sábado, 30 de julho de 2011



APARÊNCIA

Leitura Bíblica
Mateus 23.23-28


"Assim como a água reflete o rosto,
o coração reflete quem somos nós"
(Pv 27.19)

   Em uma tribo africana existe um provérbio de apenas duas palavras: "Aananken ammah". Segundo um missionário que trabalhou naquele local, ele significa: "Não julgue a sabedoria de um homem pelos seus cabelos brancos, mas pela verdade em suas palavras". É interessante como duas palavras podem conter um frase tão grande e uma importante verdade. Não podemos mesmo dar crédito a alguém apenas pela sua aparência.
   Os fariseus eram respeitados como pessoas consagradas a Deus, pois cumpriam suas obrigações: ajudavam os pobres, faziam jejum, davam o dízimo. Eram bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de todo tipo de impureza. O coração deles estava tomado de maldade e arrogância. Jesus disse: "Vocês coam um mosquito e engolem um camelo", ou seja, cuidavam em cumprir os pequenos detalhes da Lei, mas não se importavam ao cometer grandes maldades, negligenciando os mandamentos mais importantes.
    Este é um perigo que todos nós corremos. Podemos ser diligentes em fazer algumas coisas com a maior perfeição e ao mesmo tempo esquecer outras muito importantes, como a justiça, a necessidade de ser fiel a Deus e a prática da misericórdia para com o próximo.
   Jesus também disse aos fariseus: "Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça". Com eles, também podemos ter um cuidado maior com a aparência esquecendo nosso verdadeiro interior. O ensimamento de Jesus é que a limpeza deve começar por dentro, na mente. Se estivermos puros internamente nossa aparência externa vai refletir isso e terá uma beleza real. É o cuidado com o nosso mundo interior que nos faz realmente sábios, pois nossa boca fala a verdade e promove a paz. É um remédio que faz até nosso corpo se tornar mais saudável: "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a vida e a sua vida (Pv 4.23) - HSG

Sua aparência reflete sua vida interior?

 Pão Diário


Sexta-feira, 29 de julho de 2011



De tudo e de todas as coisas que você aprendeu, fique com a fé  a esperança e o amor.
Mas a maior delas é o amor. Jesus continua amando-o, se tivesse que vir ao mundo para novamente morrer
na cruz só por você, ele com certeza viria.

(1Co 13.13)

Palavras de Sabedoria
R.Nascimento


Quinta-feira, 27 de julho de 2011

Se eu de ti me esquecer; ó Jerusalém, que se
resseque a minha mão direita
(Sl 137.5)
   Meu amado, tuas lutas têm sido inúteis. Teus esforços terminam em nada. Teus pensamentos não conseguem produzir soluções. Teus problemas continuam. A ansiedade te domina. Sabes que teus planos se frustaram. Olhas para frente e não consegues vislumbrar a esperança. Tudo é tão confuso, tão inquietante! Estás pertubado. Estás cansado... Por que continuar assim? Por que prolongar este sofrimento que te atormenta, que te tira o sono? Será que não percebes o que quero te dizer através de todas estas circuntâncias? Volta para MIm! Tenho te esperado ansiosamente! Meus olhos estão continuamente à tua espreita. Tenho tentado falar-te, mas tu tens preferido dar crédito às palavras dos homens. É chegado o momento de reagires.Tudo que precisas fazer é Me dar ouvidos. Abandona todo teu ser em Minhas mãos, então, poderei trabalhar dentro de ti e através de ti. Quero ajudar-te a resolver cada um de teus problemas. Colocarei todo Meu poder à tua disposição. Agirei na vida daqueles que estão te prejudicando. Despertarei a solidariedade de outros Meus filhos para te ajudarem. Se tu realmente Me confiares tuas lutas e ficares atento Às Minhas instruções, então verás o livramento. Conheço o caminho da vida. Vem! Não fiques aí parado. Segue-Me. O caminho é longo mas, em Minha companhia, não sentirás o tempo passar.

