sábado, 13 de novembro de 2010



SER SALVO

Leitura  Bíblica
Salmo 62

_____________________________________

O filho do homem veio buscar e salvar
o que estava perdido
(Lc 19.10)
_____________________________________

   Você sabe o que é ser salvo? Para alguém ser salvo ele precisa, antes, estar perdido. Quando se trata da relação com Deus, estamos todos perdidos. O problema é que nem todos reconhecem seu estado de perdição.
Se nos compararmos com outras pessoas, sempre encontraremos alguém pior que nós e achamos que estamos bem. Enquanto que as coisas não estão tão ruis assim, a gente vai levando!
   No entanto, aos olhos de Deus, nossa realidade é outra. Em Romanos 3.10-12, Deus diz: "Não há nenhum, justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis, não há ninguém que faça o bem, não há nem um se quer".
   Estar perdido significa viver longe de Deus; ser salvo significa viver com Deus. Para vivermos com Deus no céu, já precisamos viver com Ele aqui na Terra. Praticamente todas as pessoas querem ir para o céu depois da morte. No entanto, "de boas intenções o céu esta cheio", diz o ditado. Não basta querer; é preciso preparar-se realmente.
   E como podemos preparar-nos para o encontro com Deus? Antes de mais nada, para sermos salvos precisamos reconhecer que estamos perdidos, e assim estamos porque pecamos. Ao pecar, ofendemos a santidade de Deus, rompendo nossa ligação com Ele. É como se estivéssemos mortos para Deus - e estamos mortos, de fato: " Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo...." (Ef 2.1-2a).
   Ser salvo significa deixar de viver a velha vida, contrária à vontade de Deus, e passar a viver uma vida em íntima comunhão com Deus. E isto só conseguiremos na força do Senhor.
O Salmo 62 diz duas vezes que a salvação vem de Deus e repete, outras duas, que é Ele quem nos salva, O autor sabia que ninguém consegue salvar a si mesmo. Somos salvos pelo próprio Deus. - HS



                      Salvação é nova vida com Deus. Aceite o convite dele!

Pão Diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O MAIS
RESPEITADO

Leitura Bíblica
1 Crônicas 4.9-10

__________________________________

Jabez foi o homem mais respeitado
de sua família
(1Cr 4.9a).
__________________________________

    Os primeiros nove capítulos do livro de 1 Crônicas só têm nomes de pessoas, mostrando as genealogias de muitas famílias da Bíblia. Quem lê a Bíblia, normalmente salta esses nove capítulos, pensando que essa lista de nomes não diz muito para o leitor.
    É interessante observar quem no meio desses capítulos, o Espírito Santo fez por bem registrar o nome de um homem em particular, Jabez, mencionando alguns poucos detalhes interessantes acerca dele, que oferecem lições para nós. Sua mãe teve muita dificuldade ao dar à luz esse filho, a ponto de lhe dar o nome de Jabez, que significa: "Ele dá sofrimento".
    Contudo, ele confiou em Deus e invocou o seu nome, dizendo: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores" - e consta aí que Deus atendeu o seu pedido.
    Deve ser por causa disso que observamos mais um detalhe registrado no Bíblia acerca desse homem: que ele foi o mais respeitável de sua família. Aqui está, pois, um homem de sabedoria, que orou com fé, confiando em Deus, superando a tristeza indicada pelo significado do seu nome.
    Quem sabe, prezado leitor, você ou sua família sejam conhecidos por algum evento desagradável que tenha acontecido. Saiba que Deus pode transformar a sua tristeza e pranto em alegria. A Bíblia diz: "Ouve, Senhor, tem misericórdia de mim; Senhor, sê tu o meu auxílio. Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria para que o meu coração cante louvores a ti e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre" (Sl 30.10-12).
    Portanto, a exemplo de Jabez, fale você também com Deus, para  que mude o seu pranto em grande alegria.- MM

O choro pode persistir uma noite,
mas de manhã irrompe a alegria (Sl 30.5b)

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quinta-feira, 11 de novembro de 2010


Image du Blog perolascraps.centerblog.net


PUREZA
E INTEGRIDADE

Leitura Bíblica
Salmo 15

____________________________________

Bem-aventurados os puros de
coração, pois verão a Deus
(Mt 5.8)
____________________________________

