sábado, 30 de outubro de 2010




MÃOS

Leitura Bíblica

Êxodo 4.1-17

_______________________________________

Aquele que crê em mim... fará coisas
maiores do que estas
(Jo 14.12).
________________________________________

    Quando lembro de que Jesus disse que faríamos milagres maiores que aqueles que ele mesmo fez, olho para o céu e vejo aviões voando. A capacidade criativa do homem é um milagre, porque reflete a imagem de Deus, que também é criativo e supremo Criador.
    Às vezes associamos milagres somente a curas espetaculares, a soluções de problemas complicados, a coisas totalmente fora do nosso cotidiano. Na leitura de hoje, porém, vemos que milagres podem acontecer no cotidiano. Moisés estava em um momento corriqueiro de sua vida quando foi chamado por Deus para libertar o povo judeu do Egito, onde era escravo.
    Moisés queria "garantias" de Deus. Afinal, ele havia sido criado numa cultura cheia de deuses temperamentais, vingativos e mentirosos. Como poderia saber que aquele Deus que falava com ele não estava mentindo? Deus então realiza dois milagres utilizando as mãos de Moisés. No primeiro, Moisés  tinha em suas mãos seu instrumento de trabalho: uma vara. Nada muito significativo para poder libertar todo um povo da nação mais poderosa conhecida. Da segunda vez, nem mesmo a mão estava boa. Mais à frente na história desta libertação, Deus usou esta mesma mão e esta mesma vara para realizar o milagre mais espetacular de livramento descrito na Bíblia: a abertura do Mar Vermelho para a passagem do povo. Às vezes o que temos em nossas mãos parece pouco. Às vezes nos achamos deficientes, incompletos. Por vezes não conseguimos ver os milagres de Deus. Deus quer abrir os seus olhos para que você veja os
 milagres que acontecem no seu cotidiano. Ele quer usar o que está em suas mãos para fazer diferença na vida de outros. Porque aquilo que hoje é pouco pode tornar-se uma obra inesquecível daqui a algum tempo.
    Apenas apresente suas mãos prontas para o serviço, os ouvidos atentos à voz de Deus e os olhos abertos à necessidades do mundo. - IAO


Mãos a obra!

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net

 


Sexta-feira, 29 de outubro de 2010



UM ENCONTRO


Leitura Bíblica
Êxodo 3.1-6; 5.1-3


______________________________________

O Deus dos hebreus veio
ao nosso encontro
(Êx 5.3a).
______________________________________

    O povo de Israel viveu no Egito mais de 400 anos, sem esquecer a promessa feita por Deus a Abraão, de que a terra de Canaã pertenceria à sua descendência. Essa promessa tornou-se uma esperança viva em seus corações, mesmo no tempo da escravidão.
    A pessoa escolhida por Deus para o cumprimento desta promessa foi Moisés. Ele precisou fugir do Egito pois matara um egípcio para livrar um israelita. Foi para Midiã, onde trabalhou cuidando do rebanho de seu sogro por 40 anos. Então Deus se revelou a ele. De uma fogueira que não consumia um arbusto, Deus falou com Moisés sentiu-se incapaz para aquela grande obra, mas o Senhor prometeu acompanhá-lo e deu-lhe sinais do seu poder. As instruções eram simples e diretas. Moisés deveria reunir os líderes do seu povo e contar-lhes o encontro que tivera com Deus. Então, eles diriam ao faraó: "O Deus dos hebreus veio ao nosso econtro. Agora, deixe-nos fazer uma caminhada..."(Êx 3.18). O motivo pelo qual o faraó deveria deixar o povo sair era o encontro de Moisés com Deus. O povo de Israel deveria declarar a sua libertação porque tinha sido encontrado por Deus!
    Depois de manifestações claras do poder de Deus nas dez pragas que vieram sobre o Egito, o povo saiu livre para ir à terra prometida aos seus antepassados. Que autoridade há no encontro de um homem com Deus! As coisas mudam. Os homens são transformados. De escravos passam a livres, podendo caminhar em busca das promessas de Deus!
    Você já teve um encontro pessoal com Deus? Então você pode desfrutar do cumprimento das promessas de Deus, que estão registradas na Bíblia. Sua esperança será a promessa de novos céus e nova terra, onde habita a justiça, para aqueles que crêem em Jesus Cristo como Salvador - LMS


Deus se encontra com os homens em Jesus Cristo,
o seu Filho.


Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quinta-feira, 28 de outubro de 2010


IMITAÇÃO

Leitura Bíblica
1Tessalonicenses 1.4-10


___________________________________

Sejam imitadores de Deus
(Ef 5.1a).
___________________________________

    A palavra imitação pode significar uma falsificação do original ou a falta de personalidade de alguém que apenas simula o que é do outro. Alguns até arrancam boas gargalhadas imitando os outros! Porém, uma dimensaõ preciosa da imitação é a do aprendizado. Crianças imitam seus pais e mentores em seu processo de desenvolvimento; novos pintores imitam os grandes gênios das telas em suas pinceladas, discípulos imitam seus mestres em seu aprimoramento e cristãos imitam Jesus em seus valores e práticas - ou, pelo menos, deveriam fazê-lo. No texto que você leu, o apóstolo Paulo menciona que os membros de uma igreja imitaram os apóstolos e o Senhor Jesus e depois foram imitados por cristãos de outras igrejas, pois, em meio ao sofrimento,creram e permaneceram firmes em seu compromisso com Cristo. Hoje, há muitos modelos disponíveis. Há os que se mostram como detentores do sucesso; outros que se proclamam grandiosos; há os que nunca, jamais, admitem algum revés na vida; e, ainda, os que vendem bênçãos em troca de alguma coisa que saia da nossa carteira. Serão estes bons modelos para imitar? Quando olhamos para o Jesus descrito nos evangelhos ou para a vida dos apóstolos, vemos outra proposta. Há superação, sim, mas há luta também. Há temores a serem vencidos. Há fome a ser enfrentada. Há humanidade na pessoa de Cristo. Há poder de Deus para quem o busca. Há mansidão, humildade, ética, valores, respeito ao ser humano e o desejo de exaltar somente a Deus.
    A igreja de Tessalônica tornou-se modelo para diversas outras igrejas porque imitou os princípios de Cristo, como um bom discípulo imita seu mestre. E você, a quem imita: o pseudo modelo de sucesso vendido por aí ou a autenticidade de Cristo Jesus? Que você nunca pareça uma falsificação, tão pouco uma grotesca simulação de cristão, mas demonstre a autencidade de quem realmente se deixou cativar por Jesus, a quem de fato deseja imitar! - WMJ

