio. Manassés foi preso levado para a Babilônia. No momento de sofrimento, no fundo daquela prisão, Massassés orou com fervor ao Senhor, cheio de humildade e arrependimento, e o Senhor o ouviu e o perdoou. Deus resgatou a vida de Manassés. Ele foi liberto, reconheceu que o Senhor é Deus, retirou os altares idólatras do templo e restaurou o altar do Senhor. O povo também passou a servir a Deus de forma verdadeira.
   Esta história demonstra que Deus pode tocar no coração de qualquer pessoa, não importa o que tenha praticado. Lendo-a, temos nossa fé despertada, percebendo que Deus pode mudar a vida de muitas pessoas que para nós parece não ter mais solução. Portanto, Deus pode mudar também a nossa vida. Se ele perdoou Manassés, que cometeu tão graves pecados como matar seus filhos, também nos perdoará e endireitará os nossos caminhos - HSG

Deus transforma pessoas - problemas em grandes bençãos


Pão Diário




Domingo, 25 de agosto de 2010



ABRA A PORTA
DO CORAÇÃO

A internet tornou-se uma ferramenta extraordinária nos dias de hoje, nos abre as portas para o mundo, em segundos estamos "Navegando" por todo o planeta; incrível não! Porém o homem tem feito o caminho inverso; fecha-se em seu mundo e alimenta-se de um estilo de vida solitário. Esse modo de vida isolado começa dentro de casa. Cada um, em casa, cria seu próprio espaço e vive o seu mundo.
Assim é também no casamento. O casal propõe uma vida a dois, desde que eu de cada um não seja invadido. No vocabulário familiar pós-moderno, pronomes como nosso, conosco e nós dão lugar àqueles que refletem a individualidade: eu, meu, tu e teu. Fechamos as portas para os outros como se nos fosse possível viver sozinhos. Portas fechadas significam o triunfo do egoísmo, da insegurança, e do desamor.
Por que viver viver de portas fechadas? Que beleza pode haver no isolamento deliberado? É preciso abrir as portas, muitas portas! A vida oferece muito mais aos que aprendem a sair de si mesmos e arriscam-se na direção dos outros. Abrir portas é expandir fronteiras e viver novas experiências.
Muitas são as portas que precisam ser abertas por nós mesmos; a porta do amor, para que entre a saúde emocional; a porta do perdão, para que entre a cura emocional; a porta da paz, para que entre o refrigério; a porta da esperança, para que entre o futuro; a porta da fé, para que entre a vitória; a porta do louvor, para que entre a alegria.
Em Nossa vida temos muitas portas fechadas. Diante delas, há muitas coisas boas esperando para entrar. A maçaneta está em nossas mãos, o trinco está do lado de dentro; só nós podemos abri-las.
Nossa vida pode ser comparada a uma casa cheia de portas, por onde entram pessoas, fluem sentimentos, passam emoções. Por elas, movimentamo-nos, saímos rumo ao futuro, ao encontro de pessoas e à espera das bêncãos de Deus.
O importante é descobrir, e logo, que portas fechadas nos impedem de viver bem, precisamos abri-las, para que a vida flua por nós e para nós.

