sábado, 30 de outubro de 2010




MÃOS

Leitura Bíblica

Êxodo 4.1-17

_______________________________________

Aquele que crê em mim... fará coisas
maiores do que estas
(Jo 14.12).
________________________________________

    Quando lembro de que Jesus disse que faríamos milagres maiores que aqueles que ele mesmo fez, olho para o céu e vejo aviões voando. A capacidade criativa do homem é um milagre, porque reflete a imagem de Deus, que também é criativo e supremo Criador.
    Às vezes associamos milagres somente a curas espetaculares, a soluções de problemas complicados, a coisas totalmente fora do nosso cotidiano. Na leitura de hoje, porém, vemos que milagres podem acontecer no cotidiano. Moisés estava em um momento corriqueiro de sua vida quando foi chamado por Deus para libertar o povo judeu do Egito, onde era escravo.
    Moisés queria "garantias" de Deus. Afinal, ele havia sido criado numa cultura cheia de deuses temperamentais, vingativos e mentirosos. Como poderia saber que aquele Deus que falava com ele não estava mentindo? Deus então realiza dois milagres utilizando as mãos de Moisés. No primeiro, Moisés  tinha em suas mãos seu instrumento de trabalho: uma vara. Nada muito significativo para poder libertar todo um povo da nação mais poderosa conhecida. Da segunda vez, nem mesmo a mão estava boa. Mais à frente na história desta libertação, Deus usou esta mesma mão e esta mesma vara para realizar o milagre mais espetacular de livramento descrito na Bíblia: a abertura do Mar Vermelho para a passagem do povo. Às vezes o que temos em nossas mãos parece pouco. Às vezes nos achamos deficientes, incompletos. Por vezes não conseguimos ver os milagres de Deus. Deus quer abrir os seus olhos para que você veja os
 milagres que acontecem no seu cotidiano. Ele quer usar o que está em suas mãos para fazer diferença na vida de outros. Porque aquilo que hoje é pouco pode tornar-se uma obra inesquecível daqui a algum tempo.
    Apenas apresente suas mãos prontas para o serviço, os ouvidos atentos à voz de Deus e os olhos abertos à necessidades do mundo. - IAO


Mãos a obra!

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net

 


Sexta-feira, 29 de outubro de 2010



UM ENCONTRO


Leitura Bíblica
Êxodo 3.1-6; 5.1-3


______________________________________

O Deus dos hebreus veio
ao nosso encontro
(Êx 5.3a).
______________________________________

    O povo de Israel viveu no Egito mais de 400 anos, sem esquecer a promessa feita por Deus a Abraão, de que a terra de Canaã pertenceria à sua descendência. Essa promessa tornou-se uma esperança viva em seus corações, mesmo no tempo da escravidão.
    A pessoa escolhida por Deus para o cumprimento desta promessa foi Moisés. Ele precisou fugir do Egito pois matara um egípcio para livrar um israelita. Foi para Midiã, onde trabalhou cuidando do rebanho de seu sogro por 40 anos. Então Deus se revelou a ele. De uma fogueira que não consumia um arbusto, Deus falou com Moisés sentiu-se incapaz para aquela grande obra, mas o Senhor prometeu acompanhá-lo e deu-lhe sinais do seu poder. As instruções eram simples e diretas. Moisés deveria reunir os líderes do seu povo e contar-lhes o encontro que tivera com Deus. Então, eles diriam ao faraó: "O Deus dos hebreus veio ao nosso econtro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada..."(Êx 3.18). O motivo pelo qual o faraó deveria deixar o povo sair era o encontro de Moisés com Deus. O povo de Israel deveria declarar a sua libertação porque tinha sido encontrado por Deus!
    Depois de manifestações claras do poder de Deus nas dez pragas que vieram sobre o Egito, o povo saiu livre para ir à terra prometida aos seus antepassados. Que autoridade há no encontro de um homem com Deus! As coisas mudam. Os homens são transformados. De escravos passam a livres, podendo caminhar em busca das promessas de Deus!
    Você já teve um encontro pessoal com Deus? Então você pode desfrutar do cumprimento das promessas de Deus, que estão registradas na Bíblia. Sua esperança será a promessa de novos céus e nova terra, onde habita a justiça, para aqueles que crêem em Jesus Cristo como Salvador - LMS


Deus se encontra com os homens em Jesus Cristo,
o seu Filho.


Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quinta-feira, 28 de outubro de 2010


IMITAÇÃO

Leitura Bíblica
1Tessalonicenses 1.4-10


___________________________________

Sejam imitadores de Deus
(Ef 5.1a).
___________________________________

    A palavra imitação pode significar uma falsificação do original ou a falta de personalidade de alguém que apenas simula o que é do outro. Alguns até arrancam boas gargalhadas imitando os outros! Porém, uma dimensaõ preciosa da imitação é a do aprendizado. Crianças imitam seus pais e mentores em seu processo de desenvolvimento; novos pintores imitam os grandes gênios das telas em suas pinceladas, discípulos imitam seus mestres em seu aprimoramento e cristãos imitam Jesus em seus valores e práticas - ou, pelo menos, deveriam fazê-lo. No texto que você leu, o apóstolo Paulo menciona que os membros de uma igreja imitaram os apóstolos e o Senhor Jesus e depois foram imitados por cristãos de outras igrejas, pois, em meio ao sofrimento,creram e permaneceram firmes em seu compromisso com Cristo. Hoje, há muitos modelos disponíveis. Há os que se mostram como detentores do sucesso; outros que se proclamam grandiosos; há os que nunca, jamais, admitem algum revés na vida; e, ainda, os que vendem bênçãos em troca de alguma coisa que saia da nossa carteira. Serão estes bons modelos para imitar? Quando olhamos para o Jesus descrito nos evangelhos ou para a vida dos apóstolos, vemos outra proposta. Há superação, sim, mas há luta também. Há temores a serem vencidos. Há fome a ser enfrentada. Há humanidade na pessoa de Cristo. Há poder de Deus para quem o busca. Há mansidão, humildade, ética, valores, respeito ao ser humano e o desejo de exaltar somente a Deus.
    A igreja de Tessalônica tornou-se modelo para diversas outras igrejas porque imitou os princípios de Cristo, como um bom discípulo imita seu mestre. E você, a quem imita: o pseudo modelo de sucesso vendido por aí ou a autenticidade de Cristo Jesus? Que você nunca pareça uma falsificação, tão pouco uma grotesca simulação de cristão, mas demonstre a autencidade de quem realmente se deixou cativar por Jesus, a quem de fato deseja imitar! - WMJ

Para que buscar outro modelo
se você tem Jesus para imitar?

Pão diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net


Quarta-feira, 27 de outubro de 2010


PRECONCEITO

Leitura Bíblica
Juízes 11.1-11

____________________________________

Deus não trata as pessoas
com parcialidade
(At 10-34)
_____________________________________


    O assim chamado período dos juízes na história de Israel ocorreu aoós a liderança inicial de Moisés, que praticamente deu início a nação depois consolidada por Josué, e antes do estalecimento de um governo central sob um rei. Israel vivia "como dava", mas quando a opressão dos vizinhos inimigos apertava, levantavam-se heróis que lideravam a nação em campanhas de libertação. Esses líderes eram pessoas escolhidas e capacitadas por Deus. Jefté foi um desses juízes. Assentado em meus próprios preconceitos, surpreendi-me ao ler o primeiro versículo do texto de hoje: a mãe de Jefté era uma prostituta. Talvez poucas pessoas sofram mais preconceitos do que os filhos dessas mulheres - de antemão considerados maus. Os dicionários definem preconceito como idéia, opiniaõ ou sentimento formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão; a palavra se origina da junção de pre+conceito formado por antecipação.
    Pensando mais sobre o assunto, lembrei-me de Atos 10.34 (o versículo em destaque nesta página), que expressa a constatação de Pedro: Deus não tem preconceitos. Eu achava que também não tinha. Entretanto, diante do Deus que a todos trata imparcialmente, tenho o dever sagrado de pesar meu coração para afastar todo e qualquer pré-julgamento. Devo entender que, sejam quais forem as origens de cada um, "de todas as nãções[Deus] aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo?", como completou o apóstolo Pedro no versículo seguinte. E o resultado de uma análise séria levou-me a entender que tinha sim, preconceitos e talvez tenha outros - e quero abandonar todos.
    O fato de que a cruz de Cristo inclui indistintamente qualquer pessoa leva-me a entender que a graça de Deus está sempre pronta para transformar gente que teria tudo para dar errado em portadores das suas bençãos. - MHJ

