sexta-feira, 26 de agosto de 2011



ABENÇOADOS

Leitura Bíblica
Deuteronômio 16.16.19

Vocês são o povo que é somente dele, e ele
manda que vocês obedeçam a todos os
mandamentos. Assim ele vai abençoá-los
(Dt 26.18b-19a NTLH)

   Você quer ser abençoado? Certamente todos queremos receber boas coisas de Deus, e ele quer dá-las. Porém, muitas vezes não experimentamos tudo o que Deus tem para nós. Isso acontece quando ainda não decidimos seguir o caminho de Deus ou se não estamos sendo obedientes a ele. Se esta é a sua situação, você precisa buscar Deus!
   O ser humano foi criado para ter um relacionamento com Deus, mas a desobediência de Adão e Eva resultou em uma separação entre os homens e o Senhor. Por amor, Deus sempre buscou meios para que o homem voltasse a se relacionar com ele. Isto aconteceu de várias maneiras, até que Deus chegou ao ponto máximo e enviou seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer pelos verdadeiros culpados (nós) Com sua morte, Jesus pagou o preço pelos erros de toda a humanidade e acabou com a separação causada por eles. Por isso, Jesus é o único meio de o homem voltar a se relacionar com Deus. Para isso, é preciso crer no Pai, em Jesus Cristo e no Espírito Santo e no que eles fizeram para restaurar seu relacionamento com o ser humano e dar a ele a vida eterna.
   Depois disso, é necessário andar de acordo com a sua Palavra, praticando o que ela ensina. Lemos isso no texto de hoje, que contém uma promessa ao povo de Israel válida para nós também. Quem é obediente ao Senhor faz parte de seu povo e é abençodo. Isto não quer dizer ter dinheiro, não viver de aluguel ou de favor, ter um carro novo e outras coisas neste sentido. Ser abençoado significa estar em paz com Deus por meio de Jesus Cristo, ter uma vida cristã sadia e pura diante de Deus e dos homens, receber forças para viver dignamente e também se alegrar no Senhor constantemente, qualquer que seja a situação. HK

Para ter as bençãos de Deus é preciso antes
reconciliar-se com o Deus das bençãos

Pão Diário




Quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IRREPREENSÍVEIS

Leitura Bíblica
Filipenses 2.14-16

...para que venham a tornar-se
puros e irreprensíveis
(Fp 2.15a)

   "Vida irrepreensível" significa viver de modo a não dar motivo de repreensão, ou seja; uma vida totalmente isenta de culpa.
    É possível alguém viver assim? A Bíblia diz acerca de Daniel na corte da Babilônia: "Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesto nem negligente. Finalmente...disseram: 'Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele'" (Dn 6.4b-5). Daniel era um dos ministros do rei Dario e conseguiu viver uma vida irrepreensível no meio de pessoas corruptas e perversas. O apóstolo Paulo, escrevendo ao seu cooperador Tito, disse: "Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós" (Tt 2.7-8). No entanto, mesmo quando se consegue ser irrepreensível diante dos homens, a Bíblia vai mais além: "Deus nos escolheu... para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença" (Ef 1.4). Percebeu bem? Trata-se de sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (de Deus). Diante disso, como viver uma vida pura e irrepreensível? O texto básico da nossa meditação requer para isso abrir mão de queixas e discussões, como filhos de Deus puros em meio à depravação que nos cerca, para assim brilhar como estrelas no universo. Filhos de Deus nos tornamos quando reconhecemos o sacrifício de Jesus em nosso favor e lhe entregamos nossa vida (confira em João 1.12). E então? Será que temos procurado viver uma vida pura e irrepreensível diante das pessoas e também diante de Deus? Se temos falhado, o caminho é o arrependimento de todas as nossas falhas, sua confissão a Deus e um recomeço irrepreensível graças ao seu perdão - MM

A vida irrepreensível só é possível pela graça de Deus
e a submissão a ele

Pão Diário




Quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O CORPO

Leitura Bíblica
1 Tessalonicenses
5.22-23

Vocês foram comprados por alto preço.
Portanto, glorifiquem a Deus com o seu
próprio corpo
(1Co 6.20)

   Imagine a matéria-prima do primiero corpo: o pó da terra! Deus criou Adão e soprou nele o fôlego da vida, mas ao desobedecer a Deus a humanidade recebeu a sentença de morte. O amor sem medida de Deus fez com que enviasse seu Filho, Jesus, para que as pessoas pudessem escolher a vida eterna. Ele nasce da linhagem humana (Mt 1), viveu como homem entre os homens e mais tarde morreu, dando seu sangue para reverter a sentença de morte eterna da humanidade. Quem nele crê é santificado "por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas" (Hb 10.10).
   No texto de hoje, veja que Deus quer que o cristão separe sua vida para ele e que seu corpo seja conservado para a glória de Deus. viver para Deus é guardar-se de quaisquer excessos físicos, como os  que resultam de hábitos prejudiciais, sedentarismo, alimentação nada saudável, uso de drogas ou outros vícios, por exemplo. Precisamos controlar nosso corpo "de maneira santa e honrosa" (1Ts 4.4), não permitindo que o padrão das pessoas sem Deus moldem nossa mente, mas transformando nossos pensamentos e agindo conforme a Palavra de Deus (Rm 12.1). Quando uma pessoa tem sua vida transformada por Cristo, o Espírito Santo passa a morar em seu corpo. Coloque o versículo em destaque como alvo na sua vida: glorificar a Deus com seu corpo , pois foi comprado pelo precioso sangue de Cristo. E respeite o corpo das outras pessoas também, dando-lhe seus devidos direitos (por exemplo, no namoro). Orando e lendo a Bíblia diariamente você receberá a orientação e a ajuda do Senhor para viver de modo digno em seu corpo mortal. Quando Cristo voltar, ele será transformado e você receberá a "herança guardada nos céus para [aqueles] que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo" (1Pe 1.4-5) - TL

Glorifique a Deus cuidando de seu corpo
- lugar onde o Espírito Santo mora.