Para que buscar outro modelo
se você tem Jesus para imitar?

Pão diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net


Quarta-feira, 27 de outubro de 2010


PRECONCEITO

Leitura Bíblica
Juízes 11.1-11

____________________________________

Deus não trata as pessoas
com parcialidade
(At 10-34)
_____________________________________


    O assim chamado período dos juízes na história de Israel ocorreu aoós a liderança inicial de Moisés, que praticamente deu início a nação depois consolidada por Josué, e antes do estalecimento de um governo central sob um rei. Israel vivia "como dava", mas quando a opressão dos vizinhos inimigos apertava, levantavam-se heróis que lideravam a nação em campanhas de libertação. Esses líderes eram pessoas escolhidas e capacitadas por Deus. Jefté foi um desses juízes. Assentado em meus próprios preconceitos, surpreendi-me ao ler o primeiro versículo do texto de hoje: a mãe de Jefté era uma prostituta. Talvez poucas pessoas sofram mais preconceitos do que os filhos dessas mulheres - de antemão considerados maus. Os dicionários definem preconceito como idéia, opiniaõ ou sentimento formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão; a palavra se origina da junção de pre+conceito formado por antecipação.
    Pensando mais sobre o assunto, lembrei-me de Atos 10.34 (o versículo em destaque nesta página), que expressa a constatação de Pedro: Deus não tem preconceitos. Eu achava que também não tinha. Entretanto, diante do Deus que a todos trata imparcialmente, tenho o dever sagrado de pesar meu coração para afastar todo e qualquer pré-julgamento. Devo entender que, sejam quais forem as origens de cada um, "de todas as nãções[Deus] aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo?", como completou o apóstolo Pedro no versículo seguinte. E o resultado de uma análise séria levou-me a entender que tinha sim, preconceitos e talvez tenha outros - e quero abandonar todos.
    O fato de que a cruz de Cristo inclui indistintamente qualquer pessoa leva-me a entender que a graça de Deus está sempre pronta para transformar gente que teria tudo para dar errado em portadores das suas bençãos. - MHJ

O valor de cada ser humano
está no amor de Deus por ele.

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Terça-feira,26 de outubro de 2010



CAMINHO

Leitura Bíblica

Ezequiel 18.21-32

__________________________________

Não me agrada a morte de ninguém.
Palavra do Soberano, o Senhor.
Arrependam-se e vivam!
(Ez 18-32).
___________________________________

    Você já chamou Deus de injusto?
       Ficou indignado ao ver alguém que não quer saber de Deus ter sucesso, fama e riqueza? Viu outro que só "aprontava" e nunca era punido? Enquanto isso, viu pessoas honestas perderem seus empregos por negarem-se a desobedecer à lei e a Deus? Ou tendo de lutar diariamente para conquistar um espaço que outros conseguem tão rápido, desonestamente? Pois bem, nosso mundo faz crer que não há justiça alguma.
      Mas há: um dia, todos serão julgados por suas escolhas (Mt 25.31-46). Porém, não devemos comemorar a punição dos que vivem longe de Deus. O texto de hoje lembra que Deus não tem prazer na morte dos perversos. É como se ele estivesse vendo um daqueles filmes com mocinhos e bandidos, mas sem rir secretamente quando vê o fim dos maus, e sim lamentando por mais vidas desperdiçadas longe dele e de tudo o que ele lhes oferecia. Deus não aprova as injustiças que vemos a cada dia nem se agrada delas, mas precisamos lembrar que Deus deseja que todos se desviem do mal, voltem para ele e recebam o perdão por seus pecados. A oferta de salvação e vida eterna é para toda a humanidade, mesmo que ninguém a mereça. Por seu eterno amor, Deus nos dá oportunidade de escolher qual o caminho queremos seguir, e que final terá a nossa história. Em Jo 14.6, Jesus afirmou claramente ser o caminho: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim". Ele morreu na cruz para conduzir quem nele crer a uma vida abundante e cheia de experiências incríveis com Deus. Se você anda por este caminho, mantenha-se fiel e tenha cuidado para não "pegar um atalho" e desviar-se, desagradando a Deus e sofrendo as consequências do pecado. Por outro lado, se o caminho tem sido tortuoso, mude a direção de sua vida e passe para o caminho certo, o caminho de Deus. Seguindo por ele, você terá vida eterna na presença de Deus. VWR

Justiça sem Deus pode mudar.
Justiça com Deus é vida na certa.

Pão Diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Segunda-feira, 25 de outubro de 2010




VAMOS ORAR!