O valor de cada ser humano
está no amor de Deus por ele.

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Terça-feira,26 de outubro de 2010



CAMINHO

Leitura Bíblica

Ezequiel 18.21-32

__________________________________

Não me agrada a morte de ninguém.
Palavra do Soberano, o Senhor.
Arrependam-se e vivam!
(Ez 18-32).
___________________________________

    Você já chamou Deus de injusto?
       Ficou indignado ao ver alguém que não quer saber de Deus ter sucesso, fama e riqueza? Viu outro que só "aprontava" e nunca era punido? Enquanto isso, viu pessoas honestas perderem seus empregos por negarem-se a desobedecer à lei e a Deus? Ou tendo de lutar diariamente para conquistar um espaço que outros conseguem tão rápido, desonestamente? Pois bem, nosso mundo faz crer que não há justiça alguma.
      Mas há: um dia, todos serão julgados por suas escolhas (Mt 25.31-46). Porém, não devemos comemorar a punição dos que vivem longe de Deus. O texto de hoje lembra que Deus não tem prazer na morte dos perversos. É como se ele estivesse vendo um daqueles filmes com mocinhos e bandidos, mas sem rir secretamente quando vê o fim dos maus, e sim lamentando por mais vidas desperdiçadas longe dele e de tudo o que ele lhes oferecia. Deus não aprova as injustiças que vemos a cada dia nem se agrada delas, mas precisamos lembrar que Deus deseja que todos se desviem do mal, voltem para ele e recebam o perdão por seus pecados. A oferta de salvação e vida eterna é para toda a humanidade, mesmo que ninguém a mereça. Por seu eterno amor, Deus nos dá oportunidade de escolher qual o caminho queremos seguir, e que final terá a nossa história. Em Jo 14.6, Jesus afirmou claramente ser o caminho: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". Ele morreu na cruz para conduzir quem nele crer a uma vida abundante e cheia de experiências incríveis com Deus. Se você anda por este caminho, mantenha-se fiel e tenha cuidado para não "pegar um atalho" e desviar-se, desagradando a Deus e sofrendo as consequências do pecado. Por outro lado, se o caminho tem sido tortuoso, mude a direção de sua vida e passe para o caminho certo, o caminho de Deus. Seguindo por ele, você terá vida eterna na presença de Deus. VWR

Justiça sem Deus pode mudar.
Justiça com Deus é vida na certa.

Pão Diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Segunda-feira, 25 de outubro de 2010




VAMOS ORAR!

Leitura Bíblica
1 Samuel 28.3-6


_____________________________________

Se vocês permanecerem em mim,
e as minhas palavras permanecerem
em vocês, pedirão o que quiserem,
e lhes será concedido
(1Jo 15.7)
_____________________________________