Pão Diário





Terça-feira, 23 de agosto de 2011

"...e partiu sem saber aonde ia".
(Hb 11.8)

Muitos de nós queremos ver o fim do caminho antes de nos lançarmos na nova empresa. Se pudéssemos ver, e víssemos, como iríamos desenvolver as nossas graças cristãs? A fé, a esperança e o amor não são colhidos de árvores, como as maçãs. Temos que dar o primeiro passo, e o pimeiro passo é a chave que liberta a corrente do poder de Deus, E não é verdade somente que Deus ajuda a quem se ajuda, mas também que ele ajuda aqueles que não podem ajudar-se. Podemos depender dele o tempo todo. "Esperar em Deus leva-nos ao fim da nossa jornada muito mais depressa do que os nossos pés"

Mananciais
no
Deserto



Segunda-feira, 22 de agosto de 2011




TALENTOS

Leitura Bíblica
(Mateus 25.14.30)

O que se equer destes encarregados
é que sejam fiéis
(1Co 4.2)

   Esta é uma das mais conhecidas parábolas (histórias que Jesus contou para ensinar algo) e, assim mesmo nem todos a entendem. Há quem ache injusto o Senhor ter tirado o talento daquele que só tinha um e dado ao que já tinha dez. Outros acham injusto um ter recebido cinco talentos, outro dois e o terceiro apenas um.
   Mas o que, afinal de contas, é um talento? Originalmente talento era uma unidade de peso; depois passou a ser uma unidade monetária, ou seja, seis mil denários. Um denário, por sua vez, era o salário de um dia de um trabalhador. Um talento, portanto, equivalia ao trabalho de um homem por mais ou menos 18 anos.
   O que, no entando, Jesus queria ensinar com esta parábola? - Uns entendem que ele se referia às habilidades com que servimos a Deus, sejam naturais ou espirituais. Outros crêem que se trata de oportunidades que Deus nos dá para serví-lo. Seja como for, a vida humana é muito dinâmica, e cada um recebe habilidades e oportunidades diferentes na vida. O mais importante não é o que significam os talentos na parábola, mas a lição que está por trás, o que Jesus queria ensinar aos seus discípulos por meio dela.
   Percebemos claramente que o importante não é quantos talentos uma pessoa recebeu, mas o que fez com eles. Para nós isso significa que vamos ter de prestar contas a Deus pela forma como lidamos com os talentos que ele nos confia. Ou seja, quando Jesus voltar, todos terão de prestar contas da sua vida a ele. A uns o Senhor dirá: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor". A outros, infelizmentes, dirá: "Servo mau e nigligente... você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros... tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez".
   O primeiro e maior "talento" que Deus nos deu é a própria vida, e é essencial dedicá-la a ele, que a criou e a quem ela pertence. - HM

Não importa quanto Deus nos deu.
Importa servir a ele com o que temos

Pão Diário


 


Domingo, 21 de agosto de 2011


Posso
perdoar?

Leitura Bíblica
Mateus 18.21-35

Tu és bondoso e perdoador,
Senhor, rico em graça
(Sl 86.5)

    Claro que pode! Tenho escutado muitas pessoas, tanto celebridades como aquelas com quem convivo, dizer: Quem sou eu para perdoar? E ainda completam: Quem perdoa é Deus. Que conversa vazia, sem sabedoria. Como é triste ouvir coisas desse tipo de gente inclusive bem instruída. Na leitura de hoje, Pedro, um dos discípulos de Jesus, mostra que também tinha dúvidas, só que em relação aos limites de perdão. O Senhor contou-lhe então uma históra para ajudar Pedro - e nós! - a compreender melhor. Oferecer perdão é uma ordem divina e Deus nos dá capacidade para perdoar a quem quer que seja porque ele mesmo também nos perdoou. Esse perdão, porém precisa vir realmente do coração para restabelecer uma verdadeira convivência, pois quem não perdoa de fato vive preso a lembranças que continuam a envenenar a vida. Perdoar significa também querer continuar caminhando o mesmo caminho, receber e dar novamente o mesmo carinho, do mesmo modo, e saber viver com a cicatriz ferida. Ela não vai atrapalhar nosso relacionamento, nem impedir-nos de amar e de sermos felizes. Esquecer é difícil, mas nem por isso vou deixar de oferecer perdão, nem permitir que o ocorrido me persiga. todos querem o perdão de Deus, mas este só teremos se também praticarmos o perdão uns com os outros (Mt 6.14-15). Quando não conhecia Jesus, eu sofria com aborrecimentos e decepções por não conseguir perdoar ou por só fazê-lo de boca para fora, e então o ocorrido me perseguia e irritava. A prática do perdão também é um exercício para a santidade, ou seja, ela mantém desimpedido nosso acesso a Deus e a um crescente aprimoramento da nossa vida. A guerras,  contendas, mortes e muitos outros males cometidos pelos homens acontecem pela falta de oferecerem o perdão. Perdoe sempre, para que Deus também venha a perdoá-lo - ETS