Leitura Bíblica
1 Samuel 28.3-6


_____________________________________

Se vocês permanecerem em mim,
e as minhas palavras permanecerem
em vocês, pedirão o que quiserem,
e lhes será concedido
(1Jo 15.7)
_____________________________________

    Em geral, as pessoas são atraídas por imagens  e sons, a leitura é desprezada e a oração quase não existe. Cristãos do passado oravam durante horas, enquanto a geração atual ora pouco - e quando ora, na maioria das vezes é porque está diante de um grande problema e sua oração é motivada pela ansiedade e necessidade, e não pela piedade. Foi o que aconteceu com Saul. Quando consultou o Senhor, Deus não respondeu. Saul não foi um bom rei: foi desobediente a Deus e perseguiu Davi. Sua oração não foi respondida porque seu coração não era submisso ao Senhor. Ele não demonstrou arrependimento, tanto que depois de consultar a Deus foi procurar uma médium. Oração é mais que apenas pedir pelas nossas necessidades, sem nenhum compromisso com Deus. Ele deve fazer parte de nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para as nossas orações. Lutero disse: "Todas as vezes que orei de coração, fui ricamente atendido e alcancei mais do que havia pedido. É verdade que por vezes Deus demorou um pouco, mas nem por isso deixou de me atender". O versículo em destaque diz que quem permanece em Deus pode pedir o que quiser e receberá. Quem estiver vivendo de acordo com a Palavra de Deus e unido a ele, vai sempre fazer pedidos conforme a sua vontade. Estará certo de que aquilo que pedir é para a glória de Deus. Falando sobre isso, Tiago 4.3 diz: "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para  gastar com seus prazeres". É preciso despertar para a urgente necessidade de oração. A melhor maneira de fazer isso é começando a orar. Jesus ensinou como orar (Pai nosso, Mt 6.9-13) e também podemos aprender sobre a oração lendo sobre Moisés, Abraão, Jó, Davi, Ana, Paulo e tantos outros que colocaram a sua causa diante de Deus e receberam resposta.- HSG

Caminhando com Deus
aprendemos o que é apropriado pedir.

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Domingo, 24 de outubro de 2010


DUAS FACES

Leitura Bíblica
Joaõ.31-36

__________________________________

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.
Portanto, permaneçam firmes e não se
deixem submeter novamente e um
jugo de escravidão
(Gl 5.1).
___________________________________

   Você prefere estar preso ou livre?
     É lógico que a resposta é estar livre. Os escravos ansiavam por liberdade, mas, quando a receberam,, muitos não souberam aproveitá-la e por isso morreram ou passaram a viver em estado pior do que antes de sua libertação. Liberdade total não é benéfica, pois todos precisamos ter padrões para conduzirmos a nossa vida. Se alguém acha que ser livre é não ter ninguém  que a controle, essa pessoa está sujeita a se perder na vida. Todos precisamos saber até onde podemos ir, por isso é importante termos pessoas que acompanhem nossa vida e nos aconselhem. Muitos pensam que a vida com Deus é aborrecida, monótona, cheia de regras. Sua visão é que Deus não permite aproveitar bem a vida. É justamente o contrário. Jesus Cristo veio para dar vida, e vida em abundância. Em Jesus Cristo somos verdadeiramente livres, não para partirmos para a libertinagem, mas para andarmos nos padrões que Deus estabeleceu para aproveitarmos muito melhor a vida. Você já parou para pensar se você ainda está preso a alguma coisa? Manias erradas, temperamento explosivo, vícios, pecados, coisas que vão destruindo sua vida. Alguns ficam presos ao "complexo Gabriela" (personagem de romance de Jorge Amado): "nasci assim, cresci assim, vou viver assim". Muitas vezes ouço dizer "não consigo mudar", "não consigo me livrar do vício, ou do pecado, ou de qualquer outra coisa negativa". Todo ser humano pode ser transformado, basta ele querer, porque Jesus Cristo quer e pode libertar-nos de qualquer coisa, basta deixá-lo agir em nossa vida. Deixe Jesus Cristo fazer parte de sua vida, deixe-o ser o seu Salvador e Senhor. Obedeça à sua Palavra, a Bíblia, e livre-se de qualquer complexo para assim ser livre de verdade! - HK

Viva a liberdade para a qual Cristo nos liberta
e viva a vida em abundância que ele dá.

Pão Diário

sábado, 23 de outubro de 2010




RETRATO

Leitura Bíblica
Efésios 5. 1-21

____________________________________

Todavia, não foi isso que vocês aprenderam
de Cristo. De fato, vocês ouviram falar
dele, e nele foram ensinados de
acordo com a verdade que
está em Jesus
(Ef 4.20-21).
____________________________________

   Estamos sempre muito ocupados com família, trabalho, casa, compras viagens, amigos e igreja. Nesse viver diário somos tentados de muitas maneiras. Há apenas dois modos de viver: ou vivemos nas trevas ou na luz, ou seja, à maneira de Deus. Não existe uma terceira opção de vivência. Como cristãos, Deus deseja que sejamos um retrato, uma reprodução fiel dele. Jesus era a imagem perfeita de Deus a fim de que nós o copiássemos. Ele pregou o sermão do Monte, que é a orientação básica para a nossa vida no Reino de Deus. E Paulo escreveu aos efésios ensinando os imperativos divinos a observar se quisermos ser um retrato do Senhor Jesus. Se obedecermos a essas ordens dadas por Deus cresceremos, amadureceremos, criaremos raízes na fé cristã e consequentemente teremos mais paz e conforto.
   Abra a sua Bíblia no texto acima e leia-os várias vezes, medite, aprenda e no poder do Espírito Santo aplique-o em seu viver. O primeiro imperativo é andar na luz (5-8). Esse deve ser o objetivo de todo cristão: viver sob o controle dos desejos de Deus e não das trevas. O segundo imperativo é imitar a Deus (5-1).
Isto quer dizer tornar visível em nós aquilo que Deus demonstrou em Jesus Cristo. Cristo é a imagem perfeita, o original que devemos copiar em amor, sacrifício e cheiro suave. O terceiro imperativo é aprender de Cristo (4-20) Paulo pediu aos cristãos que tivessem o mesmo sentimento que Cristo teve. É muito importante pensarmos e agirmos como ele neste mundo. O último imperativo é encher-se do Espírito (5-18). O Espírito Santo vivendo no cristão é quem lhe dá poder para pôr em prática os imperativos divinos. É somente no poder do Espírito que poderemos viver como cristãos num mundo cheio de trevas - JG

Andem, imitem, aprendam e encham-se
eis o retrato da vida cristã.