Raio de Esperança
Paulo Solonca



Quarta-feira, 27 de julho de 2011


Ajuda em
Oração

Leitura Bíblica:
Daniel 2.14-23

"Pediu que rogassem ao Deus dos céus
que tivesse midericórdia acerca desse mistério..."
(Dn 2.18a)

   Era uma situação muito grave que Daniel e seus três amigos estavam enfrentando. Eles iriam ser mortos sem saber por que e sem terem culpa. O rei Nabucodonosor teve sonhos que o deixaram preocupado. Mandou então chamar os sábios, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos de seu reino para lhe dizerem o que seus sonhos siginificavam. E é claro que não conseguiram interpretá-los, pois nem conseguiram revelar ao rei o que ele havia sonhado - e ainda disseram que na terra não haveria ninguém capaz de fazer isto. Por isso Nabucodonosor mandou  matá-los, e Daniel e seus amigos também foram buscados para serem mortos, mas nem sabiam o que estava ocorrendo. Quando Daniel soube, foi procurar o rei, pedindo um tempo para buscar a revelação do sonho e interpretá-lo. Foi para casa, pediu ajuda em oração com seus amigos para que pudesse atender ao desejo do rei. A oração deles foi ouvida e eles louvaram a Deus por isso. Quando os homens sem Deus não são capazes, aqueles cuja vida Deus dirige fazem a diferença positiva, principalmente quando em conjunto oram entregando tudo a Deus.
  Você tem pedido ajuda a outros para orarem por você e por problemas que você está enfrentando? Por que não? É interessante que algumas pessoas têm medo de pedir a outros cristãos ajuda em oração. Não sei se é orgulho, ou por quererem se mostrar pessoas sem problemas, ou ainda por não acharem que as orações dos outros têm algum valor. Para mim, qualquer uma dessas idéias acima é ridícula e, diria, até antibíblica, pois a Bíblia nos instrui a orarmos uns pelos outros: até o próprio Senhor Jesus pediu a seus discípulos ajuda em oração. - HK

A oração é a grande arma
para vencer batalhas espirituais

Pão Diário



Segunda-feira, 26 de julho de 2011


"Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai
uns pelos outros, para que sareis, a oração feita
por um justo pode muito em seus efeitos"
(Tg 5.16)

Cristo tornou possível irmos diretamente a Deus para recebermos perdão. Mas confessar nossos pecados uns aos outros ainda é algo importante na vida da igreja. (1) Se tivermos pecado contra um indivíduo, devemos pedir que ele  nos perdoe. (2) Se o nosso pecado afetou a igreja, devemos confessá-lo publicamente à igreja. (3) Se precisamos de um apoio amoroso, ao lutarmos contra determinado pecado, devemos confessá-lo àqueles que podem nos dar este apoio. (4) Se depois de confessarmos determinado pecado a Deus, e de sermos perdoados por Ele, ainda assim poderemos desejar confessar este pecado a um irmão em Cristo, com a finalidade de nos sentirmos bem psicologicamente. No reino de Deus, todos nós somos um sacerdote para os demais irmãos em Cristo (1Pe 2.9)

Domingo, 25 de julho de 2011



TÁRSIS
Leitura Bíblica
(Jonas 1.1-3)
_____________________________

...embarcou para Társis, para
fugir do Senhor
(Jn 1.3)
_____________________________

   Você já reparou que quando se fala de Jonas, a primeira coisa de que a gente se lembra é de sua "carona" no peixe? Mas há muito mais que isso.
Sempre li relatos a respeito de Deus falando por sonhos e visões, e não poucas vezes desejei que ele me falasse tão diretamente, dando instruções claras sobre o que queria que eu fizesse. Achava que, se assim fosse, eu certamente obedeceria, pois saberia sua vontade. Mas meditando na história de Jonas e lembrando que ele, embora tenha ouvido clara e explicitamente, mesmo assim foi tratar de achar um lugar para fugir de Deus, começo a duvidar de mim mesmo e se eu seria assim tão obediente.
   Aliás, falando em obediência e vontade explícita de Deus, não pude  deixar de me lembrar que, embora ele não fale sempre de forma tão direta como narrado no texto de hoje, há muitas ordens diretas e claras na Palavra que requerem minha obediência - e que entendo muito bem. Mas vivo tentando ir para Társis, achar um lugar onde me sinta confortável para deixar cumprir a ordem de Deus. Não é o tempo todo (porém muito mais frequente do que seria aceitável), mas há momentos em que a minha rebeldia teima em fazer prevalecer a minha vontade sobre a divina. O que moveu Jonas e move a mim é uma desconfiança não confessada ( e geralmente inconsciente) de que Deus não seria assim tão bom e sábio, que seria eu quem sabe o que é melhor para mim - não por acaso é o que aconteceu no Éden. Por isso o apóstolo Paulo diz em Romanos 12.2 que para experimentar que a vontade de  Deus é de fato boa, agradável e perfeita, eu preciso de transformação desta minha mente viciada.
   Társis pode estar em muitos lugares e ocasiões, mas para mim é sinônimo de rebeldia, isto é, pecado. E rebelar-me contra o Absoluto que sabe e pode todas as coisas, é perfeito em amor e só que o melhor para mim, é uma imensa tolice. - MHJ 

Que Deus me livre da tolice de
fugir para Társis.