Gabinete Pastoral
Igreja do Nazareno Rio Claro/SP





Domingo, 22 de agosto de 2010



SEJAM SANTOS

Leitura Bíblica
Levítico 11.39-47

_________________________________

Sejam santos, porque eu sou santo
(Lv 11.45)
________________________________

    No capítulo em que está inserido o texto para a meditação de hoje observamos as orientações que Deus deu ao povo de Israel sobre a distinção entre os animais impuros e puros.
Além disso, Deus instruiu o povo no sentido de que ficaria impuro quem tocasse ou carregasse um animal que tivesse morrido, mesmo que este fosse puro. Nesse caso teria de proceder a uma série de rituais para receber a purificação. Em princípio, o povo não deveria comer os animais impuros, só os puros, e Deus estabeleceu quais seriam uns e outros. Depois, Deus enfatizou que não se contaminassem com esses animais impuros. A razão disso é que eles deveriam ser santos, assim como o próprio Deus é santo. Por meio da distinção que Deus fez entre os animais imundos e limpos, estava ensinando o princípio de santidade ou separação. Quando lemos o Novo Testamento somos informados de que Jesus Cristo sofreu e morreu numa cruz, derramando o seu precioso sangue, para santificar todos os que nele cressem: " Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade,  para santificar o povo por meio de seu próprio sangue" (Hb 13.12) Ainda na carta aos Hebreus lemos que "sem santidade, ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). Assim como Deus  mostrou a distinção entre os animais imundos e os limpos e disse ao povo de Israel que fosse santo assim como ele é santo, nós também, que cremos em Cristo, devemos ser santos em todo nosso procedimento. Esta é uma questão essencial, se é que queremos ver o Senhor na glória.É claro que hoje nossa santidade não se avalia mais pela forma como lidamos com animais, até porque Cristo superou todas essas leis cerimoniais que serviam de exemplo (Hb 10.1-10). Hoje nossa santidade se mede pelo tanto que nossa vida se torna semelhante à de Cristo (veja por ex.  Ef 4.22-14 e Cl 3. 11-12) Tome isto como desafio e promessa para hoje e daqui em diante - MM

A santificação é essencial para que um dia
possamos ver o Senhor.

Pão Diário

sexta-feira, 20 de agosto de 2010




NÃO SEI

Leitura Bíblica
Daniel 12. 8-12

______________________________

Sei em quem tenho crido
(2 Tm 1.12)
______________________________

   Com certeza você já ouviu alguém evitar uma resposta dizendo "não sei". Quando Deus perguntou a Caim onde estava Albel, pouco depois do seu crime, Caim respondeu assim numa tentativa frágil de escapar. Até Pedro, depois de andar três anos com Jesus, negou que o conhecia. Felizmente caiu em si, arrependeu-se e  continuou  como seguidor de Cristo e depois como seu apóstolo. Muitas são as ocasiões para dizermos "não sei". Diante de um problema sem solução aparente, o cristão confessa que não sabe como deve orar. Mas o Espírito de Deus toma o caso e o interpreta segundo a vontade de Deus (Rm 8.26-27). O sofredor Jó não sabia a razão das suas aflições, mas pôde declarar: "Sei que o meu Redentor vive" (Jó 19-25).
   Veja a leitura de hoje, em que o profeta Daniel encarou outra vez um mistério e perguntou o que seria o resultado do que acabara de ouvir. Depois de receber muitas revelações a respeito do futuro de Israel e das nações, queria saber do desfecho. Mas Deus ocultou o futuro naquele ponto e lhe deu o que precisava mais; assegurou-lhe a sua recompensa final. Dai em diante Daniel teria de contentar-se com um simples "não sei", sem acrescentar sua suposição. Para o cristão há o perígo do excesso de autoconfiança e de achar que sempre deve saber o que fazer e dizer, quando deveria de boa conciência dizer "não sei". Os "amigos" de Jó estavam seguros de que Jó sofria por ter cometido algum pecado, mas pelo seu julgamento arbitrário receberam a censura de Deus.
   Na verdade, quando se espera a nossa opinião diante de um caso difícil, podemos ceder à tentação de dar uma resposta positiva para agradar, mas se tivermos dúvidas, um "não sei" ou uma resposta sincera semelhante seria melhor. Realmente, nossa vida nos apresenta dúvidas a respeito de muitas coisas, mas quando aceitamos Cristo, a luz do mundo, podemos afimar: "Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!" (Jo 9.25) Você tem  essa certeza? - TL

É bom saber muito, mas melhor é saber que Deus
sabe o que não conseguimos saber.

Pão Diário








Quinta-feira, 19 de agosto de 2010


FÉ VIVA

Leitura Bíblica
Marcos 11. 22-24

________________________________

Os apóstolos disseram ao Senhor:
"Aumenta a nossa fé"
Lc 17.5
________________________________