Perdoar enriquece muito mais quem dá
do que quem recebe

Pão Diário



Sábado. 20 de agosto de 2011



Leitura Bíblica
Salmo 118.1-29

Deem graças em todas as circunstâncias,
pois esta é a vontade de Deus
para vocês em Cristo Jesus
(1 Ts 5.18)

   Quem frequentemente demonstra sua gratidão com atitudes e palavras não acumula mágoas, é muito simpático com as pessoas e feliz com Deus. É também alguém que sabe dizer aos outros: "Muito obrigado" e "Estou agradecido pelo que você fez". Estas expressões tornam os relacionamentos mais agradáveis e mostram boa educação, já que não deixam a impressção de que os outros têm a obrigação de fazer as coisas para nós. Aliás, mesmo quando alguém é pago para executar uma tarefa, cabe um agradecimento.
   É verdade que devemos demonstrar nossa gratidão às pessoas, mas também precismaos agir assim em relação a Deus. Em toda a Bíblia somos incentivados a dar graças ao Senhor. Ele fez e faz tantas coisas por nós - e nem sempre percebemos todas as suas dádivas. Devemos agradecer a Deus por tudo, inclusive quando passamos por problemas e chegamos a pensar que ele nos abandonou. Talvez você pergunte: "Devemos agradecer a Deus também pelas coisas ruins que me acontecem?" A resposta é sim. No versículo em destaque, o apóstolo Paulo ensina que em todas as circustâncias devemos ser agradecidos a Deus. Paulo passou por situações boas e más e escreveu que a gratidão "é a vontade de Deus em Cristo Jesus" para cada um de nós. Comece a dar graças a Deus por tudo em sua vida e ela se tornará bem mais "leve". Eu sei como é difícil ser agradecido a  Deus e louvá-lo quando na verdade você que xingar, explodir e se livrar de situações ou pessoas. Mas quando somos gratos a Deus por tudo, nossa atitude faz com que a situação mude ou então transforma a nossa visão quanto a ela. Portanto, agradeça a Deus em todas as circunstâncias de seu dia a dia e sinta a diferença que isto faz - HK

Agradeça a Deus por
todas as coisas e situações

Pão Diário

sexta-feira, 19 de agosto de 2011



O MAL

Leitura Bíblica
Lucas 13. 1-5

"Ninguém pode ver o Reino de Deus
se não nascer de novo
(Jo 3.3b)

   Quando abrimos o jornal de manhã cedo e logo vemos uma quantidade de notícias ruins, nos perguntamos: "Por que existe o mal?" As causas são muitas: meus conterrâneos catarinenses se assusntam cada ano com a chegada de uma nova onda de chuvas, o povo brasileiro em geral se assusta com o retrocesso da moralidade na vida pública, e por aí vai.
   Qualquer tentativa de uma reposta para a pergunta sobre o que é o mal  e por que ele predomina tão amplamente sempre vai parecer pretensiosa; afinal,  ninguém deu uma resposta definitiva que convença a todos. Mas o que de fato importa não é saber de onde vem o mal, mas o que fazer diante dele. Como você se posiciona diante de uma situação inesperadamente ruim? Joga tudo para o ar ou para e pensa no que fazer? O texto que lemos relata que uma torre caiu sobre 18 pessoas em Jerusalém, matando todas.
   Alguns perguntaram a Jesus se aquelas vitímas eram mais pecadoras que os outros que não morreram. Ou ainda se era da vontade de Deus castigar aqueles desafortunados. Deus não tem prazer em ficar brincando com a vida das pessoas. Ele tem um plano de salvação para toda a humanidade. Por isso Jesus não quer responder sobre a origem do mal, mas deseja apresentar a oportunidade para todos nós. É a chance de sermos conscientes de quem somos. Jesus quer nos ensinar a reconhecer que somos pessoas incompletas, pecadoras, que tanto sofrem como também podem causar o mal. Quando temos um encontro pessoal com Jesus, ele nos conduz ao arrependimento e ao "novo nascimento", eliminando o mal que está dentro de nós porque ele próprio assumiu suas consequências. O mesmo vale para qualquer pessoas, e quem nasce de novo desta forma ganha de Deus a capacidade de encarar o mal praticado pelos outros com  a força do seu amor, perdoando-o e abrindo assim caminho para ir eliminando o mal do seu próprio ambiente - AS

Jesus venceu o poder do mal
para que você possa viver fazendo o bem

Pão Diário



Quinta-feira, 18 de agosto de 2011

"...só..."
(Dt 32.12)

A ninguém mais eu vi, senão Jesus somente.
Porém, que horas sublimes, que doce companhia;
E conversou comigo, e trouxe-me confortos,
Exortações, ensinos, e abriu-me tais tesouros
De seu amor por mim.
Que todo o ser lhe abri, contando-lhe os meus ais
E dele fui bebendo; e mais, e mais e mais...
Então eu percebi meus passos tão mais leves
E que uma luz sem par cercava o meu caminho...
A luz que só nos vem de andarmos com o Senhor.
E fui andando mais...