Pão díário

domingo, 24 de julho de 2011



VÓS SOIS A  LUZ DO MUNDO

No sermão do monte o Senhor Jesus Cristo aponta para a multidão que o ouvia e diz:" Vós sois a luz do mundo" Mt 5.14
Que grande privilégio ouvir estas palavras dos lábios do Senhor, que honra nos é dada pelo Senhor, alegre-se com esta notícia.
Esta afirmação do Senhor diz que não só você é luz, mas que o mundo em que vivemos está em trevas. "...que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz" Jo 1:19
João também diz: "... a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela" Jo1:5. a luz sempre vence as trevas, você nasceu para vencer, creia nesta poderosa mensagem, pois Jesus Cristo disse: "Eu sou a luz do mundo..."Jo 8.12, por esta razão você pode celebrar a vitória, pois a luz do mundo habita dentro de você. "Acaso não sabei que o vossso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós" 1Co 6.19
A luz deve iluminar, aparecer, influenciar, trazer vida ao ambiente onde está, a advertência do Senhor é para que você não permita que a luz se apague, os conflitos, problemas, medos e dúvidas não podem fazer você esconder sua luz, seu testemunho, sua vida com Deus.
Deixe sua luz brilhar. Deus te abençõe!

Pr. Luis Henrique Biazon
Igreja do Nazareno -
Rio Claro -SP



 


"... e vos revistais do novo homem, que, segundo
Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade."
(Efésios 4.24)

  Nossa antiga forma de vida, ante de crermos em Cristo, pertence totalmente ao passado. Devemos deixá-la para trás, como se fosse uma roupa velha a ser jogada fora. Quando decidimos aceitar o presente de Cristo, a salvação(2. 8-10, não houve apenas uma decisão momentânea, mas prosseguimos em um compromisso diário e consciente. Não devemos ser dirigidos por desejos ou impulsos, mas vestirmos nossa nova natureza, caminharmos em uma nova direção e asssumirmos a forma de pensar concedida pelo Espírito Santo.






"E a paz de Deus, que exede a todo o entendimento,
guardará os vossos corações e os vossos sentimentos
em Cristo Jesus"
(Fp 4.7)

A paz de Deus é diferente da paz do mundo (ver Jo 14.27) A verdadeira paz não se encontra no pensamento positivo, na ausência de conflitos ou nos bons sentimentos. Ela vem de saber que Deus está no controle de todas as coisas. Nossa cidadania no Reino de Cristo está garantida, nosso destino já foi determinado e podemos alcançar a vitória sobre o pecado. Deixe que a paz de Deus proteja o seu coração contra a ansiedade.




 Quinta-feira, 21 de julho de 2011


"Bem-aventurados os humildes de espírito."
(Mt 5.3)

"Bem-aventurados os pobres de espírito"; esse é o primeiro princípio do reino de Deus. No reino de Jesus Cristo, o essencial é pobreza, e não posses; não decisões por Jesus Cristo, mas um senso de absoluta incapacidade: "Por mim mesmo, não posso fazer nada". Ao que Jesus responde: "Bem-aventurado és tu". Esse é o umbral do reino. E levamos tanto tempo para acreditar que somos pobres! O reconhecimento da nossa própria pobreza nos leva à fronteira moral onde Jesus opera.

Oswald Chambers


Quarta-feira, 21 de julho de 2011




"Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote...
conservemos firmes a nossa confissão. Acheguemos-nos, portanto,
confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos
misericórdia e acharmos graça para socorro
em ocasião oportuna"
(Hb 4.14,16)


Meu irmão, está desanimado em oração? Olhe para cima. O seu bendito Advogado já pediu a resposta, e ficaria entristecido e decepcionado se você desistisse do conflito exatamente no momento em que a vitória está a caminho. Ele já entrou nas recâmaras, em seu favor, e mostrou seu nome nas palmas de sua mãos; o mensageiro que vai trazer a sua bênção já está a caminho, e o Espírito só espera a sua fé, para segredar ao seu coração o eco da resposta vinda do trono: "Está feito."

Manancias
no
Deserto

Lettie Cowman




"Vós me chamais  o Mestre e o Senhor
e dizeis bem; porque eu o sou"
(Jo 13.13)


Se o Senhor insistisse na obediência, ele se tornaria um feitor, e deixaria de ter autoridade. Ele nunca insiste na obediência, mas, se assim que o virmos, lhe obedecermos ele imediantamente se torna nosso Senhor, e viveremos em adoração a ele de manhã à noite. O que revela meu crescimento na graça é a maneira como encaro a obediência. temos de tirar da lama a palavra "obediência". A obediência só é possível entre iguais; é o relacionamento entre pai e filho, não entre amo e servo. "Eu e  o Pai somos um." "Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu". A obediência do Filho foi a do redentor, porque ele era Filho, não para que se tornasse Filho.