Pão diário






Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Sexta-feira, 23 de outubro de 2010


CONFIANDO

Leitura Bíblica
Mateus 11. 1-14

________________________________________

O meu futuro está nas tuas mãos
(Sl 31.15a)
_________________________________________

   Quando um parente nosso dirigia um leprosário de mil indigentes na Etiópia, não era difícil crer que aqueles dias de brilhante obra missionária eram todos previstos por Deus. Mas hoje, com seus mais de 80 anos - os últimos com graves problemas físicos e a  irreversível perda da visão - como entender que estes dias difíceis e  aqueles tão bons foram predeterminados por Deus?
   Hoje lemos sobre João Batista, profeta precursor de Cristo. Ele viveu alguns anos preganado o arrependimento e promovendo uma renovação espiritual em Israel. É fácil entender que esta fase da sua vida foi predeterminada por Deus, mas e os seus dias como prisioneiro e a morte ordenada pelo malvado rei Herodes? Por que Deus não lhe deu um passamento tranquilo e funeral bem-assistido? Nosso problema é que não podemos ver "atrás da cortina". É mistério a razão das coisas que nos acontecem, mas isso nos leva a confiar no nosso bom Deus de maneira mais íntima e deixar tudo em suas mãos. O mesmo soberano Deus atua hoje em nosso favor, quer por caminhos planos no lugar dos "trancos e barrancos". Em meio ao vai e vem da vida, Deus nos chama a confiar mais firmemente nele como conhecedor de todas as coisas. A vida de fé inclui crer que ele também tratará de escrever no seu livro todos os dias determinados antes de qualquer deles existir (Sl 139.16). Veja com que cuidado ele contempla nossa vida! Se você achar difícil aceitar como vindo de Deus tantos os dias difíceis como os agradáveis, não desanime, mas eleve os olhos mais uma vez para Cristo, autor e consumador da nossa fé (Hb 12.2). Muitos servos de Deus, no leito de dor, pregam sermões sem palavras por sua resignação. Um amigo nosso, cristão fiel de 90 anos de idade que ensinou a Bíblia na igreja por vários anos, hoje não pode nem assistir às aulas, mas apesar de suas dores, demonstra que julga seus dias todos bons! - TL

"Quando os dias forem bons, aproveite-os bem,
mas quando forem ruins, considere:
Deus fez tanto um quanto o outro"
Ec 7.14

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Quinta-feira, 21 de outubro de 2010




CUMPRINDO
O VOTO


Leitura Bíblica
1Samuel 1.24-28

______________________________

Por isso, agora, eu o
dedico ao Senhor
(1Sm 1.28).
_______________________________

   Por meio da vida de Ana, a mãe do profeta Samuel, podemos aprender grandes lições para nossa vida cristã. Ana era uma mulher estéril, mas desejava profundamente ter um filho. Certa ocasião, quando a sua família foi adorar ao Senhor em Siló, ela fez um voto, dizendo: "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a barba nunca serão cortados" (1Sm 1.11). Assim, logo que o menino nasceu em cumprimento da misericórdia de Deus, ela ficou em casa até que ele fosse desmamado, para depois chegar a Siló e deixar o seu filho para sempre ao serviço de Deus junto com o profeta Eli.
   Ao cumprir a sua promessa e dedicar o menino ao Senhor, ela disse: "Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor" (1Sm 1.27-28).
   Depois disso, o Senhor abençoou Ana, que teve outros filhos, e Samuel, que ela dedicara ao Senhor, tornou-se um grande profeta, que dirigiu o povo de Israel no período de transição entre juízes e reis, chegando a ungir dois reis de Israel: Saul e Davi.
   Ana não foi negligente, mas cumpriu o seu voto, e com isto ela foi abençoada com toda a nação de Israel.
   E você? Já prometeu alguma coisa ao Senhor? Saiba que a promessa é divida!
  Quem sabe você prometeu num momento de comoção durante um culto dedicar mais dos seus bens ao Senhor ou sua vida à leitura bíblica e à oração. E depois? Você cumpriu o seu voto? Se prometeu, é melhor que cumpra, porque "é melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir" (Ec 5.5) - MM

Quando você fizer um voto,
cumpra-o sem demora.


Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quarta-feira, 20 de outubro de 2010


VITÓRIA
CERTA


Leitura Bíblica
Romanos 8.31-39

__________________________________

Eles lutarão contra você, mas não
o vencerão, pois eu estou
com você e o protegerei,
diz o Senhor
(Jr 1.19)
___________________________________