 Mananciais
no
Deserto

Quarta-feira, 17 de agosto de 2011


SEJA PERSEVERANTE!

Leitura Bíblica:
Números 32.1-13

"O homem que observa atentamente a lei perfeita,
que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei,
não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz
naquilo que fizer (Tg 1.25)

   Anos atrás, um vizinho estava comendo morangos e me perguntou:"Será que esta sementinha aqui nasce?" Confesso que, para ser educado, disse que não sabia, mas que dava para fazer um teste. Na verdade,  pensava: "Claro que não" Que coisa mais descabida! Imagine se essa semente vai germinar depois de o mo rango passar por estufas e ficar confinado numa bandejinha plástica, refrigerada, por tanto tempo!". Algum tempo depois, fiquei surpreso quando vi que daquelas sementes brotaram duas ou três mudas. Daquelas plantinhas vieram mais e mais e em pouco tempo ele tinha uma grande plantação de morangos. Chegou a produzir cerca de 5 kg por dia. Como conseguiu isso? Com perseverança seguiu sua curiosidade e colocou em  prática seu sonho.
   Ao ler o texto de hoje, que relembra o episódio do relatório negativo da maioria dos espias que estiveram em Canaã (Nm 13-14), fiquei refletindo na atitude de Calebe e Josué - os únicos que acreditaram que Deus lhes daria a vitória. Apesar de todo o povo viver constantemente reclamanado e se rebelando contra o Senhor, eles permaneceram fiéis. Note que os dois passaram pelos mesmos desafios que os outros e ouviram as mesmas ordenanças que os demais. Porém, perseveraram em sua fé.
   Nosso problema ainda hoje não é a ausência de conhecimento bíblico em si, mas a falta de praticar com perseverança aquilo que aprendemos quando lemos a Palavra de Deus. Assim  como eu olhava para aquela sementinha de morango não via seu potencial, muitas pessoas olham para a Bíblia e não conseguem ver o grande valor que há em seus ensinos. Aprenda com Calebe e Josué e seja perseverante, mostrando sua fé em Deus pela obediência aos seus mandamentos. - RPM

Perseverança: fé que não muda,
Palavra em ação

Pão Diário




Terça-feira, 16 de agosto de 2011

"Esperei com paciência no Senhor..."
(Sl 40.1)

Quando aprendemos a esperar sempre a orientação do Senhor em todas as coisas, seremos fortes, teremos a força que nos levará a ter um andar sempre equilibrado e constante. Muito de nós estamos sem o poder que tanto desejamos. Mas Deus nos concede  pleno poder para cada tarefa que ele nos dá. Esperar, manter-nos fiel à sua orientação, eis o segredo para obtê-lo. E qualquer coisa que sair fora desta linha de obediência é esperdício de tempo e energias. Esperemos vigilantes pela direção de Deus.

Mananciais
no
Deserto



Segunda-feira, 15 de agosto de 2011


INTENSIDADE

Leitura Bíblica
Hebreus 5.7-10

"[Procures] a sabedoria como se
procura a prata e [busque-a]
como quem busca um tesouro
escondido"
(Pv 2.4)

   Alguém me afirmou que a razão pela qual alguns cristãos não crescem na fé é a falta de um desejo forte de que isso aconteça. Se quisessem a todo o custo conhecer melhor a Deus, teriam um relacionamento mais profundo com ele.
   Deus não despreza um coração quebrantado e contrito (Sl 51.17b). Depois de cantar o hino "O chorar não salva",  um cristão disse: "Mas ajuda muito se as lágrimas forem de arrependimento por seus erros". Jesus não precisava se arrepender, mas chorou por outras razões. Ele desejou intensamente fazer a vontade do Pai até o último momento, mesmo sabendo que isso incluia sofrimento: "Vim para fazer a tua vontade, ó Deus" (Hb 10.7). Enquanto isso,  seus discípulos cochilavam (Mt 26.42). Não é de admirar que muitos deles fugissem na hora da crucificação.
   Conta-se que um fruticultor viu uma de suas árvores deixou de dar frutas. Lembrou-se então de um remédio antigo. Buscou  seu martelo e um prego e fincou-o no tronco da árvore. Admirou-se quando, no próximo ano, a árvore produziu. Em nossa vida, talvez tenhamos permitido um lapso na nossa dedicação a Cristo, e então um "prego" nos despertou - pode ser um problema, uma aflição. Ainda bem que Deus com amor nos ensina: "aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês" (Tg 4.8). Ele concede o tesouro (a sabedorai) a quem manifestar um desejo intenso, como vemos no versículo em destaque.. Precisamos "cavar" de novo na Bíblia e descobrir um nova intimidade com Deus. A começar, ele espera que você confesse os seus erros, para dele receber o perdão e a purificação (1Jo 1.9). Depois, almeja levar você passo a passo a crescer na vida cristã. mantenha sempre seu relacionamento com ele, e ainda que outros se contentem com pouco, procure conhecê-lo mais e mais todos os dias e será recompensado - Tl

A vida cristã é uma busca intensa por Deus,
todos os dias

Pão Diário




Domingo 14 de agosto de 2011



JOSÉ

Ao acordar, José fez o que o anjo
do Senhor lhe havia ordenado
(Mt 1.24a)