"...Olhando da minha morada, estarei calmo..."
(Is 18.4)

Jesus viu seus discípulos lutando com as ondas numa noite tempestuosa. Ele contemplou, embora ausente, os sucessivos graus da angústia vivida em Betânia quando Lázaro adoeceu e passou pelos vários estágios da enfermidade, e morreu, e foi para o túmulo. Mas ele estava apenas esperando o momento em que poderia intervir da maneira mais eficaz. Será que ele está quieto para você? Ele não está ignorando a situação; está contemplando tudo; está com o dedo no seu pulso, atento a todas as  suas flutuações. Chegando o momento preciso, ele virá salvá-lo. Embora ele possa demorar e se alongar, podemos estar inteiramente certos de que o nosso Salvador não fica confuso, nem desanima.

Manancias
no
Deserto
Lettie Cowman


sexta-feira, 15 de julho de 2011




"Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso;
mas, a qualquer que te ferir na face direita,
volta-lhe também a outra"
(Mt 5.39)

Mateus 5.39-42 revela a humilhação de ser cristão. No plano natural, se alguém não revida uma agressão é considerado covarde; mas, no espiritual, se alguém deixa de revidá-la, isso é a manifestação do Filho de Deus nele. Quando você é insultado, não só deve se ressentir, como deve aproveitar a situação para manifestar o Filho de Deus. Não se pode imitar a disposição de Jesus; ou ela existe em você ou não existe. Para o servo de Deus, o insulto torna-se uma oportunidade para ele revelar a doçura do Senhor Jesus.

Oswald Chambers






MUDANÇAS

"Fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo,
a fim de que, assim como Cristo foi ressucitado dos mortos
mediante a glória do Pai, também nós vivamos
uma vida nova.
(Rm 6.4)

   Quem tem de mudar de residência já sabe que é preciso planejamento, esforço e dedicação para que tudo dê certo. A mudança resulta em desgaste físico e mental, irritações e preocupações. Parece que o dia fica longo e as horas não passam, que o caminhã não enche nunca e a  casa ainda está cheia de coisas. Além disso, torcemos para que não chova. Quando fazemos mudanças em nossa vida, também é assim; vamos sofrer e não vai ser nada fácil. Elas vão exigir planejamento, esforço, dedicação e compromisso - não podemos olhar para trás.
   Por exemplo, quem decide abandonar as drogas, passa pela "sindrome da abstinência"; no primeiro mês vai ter pertubações, enjoos, dores, irritações e desordens, entre outros sintomas. Mesmo com tanto sofrimento, é precio se conter e, con forme o caso, procurar auxílio médico. Quem decide morrer para os pecados para viver com Cristo também enfrenta as dores da mudança. Quem muda deve prever um período de irregulariedades, mas tmabém saber que elas durarão pouco tempo e valem a pena - há pessoas felizes com nosso esforço. Vamos nos arranhar e quebrar velhos hábitos e costumes para recomeçar nossa vida em outros caminhos, beber da água de uma nova fonte e esquecer as trilhas velhas em que andávamos aos tropeços. Quem nos conhecia tem de perceber a diferença; um novo brilho, divino, que nos ajudará a reconquistar a confiança e o respeito de todos. Nossa primeira atitude para essa mudança de vida é aceitar e ter a humildade de reconhecer que somos fracos perante o pecado (aquilo que desagrada a Deus) e que ele destrói nossa vida. Apesar de todas as suas consequências, esta mudança vale a pena e é a mais importante de nossas vidas. É por meio desta decisão que temos a certeza que o Senhor Jesus tomará conta de nós para sempre. - ETS

