segunda-feira, 17 de agosto de 2009






Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
João 15:16


Pensamento: Você já foi escolhido por último? Você já foi aquele que ninguém queria ter no time? Não é impressionante que Deus nos escolheu em Cristo?! Não é de admirar que somos amados e queridos pelo Rei dos Séculos e Seu Filho, Jesus Cristo! Não apenas isso, nós não fomos escolhidos por pena, mas para que façamos diferença. Nós fomos escolhidos para dar fruto que permaneça! E para garantir esta produtividade, Jesus prometeu que podemos pedir a bênção de Deus no nosso trabalho para o Seu Reino, e ele a dará. Incrível!


Oração :Dê-me um coração, ó Deus, que seja aberto para o seu trabalho, e uma visão que seja tão ampla quanto a sua graça. Que minhas orações peçam coisas que possam trazer-lhe glória, expandir as fronteiras do seu Reino, e alcançar além das coisas limitadas que tão freqüentemente me distraem. No nome de Jesus. Amém.




object width="320" height="265"><

sábado, 15 de agosto de 2009

Deus cuida de mim....




Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:15-16



Pensamento: A-ba. Ouça um bebê e você escutará esses sons básicos. É incrível, mas Jesus mostrou e o Espírito nos capacita a falar com Deus com estas mesmas sílabas de familiaridade, confiança, vulnerabilidade, dependência e intimidade. O Espírito é nossa garantia de que não precisamos ter medo de Deus, mas que podemos nos aproximar dele como nosso Pai amoroso e brando, que sempre escuta nossos corações e procura abençoar nossas vidas.



Oracão: Pai Aba, o Senhor é glorioso e majestoso. Suas obras são tremendas. Seu poder, SENHOR, é incomparável. Sua graça, Poderoso Senhor, é maravilhosa. Obrigado, Pai Santo e Justo, por me permitir me aproximar do Senhor como meu Pai sempre perto e presente. Por favor, faça sua proximidade clara na minha vida hoje. No nome de Jesus. Amém.

www.iluminalma.com.br


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Não temas, Eu sou contigo.


"Não temas, pois, sou contigo........" Isaías 43.5


Talvez com você aconteça a mesma coisa que acontece comigo quando eu tenho algum pesadelo de que estou sendo assaltado ou correndo algum perigo iminente: eu tento correr, fugir, mas embora minhas pernas se movam freneticamente eu não consigo sair do lugar. Talvez esse fenômeno seja mesmo significativo, porque o medo nos paralisa. O medo também nos faz rever conceitos e valores, nos alia instantaneamente a pessoas de quem desconfiávamos, nos convence a fazer concessões. E provavelmente por ele ter esses efeitos todos, é utilizado frequentemente como arma.

De repente você olha em volta e percebe que todos olham para você, porque de repente você virou o líder. De repente você é jogado num turbilhão de problemas e não vê saída. De repente o resultado daquele exame médico seu ou de alguém de sua família dá positivo. De repente você está desempregado. De repente o desafio é gigantesco. De repente alguém depende de você. Estamos sujeitos a muitos repentes e não só de ordem física, porque o perigo é muitas vezes de outra natureza. O medo vai lhe paralisar. Vai lhe fazer abrir a guarda, fazer concessões, vai mudar seu caráter.

Nem o poder e nem a universalidade do medo deveriam ser subestimados, porque a frase que a Bíblia repete mais vezes não é outra senão "não tenha medo". Deus a afirma e reafirma à exaustão, mas em todas essas situações Ele não suprime a origem do medo imediatamente; a escuridão continua escura, o inimigo continua às portas, a pessoa continua doente. Ao menos por um pouco mais de tempo. É que esse é um momento especial, uma oportunidade de você reconhecer sua pequenez, sua dependência dEle e simplesmente confiar. Ainda em perigo, você se reconhece incapaz e impotente mas se obriga a admitir a possibilidade de acreditar que você pode não ter medo. E aí o milagre acontece.

Marco Aurelio Brasil

llscreen="true" width="425" height="344">

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Absalão, o Pai da paz




Não há nada mais contraditório do que o significado do nome Absalão. Absalão é um nome próprio formado de duas palavras hebraicas: Ab (Pai) e Shalom (Paz).

Absalão, portanto, significa "pai da paz". Mas esse filho de Davi com Maaca, embora tenha recebido um nome bonito, não viveu de forma coerente com seu nome. Absalão era um jovem bonito, rico, famoso e cortejado em todo o reino de Davi, seu pai. Sua biografia, porém, foi maculada por três atitudes que queremos aqui destacar:

1. A mágoa, a ausência de perdão - Amnon, meio-irmão de Absalão, nutriu uma paixão doentia por Tamar, irmã de Absalão. Orientado pelo perverso amigo Jonadabe, Amnon armou uma cilada para sua irmã, violentou-a e, sentindo repulsa por ela, escorraçou-a de sua casa.