Você já deve ter ouvido o ditado popular, pessimista, mas engraçado, que diz: "Quando mais eu rezo, mais assombração me aparece" Normalmente ele está nos lábios de alguém que reclama da vida. Pessimista ele é, mas ninguém pode negar que, semelhante à maioria dos ditados, ele contém verdades marcantes. Podemos notar pelo menos duas. A primeira revela que, no geral, as pessoas pensam que a promixidade com Deus afasta os problemas. O pensamento por trás é: "Quanto mais rezo (oro), me aproximo de Deus, mais os problemas devem se afastar de mim". Só que nem sempre isso acontece. A outra verdade, a mais  impressionante, é a que destaca que o contrário pode ser mais corriqueiro: "Quanto mais  prpocuro me aproximar de Deus, maiores lutas enfrento". Na verdade, deixando de lado os termos "rezo" e "assombrações", estranho para o meio evangélico, e substituindo-os por "oro" e "dificuldades", percebemos que o conteúdo desse ditado está de acordo com a Bíblia. Ela não  promete que a proximidade com Deus isente de dificuldades. Mostra ainda que, para muitos, tornar-se cristão é entrar em uma guerra sem fim. Basta observar a vida dos apóstolos. Viveram perseguidos e terminaram martirizados. Jesus  alertou aos discípulos dizendo que no mundo teriam aflições, mas que deveriam ter bom ânimo. Não, o cristão não está livre de lutas, mas tem a vitória garantida, pois ao seu lado e a seu favor está o Senhor. Isto os homens de Deus no passado, como Jeremias, por exemplo, já sabiam. Seu ministério seria de muita luta, mas a vitória é certa de antemão,pois Deus mesmo lhe disse: "Eu estou com você e o protegerei". Se você tem passado por lutas, não se abata. Também não pense que Deus o abandonou. Se você é cristão, ele o acompanha e a vitória virá na hora certa. É ele quem nos promete isto. ARG/AGG

Não estamos livres das lutas,
mas com Deus ao nosso lado temos a vitória garantida.



Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Terça-feira, 19 de outubro de 2010




SAUDADE

Leitura Bíblica
2Crônicas 32

___________________________________

Todo o Judá e o povo
de Jerusalém prestaram-lhe
homenagens por ocasião
da sua morte
(2Cr 32.33a).
____________________________________

Somos passageiros aqui e deixaremos lembranças entre aqueles com que convivemos. A Bíblia relata de pessoas que não deixaram boas lembranças, a ponto de o texto  registrar que "partiu sem deixar saudades" (Jeroão- 2Cr 21.10-20), "houve alegria appós sua morte" (Atalia - 2Cr 23-21) ou "não foi sepultado entre os reis" (Acaz - 2Cr 28-27). Como cristãos precisamos espelhar-nos em pessoas como Ezequias. Ele é destacado entre os que deixaram saudades a ponto de a nação chorar sua partida e lhe prestar homenagens. Ele marcou a vida de um povo por confiar em Deus diante de um grande perigo de guerra (2Cr 32.8). Foi desafiado por Senaqueribe e seus oficiais a não confiar em Deus, mas no poder de homens. Felizmente ele não caiu nessa armadilha. Os momentos de dificuldades podem servir para serem aqueles em que mais deixaremos saudades e nos quais testemunharemos do poder de Deus. Nossa vida com Deus e a confiança nele podem ser algo que marque a história de forma a deixarem saudades. Apesar de Ezequias ter caído e falhado, soube mostrar àqueles que com ele conviviam que "conosco está um poder maior" (v 7). A vida de Ezequias nos faz pensar em como temos andando neste mundo. Como servos que deixarão saudades e marcas de cristãos? Ou ninguém sentirá nossa falta? Muitas pessoas na Bíblia deixaram saudades, mas Cristo é nosso maior exemplo. Ele foi tão essencial que, mesmo antes de partir deste mundo, providenciou um consolo eficaz para os seus discípulos (Jo 14.16-18). Além disso, sua vida deixou tantas marcas que dois mil anos após sua passagem por aqui pessoas como você e eu o amamos e o seguimos sem mesmo tê-lo conhecido pessoalmente. Como servo de Deus, você pode deixar saudades até mesmo àqueles que não o conhecerão pessoalmente. Viva de forma que possa deixar recordações e lembranças entre aqueles com quem conviver - MZK


Para deixar saudades é preciso ser rico
em boas atitudes e amor ao próximo

Pão Diário






Image du Blog perolascraps.centerblog.net


Segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A LEI

Leitura Bíblica

Mateus 5.17-20

__________________________________

Não nos cansemos de fazer o bem,
pois no tempo próprio colheremos,
se não desanimarmos
(Gl 6.9)
____________________________________

   Dois erros muito comuns são praticados em relação à lei de Deus. Existem aqueles que têm um apego exagerado à lei. Estes vivem acrescentado regras humanas indevidamente a ela. Também há aqueles que acham desnecessário cumprir a lei, e assim não se preocupam com a santidade.
   A Bíblia afirma que a lei não pode justificar o homem. Somos salvos pela graça, mas isso não significa que não precisemos fazer o que é correto. Jesus disse: "Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas;não vim abolir, mas cumprir" (Mt 5.17). A lei moral representa a vontade de Deus para nossa vida e deve ser observada. Através dela podemos discernir qual é o caminho mau e qual o correto. Quando conhecemos a Deus passamos a praticar a lei de forma diferente. Por intermédio do Espírito Santo, ela está presente em nosso coração. Mais do que escrita em um manual, ela é escrita em nossas mentes.
   O grande perigo é nos afstarmos de Deus, permitindo que pensamentos de desobediência comecem a encontrar espaço em nossa vida. Então, corremos o risco de nos acostumarmos com a desonestidade, imoralidade e injustiça tão comuns nos dias atuais. Rui Barbosa escreveu uma frase que reflete esta realidade: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
   Pode ser difícil, mas é nosso dever insistir em ser correto. Aqueles que desobedecem e, consequentemente, acabam ensinando outros a desobedecer, desagradam a Deus e prejudicam seu próximo. Devemos lembrar que um procedimento correto sempre nos beneficiará, embora não pareça. A desonestidade e o mau caminho sempre levam à decepção. É preciso praticar e ensinar a outros a verdade de Deus! - HSG


Fazer o certo é fazer diferença neste mundo.