Vale a pena morrer para o pecado
e viver em Cristo

Pão diário








Põe em ordem a tua casa

  O rei Ezequias ficou doente de uma enfermidade mortal. O texto diz claramente que os dias do rei estavam contados, essa foi à mensagem que o profeta Isaías foi entregar: Assim diz o Senhor: " Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás" Is 38.1
   Ezequias era um homem bom, por toda a vida procurara agradar a Deus; andando nos  seus caminhos guardando o coração dos ídolos e do pecado.
   No entando enfrentava uma situação jamais imaginada, com uma mensagem clara, põe em ordem sua casa.
   Algumas coisas são fáceis colocar em ordem, esta semana com a viagem da família aproveitei para dar uma ajeitada nas coisas, troquei  lâmpadas queimadas, desentupi pia, pintei paredes, consertei portas e outras coisas; não foi complicado, com boa vontade e uma dose de paciência deu tudo certo.
   Outras coisas, porém são muito mais difíceis, pois exige de cada um uma decisão profunda, séria e às vezes radical. Penso que era exatamente neste ponto que Deus falara com Ezequias e quer falar conosco também.
   Alguns estão precisando urgentemente abandonar a prática do pecado; são crentes e estão servindo ao Senhor, mas não tem conseguido viver uma vida de inteira santificação, por isso vemos tanta tristeza, desânimo, fraqueza espiritual, sem falar no mau testemunho para com os demais. Não dá para continuar assim; é tempo de mudar, é hora de colocar a casa em ordem.
  Alguns também precisam com urgência perdoar, muita gente tem sofrido muito por não conseguir perdoar quem lhe ofendeu, prejudicou e traiu. O perdão é imprescindível para qualquer pessoa ser de fato feliz, livre e abençoada, sem perdão ninguém consegue viver em paz perfeita e plena.
   Deus permite e às vezes até provoca algumas coisas em nossa vida, para que a ordem seja restabelecida. Depois que Ezequias orou e foi curado ele disse: "Eis que foi para minha paz que tive grande amargura; tu, porém, amaste minha alma e a livraste do mal..."( v 17)
   Talvez hoje você esteja enfrentando um grande mal, ou um inimigo muito dorte ou ainda uma grande tempestade se levantou contra você (enfermidade, desemprego, divórcio, abandono) seja o que for não se entregue, mas lute; coloque sua casa em ordem, ore ao Senhor e creia que tudo é possível.

Pr Luis Henrique Biazon



Terça-feira, 12 de julho de 2011



CONDIÇÕES

"Que os homens orem em todo
lugar, levantando mãos santas"
(1 Tm 2.8a)

   "Não tenho condição!" ouvimos vez por outra. Alguém é convidado a ser paceiro num negócio, mas não tem como. Sempre há algo a enfrentar: o necessário para o casamento. adquirir uma casa, pagar as despesas, comprar móveis novos, viajar e assim por diante. Mas não há nada tão necessário quanto experimentar a presença viva de Deus na vida.
Em Levíticos 9.8-24,  podemos retirar duas condições para agradar ao Senhor:
   1. Basear sua fé no sacrifício de Cristo na cruz. Como sacerdote em Israel, Arão apresentou as ofertas que representavam a morte futura do Messias pelos pecados da humanidade e, com fé, ergueu as mãos e abençoou o povo. Quando Cristo veio a este mundo, derramou seu sangue para nos purificar dos nossos pecados. Para receber o perdão, você precisa confessar seus erros a Deus e receber Cristo como seu salvador.
  2. Manter um relacionamento íntimo com o Senhor. Para isto, você deve buscá-lo constantemente por meio da oração. Moisés e Arão entraram na Tenda do Encontro (uma espécie de templo móvel) para buscar a Deus, com a firme esperança de que Deus se manifestaria. Quando abençoaram o povo, Deus subtamente revelou a sua glória. Do céu mandou fogo, queimando perante todos as ofertas consagradas. Profundamente impressionados, todos adoraram o Senhor. Inspirados pelo sinal maravilhoso, alegraram-se com a manifestação visível da aceitação do seu povo por Deus! Durante a sua vida terrena, Jesus buscava a presença de seu Pai, às vezes deixava os discípulos nos seus afazeres e retirava-se para um lugar fora do "movimento" para dedicar-se à oração. No relacionamento  com o Pai, recebia novas forças para mais uma etapa de ensino e treinamento de seus seguidores. Lembrando o exemplo do Mestre, Paulo instruiu os cristãos para que orem onde quer que se encontrem (veja o versículo em destaque), Você está em condições de ser um verdadeiro filho de Deus? - TL

As condições para agradar a Deus são a fé em seu Filho
e um relacionamento constante com ele

Pão Díário





Segunda-feira, 11 de julho de 2011



"Com a fraternidade, o amor."
(2 Pe 1.7)

O amor de Deus por mim é inexaurível, e meu amor pelos outros deve partir dessa mesma base inabalável. O crescimento na graça cessa no momento em que me irrito. Irrito-me porque tenho de conviver com uma pessoa difícil. E eu, como tenho sido desagradável para Deus! Estarei dispoto a identificar-me de tal maneira com o Senhor Jesus, que sua vida e sua brandura fluam de mim para outros o tempo todo? Nem o amor natural nem o divino permanecem se não forem cultivados. O amor é algo espontâneo, mas tem de ser cultivado pela disciplina.