   Quem é puro de coração? Se você leu com atenção o Salmo 15, proposto para hoje, tem uma boa descrição do que seja.
   Em contraste, pense no que você tem visto na mídia impressa e televisiva. As notícias que nos chegam mostram que as pessoas estão se habituando com a corrupção, tão comum hoje em dia. O mundo tem-se mostrado tão irreverente e desrespeituoso que ficamos pensando se a pureza tem valor em nossa vida.
   A pureza é um dos atributos mais importantes da divindade no homem. Ela siginifica força e caráter; retidão de pensamentos e de conduta. Isto é integridade. A pureza de vida promove a saúde mental e física, além de maior autoconfiança e eficiência. Traz autenticidade em vez de imitaçção ou fraqueza. A pureza de pensamentos, palavras e atitudes, a retidão de conduta e a honestidade são imprescindíveis para a integridade da pessoa humana e do organismo social. Paulo disse que somos o templo do Espírito Santo (1Co 6.19) e por isso é preciso conservar puros a mente e o corpo. A integridade e a pureza de cada parte de nossa vida têm reflexo direto sobre a pureza e integridade de tudo mais.
   A pureza é o verdadeiro fundamento do caráter e, sem ela, não existem as qualidades que determinam a integridade. O clamor de Davi, na angústia de seu pecado, foi: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto") (Sl 51.10) ARG.
   Afirmar que pureza é força e não apenas uma figura de linguagem, é uma postura corajosa, positiva e abençoada; os puros de coração hão de ver realizada a promessa de Jesus no versículo em destaque hoje. Portanto, busque uma vida pura e íntegra; peça a ajuda do Senhor , a fim de resguarda-se para ele como servo que não tem do que se envergonhar (2Tm 2.15) e sirva a Deus de maneira irrepreensível - EOL

Um coração puro é a base de uma vida cristã sadia

Pão Diário
www.transmundial.com.br



Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quarta-feira, 10 de novembro de 2010



SEM MENSAGEM

Leitura Bíblica
2 Samuel 18.19-30

_________________________________

Não podemos deixar de falar
do que vimos e ouvimos
(At 4.20)
__________________________________

   O bom funcionamento dos correios, ou seja, a rápida e eficiente entrega de mensagens, é fundamental para o progresso e a segurança de uma nação. A história registra episódios marcantes vividos por muitos "correios" humanos, portadores de mensagens e valores. Assim, a maratona, hoje prova final das Olimpíadas, originou-se da lendária jornada de um mesangeiro que teria percorrido cerca de quarenta quilômetros da vila de Maratona até Atenas para anunciar a vitória em um guerra. Na história bíblica de hoje encontramos Aimaás, um desses "correios" que, sabedor da morte do príncipe Absalão, decidiu levar a notícia ao conhecimento de seu pai, o rei Davi. Mesmo contrariado em seu propósito pelo general Joabe, Aimaás lançou-lhe à tarefa. Percorreu velozmente o trajeto até a presença do rei. Reconhecido pelo sentinela, foi levado a Davi para comunicar as novas de que era portador. Contudo, diante do rei esquivou-se de falar e declarou: "Não sei o que aconteceu". Indeciso e desarticulado, não entregou sua mensagem. Foi marginalizado pelo rei, que lhe disse: "Fique esperando ali do lado". Nos dias de hoje, mesmo em nações onde há liberdade religiosa, muitos discípulos de Cristo adotam atitudes similar. São confrontados com o Salvador, aceitam segui-lo, qualificando-se como seus discípulos, e usufruem de muitas de suas bênçãos. Estão preparados para a carreira cristã. São portadores da mensagem de esperança para o mundo perdido, mas na hora decisiva, ocultam seu testemunho, escondem-se atrás de "biombos" como timidez ou conformismo e, mesmo conhecendo a excelência do amor de Cristo, permanecem em um mutismo inexplicável. São mensageiros que correm sem mensagem. Não seja mais um destes. Aproveite toda oportunidade para anunciar o amor e a redenção do Salvador. Prossiga sua carreira, mas nunca sonegue as boas novas das quais você é portador. - CT

Você tem uma mensagem de Cristo? Divulgue-a

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Terça-feira, 09 de novembro de 2010




AMAR SE MEDO

Leitura Bíblica
1 João 4.16-21

___________________________________________

No amor não há medo
(1Jo 4.18).
___________________________________________

    O amor é, talvez, o mais almejado sentimento de toda a humanidade, sendo também o que traz mais insegurança. Do ponto de vista humano, amor e medo caminham juntos. Amar e receber amor é bom, mas... e se eu não satisfazer as expectativas de quem me ama? E se eu decepcionar quem me ama? E seu eu lhe trair a confiança? E se eu deixar de ser amado? Assim, as mais belas histórias de amor podem, de uma hora para outra, sucumbir no vazio da ausência.
    Deus não nos ama assim! Seu amor por nós é divinamente diferente. Ele ama porque é o próprio amor. Ele ama porque sabe que precisamos do seu amor. Ele tomou a iniciativa em nos amar. Ele nos ama apesar de sermos quem somos. Ele não espera nossa conversão a ele para nos amar. Ele simplesmente ama. Ama porque é Deus - e Deus é amor. Portanto, amor e Deus caminham juntos. Não é possível ter um relacionamento saudável com Deus com base em outro fundamento que não seja o amor. Sem amor não há relacionamento verdadeiro com ele; há fardo, há peso, há religiosidade, há prisão, há medo - e o  nosso padrão humano de amor considera o medo. Assim, importamos este padrão para o nosso relacionamento com Deus. E se eu pecar? E se eu decepcionar a Deus? E o meu sentimento de culpa  quando o desagrado? E se Ele se encher de mim? E se ele me abandonar e não mais me perdoar ou não mais quiser me abençoar? Isso é medo! E quem se relaciona com Deus baseado no medo não está maduro no seu amor. O amor de Deus e por Deus é aquele que flui. Flui livre, flui autêntico: sem medo. O amor de Deus revelado em Cristo nos toca, nos modifica, nos perdoa, nos refaz. Não há como retribuir o amor de Deus por nós, nem aumentar, nem diminuí-lo. Seu amor não muda, não cessa. Mesmo se o deixarmos, ele estará lá, à espera de nossa volta, arrependidos. Deus nos quer para si por amor e não coagidos. Será possível não amar um Deus assim? - WMJ