    Em geral, as pessoas são atraídas por imagens  e sons, a leitura é desprezada e a oração quase não existe. Cristãos do passado oravam durante horas, enquanto a geração atual ora pouco - e quando ora, na maioria das vezes é porque está diante de um grande problema e sua oração é motivada pela ansiedade e necessidade, e não pela piedade. Foi o que aconteceu com Saul. Quando consultou o Senhor, Deus não respondeu. Saul não foi um bom rei: foi desobediente a Deus e perseguiu Davi. Sua oração não foi respondida porque seu coração não era submisso ao Senhor. Ele não demonstrou arrependimento, tanto que depois de consultar a Deus foi procurar uma médium. Oração é mais que apenas pedir pelas nossas necessidades, sem nenhum compromisso com Deus. Ele deve fazer parte de nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para as nossas orações. Lutero disse: "Todas as vezes que orei de coração, fui ricamente atendido e alcancei mais do que havia pedido. É verdade que por vezes Deus demorou um pouco, mas nem por isso deixou de me atender". O versículo em destaque diz que quem permanece em Deus pode pedir o que quiser e receberá. Quem estiver vivendo de acordo com a Palavra de Deus e unido a ele, vai sempre fazer pedidos conforme a sua vontade. Estará certo de que aquilo que pedir é para a glória de Deus. Falando sobre isso, Tiago 4.3 diz: "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para  gastar com seus prazeres". É preciso despertar para a urgente necessidade de oração. A melhor maneira de fazer isso é começando a orar. Jesus ensinou como orar (Pai nosso, Mt 6.9-13) e também podemos aprender sobre a oração lendo sobre Moisés, Abraão, Jó, Davi, Ana, Paulo e tantos outros que colocaram a sua causa diante de Deus e receberam resposta.- HSG

Caminhando com Deus
aprendemos o que é apropriado pedir.

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Domingo, 24 de outubro de 2010


DUAS FACES

Leitura Bíblica
Joaõ.31-36

__________________________________

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.
Portanto, permaneçam firmes e não se
deixem submeter novamente e um
jugo de escravidão
(Gl 5.1).
___________________________________

   Você prefere estar preso ou livre?
     É lógico que a resposta é estar livre. Os escravos ansiavam por liberdade, mas, quando a receberam,, muitos não souberam aproveitá-la e por isso morreram ou passaram a viver em estado pior do que antes de sua libertação. Liberdade total não é benéfica, pois todos precisamos ter padrões para conduzirmos a nossa vida. Se alguém acha que ser livre é não ter ninguém  que a controle, essa pessoa está sujeita a se perder na vida. Todos precisamos saber até onde podemos ir, por isso é importante termos pessoas que acompanhem nossa vida e nos aconselhem. Muitos pensam que a vida com Deus é aborrecida, monótona, cheia de regras. Sua visão é que Deus não permite aproveitar bem a vida. É justamente o contrário. Jesus Cristo veio para dar vida, e vida em abundância. Em Jesus Cristo somos verdadeiramente livres, não para partirmos para a libertinagem, mas para andarmos nos padrões que Deus estabeleceu para aproveitarmos muito melhor a vida. Você já parou para pensar se você ainda está preso a alguma coisa? Manias erradas, temperamento explosivo, vícios, pecados, coisas que vão destruindo sua vida. Alguns ficam presos ao "complexo Gabriela" (personagem de romance de Jorge Amado): "nasci assim, cresci assim, vou viver assim". Muitas vezes ouço dizer "não consigo mudar", "não consigo me livrar do vício, ou do pecado, ou de qualquer outra coisa negativa". Todo ser humano pode ser transformado, basta ele querer, porque Jesus Cristo quer e pode libertar-nos de qualquer coisa, basta deixá-lo agir em nossa vida. Deixe Jesus Cristo fazer parte de sua vida, deixe-o ser o seu Salvador e Senhor. Obedeça à sua Palavra, a Bíblia, e livre-se de qualquer complexo para assim ser livre de verdade! - HK

Viva a liberdade para a qual Cristo nos liberta
e viva a vida em abundância que ele dá.

Pão Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que encontrou aqui?
Comente este artigo que acabou de ler.
Deixe seu testemunho aqui, para que a benção derramada por Deus na sua vida, possa edificar a vida de alguém.