TUDO PARA ELE

Oswald Chambers






Deus é bom !

Oséias 14.1-9

Provem e vejam como
o Senhor é bom
(Sl 34.8a)

   Conheço um homem que ultimamente trouxe grande alegria aos seus parentes quando voltou para Deus depois de 30 anos. Sofreu nas ruas como um desgraçado que ninguém queria. O desgaste físico causado pelos vícios o levou à beira da morte.Refletiu sobre a sua situação comparando-a com os bons dias da fé que abandonara, e tomou uma decisão. Depois de retomar seu relacionamento com Deus, passou alguns meses numa casa de recuperação e então reconciliou-se com a  família. Que alegria é ouvir o relato da vitória de Cristo em sua vida! No texto de hoje, Deus fez um forte apelo para que seu povo volte a ele. Ele viu o sofrimento dos seus queridos e convidou-os a que pedissem perdão, confiando na misericórdia do Senhor. Deveriam abandonar as falsas esperanças de ajuda de terceiros e dar as costas aos deuses falsos. Oh, que terno amor de Deus" "...os amarei de todo o meu coração"(v 4). Como resultado, Deus os faria reviver, o que seria notado pelos povos vizinhos. Na verdade, Deus não oferecia esta benção como incentivo para que voltassem, pois ela seria um resultado natural de sua obediência ao Senhor. Deus busca todos os pecadores e deseja mostra-lhes sua bondade. Você já provou como ele é bom? Se ainda não, volte hoje mesmo a Deus e verá sua imensurável bondade. Há quem guarde mágoas contra Deus porque sofre. Mas Deus permite até as dores para que as pessoas se aproximem dele. Só depois de voltar ao Senhor, com arrependimento e recebendo perdão pelos erros cometidos é que a alma reconhece que sim: Deus é muito bom! Considere o caso do meu amigo descrito no início deste texto, que se recuperou duma queda abismal e começou a sentir a bondosa mão de Deus. Hoje louva o Senhor porque o tirou do fundo do poço e o encaminhou à felicidade. Por sua bondade e amor, o Senhor entregou a vida de seu único Filho para nos salvar. Creia nisso e experimente como Deus é bom - TL

"Os braços de Deus estão sempre estendidos;
nós é que nos desviamos" - Philip Yancey

Pão Diário




Quinta-feira, 7 de julho de 2011





A palavra de Deus nos torna mais sábios do que os nossos inimigos e do que quaisquer mestre que a ignoram. A verdadeira sabedoria vai além do acúmulo de conhecimento; implica saber aplicar o conhecimento de modo que nossa vida seja mudada para melhor. Pessoas inteligentes ou experientes não são necessariamente sábias. A sabedoria vem quando se permite que os ensinamentos de Deus nos dirijam.
Estude a Bíblia; assim você enxergará com clareza suficiente para permanecer no caminho certo.



terça-feira, 5 de julho de 2011


JÁ VOU!

Leitura Bíblica
Mateus 21.28-32

   Durante minha infância e adolecência, quando meus pais me chamavam eles já sabiam que eu responderia "Já vou!". Minha mãe, em especial, detestava isso porque meu "já" não era tão logo como ela desejava, ainda mais quando era adolecente e demorava muito mais para mostrar que eles não mandavam em mim e que eu só iria se tivesse tempo... No texto de hoje, Jesus conta a história de dois filhos; um não queria ir mas obedecia depois, já o outro só prometia ir e não atendia o pai. Podemos comparar esta situação com nosso relacionamento com Deus. Quantas vezes dizemos que faremos tudo o que o Senhor mandar, mas quando ele manda, ficamos parados? Jesus estava falando sobre os fariseus, que diziam amar a Deus acima de todas as coisas, mas na hora de obedecer arranjavam boas desculpas "teológicas" para cumprir sua própria lei, e assim desobedeciam ao Pai. Por tudo isso não reconheceram em Jesus o Filho de Deus e o rejeitaram. Já aqueles desprezados por eles por serem "pecadores" obedeciam prontamente!. E você, como responde quando Deus fala ou mostra em sua Palavra algo que você precisa fazer? Diz "já vou" e não vai ou atende imediatamente?
   O Pai deseja que lhe obedeçamos sem pedir um tempo, sem pensar demais, sem ficar enrolando para ver se não há outra alternativa. Ter fé é confiar que o caminho apontado  por Deus é o melhor, então a melhor atitude é ir logo por este caminho. Rick Warren escreveu que "Todo pai sabe que, na verdade, obediência atrasada é desobediência". Só faz sentido afirmarmos que Cristo é Senhor da nossa vida se ele realmente o for - e isso implica obediência a ele. A palavra grega traduzida como Senhor também significa "dono de escravos". Um escravo não tem direito de contestar uma ordem de seu proprietário - se fizer isso, sofrerá consequências. Deus não nos trata como escravos, mas como filhos! Ele espera que obedeçamos não por obrigação, mas por amor! - VWR