    Você já fez alguma avaliação de sua situação espiritual? Você sabe em que medida confia em Deus quando enfrenta problemas difíceis do cotidiano? Com relação à sua saúde, você certamente tem o cuidado de procurar médicos e realizar exames e os tratamentos necessários. Mas, e quanto à vida espiritual? Como você enfrenta a incerteza, a amargura, a solidão e o desprezo que marcam a vida de tantos? Considere os quesitos seguintes:
    1 - Você tem conciência de que Deus examina a sua vida?
   2 - Pratica, com regra, a justiça e a verdade?
  3 - Reconhece que necessita de perdão para os pecados que comete?
4 - Deposita sua fé em Jesus ou submite entre dúvidas e sobressaltos?
   É conhecido o episódio da menina convocada para um culto de oração. Sua igreja iria rogar a Deus que enviasse chuvas  para salvar a plantação, submetida há muitos meses a uma seca sem precedentes. O notável dessa historieta é que, movida pela fé, a garota foi à reunião levando a sua Bíblia na mão direita e um guarda-chuva na esquerda.
   Nossa fé impulsiona a ação de Deus. O tempo da resposta divina é imprevisível, mas ela virá com certeza. Ora, a fé é um dom divino, mas ou menos como a memória, a saúde, a inteligência ou a vontade. Há períodos em que ela se mostra ativa e forte, mas pode também diminuir e gerar crises em nosso viver. Como obter o crescimento da fé? Ela precisa ser alimentada para ser viva e pujante. É preciso reconhecê-la como dádiva do Senhor, usá-la, viver sob sua influência, enriquecê-la na comunhão com Deus. Assim, chegaremos ao estágio espiritual que Paulo alcançou quando, convicto e dependente de Deus, afirmou: "...eu sei em quem tenho crido..." (2Tm 1.2).
   Os discípulos reconheceram sua fragilidade. Pediram mais fé a Jesus. Faça o mesmo. Abasteça sua vida espiritual na convivência diária com o Senhor. Ele responderá à sua ansiedade dando-lhe uma fé viva e poderosa. - CT

Só a comunhão com Cristo
acrescenta vida à nossa fé.

Pão Díário



Quarta- feira, 18 de agosto de 2010



POR AMOR

Leitura Biblica
Deuteronômio 7.1-11

_________________________________

O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os
escolheu por serem mais numerosos....
mas foi porque o Senhor
os amou
(Dt 7.7-8)
__________________________________

    Um pastor que atuava numa região de minas de carvão foi fazer visitas. O seu caminho o levou para um alojamento onde moravam três jovens. Estavam descansando do seu trabalho duro. O pastor bateu à porta, um dos jovens abriu e, ao apresentar-se, um deles, que estava se barbeando, foi taxativo ao ouví-lo: "Não interessa!" "Meu jovem, o que não lhe interessa?", perguntou o pastor. "Não me interesso por Deus, ora!". "Homem", respondeu o pastor, "a questão não é se você se interessa por Deus. A questão fundamental é: Deus ainda se interessa por um jovem tão pobre como você? E eu posso dizer-lhe que sim!" Então aconteceu o inusitado. Assustado, o jovem encarou o pastor e disse: "Ninguém se interessa por mim! E Deus deveria...? De onde o senhor sabe disso?" Ele havia estendido o inexplicável da mensagem de que Deus  - como nos é dito nos evangelhos -  procura o perdido. O pastor simplesmente lhe respondeu com a palavra de João 3.16 "'Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito'- só isso eu queria lhe dizer" - e despediu-se. Ao dar alguns passos em direção à porta, os três jovens o seguiram e um deles disse: "Acerca disso o senhor precisa nos falar mais". E seguiu-se um diálogo esclarecedor. Quantos vivem neste mundo como aqueles jovens! Não se interessam por Deus e ignoram que na verdade é Deus quem se interessa por eles. É aquele Deus que procura por amor. É aquele Deus que sofre com a perdição do pecador. Ele não olha para a aparência. Não lhe interessa se somos alguém de renome ou não. Não importa o quanto já destruímos por causa dos nossos caminhos errados. Ele continua nos procurando. Por puro amor! Jesus procura também por você, caro leitor. Ele que restaurar o que está destruído. Ele que dar-lhe uma nova vida. Você já conhece isso? - LS

A cruz de Jesus Cristo representa a maior ação de resgate
que o mundo já conheceu . Tudo por amor!