Pão Diário




Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Domingo, 17 de outubro de 2010



TEMPO
OPORTUNO


Leitura Bíblica
Salmo 103. 15-18

__________________________________

Pregue a palavra, esteja
preparado a tempo e
fora de tempo
(2Tm 4.2a)
___________________________________

   O Pr Raymond Howell era um grande evangelista. Testemunhei isso em várias ocasiões. Mas entre a muitas histórias a respeito dele há uma que ultrapassa as demais. Aconteceu durante uma viagem aérea. Foi impressionante. Vou contar mais ou menos, com minhas palavras. O avião em que ele viajava passou por problemas e, repentinamente começou a cair. O passageiro a seu lado entrou em desespero e perguntou-lhe assutado: o que vai acontecer? Ao que ele respondeu, com serenidade: Vamos morrer! - E o senhor está aí tranquilo, não tem medo? Ao que ele tornou: Não é necessário. Eu sou cristão. Creio que Cristo morreu para pagar pelos meus pecados e, assim, não tenho porque temer, pois sei que o Senhor preparou o céu para mim. A partir daí, aproveitando a oportunidade, enquando o avião perdia altitude, expôs o plano de salvação para o outro que, diante das circustâncias, logo aceitou a Cristo como seu Senhor e Salvador. Segundos depois o avião começou retornar altitude e tudo voltou ao normal. Passado o susto, ele se dirigiu ao passageiro do lado  e disse: foi por pouco, mas mais cedo ou mais tarde nós vamos, a morte está sempre prestes a chegar; mas se você permanecer firme em sua fé em Jesus não há o que temer. Poucos cristãos teriam condições de pregar o evangelho em uma ocasião como aquela. Mas uma certeza nós temos: a Bíblia e a experiência nos mostram que a vida passa muito depressa. Estamos aqui por um breve período e, quando menos esperamos, já podemos estar de partida - ou aqueles que estavam ao nosso lado já partiram. Assim, como cristãos, com uma missão a cumprir, devemos estar sempre prontos para pregar a Palavra, aproveitando toda e qualquer oportunidade que se nos apresente. Isto não é apenas uma questão de vida ou morte, mas de vida eterna para os que se arrependem e crêem em Jesus - ARG


Tudo e todos passam muito depressa:
pregue a Palavra em todas as oportunidades.


Pão Diário

sábado, 16 de outubro de 2010




ACORDE!


Leitura Bíblica
2Pedro 3.1-3

_________________________________

Desperta..... e Cristo
resplandecerá sobre ti
(Ef 5.14)
_________________________________

   Foi  um belo susto o daquele indivíduo que se viu atacado por uma fera e então acordou caído de costas no chão ao lado da cama. Que pesadelo! Nossa mente é uma máquina maravilhosa: permanece ativa o dia todo e a noite faz uma "limpeza" por meio dos sonhos, para enfrentar mais um dia. É nosso recurso para racionar e também para guardar os valores morais e conhecimentos espirituais.
No trecho da carta do apóstolo Pedro lemos hoje, ele recorre à nossa mente, que deseja despertar para uma área talvez negligenciada: os ensinos contrários à palavra divinamente inspirada que alguns "pregadores" divulgam. Adverte os leitores de que, assim como surgiram falsos profetas no passado, também eles seriam visitados por "falsos mestres" (2.1). Seguindo o exemplo de Jesus, Pedro lembra-os das suas raízes nas verdades eternas de Deus.
   O aviso cabe a qualquer tempo. Há alguns anos, certo cristão de influência abrçou a idéia da chamada "teologia da prosperidade". Passou alguns anos garantindo a seus ouvintes que, se contribuíssem, Deus lhes daria prosperidade e saúde. Entretanto, algum tempo depois enfrentou uma crise financeira no seu trabalho chegou a ser sentenciado a alguns meses de prisão. Despertaram então nele dúvidas sobre o que ensinara. Enquanto estava preso, resolveu reexaminar as Escrituras para saber se havia realmente pregado a verdade. Depois de ler para si os evangelhos, foi convencido de que Jesus ensinava o seguidor tomar a cruz, custasse o que custasse. Confessou seu erro de pregar algo suspeito e, ao recuperar a liberdade, Deus o dirigiu a escrever sobre sua experiência, pubicada sob o título enfático "EU ERREI!".
   De certo modo, acordou de um pesadelo e, como indica o versículo em destaque, quando acordamos assim, Cristo resplandece sobre nós e ilumina o nosso caminho - TL


Cristo clareia nossa mente para não nos perdermos
em sonhos obscuros.


Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net


Sexta-feira, 15 de outubro de 2010


Leitura Bíblica

Hebreus 2.1-4

______________________________________

É preciso que prestemos maior atenção
ao que temos ouvido, para que
jamais nos desciemos
(Hb 2.1)
_______________________________________


   A marginal do Rio Tietê, em São Paulo, é um dos caminhos mais utilizados para a rodovia Fernão Dias. Se o motorista vier do centro da cidade, precisa dirigir com redobrada atenção, conservando-se à direita, pois um ligeiro descuido fará com que ele se desvie do acesso desejado, então o retorno será exaustivo e complicado. A atenção permite ao homem a concentração do pensamento em um único propósito, sendo necessária antes de se tomar uma decisão. As Escrituras Sagradas exortam seus leitores a que estejam atentos aos seus ensinos. Jesus aconselha: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação" (Mt 26.41); Pedro disse: "O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1Pe 5.8) e João registrou: "Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida" (Ap 2.10).
   É fundamental dar atenção aos ensinos da Bíblia para evitar desvios como : 1) Menosprezo pelas Escrituras. A Bíblia é um manual de vida escrito por homens inspirados por Deus e editado pela igreja sob a liderança do Espírito Santo. 2) Desleixo pela oração. Preces mecânicas, ritualísticas ou místicas não podem substituir nosso diálogo com Deus, necessário para  o fortalecimento de nossa fé. 3) Abandono da comunhão. Considerando-se auto-suficientes, muitos se afastam da igreja reunida e perdem a força que vem da convivência com o povo de Deus. 4) Identificaçção com o mundo. Desprezando a comunhão com os cristãos, o homem enfraquece espiritualmente e arruína sua vida, vítima do próprio pecado.
   Atenção! Não opte por um desvio, como adiar uma decisão quando enfrenta uma importante situação da vida. Não incida neste erro! É agora ou nunca! Decida seguir a Deus e dedicar à sua Palavra a maior atenção! Use a Bíblia para enriquecer seu relacionamento com Deus e vida feliz na certeza de uma renovada comunhão com o nosso Pai de amor - CT