A obediência vale mais
que promessas e intenções

Pão diário







REPUTAÇÃO

 A boa reputação vale mais que grandes
riquezas; desfrutar de boa estima vale
mais que prata e ouro.
Pv 22.1

   O autor começa versículo de Provérbios 3.1-4 chamando carinhosamente seu  leitor de "meu filho". Como um pai que quer o melhor para seus descendente, ele diz: "Não se esqueça dos meus ensinamentos, lembre-se sempre dos meus conselhos". A promessa é de vida longa para aqueles que seguem os caminhos do Senhor. O texto destaca duas coisas importantes da vida: amor e fidelidade. Estas nunca devem se distanciar de nós. Precisamos amar a Deus e ao nosso próximo e demonstrar fidelidade por meio de nossas atitudes. Quando agimos assim, nosso caráter corresponde à nossa reputação.
   Alguém disse que "Reputação é o que os homens pensam que você é; caráter é o que Deus sabe que você é". Infelizmente, é mais fácil ter uma boa reputação do que um bom caráter. Elbert Hubbard afirmou que "A reputação de muitos homens não conheceria seu caráter se o encontrasse na rua". Para evitar esta diferença, é preciso buscar um caráter santo; este por sua vez, resultará em uma boa reputação diante dos homens.
  Ter uma boa reputação vale m uito (veja o versículo em destaque), mas um bom caráter é indispensável. Podemos até não ser reconhecidos pelos homens como deveríamos, mas ser um pouco despezado é melhor do que receber elogios que nunca merecemos. Quando Jesus assumiu a forma humana, ele, sendo Deus, esvaziou-se e humilhou-se para tomar a forma de servo (Fp 2.6-8) . Para muitos, sua reputação não era boa. Mas Jesus não se importou com sua aparência diminuída -  ele sabia quem era. Para nós, homens pecadores, não convém buscar uma reputação falsa, que discorde de nosso caráter. A finalidade de nossa vida não pode ser apenas uma boa aparência!
  Teremos um bom caráter e uma boa reputação quando seguirmos o conselho do texto que lemos  hoje. Se não abandonarmos o amor e a fidelidade, agradaremos a Deus (bom caráter) e também aos homens (boa reputação). - HSG


Devemos ser diante dos outros
o que somos aos olhos de Deus


Pão Diário

Sexta feira, 1 de julho de 2011




CONSTRUA PONTES

Leitura Bíblica
Neemias 2.1-20

A obra é grande e extensa e estamos separados, distante
uns dos outros, ao longo do muro. Do lugar de onde ouvirem o som da
trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós!
(Ne 4.19-20)

   Neemias não foi somente o reconstrutor dos muros de Jerusalém, uma importante missão que recebera de Deus. Ele sabia que sozinho não seria capaz de realizar tal obra e assim tornou-se um grande construtor de "pontes" entre as pessoas, conforme vimos no texto de hoje. Sofreram oposição, alguns desanimaram e ainda havia a ameaça de uma batalha, mas ele uniu o povo para que a obra fosse terminada.
   Vivemos em um mundo contraditório. Enquanto as grandes empresas e nações tratam de se associar, a cada dia mais pessoas vão entrando em um processo de isolamento. Poucos são os motivos que levam as pessoas a sair de casa, menos ainda os que as fazem relacionar-se umas com as outras. As casas estão bem equipadas com televisores, DVDs, som de última geração, jogos ultramodernos e computadores que se conectam com o mundo. Tudo isso traz um sentimento de autossuficiência, a ponto de muitos pensarem que não precisam de mais ninguém. Essa situação já atingiu os cristãos - nem todos dão a devida atenção ao relacionamento com os irmãos, um dos grandes tesouros da vida cristã. O cristão vive num ambiente hostil e a união é o segredo que nos garantirá a vitória em Cristo Jesus. Portanto, ainda antes de iniciarmos a construção dos "muros" - uma tarefa ou alguma obra para o nosso Deus - deveríamos iniciar a reconstrução das pontes entre nós. Para isso, perdoe antigas ofensas ou peça perdão pelas que cometeu; gaste mais tempo conversando com as pessoas; visite-as; prepare um jantar e convide alguém que conhece há anos, mas só vê de vez em quando... Enfim, sejamos construtores de pontes - elas garantem nossa união e nos ajudam quando as adversidades abalam nossa vida. - CTK

Construir muros é mais fácil;
construir pontes é mais importante.