   A Bíblia não tem muitas referências a José, o pai adotivo de Jesus. Quem foi o homem que criou o Salvador do mundo?
   Os dois primeiros capítulos de Mateus mostram um pouco de seu caráter e da sua fidelidade a Deus. Quando soube da gravidez de Maria, decidiu romper o compromisso com ela secretamente para que ela não fosse humilhada diante de todos - desse modo, obedeceria a Deus e demostraria compaixão por Maria. Mas nem precisou fazer isso, pois um anjo apareceu em seu sonho e forneceu explicações e orientações de que ele precisava. José obedeceu, tanto naquela ocasião como nas situações relatadas em (Mt 2.13-23), em que protegeu a família levando-a ao Egito e depois para Nazaré, na Galiléia, segindo a orientação divina. José era um homem comum e seus vizinhos não sabiam que ele estava cuidando do Messias e da sua educação. Às vezes ele tinha medo e hesitava, mas recebia a orientação de Deus e obedecia sem fazer perguntas. Este homem de princípios foi, ao que parece, um marido e pai exemplar, um modelo de fidelidade ao garoto que criou como seu próprio filho e a quem ensinou sua profissão, a carpintaria - como todo bom pai fazia naquela época.
   Pensando na vida de José, o que você faria em seu lugar? Teria dado atenção a mensagens angelicais em sonhos? Teria obedecido sem contestar ou tomaria decisões baseadas em seus próprios conceitos e vontades?
   Hoje não precisamos de mensagens em sonhos, pois a Bíblia contém registro da vontade de Deus e orientações práticas para a vida cristã.  Além disso, o Espírito Santo oreinta quem deseja cumprir os propósitos de Deus. Você tem seguido essas orientações? Tem buscado fazer o que Deus quer, não importando sua própria vontade? Permita que Deus guie sua vida assim como ele fez com José. Ele tinha motivos para duvidar das orientações que recebeu, mas teve fé suficiente para segui-las. VWR

Confiar em Deus e obedecer-lhe -
é o que dá valor à vida.

Pão Diário

sábado, 13 de agosto de 2011







TOLERÂNCIA  OU
BENEVOLÊNCIA?

Na era atual, a tolerância é tida como uma das mais altas virtudes. É considerada um pré-requisito para a harmonia na vida em comunidade, um antídoto contra o fanatismo, preconceito e discriminação. Seu oposto, ou seja, a intolerância, certamente é a causa de discórdia nas famílias, na sociedade ou entre nações.
Temos de concordar em um ponto: somos propensos a sermos toletantes em assuntos que não nos dizem respeito, mas não naquilo que nos afeta diretamente. Além disso, n inguém gosta de ser somente "tolerado". Preferimos ver nossas convicções e estilo de vida legítimados e aceitos.
O que a Bíblia tem a dizer sobre esse assunto? Ela nos ordena a demostrarmos um genuíno interesse pelo nosso próximo e a amá-lo como a nós mesmos. Isso inclui respeitar os demais, não impor nossas opiniões e permitir que cada um tome suas próprias decisões, sem , contudo, mostrar indiferença ao que os outros pensam ou dizem.
Tal interesse sincero nos compele, como cirstãos verdadeiros, a falarmos de nossa fé com o desejo de compartillhá-la com os demais. Deus não permitiu nenhum outro plano para a salvação que não seja a confissão de pecados e a fé nEle e em Seu Filho, Jesus Cristo. Essa é a mensagem de máxima importância que precisamos divulgar. E quanto a essa questão, Deus não é tolerante. Ele ordena e devemos obedecer, para seremos salvos. O único caminho é o Senhor Jesus Cristo. Nâo há outro!

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos"
(1 Timóteo 2.5-6)


Sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DEUS E AS FORMIGAS

Certo cientista já chegara à conclusão de que tudo o que descobria em suas pesquisas continha marcas do Criador. Mas o que ele não podia compreender era como o Deus que criou todas as maravilhas do univereso podia compreender era como o Deus que criou todas as maravilhas do universo podia também Se revelar à raça humana.
Um dia enquanto caminhava no campo, parou em frente a um formigueiro. Havia milhares de formigas que começaram a se mover incessantemente quando a sombra do cientista as cobriu. "Se essas formigas soubessem o quanto me interesso por elas, não ficariam tão agitadas com a minha presença", pensou.
Ele continuou nessa linha de pensamento e ficou imaginando que se alguém quisesse explicar seus sentimentos para as  formigas teria de se tornar uma delas. Como um relâmpago, a revelação o iluminou. "Foi exatamente isso que aconteceu conosco. O Deus que fez o mundo teve de Se tornar Homem, pra que pudéssemos conhecê-Lo e compartilhar de seus pensamentos e sentimentos."
Deus Se tornou Homem em Seu filho, Jesus Cristo, com o objetivo de Se comunicar em uma linguagem inteligível a nós. "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14.9) Seus ensinos, exemplos e Sua vida revelaram Deus de maneira perfeita à humanidade.

Boa Semente
Devocional


Quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Há um conceito mental de que a vida é feito só de coisas boas,
mas desde que nascemos trazemos dentro de nós os nossos
próprios conflitos, e eles se multiplicam no multiplicar dos
nossos dias. A vida em si é uma grande batalha, e, fomos
escolhidos para sermos os soldados da guerra.