O rei Davi não corrigiu Amnon nem consolou Tamar. Esta, agredida no corpo e na alma, correu para seu irmão Absalão, que tomou sobre si sua causa, com o propósito de vingar tamanha maldade. Em vez de confrontar seu irmão, corrigi-lo e perdoá-lo, Absalão encheu-se de mágoa e, dominado pelo ódio, mandou matar seu irmão.

O pai da paz transformou-se no progenitor do ódio, da guerra, da morte. Em vez de resolver o problema familiar, ele criou outros ainda mais graves. Ainda hoje, em muitas famílias, há feridas não curadas, há mágoas não perdoadas, há irmãos lutando contra irmãos.

2. A fuga, a ausência de diálogo - O mesmo Davi que não havia corrigido Amnon nem consolado Tamar enfrenta, agora, a dor de ver um filho morto e outro com a alcunha de assassino. A ira de Davi acende-se contra Absalão e ele precisa fugir para Gesur, o domicílio de seu avô materno.

Três anos se passaram e o silêncio gelado entre Absalão e Davi só agravou a situação. É um ledo engano pensar que o silêncio é sinônimo de perdão. É um terrível equívoco pensar que o tempo remove a mágoa. Depois de três anos, Davi permite a Absalão voltar para Jerusalém, mas declara que não quer ver a sua face.

O ambiente entre pai e filho fica tão pesado, que um dia Absalão mandou um recado para Davi nesses termos: "Eu prefiro que o senhor me mate, mas fale comigo".

Davi recebeu Absalão no palácio, deu-lhe um beijo na face, mas não lhe dirigiu nenhuma palavra. A falta de diálogo entre pai e filho abriu feridas ainda mais profundas no coração de Absalão. Ainda hoje, em muitas famílias, a morte do diálogo tem produzido grandes tensões, profundas mágoas e grandes revoltas que desembocam em verdadeiras tragédias.

3. A conspiração, a ausência de lealdade - Absalão saiu do palácio do pai, disposto a armar uma conspiração contra ele. Durante quatro anos, furtou o coração do povo e preparou uma revolta armada contra seu pai. Ao todo, foram nove anos de pendências entre pai e filho.

Foram nove anos em que se fez vistas grossas a uma situação insustentável de mágoas e ressentimentos. Chegou a um ponto em que Absalão não queria mais diálogo com o pai, mas decidiu conspirar contra o pai.
Absalão não queria mais o perdão do pai, mas queria matar o pai. Absalão não queria mais reconciliação com o pai, mas decidiu tomar o trono do pai. Nessa inglória empreitada, Absalão é assassinado por Joabe, comandante do exército Davi.
O rei se desmancha em lágrimas num choro amargo, dizendo: "Absalão meu filho, meu filho Absalão".
Davi declara seu acendrado amor pelo seu filho tarde demais, quando ele não podia mais ver suas lágrimas, ouvir sua voz nem sentir o calor do seu abraço.

O pai da paz perdeu sua vida numa decisão infeliz de conspiração contra seu próprio pai. Absalão negou seu nome e fechou as cortinas da vida de maneira triste e dolorosa. Sua história é um alerta para todos nós. Não podemos adiar a solução dos problemas de relacionamento dentro da nossa casa. O perdão, o diálogo e a lealdade devem reger nossos relacionamentos!

Reverendo Hernandes Dias Lopes
Pastor, líder da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória; doutor em Ministério; Presidente da Comissão Nacional de Evangelização da Igreja Presbiteriana do Brasil; conferencista e escritor