Pão Diário




Quarta-feira, 30 de junho de 2011



Não resolva por si mesmo lançar-se ao ministério; mas, se Deus colocar em seu coração o chamado, aí de você se se desviar para a direito ou para a esquerda. Não estamos aqui a trabalhar para Deus por decisão pessoal, mas porque Deus nos conquistou. Nunca devemos ter o pensamento:"Tudo bem, mas não estou capacitado para isso". O que temos de pregar é determinado por Deus, não pelas nossas próprias inclinações pessoais. Mantenha sua alma sempre bem relacionada com Deus, e lembre-se de que você é chamado, não apenas para dar testemunho, mas para pregar o evangelho.

Oswald Chambers


É TEMPO DE RECOMEÇAR

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz.
Eclesiastes 3.1-8


É tempo de recomeçar... tudo novamente.
É tempo de cessar a murmuração
É tempo de parar de lamentar.
É tempo de parar de perguntar: "Por que?"
É tempo de tirar o pó dos escombros.
Nem tudo está perdido!
No meio do entulho há material aproveitável!.
É tempo de separar as coisas.
É tempo de fazer triagem.
É tempo de jogar fora o que não serve.
É tempo de fazer levantamentos.
É tempo de ajuntar o que restou dos velhos sonhos e começar tudo outra vez.
Não desistir, mas continuar!
É tempo de tirar lições.
É tempo de agir, Ficar parado não ajundará.
É tempo de erguer a cabeça
É tempo de dizer: "Basta"!
É tempo de trabalhar.
É tempo de recomeçar!

(Paulo Solonca)





CRESCENDO EM ALEGRIA

FRUTA SABOROSA
Jo 15.5

Você já ouviu uma planta em crescimento resmungar e gemer à medida que está originando a colheita? Claro que não. O que elas produzem é o resultado de um bom lavrador, boa semente, bom solo e condições climáticas favoráveis.
Jesus tem algumas advertências práticas para todos que querem cultivar frutos espirituais em suas próprias vidas e na vida de todos o que estão em sua volta; família, amigos, vizinhos... Ele chama a si mesmo de videira e chama Deus, nosso Pai, de jardimeiro. O fruto descreve o que Deus fez através de nós. É impossível para nós sermos pessoas frutíferas - gotejando com a riqueza do amor, alegria, paz, paciência, benegnidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio - a menos  que obtenhamos nossa nutrição, energia, força e produtividade diretamente do próprio Senhor Jesus (Gl 5.22-23) Fique perto de Deus. Relacione-se. Passe tempo pensando sobre Jesus através da sua Palavra.
O Pai também olha para suas "plantas" - nós - e nos poda para nos tornarmos mais frutíferas. Quando estamos no meio de sua poda, por vezes dolorosa, a pergunta correta a fazer é: "Senhor, o que você está me ensinando?" Deus nos olha amavelmente e vê áreas que não são agradáveis a ele, onde o pecado reside. Seu propósito é sempre nos fazer frutíferas e capazes de alimentar a fome do coração daqueles que estão a nossa volta. Há poderosa recompensa para vivermos constantemente conectadas ao Pai "... e o vosso gozo seja completo" (Jo15.11)

(Desconheço o autor)



Segunda -feira, 27 de junho de 2011




VENDO A DEUS
(Jó 42.10-12)

No final da história, Jó tornou-se um dos homens mais ricos do mundo. Julgando pelas aparências,a alegria das novas bênçaos recebidas teria escondido seu doloroso passado embaixo das sombras.
Mas a comparação inspiradora de Jó da última parta da sua vida com a primeira, pouco teve a ver com prestígio e bens matariais. Era algo mais.
O sofrimento de Jó fez com que ele tivesse um entendimento mais profundo do caráter de Deus e um relacionamento mais profundo com o Criador. Agora, depois de ter experimentado Deus por meio de perdas terríveis e da dor, Jó diria que o preço que pagou pela visão que teve do Senhor valeu à pena.
"eu te conhecia só de ouvir", disse Jó fazendo um cuidadoso resumo de toda a sua vida, "mas agora os meus olhos te veem" (Jó 42,5)

Reflexão
(Bíblia da mamãe)