(2 Tm 4.7)


Quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ETAPAS


Leitura Bíblica
2Co 11.22-33

Sei que é passar necessidade e sei o que é ter fatura.
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer
situação, seja com fome, tendo muito ou passando
necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece
(Fp 4.12-13)

   Todos temos etapas a viver. Algumas vezes queremos saltá-las, ou porque estamos com pressa de ficar mais velhos, ou porque buscamos alguma promoção em nosso emprego, ou porque estamos sofrendo muito e ansiamos passar logo por aquilo, ou porque achamos que a próxima etapa da nossa vida será menos chata, etc. Mas a realidade não é esta. Cada etapa pela qual passamos em nossa vida nos ensina, nos faz crescer, nos faz mais sábios e nos prepara para a etapa seguinte.
   Paulo, de cujos sofrimentos lemos hoje uma boa parte, foi capaz de escrever o versículo ao lado em meio a eles. Paulo aprendeu a confiar no Senhor e a depender dele em todos os momentos da sua vida e não somente naqueles que ele achava por bem.
   Outro exemplo é o própiro Senhor Jesus. Sendo Deus, poderia ter saltado todas as etapas e se livrando de todo o sofrimento que passou. Ele nasceu como qualquer um de nós. viveu uma vida nada fácil: já como criancinha teve de fugir com os seus pais, imaginamos que tenha trabalhado duro, precisou treinar doze homens, dos quais um o negou, outro o traiu em na hora em que mais precisava deles, todos fugiram. Sofreu até morrer, ressuscitou e alcançou a grande vitória. Ele não precisava passar por tudo aquilo, mas o fez para identificar conosco, seres humanos. Não saltou nenhuma fase de sua vida.
   Também nós não devemos desejar livrar-nos de etapas da nossa vida, mas em cada uma confiar que o Senhor nos fará sair dela como vencedores. Não fique revoltado com as etapas de sua vida, mas confie que em  todas o Senhor estará com você e que, se obedecer à direção dele, o desfecho sempre será bom. HK

Deus reservou suas bênçãos para cada etapa da nossa vida -
seria uma perda saltá-las

Pão Diário




Terça-feira, 09 de agosto de 2011

DEPRESSÃO

Leitura Bíblica
Jó 7.1-10

Eu sei que o meu Redentor vive, e que
no fim se levantará sobre a terra
(Jó 19.25).

   Depressão é um estado de espírito oscilante em que a pessoa é tomada por tristeza, melancolia e desesperança. Clinicamente a depressão já foi descrita por Hipócrates, no 5º séculos antes de Cristo. Em termos modernos, a depressão pode ser mais um bem descrita como um sentimento de total desesperança, abatimento, desgosto de si mesmo, perda de perpectiva, melancolia, tristeza, apatia, desânimo e desespero.
Em algum ponto ou período da vida, quase todos ficam deprimidos. A depressão não respeita ninguém ela anda livremente entre ricos e pobres, entre os instruídos e os sem instrução, entre pessoas e todas as raças e religiões. Estudos demonstram que ela é mais frequente entre as mulheres.
   As causas da depressão podem ser f ísicas, pscológicas ou espirituais. Praticamente todos os tipos de depressão têm em comum alguma perda. Na área física, pode ser perda de eficiência física, da saúde, de um órgão ou membro do corpo, etc. Na área psicológica, pode ser perda de identidade pessoal, de um ente querido, um amigo, perda do casamento, do emprego, etc. Na área espiritual, pode ser perda do contato com Deus, de convicções religiosas, etc. Portanto, na maioria das depressções existe algum tipo de perda. E, em muitos casos, não é tanto a perda real, mas a imaginária.
   Jó perdeu quase tudo que se pode perder. Perdeu a riqueza, perdeu seus meios de sobrevivência, seus empregados e até seus filhos. Finalmente perdeu a saúde. Como resultado, imergiu nas profundezas da depressão. Confira a história na Bíblia, nos primeiros capítulos do livro de Jó) O fato mais comovente na história de Jó é que, a despeito de sua depressão, ele se apegou a fé em Deus. Ele reconheceu que Deus estava no controle da sua vida (Jó 13.15 e 19.25). Por isso, quando a depressão bater à sua porta, busque ajuda qualificada, mas acima de tudo refugie-se em Deus. - HS