Pão Diário






Terça-feira, 17 de agosto de 2010



SAÍDA

Leitura Bíblica
2 Crônicas 20. 1-15

_______________________________

Não sabemos o que fazer, mas os
nossos olhos se voltam para ti
(2Cr 20.12b)
________________________________

   Participei de uma brincadeira em que alunos veteranos vendaram os olhos dos novatos e os conduziram para um local onde tinham de seguir uma corda até encontrar a saída. Enquanto isso, ficamos perto deles, oferecendo ajuda. Muitos iam seguindo a corda, que na verdade estava cruzada de tal forma que não havia saída alguma. Cansados, alguns pediram ajuda e foram simplesmente retirados dali. A moral da brincadeira era pedir ajuda para encontrar a solução daquele problema.
     Muitas vezes nos sentimos com os olhos vendados, pois não conseguimos enxergar a saída para as situações da vida. O medo nos paralisa, ao mesmo tempo em que buscamos resolver tudo sozinhos - os alunos mais "persistentes" deram muitas voltas segurando a corda, afirmando que encontrariam a saída de qualquer jeito. A questão é que nem sempre há uma saída. Como o rei Josafá, precisamos confessar que não sabemos o que fazer. Nosso conhecimento ou qualificação parece não fazer a mínima diferença nesses impasses. Mas, como o rei completou, precisamos ter os olhos no Senhor. Mesmo que não consigamos enxergar nenhuma possibilidade, não podemos ignorar a presença de Deus em nossa vida.
    Ele está ao nosso lado, acompanhando nossa tragetória pela "corda" e oferecendo ajuda. Por que somos tão teimosos em recusá-la? Dificultamos tudo porque queremos "chegar lá" sozinhos! Enfim, quando cansamos de procurar soluções e pedimos ajuda de Deus, ele mostra a solução claramente, tira "a venda" que atrapalha a nossa visão ou, até mesmo, milagrosamente faz com que o problema deixe de existir - os inimigos de Judá foram mortos pelo Senhor antes mesmo de a guerra começar. Peça a ajuda de Deus assim que surgir um problema, e aguarde a solução. Não tente resolvê-lo só por você mesmo. Adimita que você precisa de Deus e busque nele as melhores decisões - VWR

Deus conhece a saída e nos levará a ela
se prestarmos a atenção a ele.


PÃO DIÁRIO






Segunda-feira, 16 de agosto de 2010




PES

Leitura Bíblica
Hebreus 11. 11-31

__________________________________

A fé é a certeza daquilo que
esperamos e a prova das coisas
que não vemos
(Hb 11.1)
___________________________________

    PES é a sigla para "percepção extra-sensorial". "Sensorial" refere-se aos cinco sentidos: visão, olfato, paladar, tato e audição. Normalmente dependemos deles para entender o ambiente ao nosso redor, mas é claro que não captam tudo que existe; por exemplo, estou rodeado de imagens e sons que não consigo captar sem ajuda de uma aparelho de TV.
    Veja o caso de Moisés. Ele havia sido adotado pela filha do faraó e era príncipe da nação mais adiantada e rica da época. Vivia cercado de vantagens, mas preferiu "ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo" (v 25). Viu alguma coisa que olhos físicos não conseguem enxergar e escolheu de forma aparentemente ilógica.
    Em nossa sociedade, a lógica vigente é a busca de satisfação imediata. O que importa é "ser feliz". Mas o cristão é chamado para ver além do óbvio.
Na verdade, só chamei isto de "PES" para atrair sua atenção- o nome é outro, bem conhecido : fé.  
    Esta pequena palavra tem sido muito maltratada. Virou crendice, crença, sei lá mais o quê, mas não fé. A genuína fé abre os olhos, faz com que se possa esperar o que não se vê - e porque esperamos o que outros não vêem, parece que agimos sem lógica. Posicionamo-nos contra a cultura vigente e assim somos criticados e tachados de doidos. Mas persistimos. Isso não vem de hoje, e no passado foi pior; cristãos foram presos, torturados e mortos - e ainda o são em alguns lugares. Mas vale a pena. Vivemos como vivemos por enxergar além dos cinco sentidos - pela fé contemplamos as promessas de Jesus. Ainda não podemos compreender completamente, mas sabemos que a sua vontade é boa, agradável e perfeita, e que a seu tempo ceifaremos o que estamos plantando. - MHJ

Creia em Jesus e persista em obedecer-
mesmo que não pareça lógico.