O primeiro passo de uma nova vida
é responder ao amor de Deus

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Segunda-feira, 8 de novembro de 2010


GUERRAS

Leitura Bíblica
Mateus 24.3-8

_______________________________

Cuidado para que ninguém os
engane... vocês ouvirão falar
de guerras
(Mt 24.4-6)
_________________________________

   Quando escrevia esta meditação, o Japão relembrava os 60 anos da explosão da primeira bomba atômica americana. Desde então o arsenal atômico cresceu, e hoje se divulga que as nações possuem bombas ainda mais potentes, capazes de acabar várias vezes com a vida no nosso planeta Terra. Mas também há informação de que já existem bombas atômicas de menor potência que poderiam ser adquiridas por grupos terroristas. E por falar em terroristas, pergunta-se se aquela referência que Jesus fez a guerras e rumores de guerras não incluiria também esta onda terrorista tão em moda nestes dias. Guerra sempre houve. Mas o terrorismo de nosso tempo é mesmo uma guerra diferente. O inimigo não é necessariamente uniformizado e nem tem frentes e trincheiras demarcadas. O assaltante se associa e caminha do nosso lado e dá suas ordens de terror de qualquer lugar. O inimigo convive conosco. Todos os sistemas de alarme e mesmo a presença policial mostram-se insuficientes para deter a voracidade e a ferocidade de criminosos e terroristas que espalham insegurança e injustiça em todos os quadrantes da terra. Seria esta generalização do terror um dos primeiros sinais de que o tempo do fim se aproxima? Adiante do trecho indicado para a leitura de hoje, Jesus anuncia ainda outros acontecimentos: fala de perseguições aos que o seguem, de falsos profetas e de enganadores, do aumento da maldade e da perda de amor.
   Diante disso, Jesus dá alguns recados importantes aos que crêem nele: "Não tenham medo...ainda não é o fim" (v 6), e que o desfecho será glorioso; quem persistir será salvo e a boa notícia do Reino de Deus será anunciada no mundo todo - a propósito, para que isto se cumpra totalmente, hoje falta muito pouco. "Portanto", conclui Jesus, "Vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor" (v 42). - HM

Deus nem sempre nos livra da dor,
mas através da dor.

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Domingo, 7 de novembro de 2010



BONDADE

Leitura Bíblica
1 Reis 3.4-10


_______________________________

O amor é paciente,
o amor é bondoso
(1Co 13.4)
_______________________________

   Quantas vezes dizemos "Tenha a bondade..." esperando ser atendidos graças a nossa cortesia. Todos gostam da gentileza no trato entre as pessoas. Nosso texto une a bondade com o amor, se amarmos, seremos bondosos, pois a bondade é fruto do amor. Salomão reconheceu a bondade de Deus em ter abençoado seu pai Davi ao estabelecer o seu reino. Contava com este atributo de Deus ao iniciar o seu reinado depois da morte do pai. E Deus recompensou sua confiança, deu-lhe muita sabaedoria e grande prosperidade no seu reino. Já notou que a Bíblia revela de várias maneiras que Deus é amor e que se manisfesta pela sua bondade? A dureza do nosso coração pode imperdir-nos de reconhecer que a bondade
de Deus quer levar ao arrependimento. Deus é bom quando nos convence do pecado e nos dá o desejo de nos entregarmos a Cristo, o Salvador (Rm2.4). Ele quer que, como seus filhos, sejamos bondosos. Nosso egoísmo natural sempre nos quer trair. Buscando perdão, porém, podemos modificar nossa  conduta (1Jo 1.9), reconhecendo que ser sempre bondoso somente é possível pelo poder do Espírito de Deus. Quando nos submetemos humildemente, ele pode santificar nosso temperamento. Muito, porém, depende de nossa atitude. O seguinte episódio pode servir de exemplo: Em certa igrejam o responsável pela direção do culto num domingo de manhã não apareceu e alguém assumiu a direção já bem depois da hora normal da abertura. Alguns muitos depois chegou o primeiro. O segundo entregou-lhe o trabalho e todos ouviram a razão do atraso. Alguém havia arrombado sua casa e levado alguns objetos de considerável valor, o que exigiu algumas providênciacs imediatas. Impressionou a congregação sua atitude quando disse: " Um possível cristão penetrou em nossa casa..." Foi um gesto de bondade chamar o assaltante não segundo o seu ato, mas de possível cristão, orando assim para que um dia ele ouvisse o evangelho e se convertesse a Cristo! - TL


A bondade é uma pequena moeda
que troca em miúdos o grande tesouro do amor.

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.