Mais profundo que a depressão é o amor de Deus

Pão Diário


Segunda-feira, 8 de agosto de 2011



A arte de conviver

   "Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas...". Com estas palavras, o Meste convida seus ouvintes a fazerem uma reflexão sobre a vida, na dimensão dos seus relacionamentos e das convivências, inclusive as que nos são hostis.
   Conviver é uma arte. É desafiador, dia após dia, cominhar lado a lado (e trabalhar também), com pessoas cujos sentimentos são obscuros, cujas atitudes nos inspiram insegurança, e em cujas palavras não conseguimos confiar. É desafiador e incômodo. Os nossos relacionamentos têm um custo-benefício. Têm,portanto, um preço a ser pago. Há uma pergunta que emerge da consciência dos que querem uma vida melhor. Quanto custa viver em paz? Qual ó preço que devemos pagar por uma convivência salutar?
   Três atitudes do espírito humano amenizam os custos das convivências desgastantes e geram beneficios incalculáveis no contexto dos nossos relacionamentos. São elas: a humildade, a resignação e o perdão. Nenhuma teoria psicológica sobre relacionamentos humanos pode prescindir destas virtudes espirituais.
   Por que a humildade? Porque ninguém é nada nesta vida. É a bondade de Deus que nos mantém vivos. Só os humildes são realmente grandes, exatamente porque jamais se sentem como tais. É a humildade que enobrece a natureza humana e lhe confere dignidade plena. Jesus Cristo desafiou:
"Quem quiser ser o maior, seja o menor..." Na maratona da vida a humildade é o primeiro passo para segunda milha, que é a trajetória dos vencedores. É caminhar sem pisotear outros. Crescer, e deixar que outros cresçam também.
   Na maratona da vida, a segunda milha é também o desafio da convivência com aqueles aos quais não podemos mudar, e, contudo estão em nosso caminho. Por isso, um segundo preço a ser pago será a resignação. Ela é a ciência do espírito que nos ensina a lidar com o imutável e com o inevitável. Há pessoas que jamais mudarão, por nossa causa. Há situações que são irreversíveis. Nesses casos, o segredo é aceitar o que não pode ser mudado para possibilitar uma convivência sadia, sem o veneno da revolta e da rejeição.
  Finalmente, o percurso da segunda milha exige a experiência do perdão. Sem o perdão, os relacionamentos não progridem e a vida fica estagnada nos impasses que se formam ao longo do caminho. Perdoar é, antes de tudo, uma decisaõ do espírito. Só os fracos não perdoam. A soberba e o orgulho nada mais são do que sintomas de fraqueza, disfarçados numa vã presunção de força. Não perdoar é negar à vida aquilo que ela tem de mais significativo: a arte de construir relacionamentos, fazer amizades e plantar a paz.
   A vida pode ser comparada a uma grande maratona com muitas milhas a serem percorridas. A segunda milha será sempre aquele momento necessário para se retomar o fôlego da vitória, que será alimentado pela humildade, a resignação e o perdão. Por isso, a segunda milha é o percurso dos vencedores. Ninguém se perde nesta rota!

Pr. Estevam Fernandes de Oliveira
Primeira Igreja Batista de João Pessoa - PB





"Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos;
todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com
intrepidez, anunciavam a palavra de Deus. Com
grande poder, os apóstolos davam testemunho
da ressurreição do Senhor Jesus"
(At. 4.31,33)

A maior pergunta que pode ser feita a quem já nasceu de novo é:
"Recebeste o Espírito Santo, quando creste?"

Como é bom vivermos
 A Vida de Cristo,
Gozando o que é nosso!
Enche, pois,
Espírito Santo,
O meu ser,
Teu e meu direito!
Há razões para louvar-te,
Senhor!
Mesmo em tempos de luta
E nas horas de dor:
És socorro presente!
E é constante e fiel
Teu amor!

Manancias
no
Deserto
Lettie Cowman


sábado, 6 de agosto de 2011




"Levanta-te, vento norte, e vem tu,
vento sul; assopra no meu jardim, para
que se derramem os seus aromas..."
(Ct 4.16)

Às vezes, Deus envia severas rajadas de provação sobre seus filhos, para desenvolver as graças que estão
neles. Assim como as tochas brilham mais quando agitadas de um lado para outro; assim como o zimbro desprende mais doce perfume quando é atirado nas chamas, também muitas vezes as qualidades mais ricas de um crente só aparecem sob o vento norte do sofrimento e da adversidade. Muitas vezes são os corações moídos que desprendem o aroma que Deus gosta de sentir.

Manancias
no
Deserto
Lettie Cowman



Sexta-feira, 05 de agosto de 2011

"...é..."
(2 Co 12.9)

"A minha graça é suficiente para ti." Num momento a mensagem entrou na minha alma como uma repreensão por ter pedido ao Senhor: "Faz com que a tua graça seja suficiente para mim"; pois a resposta era quase audível:"Como você pede para tornar suficiente uma coisa que já é suficiente? Deus não pode torná-la mais suficiente que já é. Levante-se e creia. Você verá que é verdade, pois que o Senhor o diz da maneira mais simples: "A minha graça é (ele não diz que pode ser ou que será um dia) suficiente para ti"

Mananciais
no
Deserto
Letty Cowman


Quinta-feira, 04 de agosto de 2011


CONFUSO OU SIMPLES?

Leitura Bíblica
Romanos 3.21-26

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé,
e isto não vem de vocês, é dom de Deus, não
por onbras, para que ninguém se glorie.
(Ef 2.8-9)