Pão Diário






Domingo, 15 de agosto de 2010




SILENCIAR

Leitura Bíblica
Jó 2. 11-13

_________________________________

Os três se assentaram no chão com ele,
durante sete dias e sete noites.
Ninguém lhe disse uma só palavra, pois
viam como era grande o seu
sofrimento.
(Jó 2.13)
_________________________________

"Silenciem, se vocês não tiverem nada para dizer. Por favor silenciem"! Estas palavras foram escritas por um jovem com AIDS na cabeceira de sua cama. Ela já tinha recebido muitas visitas, e cada um que chegava dizia qualquer coisa. Ela cansou disso. Isso me faz pensar aem muitas visitas feitas a doentes, a pessoas enlutadas e que estão sofrendo. Fala-se sem parar, pois cada um tem a sua receita, a melhor saída. Todos se esforçam em dizer alguma coisa, e muitas vezes falam muito, mas não dizem nada, Falam por falar, mas as palavras vazias , superficiais e muitas vezes impensadas. Em determinados momentos, o que uma pessoa mais necessita é a companhia de pessoas que saibam calar. O simples fato de estar presente muitas coisas diz muito mais do que palavras. Há outras maneiras de falar. Num simples aperto de mão, num olhar, num abraço ou num gesto de amor ocorre comunicação sem palavras. No silenciar é possível assimilar melhor a dor do outro, e só então se pode compartilhar do que ele está sentindo.
   Quão sábia foi atitude dos amigos de Jó! O diabo o tinha afligido terrivelmente e ele perdeu seus filhos e bens. Tornou-se um homem pobre, e sua fé estava sendo provada de maneira dura e impiedosa. Sua própria esposa se revoltou,  incitando-o a amaldiçoar a Deus e morrer (v 9). Ele sentia uma profunda dor e não entendia o que de repente lhe sobreveio. Nesta situação ele recebeu a visita dos seus amigos. Quando o viram, quase não o reconheceram. O que fizeram? Começaram a chorar em alta voz. Durante uma semana inteira estiveram com ele sem dizer uma só palavra. Que solidariedade! É o que temos a aprender. Há pessoas que anseiam por nossa presença. Querem se sentir amadas e confortadas. Esse é o melhor gesto do amor de Jesus que podemos expressar. - LS

Senhor, ensina-me a estar presente e silenciar
quando o meu próximo sofre.

Pão Diário


sábado, 14 de agosto de 2010




CARPINTARIA

Leitura Biblica
Marcos 6.1-3

____________________________

Não é este o carpinteiro,
filho de Maria?
(Mc 6.3a)
____________________________

   Meu sogro era carpinteiro. Construía casas, pontes e carrocerias de madeira. O carpinteiro precisa ter uma noção segura de sua obra pronta para saber como criar suas diferentes peças e juntá-las corretamente entre si. Isso requer trabalho braçal pesado com vigas e pranchas de grande porte e precisão para combinar e encaixar com perfeição as muitas peças dos seus produtos. Meu sogro fazia isso muito bem. Já eu, não. Eu sei o que é um ângulo reto, mas reproduzí-lo numa táboa é difícil, que dirá executar obras de carpintaria. Por causa desses detalhes, muitas vezes dá-se o nome de carpintaria a outras atividades que requeiram habilidade. Por exemplo, a "carpintaria política" - as complicadas negociações entre diplomatas, pólíticos ou empresários para chegarem a um acordo entre interesses divergentes. Existe também a carpintaria social, familiar, conjugal, emocional (financeira, também!) necessária em nossa vida. O problema é executá-la quando percebemos que para isso não somos hábeis como o meu sogro com a madeira, mas desajeitados como eu. Essas idéias me ocorreram ao ouvir uma citação daquele ditado segundo o qual "pau que nasce torto, cresce torto e morre torto" - o que é bem ruim quando esse "pau torto" é o nosso modo de vida. Lemos hoje que Jesus também era carpinteiro, tal como meu sogro,mas seus ensinos e milagres revelam que ele era também mestre da carpintaria de vida. Ele sabe como deveria ser a nossa vida inteira e como encaixar cada detalhe no lugar certo. E, a propósito do "pau torto", a citação referia-se a um bandido da pereferia de São Paulo cuja vida deformada o Carpinteiro de Nazaré endireitou.
   Se, então, esse Carpinteiro foi capaz de tal arte de carpintaria, não tenha dúvida de que também saberá fazer os necessários ajustes na sua vida. Que tal levá-la à oficina espiritual de Cristo? - RK

Deixe Jesus trabalhar em sua vida -
ele fará uma grande obra.