Fuja dos desvios que nos afastam de Deus



Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CATA- VENTO

Leitura Bíblica
João 3. 1-8

___________________________________

O senhor é a minha força e a
minha canção; ele é a
minha salvação!
(Êx 15.2)
__________________________________

   O cata-vento é um engenho que usa a força dos ventos para moer grãos, bombear água, gerar energia elétrica, etc. Surgiu na Pérsia, hoje Irã, e há indicações de uso no Iraque, Egito e China. Os europeus o utilizam desde o século XII, principalmente na Holanda, onde se tornou bastante popular. No Brasil, é encontrado em algumas propriedades rurais. Vamos estabelecer uma analogia entre a conduta do ser humano, trabalhando pela força do Espírito Santo, e o cata-vento, operado pela força do ventos,  já que o Novo Testamento a palavra grega para o Espírito Santo é pneuma, também usada para indicar vento ou ar. Para Nicodemos, Jesus explicou que o nascimento natural não é suficiente, pois é necessário um nascimento espiritual, obra do Espírito de Deus, que passa a controlar a vida do cristão. Nesse sentido, Jesus comparou a vida dos nascidos do Espírito com o vento, que  sopra onde quer (v 8). Voltemos ao cata-vento. Apesar de útil na produção de bens e riquezas, ele não funciona sem a força do vento. De igual modo, o cristão somente terá o tipo de vida que Jesus espera se permitir que ela seja conduzida pelo Espírito (pneuma). No versículo em destaque, Moisés afirma que toda sua força vem de Deus, e nós precisamos dessa mesma força, que o Senhor nos dá através de seu Espírito. Hoje há muitos que se dizem cristãos, mas não têm alegria de viver e convicção da  presença de Deus em suas vidas. Suas atitudes mostram que não têm o "vento do Espírito". São cata-ventos paralisados, sem ação. Ao mesmo tempo, observamos preciosas vidas de muitos cristãos que esbanjam amor, transmitem sabedoria, comunicam esperança, oferecem socorro e praticam a verdadeira justiça.
   Como estão as pás do seu cata-vento? Imóveis? Permita que a força do Espírito Santo faça você um cata-vento eficiente e abençoado. Assim você cantará de alegria para a glória de seu Senhor - CT


Assim como o vento move o cata-vento,
deixe o Espírito mover sua vida

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net



Quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Amor
de Pai

Leitura Bíblica
Oséias 11. 1-4

______________________________________

Tomem sobre vocês o meu jugo e
aprendam de mim, pois sou manso
e humilde de coração, e vocês
encontrarão descanso para
as suas almas
(Mt 11.29)
______________________________________

   Ao longo de seu livro, o profeta Oséias acusa o povo de Israel (também chamado Efraim) por ter-se afastado de Deus. Mas, repentinamente, abre um parêntese em meio a essas acusações e fala sobre o amor de Deus. É como se estivesse relembrando a felicidade de Deus no início de sua história com aquele povo: "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho". Na descrição de Deus como pai de Israel, vemos o ensino dos primeiros passos, o colo, a cura e a condução, tudo feito com bondade e amor, além da ajuda ao filho quando este teve dificuldades. Apesar de tudo isso, o povo nem sequer percebeu aquelas demonstrações de amor. Deus amou e buscou o seu povo, mas este não estava interessado e procurou outros deuses para adorar. Neste texto, Deus atua como pai e o seu amor paterno revela-se intensamente em benefício do povo. Ainda assim, o filho rejeita, não reconhece e despreza o pai, trocando-o por outros deuses e desperdiçando suas bênçãos. Enquanto isso, Deus ainda esperava evitar o castigo predito anteriormente (10.10), mas não houve mais como, e Israel foi dominado pelos assírios e levado ao exílio (2Rs 17).
   Quando olhamos para a nossa situação, a de filhos de Deus, como nos encontramos? Deus diariamente nos sustenta com suas inúmeras bênçãos. Poderíamos fazer uma lista sem fim. Veja alguns itens: ele nos dá alimento, roupas, família, trabalho, casa, chuva, calor, frio, amor, paz, vida, etc. E vai mais além: dá-nos também a opção de decidir se queremos ou não atender ao seu chamado e receber as suas bênçãos. Tudo o que Deus deu de bom ao seu povo, ele também quer dar a você. Ele quer seu Pai, ensiná-lo a andar, tomá-lo em seus braços, curá-lo e conduzí-lo em amor. Cabe você aceitar sua oferta e encontrar paz para sua alma através de Jesus. - VS


Diante do amor do Pai,
que tipo de filho você tem sido?