   Em minha época de faculdade eu tinha um professor de matemática muito inteligente. Em sua aula, ele colocava no início um problema no quadro e nos deixava "quebrar a cabeça" até o final para resolvê-lo. Quando faltavam uns 10 minutos para terminar a aula, ele se dirigia ao quadro e em questão de minutos resolvia a questão. Dizia então a célebre frase: "Viram? Confunde pela simplicidade".
   Em nossa vida também temos um grande problema para resolver: vivemos vidas vazias à procura de um significado que só encontraremos em Deus. Queremos aproximar-nos dele, mas nossas pecados não permitem e fazem separação entre nós, seres humanos, e o Deus santo e justo. Como não tinhamos a mínima condição de resolver este grande problema, o Mestre dos mestres, o próprio Deus, resolveu a questão, enviando seu único filho, Jesus, para morrer em nosso lugar e assim abrir o livre acesso a ele. Essa é a maravilha do evangelho: tão simples que qualquer criança pode entender, mas muitos acham que algo tão importante deveria ser muito mais complicado, difícil e sofrido, e então se sentem confusos.
Sim, na verdade a nossa reconciliação com Deus é tão difícil que não poderíamos nunca realizá-la; por isso o próprio Deus encarregou-se de resolver o problema. Desta forma, basta crer em Jesus, admitir que ele morreu por nossos pecados. Assim somos perdoados por Deus e adotados por ele como seus filhos, conforme João1.12.
   Você não precisa ficar "quebrando a cabeça" a vida inteira à procura de uma maneira de se achegar a Deus. Não será por mérito próprio, nem por boas obras, mas unicamente por meio de Jesus Cristo. Basta crer nele e entregar sua vida a Jesus. - CTK

Se é confuso, não é evangelho: este é simples!

Pão Diário




Quarta-feira. 3 de agosto de 2011



 "Não; vocês estão obedecendo ao seu legítimo pai quando agem desta forma". Eles responderam: "Nós não somos filhos ilegítimos - e o nosso Pai legítimo é o próprio Deus".
 Jesus continuou: "Se isso fosse assim, então vocês Me amariam, porque Eu vim a vocês da parte de Deus. Eu não estou aqui por Mim mesmo, mas foi Ele quem Me enviou.
 Por que vocês não podem entender o que Eu estou dizendo? É porque são impedidos de fazê-lo!
 Porque vocês são filhos do seu pai, o Diabo, e gostam de fazer as coisas más que ele faz. Ele foi assassino desde o princípio, e também sempre odiou a verdade - não há nenhum tipo de verdade nele. Quando mente, isso é perfeitamente normal; porque ele é o pai dos mentirosos.
(Joao 8.41.44)
 
As atitudes desses líderes os indentificavam claramente como seguidores de Satanás. Não podiam ter consciência disto, mas o seu ódio em relação à verdade, as suas mentiras e as suas intenções assassinas indicavam o controle que o malígno tinha sobre eles. Foram instrumentos do malígno para levar a cabo os seus planos; falavam a mesma linguagem dos mentirosos. Satanás ainda usa pessoas para obstruir a obra de Deus.



Terça-feira, 02 de agosto de 2011


"Transformarei todos os meus montes
em caminhos..." (Is 49.11)

  Tudo  que em nossa vida nos atormenta e incomoda, pode tornar-se "um servo" nosso para ajudar a atingir os mais altos fins. São as montanhas de Deus. Ele as pôs ali. Nós sabemos que Deus não deixará de cumprir a sua promessa. "Deus conhece o seu caminho, e sabe o seu lugar, porque ele vê tudo o que há debaixo dos céus", e quando chegarmos ao pé das montanhas, encontraremos o caminho. "A provação vem, não só para testar o nosso valor, mas para aumentá-lo, o carvalho não é apenas testado, mas enrijecido pelas tempestades."

Mananciais
no
Deserto
Lettie Cowman





MEIA BENÇÃO?

Leitura Bíblica
Isaías 59.1-2

Eu sou o Senhor, o seu Deus que lhe ensina
o que é melhor para você, que o dirige no
caminho em que você deve ir
(Is 48.17)

   Já ouvi pessoas dizerem que Deus lhes deu um sinal para agirem de certo modo. Eu mesma já achei que uma resposta incerta sobre um negócio seria de Deus. Embora não nos mostre sempre tudo logo e requeira nossa fé, Deus não concorda pela metade, sua resposta será "sim" ou "não" ou ele abre ou fecha portas.
   Todo ser humano com um pouco de criatividade quer às vezes dar um jeitinho nas respostas de Deus. Distorcemos o que está claro para que a resposta se enquadre em nossos anseios. E o resultado não pode ser outro; ficamos decepcionados, frustrados, magoados, porque nada deu certo. Deus não erra e sempre sabe tudo, tem sempre o melhor,então não fique aborrecido porque as coisas não funcionaram; elas ficariam ainda piores. Deus, na sua imensa sabedoria, já o livou com antecedência.
   Apesar de sabermos disso com a razão, emocionalmente não é tão fácil assim, pois são nossos sonhos, nossos planos, nossos anseios, nosso trabalho, nosso esforço, toda a nossa energia, e de repente o resultado é nada.
   Acalmar todo esse turbilhão de frustrações requer muita força, muito relacionamento com Deus. Relacionamento aberto e sincero, no qual temos de expor a nossa fragilidade e deficiência para aceitar que Deus é que tem todo o controle, compreender que ele é que tem todo o poder e que é ele quem faz e desfaz. Não cabe a nós produzir o resultado final.
   Reconhecer uma derrota custa o nosso orgulho e pode roubar nossa alegria e paz. Porém, quando encontramos em Deus nosso fiel amigo e conselheiro, aceitamos a sua verdade para nossa vida e experimentamos que ele cuida dos seus filhos, descobriremos que seus braços não são curtos a ponto de não poderem alcançar e que seus ouvidos estãos sempre atentos para nos ouvir. Conte com ele, pois ele não falhará - APS

Aguardar e buscar conselho é
sabedoria na  hora da dúvida.

Pão Diário