Pão Diário





Sexta-feira, 13 de agosto de 2010



NATUREZA

Leitura Bíblica
Romanos 1.18-25
_____________________________

Os céus declaram a glória de Deus;
o firmamento proclama a obra
das suas mãos
(Sl 19.1)
_____________________________

   Na criação de tudo o que está à minha volta posso ver um poder maior do que eu, no qual reconheço Deus. Ninguém deve abolir Deus simplesmente porque não pode vê-lo com os seus olhos humanos. Pode-se percebê-lo por meio da natureza. Nela o seu poder se revela desde a criação do mundo. Um dia desses estava lendo em frente de casa. Um cardeal pousou num fio elétrico bem na minha frente. Fiquei observando e ouvindo o seu cantar. Um lindo passarinho todo vermelho com uma pena sobressaindo na sua cabecinha. Ficou ali por algum tempo cantando. Uma melodia maravilhosa! Jesus ensinou aos seus discípulos que Deus cuida dos passarinhos. Eles não se preocupam e são alimentados. Ele também apontou para os lírios do campo e disse que não há ninguém que possa vestir-se tão bem como eles. Na realidade, o que Jesus estava ensinando é que tanto os passarinhos como os lírios do campo são criação exclusiva de Deus.
   A criação, os pássaros, as flores, as fonte de águas cristalinas, a neve, a noite escura tão enfeitada com uma multiplicidade de estrelas, o mar, os peixes e o homem são manifestações  do poder de Deus. Paulo afirmou que não há desculpas para ignorá-lo, e o salmista exclamou o que lemos no versículo acima. Jó também descreveu a ordem da natureza criada por Deus (Jó 37). Essa é a revelação natural do poder de Deus.
   Quando rejeitamos o fato de que Deus é o Criador, rejeitamos a fonte da nossa própria vida - e quantas pessoas aboliram Deus de suas vidas! Afirmam que não precisam dele. Enganam-se: reconhecer Deus na natureza pode ser o primeiro passo para recuperar a verdadeira vida, que ele oferece por meio do seu Filho Jesus Cristo a todo aquele que nele crê - JG

A natureza manifesta o poder de Deus
e Jesus revela o seu amor por nós.

Pão Diário








Quinta- feira, 12 de agosto de 2010


                           


ATEÍSMO REPROVADO

Leitura Bíblica
Salmo 14

________________________

Diz o tolo em seu
coração: "Deus não existe"
(Sl 14.1a)
_________________________

   A estação de trem de Frankfurt estava lotada. De modo esbaforido, correndo muito depressa, entrei e logo encontrarei um lugar disponível, onde me assentei com cuidado. O percurso não seria longo. Em meia hora, eu desceria na hístórica cidade de Mainz. Um senhor de meia-idade guardava seus pertences ao meu lado. Num ato de coragem, resolvi puxar conversa. Logo descobri que o inglês seria o melhor canal de comunicação. Assim, pus-me a conhecer o executivo armênio que desceria em Amsterdã. Depois de nos identificarmos e falarmos sobre assuntos triviais, comentávamos sobre a secularização européia. Foi o momento quando resolvi interpelá-lo de modo pessoal e incisivo: "E o senhor, acredita em Deus?" Para minha surpresa, ouvi um retumbate sim, muito convicto. Atônito, perguntei a razão de tanta certeza. Calmamente, ele me contou que fizera uma viagem de Londres a Nova Iorque. No vôo, uma das turbinas do avião começou a pegar fogo. Os executivos engravatados, aos montes, começavam a ajoelhar-se, a orar e a fazer preces fervorosas. Naquela hora, disse ele, percebi que o ateísmo é uma farsa. Ele não subsiste nos momentos cruciais da vida. Não tem nada a oferecer e crece de esperança. O executivo armênio tinha certeza que muitos passageiros daquele vôo eram "ateus confessos", mas no fundo "crentes ocultos".
   O salmo 14 concorda com essa experiência. O texto diz categoricamente que só um tolo afirma a inexistência de Deus. Diante disso, é preciso tomar muito cuidado. Quando encontrarmos um ateu que nos confronte com indignação, não devemos discutir ou argumentar. Ao mostrar tranquilidade, equilíbrio e amor, o verniz ateu se derreterá, mostrando o verdadeiro coração humano, de Deus necessitado. LSa

Deus prova sua existência
até aos que não crêem nela.