Pão diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Terça feira, 12 de outubro de 2010



Leitura Bíblica
Mateus 18.1-5

________________________________

Digo-lhes a verdade: Quem não receber
o Reino de Deus como uma criança,
nunca entrará nele.
(Lc 18.17)
_________________________________

   Uma coisa muito boa é sentar-se com a família e olhar alguns álbuns de fotos antigas. É como uma viagem ao passado, na qual podemos lembrar de pessoas queridas que já não estão mais conosco, conhecer parentes com quem não tivemos oportunidade de conviver e ver a nós mesmos quando éramos crianças. Essa lembrança é muito saudável, pois também recordamos algumas características infantis que deveríamos cultivar por toda a vida. Diante de Deus, é necessário sermos como crianças. Jesus disse que somente quem recebe o reino dos céus como uma criança entrará nele. Ser como criança é o requisito para ter initmidade  com Deus. É claro que Jesus não se refere a atitudes infantis como birra, inconstância nas emoções, impaciência. A principal característica de criança a que ele se refere aqui é a humildade. "Aquele que se humilhar como esta criança", disse. Esta humildade e simplicidade de criança manisfesta-se principalmente como dependência e alegria. Uma criança depende totalmente de seus pais e confia neles. Descansa nos braços da mãe, atira-se nos braços do pai. Uma criança sempre pede socorro a seus pais. São seus heróis, ela os ama. A ausência de sua mãe e de seu pai a faz chorar. Para nos aproximarmos de Deus precisamos ser como crianças, ter dependência com confiança.
    Precisamos buscar o auxílio do Senhor, descansar em seus braços. Achar insuportável a vida distante dele. Demonstrar amor por ele. Essa dependência e entrega gera grande satisfação e alegria. Uma criança não se preocupa com as contas a pagar porque depende de seus pais. Uma criança pode brincar feliz, pois não guarda no coração a ansiedade. Quando entregamos nossas vidas nas mãos de Deus com confiança somos mais felizes. Repetindo: o Senhor Jesus disse que para entrar no reino dos céus devemos ser como crianças - HSG

Ser criança diante de Deus como pai.
Pode haver coisa melhor?


Pão diário



Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Segunda-feira, 11 de outubro de 2010


Leitura Bíblica
Gênesis 4.1-7


__________________________________
Por que você está furioso?
(Gn 4.6)
___________________________________


    O que foi que Deus viu em Caim? Ele estava contrariado, a raiva se instalou no seu coração e passou a dominar as suas emoções. O vs 5 diz que caim ficou furioso e fechou a cara. A raiva, portanto, se estampa nas feições do rosto.
    Fui durante anos, diretor de um orfanato. Tinhamos sempre cerca de 90 crianças, espalhadas por nove casas. Cada casa era dirigida por uma "mãe social". Um trabalho nem sempre muito fácil. Aprendi a ver na fisionomia daquelas mães o que se passava nelas. Alegria, tristeza ou raiva se reflete no rosto. Vez por outra, as mães vinham pedir socorro. Eram as desavenças raivosas entre as crianças que precisavam ser tratadas. Ouvia as queixas e no momento certo apanhava um espelho que tinha na gaveta da minha mesa. Mostrava o espelho e pedia que cada um olhasse para aquele rosto, e dizia:
     - Veja o rosto dessa menina ou menido. Está doente. Está sendo atacado pela raiva. Precisa de ajuda.
    Era impressionante a reação. A maioria começava a rir e a gente conseguia resolver o atrito. Mas havia crianças que não olhavam para o espelho. A raiva era tanta que, se pudessem, quebravam o espelho


    No entanto, tal como foi com Caim, muitas vezes nossa raiva decorre dos nossos próprios erros. O texto que lemos não explica por que Deus não aceitou aquela oferta, mas Caim poderia ter-se interessado em saber o motivo. Em lugar disso, ele saiu da presença do Senhor, que ainda quis trazê-lo de volta ao caminho certo, para então perambular pelos caminhos da ira, da raiva e do ódio, que só o levariam à ruina. O conselho de Deus continua válido. Proceder bem e vencer o rancor, a raiva ou a ira. Em outras palavras: não dar lugar ao diabo e se manter no caminho da concórdia e do amor, que nada mais é que o da comunhão com Deus- HM


A raiva destrói - O amor edifica

Pão Diário





Image du Blog perolascraps.centerblog.net




Domingo, 10 de outubro de 2010



FUNDAMENTO

Leitura Bíblica
Amós 5.1-6

___________________________________

Quando os fundamentos estão
sendo destruídos, que pode
fazer o justo?
(Sl 11.3)
____________________________________

   Uma reportagem na Tv mostrou um casal evacuando à beira de umrio por causa do enfraquecimento das fundações. Viam-se as rachaduras no concreto, o alicerce cedera vários centímetros e foi impossível salvar a casa quando ocorreram mais enchetes. A vida nos ensina a anecessidade de um bom fundmaento e o perigo de alicerces enfraquecidos. Hoje a sociedade em decadência também parece um "caso sem jeito", os valores de ontem sedendo pouco a pouco para dar lugar as novas atitutes. Torna-se bem difícil aplicar medidas de justiça, como Salomão observou: "Quando os crimes não são castigados logo, o coração do homem se enche de planos para fazer o mal" (Ec 8.11). Nossa leitura refere-se a Israel em situação semelhante, merecendo as denúncias feitas pelo profeta Amós. Por muito tempo, Israel havia adorado o abominável Baal e outros ídolos. Os sacerdotes serviam por interesses próprios. Pela misericórdia de Deus. Amós bradava as ameaças divinas da destruição futura, mas quando o povo não atendia, o que ele podia fazer? Aquele período fez parte da longa história de desobediência de Israel. Apesar dos castigos  sofridos, o povo continuou desrespeitando Deus e rejeitou o Messias, o Salvador. Apenas 40 anos após sua crucificação, a nação sofreu o golpe fatal pelo Império Romano. Tudo começou quando não cuidaram das bases - a obediência à Palavra doeterno Deus. Sendo você cristão há poucos ou muito anos, é preciso resistir à tendência humana ao desleixo. Deus deixou avisos suficientes para nos levar à leitura da sua Palavra e à oração. A base da fé é a palavra divina para sabermos conduzir nossa vida e nossa família no caminho de Cristo: "Contem aos seus filhos o que aconteceu, e eles aos seus netos, e os seus netos, à geração seguinte" (Jl 1.3), tendo em vista o único fundamento: Cristo, nosso Senhor (1Co 3.11) - TL


Fundamente sua vida na Palavra de Deus
para não cair quando vierem as tempestades.

Pão Diário