quarta-feira, 12 de agosto de 2009



Hoje li sobre Jeremias,O Profeta Jeremias viveu numa época perigosa e turbulenta. Por volta do ano 647 a.C., o 13.° ano do reinado do Rei Josias de Judá, que temia a Deus, e o Senhor Deus o comissionou. Durante os trabalhos de restauração da casa do Senhor, encontrou-se e leu-se perante o rei o livro da Lei de Deus. Josias empenhou-se em fazer com que fosse cumprida, mas, no máximo, só pôde deter temporariamente o desvio para a idolatria.Jeremias foi usado por Deus para estar alertando das coisas que viriam acontecer com o rei, mas este não quis ouvi-lo por diversas vezes .....Chegava até pedir para que Jeremias consultasse ao Senhor, e quando Jeremias falava o que Deus pedia para o REi que O Obedecesse,se humilhasse ,pois estavam para ser levados cativos para a Babilônia, mas este não ouvia a Jeremias, porque? queria fazer as coisas da sua maneira.......viraram as costas para o que Jeremias falava da parte de Deus. Em tanta ira o rei mandou jogar Jeremias em uma cisterna"..........baixaram Jeremias por meio de cordas para dentro da cisterna. Não havia água na cisterna, mas sómente lama; e Jeremias afundou na lama" Jr 38.6. Mas Deus não o deixou lá, pois colocou compaixão por ele no coração de um etíope,e esse tal foi lá interceder por ele ao rei....e assim o rei ouviu e mandou prende-lo no pátio da guarda......e depois mais tarde Deus falou pela boca de Jeremias:- " Vá dizer a Ebede-Meleque, o etíope. Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Estou prestes a cumprir as minhas advertências contra esta cidade, com desgraça e não com prosperidade. Naquele dia, elas se cumprirão diante dos seus olhos. Mas eu o resgatarei naquele dia, declara o Senhor; "você não será entregue nas mãos daqueles a quem teme. Eu certamente o resgatarei; você não morrerá a espada, mas escapará com vida, porque você confia em mim." Jr 39.15.18.
O que Deus nos fala aqui entre tantas coisas? que sempre terá um escape para nós....Deus sempre envia um anjo para nos tirar das "cisternas" da vida.....Se estivermos nos caminhos que Deus nos manda seguir...Ele sempre tem um escape para nós.Só precisamos nos humilharmos nas mãos poderosas Dele...Ouvi-lo....esperar quando não sabemos o que fazer....e não fazermos aquilo que para nós parece bom....é Ele quem tem o melhor para as nossas vidas...
Louvado seja o nome do Senhor....

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Só não pode faltar Deus em nossasvidas.......



Ainda que a figueira não floresça, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco, e nos currais não há gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. (Hc 3.17.)

Observe, eu lhe peço, como é calamitosa a situação descrita aqui, e como é heróica a fé aqui expressa. É como se ele dissesse: "Embora eu seja reduzido a uma situação de tão grande extremidade que não saiba onde encontrar o sustento, embora veja à minha volta uma casa vazia e um campo desolado e veja as marcas do açoite de Deus onde antes havia os frutos da Sua abundante dádiva, ainda assim eu me regozijarei no Senhor."

Creio que essas palavras são dignas de serem gravadas com diamante numa rocha, para sempre. Possam elas, pela graça divina, ser gravadas no coração de cada um de nós! Embora este texto seja conciso, ele apresenta claramente os seguintes pensamentos: no dia da sua adversidade ele correria para Deus, e que em meio à escuridão ele manteria uma santa firmeza de espírito — mais ainda, teria gozo santo no Senhor e esperaria nEle alegremente. Isto é confiança heróica! Isto é fé excelente! Isto é amor invencível!
— Não floresceu a figueira!...
— A vara de Arão floresceu!
Meu Salvador está vivo. —
Pra ser meu socorro perfeito.
Deus mesmo O elegeu!

— Já não há mais mantimento!...
— Mas há o pão do céu, para mim!
DEle me vem o sustento;
E a rica fartura que há nEle
Jamais terá fim!

— Já não há fruto na vide!...
Mas há na videira de Deus!
Dela sou ramo seguro,
E a seiva de vida do tronco
Circula nos Seus!

— Não mais produz a oliveira!...
— Mas o óleo de Deus não tem fim.
Da plenitude que há em Cristo
Derrama ainda agora, abundante.
Também sobre mim!

— Gado... as ovelhas... se foram!...
Eu tenho o Cordeiro de Deus!
Seu sacrifício é perfeito.
Lavado no Sangue, possuo
O Reino dos Céus!

Falhem-me as coisas, que importa?
Eu tenho Jesus, meu Senhor!
Nada me falta, Ele é tudo.
Minha alma se alegra e descansa
No meu Salvador!
Extraído do Devocional Mananciais no Deserto - Lettie Cowman

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Deus tem toda força e poder


Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias 4.6

Nesse versículo vemos que não adianta nós querermos lutar com uma situação em que lutamos com a nossa própria força.... poderemos nos machucar e ferir a outra pessoa....mas sim devemos orar e entregarmos a situação para o Senhor dos Exercítos, Ele sim tem toda a condição de lutar por nós.
Muitas vezes pessoas nos fere com palavras, ações, e queremos muitas vezes dar o troco, mas aqui o Senhor fala...Nem por força nem por violência.... devemos esperar que Ele nos defenda e lute por essa nossa causa.Ele sempre nos honrará se obedecermos aquilo que nos pede para fazer....então porque não obedece-Lo e entregar essa nossa luta para Ele tomar as providências...melhor mão não há para nós entregarmos...Deixe-O trabalhar...vamos confiar pois Ele nunca falha.