Pão Diário





Quarta-feira, 11 de agosto de 2010





OLHO DO FURACÃO

Leitura Bíblica
Gênesis 15.1-6

_______________________________

Não tenha medo, Abrão!
Eu sou o seu escudo;
grande será a sua
recompensa!
(Gn 15.1)
_______________________________

   Quando algum problema nos aflige e não conseguimos ver a solução, começamos a olhar o vazio na busca do alívio, de conselhos, de palavras que possam resolver os problemas para os quais não enxergamos saída. De mãos atadas, sem conseguir sair do lugar, embranhamos as nossas mentes num redomoinho de idéias e, no meio disso, giramos em torno de nós mesmos. Formamos uma parede como escudo e destruímos o que se aproxima. Tornamo-nos insensíveis ao que está ao nosso redor e, como a agitação é grande, arrastamos o que estiver por perto, não exergamos o óbvio e não conseguimos sossegar. Temos medo da direção em que vamos, teimamos em querer entender e nos mantemos no centro de tudo sem saber para que lado seguir.
   Sempre há um momento no meio da dificuldade em que ficamos bem no centro, como se estivéssemos no olho de um furacão , e nesse momento percebemos o quanto somos frágeis, pequenos e desprotegidos. Percebemos a nossa insignificância e impotência, e aí pedimos socorro. Choramos, gritamos, sofremos, desesperamos. Endurecemos o corpo e o coração e deixamos até de ouvir o som suave do vento que no meio dessa tempestade sussurra a promessa que Deus tem para cada um de nós. Abrão estava cansado, velho e sem filhos, porém com ouvidos atentos escutou a voz de Deus que lhe deu a promessa de ânimo: " não tema, eu sou o seu escudo".
   Quando estamos cansados, passando por alguma dificuldade, sem esperança, geralmente o nosso pensamento se dispersa e os nossos ouvidos se fecham, quando na verdade deveríamos agir exatamente de forma oposta, ou seja, fixar o pensamento de Deus e sua Palavra, descansar nele e ouvir a sua voz. Se deixarmos de ser o centro e num momento dermos lugar à presença de Deus, poderemos desfrutar de suas promessas e consolos - basta olhar para ele - APS

Deus espera por nós no centro do nosso furacão.

Pão Díário
http://www.transmundial.com.br/









Terça-feira, 10 de agosto de 2010




MUDANÇAS

Leitura Bíblica
Atos 17. 29-34

__________________________________

Dêem frutos que mostrem
o arrependimento
(Lc 3.8a)
_________________________________

   "As mudanças nos fazem murchar!" - exclamou um amigo nosso quando recebeu uma nova colocação no trabalho e se mudou para outro Estado. Mudar a família e todos os pertences saiu mais caro do que pensavam, e assim tiveram de economizar por um tempo. Há quem não goste de mudanças, mas também há os que não suportam ficar parados.
   Na verdade, a vida é feita de mudanças, físicas, mentais, emocionais, de atitudes e tendências. Nosso planeta está em movimento constante, causando as mudanças de estações. Você já viu a lua cheia parar nessa fase? O Universo todo está em movimento constante pelo poder de Deus que tudo criou. Ao mesmo tempo, a força gravitacional evita que a Terra, por exemplo, se desloque para fora de sua órbita. Quem controla tanto a estabilidade quanto as mudanças no Universo é nosso eterno Deus.
   No entanto, há mudança que ele decidiu não controlar- a mudança de atitude para com ele. Na leitura de hoje vimos o povo grego completamente entregue à idolatria, somo se fosse possível o homem inventar sua própria dinvidade. Para mudar o pensamento do povo, Paulo precisava pregar a verdade sobre o único Deus salvador, clamando os ouvintes à decisão de crer. O Espírito Santo convence do pecado, mas o indíviduo tem de mudar a direção de sua vida e abandonar o pecado. Para quem se decide assim, o evangelho torna-se "o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1.16a) Sem dúvida Paulo se lembrava de sua experiência pessoal: convicto do erro da sua rebelião contra Cristo,deu as costas ao seu zelo religioso e creu em Jesus como seu salvador (At 9). Com essa mudança radical, o perseguidor dos cristãos tornou-se servo de Cristo, muitas vezes perseguido por amor de Jesus. Leia em suas cartas os apelos aos cristãos para que cresçam pela obediência à Palavra de Deus, resultando em mudanças nas suas vidas e trazendo glória ao Senhor. - TL

Quem muda em direção a Deus não murcha - floresce!

Pão Diário








Segunda-feira, 9 de agosto de 2010




VOCÊ TEM
FÉ?


Leitura Bíblica
Hebreus 11.1-6
_____________________________

Sem fé é impossível agradar a Deus,
pois quem dele se aproxima
precisa crer que ele existe e
que recompensa aqueles
que o buscam
(Hb11.6)
______________________________

   É fácil responder a essa pergunta sem analisar o que realmente estamos dizendo. Muitos têm fé, mas neles mesmos. Outros têm  fé nas coisas que possuem. Na verdade, a fé é confiar em Deus e depositar a vida toda nele. A Bíblia diz que devemos viver pela fé. Isto significa buscar a cada dia comunhão com Deus, vivendo conforme a sua vontade, tendo em Deus nossa satisfação pessoal.
Ter fé é acreditar que Deus existe e que ele se revelou na Bíblia. É muito comum se dizer: "Só acredito vendo" Tomé disse mais ou menos isso quando lhe disseram que Jesus havia ressucitado. Jesus então apareceu e lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". (Jo20.29). Ter fé pe crer que Deus existe e nos ama. Ter fé é crer que Jesus veio a este mundo para nos salvar, mesmo sem nunca o ter visto. Ter fé é crer na promessa de que um dia viveremos com ele nos céus. Sem fé é impossível agradar a Deus, pois passaríamos a viver de acordo com o que nós pensamos ser melhor, não respeitando os princípios importantes da Palavra de Deus. Começamos a pensar como a maioria das pessoas, acreditando que cada um deve fazer o que acha certo, quando na verdade só existe um caminho certo: o que é apresentado por Deus aos nossos corações. É impossível agradar a Deus quando dizemos que confiamos nele enquanto na verdade confiamos em nós mesmos. Isso acontece quando nossas decisões são baseadas na nossa vontade, quando a autoconfiaça é maior que a nossa dependência de Deus pela fé. Todavia, a maior prova de que realmente temos fé pode ser vista em nosso relacionamento com as coisas materiais. Quem tem fé vive contente em todas as circunstâncias. Isso acontece porque a satisfação para a vida está em Deus e não nas coisas que possuímos - HSG

A fé é um grande presente de Deus,
disponível para quem quiser.

Pão Diário







Domingo, 8 de agosto de 2010




CONSELHO
DE PAI

Leitura Bíblica
1Cr 28.1-10

_____________________________
Não tenha medo nem desanime,
pois Deus, o Senhor, o meu
Deus, está com você
(1Cr 28.20)
_____________________________

   Se você pudesse dar apenas um conselho a seu filho, qual seria? "Estude bastante para ganhar bastante dinheiro", ou "Cuide bem de sua saúde", ou ainda "Aproveite a vida enquanto é jovem"? Que tipo de ensino e exemplo você tem deixado aos seus descendentes? Eles vão desejar seguir seus passos ou não?
   Davi foi um grande rei em Israel. Quando seu reinado chegava ao fim, chamou seu filho Salomão assumiria seu lugar e também a tarefa de construir um templo para o Senhor. Naquele dia tão importante para o futuro rei, diante do povo que ele governaria. Davi instruiu o filho com o conselho mais importante de todos: que ele reconhecesse o Deus de Davi e o servisse de todo o coração. Salomão assim o fez, e Deus exaltou-o em seu reinado (1Cr 29.25). Infelizmente ele só atentou para parte do conselho e no fim de sua vida abandonou a Deus, adorando outros deuses, sendo também rejeitado pelo Senhor (1Rs 11).
   Mesmo que o filho tenha feito escolhas incorretas, não esqueçamos o conselho de seu pai. Davi cometeu erros em sua vida, como nós também fazemos, mas seu relacionamento com Deus é um exemplo para nós. Você acha que Salomão teria seguido o conselho se não tivesse visto na vida de seu pai o resultado de sua fé? E você, pode far o mesmo conselho a seus filhos, ou a quem o cerca? Você teme a Deus de tal forma que possa recomendar tal atitude a outros?
   Você tem encorajado sua família a seguir e temer o seu Deus? Ou eles estão cada vez mais distantes do Senhor devido ao seu mau exemplo como cristão? Não esqueça que a melhor herança que podemos deixar para os nossos filhos não é composta de bens, prestígio ou dinheiro: é fé em Deus! Portanto, viva de tal forma que eles queiram imitar a sua fé e seguir o seu Deus. - VWR

Incentive sua família a seguir a sua fé

Pão Diário